o mar do poeta
o mar do poeta
domingo, março 21
DIA MUNDIAL DA POESIA
DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL
OMS - DIA MUNDIAL DO SONO
Ao dizer-se complementar, em conjugação com ordinário, quer-se significar tão somente que, na maioria dos indivíduos (com destaque, aqui, para os humanos), tais estados de consciência alternam-se, complementando-se ordinária, periódica e regularmente.
O estado de sono é caracterizado por um padrão de ondas cerebrais típico, essencialmente diferente do padrão do estado de vigília, bem como do verificado nos demais estados de consciência. Dormir, nesta acepção, significa passar do estado de vigília para o estado de sono.
No ser humano o ciclo do sono é formado por cinco estágios e dura cerca de noventa minutos (podendo chegar a 120 minutos). Ele se repete durante quatro ou cinco vezes durante o sono.
Do que se tem registro na literatura especializada, o período mais longo que uma pessoa já conseguiu ficar sem dormir foi de onze dias. Por curiosidade, Napoleão Bonaparte e Margaret Thatcher dormiam quatro horas por noite; já Albert Einstein precisava de dez horas de sono.
Dormir desta forma dever confortavel.
sábado, março 20
KUS VARIADOS
CO ZINHO
CO RAÇÃO
CO METER
CO TOVIA
CO LIDO
CO LABORO
CO MER
CO LECCIONO
CO HABITO
CO LARES
CO OPERAR
CO LOCO
Located in the center of Old Town, KU Bar Lounge is the weekend place to be and be seen among the beautiful, well-dressed and trendy locals of Prague. This hip bar serves tasty drinks you will want to sip all night long all the while taking in the cool atmosphere. Local DJs are present at KU Bar Lounge, spinning dance and House music into the wee hours of the morning. KU Bar Lounge is definitely a good choice for a memorable and chic evening of fun dancing and hip conversing with the local fashionistas and trendsetters of Prague.
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Akinoku - Burning Legion Server - EU - Wow Armory
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Kufica - Área Operacional Nº.2: De Primavera à Kaluka: Delapante Samuel e Gonçalves ...
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AMIGOS DO CHÁ::.. - Kukicha
Kukicha ou chá de inverno - feita de galhos e folhas velhas twig podadas da planta de chá durante a época dormente e tostado a seco sob o fogo. ...
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Centro Cho-Ku-Rei *Centro de Reiki, Yoga e Terapias Naturais* .... Copyright © 2008 Centro Cho-Ku-Rei · Log in. Created by: Web Design, Raul Silva Peixoto.
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Kutovia. 24. ledna 2010 v 15:44 * picty *. Uz som davno nepridavala obrazzky. tak tu ich mate xDxD. bvf. Jeeeejoo ty si zlatuckyy ...
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Hotel Ku'Damm 101 Hotel (Berlim, Alemanha) – Reserve Ku'Damm 101 ...
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WWW.KAKAKU.COM(outros domรญnios com o prefixo KA)
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Kutem Bonsai Tooling
Kutem carving tools are locally made Bonsai Power carving tools made to fit 3mm , 3.2mm and the 6mm or 1/4" die grinder Kutem carving tools can be made to ...
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Kudai - Wikipédia, a enciclopédia livre
Pablo, Bárbara, Tomás e Gabriela (Nicole ex -integrante) Formam o grupo Kudai, o primeiro grupo pop chileno que incluem homens e mulheres em sua formação. ...
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Kuduro - Wikipédia, a enciclopédia livre
Kuduro é um gênero musical e sobretudo um gênero de dança surgida em Angola. ... O kuduro surgiu primeiro como um género de dança e com o passar do tempo ...
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Hunab Ku
1 Aug 1998 ... The supreme god and creator of the Maya. He is the head of the Mayan pantheon and called 'god of the gods'. Hunab Ku rebuilt the world after ...
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Kinoko Nasu (奈須 きのこ, Nasu Kinoko?, born November 28, 1973) is a Japanese author, best known for writing the novel Kara no Kyoukai and visual novels Tsukihime and Fate/stay night. Renowned for a unique style of storytelling and prose, Nasu is amongst the most prominent visual novelists in Japan.
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Kukuxumusu, venta de camisetas con dibujos originales
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Kukuwa Dance Workout DVD Movie
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The Ku band (pronounced "kay-yoo") is a portion of the electromagnetic spectrum in the microwave range of frequencies. This symbol refers to "K-under" (in ...
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Cu, termo popular para ânus; em Portugal também pode se referir às nádegas.
Cu, símbolo do elemento químico cobre.
CU, código ISO 3166-1 alpha-2 de Cuba, e portanto também o domínio de topo de Cuba.
Cu, código ISO 639-1 para o eslavo eclesiástico.
Cu, parte inferior dum poleame oposta à cabeça, na marinharia.
CU, abreviação em inglês para "até logo" (see you), utilizada principalmente em chats na Internet.
Cu, nome da letra Q em espanhol
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Kakaki
Kakaki são trompetes de metal de três a quatro metros de comprimento utilizados na tradicional música cerimonial Hausa. Kakaki é o nome utilizado em Chade, Burkina Faso, Níger e Nigéria. Os instrumentos são também conhecidos como waza no Chade e Sudão, malakat na Etiópia. Este instrumento só é tocado durante grandes eventos, no palácio do rei ou sultão na sociedade Hausa. Kakaki são tocados exclusivamente por homens.
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Kakati
A arte de Kakati tem características "neo-concretistas" revelando uma perfeita harmonia das cores com suas formas geométricas. ...
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Kakato Otoshi - Jogos de Raciocínio e Lógica Online
Jogo online Kakato Otoshi, As mulheres estão reclamando que o salto delas está muito grande. Diminua-os, mas tome cuidado para não derrubar as pessoas.
sexta-feira, março 19
DIA DO PAI
O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
História
Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.
Comemoração
Devido a história, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. (dia que também se comemora o dia do padrinho segundo a tradição católica)
Lá diz o ditado, cada terra com seu uso cada roca com seu fuso, na Tailândia o dia do pai é festejado dia 5 de Dezembro, dia em que sua Magestade o Rei faz anos.
Para o articulista o dia do Pai é todos os dias do ano, pois o amor a seus filhos esse nunca poderá ser olvidado.
terça-feira, março 16
16 DE ABRIL DE 1974 - INTENTONA DAS CALDAS
A Intentona das Caldas foi um movimento de alguns oficiais ligados ao MFA próximos do General António de Spínola, que havia sido demitido de Chefe do Estado Maior das Força Armadas pouco antes por Marcelo Caetano.
Apesar de originalmente estar prevista a participação de outras unidades militares, só o Regimento de Infantaria 5 das Caldas da Rainha avança para Lisboa, sob o comando do capitão Armando Marques Ramos. Isolado, o seu avanço é travado por unidades leais ao regime já às portas de Lisboa, sem derramamento de sangue.
Cerca de 200 homens, entre oficiais, sargentos e praças foram presos. Os oficiais, encarcerados na Trafaria, e serão libertados no dia 25 de Abril.
"Em 16 de Março de 1974 uma coluna de cerca de 200 militares do Regimento de Infantaria 5 (RI 5), das Caldas da Rainha, marchou para Lisboa, pensando que estava em marcha o golpe que derrubaria o Governo de Marcelo Caetano. Os actores desta tentativa frustrada não sabiam que tinha sido o ensaio geral que levaria ao 25 de Abril.
A "revolta das Caldas", como ficou vulgarmente conhecida a tentativa dos homens do RI 5, foi uma resposta directa ao acto de demissão, pelo Governo de Marcelo Caetano, dos generais Francisco da Costa Gomes e António de Spínola dos cargos de, respectivamente, chefe e vice-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas. Foi, ainda, uma reacção emocional, militarmente activa, contra a sessão de obediência ao Governo de Marcelo, por este organizada, e que teve por actores a esmagadora maioria dos oficiais generais e da hierarquia das Forças Armadas - "o beija-mão", no dizer dos capitães, que teve lugar no dia 14 de Março, quatro horas antes de Costa Gomes e Spínola serem demitidos, por se recusarem a comparecer.
Como retaliação deste movimento cerca de duas centenas de oficiais, sargentos e praças foram detidos. Entre eles, todos os oficiais do RI 5 que faziam parte do movimento (Virgílio Varela, Fortunato de Freitas, Ivo Garcia, Silva Carvalho e outros) e importantes homens do sector spinolista do movimento relacionados com a revolta (Manuel Monge, Casanova Ferreira, Almeida Bruno, Marques Ramos). No 25 de Abril, uma parte importante dos oficiais mais perto do general Spínola - que o Governo considerava o sector mais perigoso do Movimento dos Capitães - encontrava-se detido no Estabelecimento Prisional Militar da Trafaria."
http://zeventura.blogspot.com/2007/03/revolta-das-caldas.html
domingo, março 14
POLÍTICA VAMOS LÁ ENTENDE-LA
António Sebastião Ribeiro de Spínola GC TE(Estremoz, 11 de Abril de 1910 — Lisboa, 13 de Agosto de 1996), político e militar português, foi o décimo quinto Presidente da República Portuguesa (o primeiro após o golpe do 25 de Abril de 1974).
Biografia
Estudou no Colégio Militar em Lisboa entre 1920 e 1928.
Em 1939, tornou-se ajudante de campo do comando da Guarda Nacional Republicana.
Germanófilo, em 1941 partiu para a frente russa como observador das movimentações da Wehrmacht no início do cerco a Leninegrado, onde já se encontravam voluntários portugueses incorporados na Blaue Division.
Em 1961, em carta dirigida a Salazar, ofereceu-se como voluntário para Angola. Notabilizou-se no comando do Batalhão de Cavalaria n.º 345, entre 1961 e 1963.
Foi nomeado governador militar da Guiné-Bissau em 1968, e de novo em 1972, no auge da Guerra Colonial, nesse cargo, o seu grande prestígio tem origem numa política de respeito pela individualidade das etnias guineenses e à associação das autoridades tradicionais à administração, ao mesmo tempo que continuava a guerra por todos os meios ao seu dispor que iam da diplomacia secreta (encontro secreto com Léopold Sédar Senghor presidente do Senegal) e incursões armadas em países vizinhos (ataque dos Comandos a Conakri, Operação Mar Verde).
Em Novembro de 1973, regressado à metrópole, foi convidado por Marcello Caetano, para a pasta do Ultramar, cargo que recusou, por não aceitar a intransigência governamental face às colónias.
A 17 de Janeiro de 1974, foi nomeado vice-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, por sugestão de Costa Gomes, cargo de que foi afastado em Março. Pouco tempo depois, mas ainda antes da Revolução dos Cravos, publica Portugal e o Futuro, onde expressa a ideia de que a solução para o problema colonial português passava por outras vias que não a continuação da guerra.
A 25 de Abril de 1974, como representante do Movimento das Forças Armadas, recebeu do Presidente do Conselho de Ministros, Marcello Caetano, a rendição do Governo (que se refugiara no Quartel do Carmo). Isto permitiu-lhe assumir assim os seus poderes públicos, apesar de essa não ter sido a intenção original do MFA.
Instituída a Junta de Salvação Nacional (que passou a deter as principais funções de condução do Estado após o golpe), à qual presidia, foi escolhido pelos seus camaradas para exercer o cargo de Presidente da República, cargo que ocupará de 15 de Maio de 1974 até à sua renúncia em 30 de Setembro do mesmo ano, altura em que foi substituído pelo general Costa Gomes.
Descontente com o rumo dos acontecimentos em Portugal após o 25 de Abril (designadamente pela profunda viragem à esquerda, à qual eram afectos grande número de militares, e a perspectiva de independência plena para as colónias), tenta intervir activamente na política para evitar a aplicação completa do programa do MFA; a sua demissão da Presidência da República após o golpe falhado de 28 de Setembro de 1974 (em que apelara a uma «maioria silenciosa» para se fazer ouvir contra a radicalização política que se vivia), ou o seu envolvimento na tentativa de golpe de estado de direita do 11 de Março de 1975 (e fuga para a Espanha e depois para o Brasil) são disso exemplos. Neste ano, presidiu ao Exército de Libertação de Portugal (ELP), uma organização de teor terrorista de extrema-direita.
Não obstante, a sua importância no início da consolidação do novo regime democrático foi reconhecida oficialmente em 5 de Fevereiro de 1987, pelo então Presidente Mário Soares, que o designou chanceler das antigas ordens militares portuguesas, tendo-lhe também condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada (a maior insígnia militar portuguesa), pelos «feitos de heroísmo militar e cívico e por ter sido símbolo da Revolução de Abril e o primeiro Presidente da República após a ditadura».
A 13 de Agosto de 1996, Spínola morre aos 86 anos, vítima de embolia pulmonar.
O Sonho de regressar ao Poder
Spínola tencionava voltar ao poder eliminando todos os seus adversários políticos, pelo menos segundo o livro "Aufdeckung einer Verschwoerung - die Spínola Aktion", de Guenter Wallraff que afirma ter-se infiltrado no MDLP como um potencial fornecedor de armas ao movimento, afirmando trabalhar para Franz-Josef Strauss, conservador e então líder dos democratas cristãos da Baviera. Spínola ter-se-á mesmo encontrado com Waalraff com o fim de negociar a compra de armamento, a quem terá dito que já tinha vários pontos de apoio no Alentejo e que estava prestes a tomar o poder.
Principais obras
Por Uma Guiné Melhor (1970);
Linha de Acção (1971);
No Caminho do Futuro (1972);
Por Uma Portugalidade Renovada (1973);
Portugal e o Futuro (1974);
Ao Serviço de Portugal (1976);
País sem Rumo (1978).
Francisco da Costa Gomes (Chaves, 30 de Junho de 1914 — Lisboa, 31 de Julho de 2001) foi um militar e político português. Foi o décimo-quinto Presidente da República Portuguesa (o segundo após a Revolução dos Cravos).
Estudou no Colégio Militar em Lisboa e na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde se licenciou em Matemática.
Sendo subsecretário de Estado do Exército (1958-1961), esteve envolvido na intentona militar de Abril de 1961, liderada pelo general Botelho Moniz, então ministro da Defesa.
Em 1970, exerceu as funções de comandante da Região Militar de Angola, onde procedeu à remodelação do comando-chefe e foi o primeiro impulsionador da ideia de entendimento militar com a UNITA contra o MPLA e a FNLA.
Em 12 de Setembro de 1972, é chamado para exercer o cargo de chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, em substituição do general Venâncio Deslandes. No entanto, viria a ser exonerado em Março de 1974, pouco antes do 25 de Abril, por se ter recusado a prestar lealdade numa cerimónia pública ao governo de Caetano.
Após o 25 de Abril, foi um dos sete militares que compunham a Junta de Salvação Nacional. Entre o dia 25 de Abril e 30 de Setembro de 1974, foi a segunda figura do Estado português, logo abaixo de António de Spínola, exercendo as funções de chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.
Assumiu a Presidência da República por nomeação da Junta de Salvação Nacional, devido à renúncia de Spínola em 30 de Setembro de 1974.
Ocupou o cargo de Presidente da República até 27 de Junho de 1976, altura em que as primeiras eleições livres para a escolha do Chefe de Estado em Portugal ditaram a escolha do general Ramalho Eanes para lhe suceder à frente dos destinos do País. Em 1982 foi elevado à dignidade de marechal.
A 31 de Julho de 2001, Costa Gomes morreu no Hospital Militar de Lisboa, aos 87 anos.
É pai da escritora Luísa Costa Gomes.
A política é assim em todos os locais do mundo, hoje são heróis, depois traidores e de novo heróis. Este dois exemplos passaram-se em Portugal e é sabido da maioria dos portugueses.
No mês passado o herói nacional do Sri Lanka o General Fonseca,Comandante Chefe das Forças Armadas, que conseguiu por fim aos Tamils, após anos de guerra, no presente ano concorreu a presidente do Sri Lanka, perdeu as eleições e foi considerado traidor e agitador, tendo sido preso, situação essa que ainda hoje se encontra.
Vamos lá nós entender a política.
MACIEIRA
Há 123 anos, José Maria Macieira visitou a região de Cognac, em França, para averiguar no terreno as técnicas de confecção da emblemática bebida. Em Portugal, aplicou os processos de produção que aprendeu para conceber a Macieira, técnica essa preservada até aos dias de hoje.
Com graduação alcoólica de 36, 40 ou 43º, a Macieira é obtida a partir de aguardente vínica com um envelhecimento mínimo de seis meses em cascos de carvalho. É produzida no Bombarral e resulta da destilação de uvas brancas das castas Arinto, Fernão Pires e Malvasia, e tintas das castas Periquita, Trincadeira, Touriga Nacional e Touriga Franca.
Aroma: Típico, complexo e ligeiramente frutado. A utilização de vinho abafado confere-lhe notas de anis e coentros.
Brennivín, aguardente da Islândia.Alguns relatos contam que os antigos egípcios foram os primeiros povos a utilizar vapores de líquidos fermentados e aromatizados para cura de diversos tipos de moléstias. Os gregos registram o processo da ácqua ardens. A água que pega fogo, ou seja, pré-supõe, ter vindo daí a denominação aguardente utilizada até hoje. Nos registros do Tratado de Ciências escrito por Plínio, o velho, que viveu entre os anos de 23 e 79 depois de Cristo, ele conta que apanha o vapor da resina de cedro, do bico de uma chaleira, com um pedaço de lã.
Embora os Egípcios tivessem sido os primeiros a construir alambiques, cujos desenhos dornam um velho templo de Mênfis, foi da língua Árabe que nasceram os termos alambique (al ambic) e álcool (al cóhol), significando, o primeiro, vaso destilatório, e, o segundo, exprime a ideia de ténue e subtil, significando vapores de destilação. Com a expansão do Império romano a aguardente chega a Europa e ao Oriente Médio. Sendo assim, os árabes desenvolveram os primeiros equipamentos para destilação, os famosos alambiques, semelhantes aos utilizados até hoje. A partir daí a aguardente vai parar às mãos dos alquimistas que lhe atribuem propriedades místico-medicinais (Água da longevidade, elixir da longevidade).
Mas foi na Idade Média, em 1250, que Arnaut de Villeneuve estudou a destilação do vinho e descobriu o espírito («l’esprit») que ele contém, seguindo-se um seu contemporâneo, Raymond Lulle, que preparou a aguardente (l’eau ardente), obtendo-a após 3 a 4 estilações consecutivas, em fogo muito lento; o espírito do vinho foi designado «quintessence», sendo as quatro primeiras essências a Terra, a Água, o Ar e o Fogo.
A partir de 1730, torna-se habitual o «envelhecimento» das aguardentes para delas se retirar o melhor proveito, pois melhoram e ficam mais apuradas, mais penetrantes e com uma cor mais atractiva.
No decorrer do século XX, houve uma evolução no sentido de se obterem álcoois de bom gosto e aroma, generalizando-se o consumo de aguardentes puras.
A firma que a comercializava era a firma Sousa que o articulista conheceu muito as suas duas gerentes.
As aguardentes velhas, MACEIRA, 1020 e CONSTANTINO, eram muito populares em Macau, mas, para se conquistar o mercado, os comerciantes portugueses terão que saber a psicologia e modo de vida dos chineses, essa é uma das bases para se ter sucesso nos negócios.
A estratégia comercial de Macieira está em vias de mudança. Em tempo de consumos tímidos no País, a marca portuguesa de brandy com mais de 120 anos virou as baterias para os mercados internacionais. Mais do que aumentar a penetração junto do ‘mercado da saudade’, que representa actualmente cerca de 20% do volume de vendas da marca, a nova estratégia privilegia novos mercados e ambiciona recrutar novos consumidores.
É no mercado chinês que se depositam grandes esperanças. “Temos indicadores que a breve trecho a China se tornará líder de vendas no exterior. Há muitos operadores interessados em trabalhar com Macieira. Além da dimensão do mercado. Há um bilião e 600 milhões de potenciais clientes”, revela José Salvação Barreto, responsável pelo desenvolvimento de novos negócios nos mercados internacionais da Pernod Ricard Portugal.
A mais recente investida da marca no mercado externo já tem números: em sete meses, as vendas de Macieira cresceram 45% em volume (49 mil caixas de nove litros) e 43% em valor. Venezuela, Brasil, Israel e Moçambique integram desde o ano passado o trajecto internacional de Macieira que tem na calha os mercados mexicano e filipino. “Nas Filipinas e no México a tarefa é mais difícil porque são talvez os dois maiores mercados de brandy, mais competitivos pela sua dimensão e onde o preço praticado é mais baixo”.
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Vem agora este senhor tentar redescobrir o mercado chinês, quando Macau esteve sob administração portuguesa por mais de 400 anos e já estava lançada a marca da bebida MACEIRA, o que se passou com a quebra de vendas, talvez os responsáveis saberão.
A Tailândia é um país onde o consumo de bebidas alcoólicas é bem elevado, assim como o Japão, porém, na Tailândia a única bebida portuguesa que se pode encontrar nos super mercados é somente o vinho do Porto.
Qual a estratégica comercial portuguesa não sei, só sei que vinhos tintos e brancos os há de variados países desde o Chile à Australia, bem como o azeite, azeitonas entre outros.
Produtos portugueses esses são desconhecidos na sua totalidade, e é bom não esquecer-mos que os portugueses chegaram ao Reino do Sião, faz para o próximo ano 5 Séculos.
sábado, março 13
PESO DE UM ELEFANTE
Cao Chong Pesa o Elefante
Segundo a história, durante o período dos Três Reinos (220-280), Sun Quan, do reino de Wu, deu como presente um elefante a Cao Cao, do Reino de Wei. Cao Cao quis saber o peso do animal, mas nenhum dos seus ministros o conseguia fazer.
quinta-feira, março 11
NAVIO MACMOSA EM MACAU 1988
Quando chegou foi motivo de orgulho do armador, pois pensava que iria fazer um óptimo negócio transportando passageiros da Formosa para Macau.
Convidado para a viagem inaugural pelo armador, o magnata dos casinos Dr. Stanley Ho, declinei o convite que se extendeu aos agentes da PMF e PSP em serviço no Terminal Marítimo, autoridades marítimas e pessoal do Comando da PMF e jornalistas.
Eu declinei o convite por várias razões, a primeira porque tinha passado vistoria ao navio e não tinha gostado do seu interior, era um navio bastante velho que tinha sido recuperado à última da hora e o cheiro das tintas ainda intoxicava.
A segunda razão porque necessário seria pedir um visto de entrada ao governo de Taiwan e a terceira razão prendia-se que não gostava de fazer a viagem com o pessoal da PMF que nada tinha a ver com o Terminal Marítimo.
No dia da partida houve um grande festejo e a televisão deu grande cobertura ao acontecimento assim como toda a imprensa de Macau e de Hong-Kong.
Muitos agentes fizeram-se acompanhar de suas esposas. Eu ainda assisti ao embarque dos passageiros e aos comes e bebes a bordo.
O navio largou debaixo da queima de uma enorme fita de panchões, para dar mais sorte.
O navio “Macmosa”, embora se tratasse de uma embarcação grande, não resistia às altas vagas, mergulhando nas ondas e balançando perigosamente, pondo em perigo os passageiros que apavorados choravam e vomitavam por todo o lado.
Todos os passageiros foram obrigados a vestir o colete de salvação e passando um muito mau bocado, finalmente lá conseguiram aportar a uma cidade no sul da Formosa.
Começara com azar a exploração desta nova rota maritima Macau-Formosa!…Encontrava-me no Terminal Maritimo quando chegou a primeira leva de passageiros do “Macmosa”, sem a presença da televisão ou de quaisquer jornalistas para fazerem a cobertura, devido ao facto de desconhecerem o dia e hora da chegada dos passageiros.
No entanto um deles, talvez para ser diferente dos outros, declarou ter até achado piada ao sucedido dizendo ser um “velho lobo do mar” e como tal acostumado aquelas andanças.
A exploração das viagens maritimas entre Macau e Formosa tinha começado da pior forma e as viagens seguintes, embora feitas com bom tempo, não tiveram passageiros pois poucos se aventuravam ou atreviam a realiza-la.
Os naturais da Formosa, previsto serem os principais clientes para este tipo de serviço, perferiam a viagem de avião com escala em Hong-Kong.
Volvidos uns anos o “Macmosa” tornou a mudar de armador sendo vendido para a Hellenic Mediterranea Lines e passou a chamar-se NEPTUNIA.
Em 1995 passou a pretencer à frota da Hellenic Orient Lines e ficou com a designação de PHANTER efectuando viagens entre os portos de Bari e Cesme.
Em 2000 já na posse da Superferries passou a designar-se VATAN e nesse mesmo ano passou de mãos e foi registado no Panamá pela Manar Marine Service Inc., que lhe deu o nemo de MANAR.
No ano de 2001 foi comprado pela Al Thuraya Marine Service Co. Llc sediada em Dubai passando a fazer as ligações entre Portrashid e Umm Qars no Iraque.
Aqui deixamos um pequeno relato e historial deste navio, que podia ser mais rico em pormenores sobre a viagem inaugural se fosse escrito por alguém que tivesse vivido aquela triste e perigosa experiência!
O ferry Macmosa, transportando uma centena de convidados a bordo, partiu de Macau para a cidade portuária de Kaohsiung, na primeira ligação marítima directa com a Formosa desde 1950. O empreendimento visa captar o mercado turístico da Formosa e resulta de uma joint venture entre a companhia marítima Shun Tak uma associada da Sociedade de Turismo e Diversões de Macau (STDM), que explora as ligações de ferry entre Macau e Hong Kong — e o grupo da Formosa Hwang Chyau Fwu, implantado em Hong Kong e interessado em alargar a sua actividade a Macau.
O ferry, baptizado Macmosa, evocando o nome de Macau e da ilha Formosa, descoberta pelos navegadores portugueses no século XVI, tem 117 tripulantes e pode transportar 550 passageiros. O Macmosa, adquirido por cerca de 160.000 contos, efectua em 24 horas o percurso de 390 milhas náuticas entre Macau e Kaohsiung, o maior porto internacional da Formosa, situado na costa sul da ilha.
In Jornal de Macau e Tribuna de Macau 20.09.1988
A aproximação da tempestade tropical Lee da Formosa e a necessidade de efectuar reparações no ferry-boat Macmosa levaram ao cancelamento da viagem de regresso a Macau que este barco de passageiros deveria efectuar a partir de sexta-feira. O ferry-boat, que na terça-feira fez a sua viagem inaugural, ligando Macau à Formosa, está em reparação no porto de Kaosiung, devido aos estragos sofridos ao ser atingido pelo tufão Lee.
O Macmosa” chegou ao porto da Formosa com 19 horas de atraso após ter percorrido mais 80 das 390 milhas previstas, para tentar escapar ao tufão Kit” que fustigou o estreito da Formosa. Mesmo assim, o ferry-boat foi apanhado pelo mau tempo com vagas de sete metros, rajadas de vento intensas e chuva forte, provocando o enjoo da maioria dos 170 convidados desta viagem inaugural.
O mau tempo provocou ainda estragos no interior do ferry-boat que apenas começará a efectuar carreiras regulares a partir de Outubro, depois das autoridades marítimas de Macau efectuarem uma nova visita.
A agência Lusa apurou que a vistoria efectuada pelos responsáveis dos Serviços de Marinha de Macau, antes da viagem inaugural, apontara para a necessidade de se proceder a melhoramentos no interior do barco, para proporcionar comodidade e segurança. Os mais de cem convidados para esta viagem inaugural regressaram a Hong Kong, num voo fretado, uma vez que se desconhece quando o Macmosa poderá efectuar a sua viagem para Macau.
MACMOSA - NAVIO DE PASSAGEIROS
Este navio tinha sido construido em 1967 nos estaleiros da Harland & Wolff Lda. Em Belfast na Irlanda do Norte e destinava-se à companhia Belfast SS Co. que o denominou USLTER PRINCE e que passou a fazer carreiras entre os portos de Liverpol e Belfast, tinha 4600 toneladas e media de comprimento 115,20 metros podia transportar num total de 1010 passageiros sendo 274 em 1a. classe, 138 em cabines de 2a. classe e 598 em lugares de 2a. classe sentados.
Em 1971 passou a pertencer à frota da P&O ferries e com o encerramento das carreiras entre Liverpol e Belfast este navio foi vendido em 1983 para a companhia Marlines que o rebatizou de LADY M.
Depois seguiram-se outras companhias e outros armadores tendo tido vários nomes tais como TANGPAKORN E LONG HU antes de chegar a Macau.
Quando chegou foi motivo de orgulho do armador, pois pensava que iria fazer um óptimo negócio transportando passageiros da Formosa para Macau.
Políticamente tal podia ser feito graças à recente abertura da RPC. Macau ainda não tinha aeroporto como tal o projecto parecia viável.
Convidado para a viagem inaugural pelo armador, o magnata dos casinos Dr. Stanley Ho, declinei o convite que se extendeu aos agentes da PMF e PSP em serviço no Terminal Marítimo, autoridades marítimas e pessoal do Comando da PMF e jornalistas.
Eu declinei o convite por várias razões, a primeira porque tinha passado vistoria ao navio e não tinha gostado do seu interior, era um navio bastante velho que tinha sido recuperado à última da hora e o cheiro das tintas ainda intoxicava.
A segunda razão porque necessário seria pedir um visto de entrada ao governo de Taiwan e a terceira razão prendia-se que não gostava de fazer a viagem com o pessoal da PMF que nada tinha a ver com o Terminal Marítimo.
No dia da partida houve um grande festejo e a televisão deu grande cobertura ao acontecimento assim como toda a imprensa de Macau e de Hong-Kong.
Muitos agentes fizeram-se acompanhar de suas esposas. Eu ainda assisti ao embarque dos passageiros e aos comes e bebes a bordo.
O navio largou debaixo da queima de uma enorme fita de panchões, para dar mais sorte.
A viagem tinha a duração prevista para catorze horas, mas no meio do caminho foi supreendido por um enorme temporal. Nas proximidades circulava um fortíssimo tufão e então foi a carga de trabalhos.
O navio “Macmosa”, embora se tratasse de uma embarcação grande, não resistia às altas vagas, mergulhando nas ondas e balançando perigosamente, pondo em perigo os passageiros que apavorados choravam e vomitavam por todo o lado.
Contou-me um amigo meu jornalista que o seu camarote ficara todo desfeito com o mau tempo, primeiro o beliche onde se encontrava a dormir e depois o lavatório e canalização, falou que teve imenso medo mas que só não enjoou devido a ter bebido uma garrafa de brandy.
Todos os passageiros foram obrigados a vestir o colete de salvação e passando um muito mau bocado, finalmente lá conseguiram aportar a uma cidade no sul da Formosa.
O navio teve que entrar no estaleiro para reparações e o pessoal que alegremente tinha embarcado para a viagem inaugural do “Macmosa” regressou a Hong-Kong de avião seguindo de jetfoil para Macau.
Começara com azar a exploração desta nova rota maritima Macau-Formosa!…Encontrava-me no Terminal Maritimo quando chegou a primeira leva de passageiros do “Macmosa”, sem a presença da televisão ou de quaisquer jornalistas para fazerem a cobertura, devido ao facto de desconhecerem o dia e hora da chegada dos passageiros.
Estes vinham ainda apavorados e os seus comentários eram pouco abonatórios sobre a experiência vivida embora tivessem viajado de “borla” eram unanimes em nunca mais desejarem utilizar o “Macmosa” depois do que tinham passado.
No entanto um deles, talvez para ser diferente dos outros, declarou ter até achado piada ao sucedido dizendo ser um “velho lobo do mar” e como tal acostumado aquelas andanças.
Na verdade não passava de um “mero cordeirinho” e segundo me referiu o meu Adjunto, o tal individuo que era nosso superior nos quadros da PMF, for a dos primeiros a chorar e a vomitar por todo o lado…
A exploração das viagens maritimas entre Macau e Formosa tinha começado da pior forma e as viagens seguintes, embora feitas com bom tempo, não tiveram passageiros pois poucos se aventuravam ou atreviam a realiza-la.
Os naturais da Formosa, previsto serem os principais clientes para este tipo de serviço, perferiam a viagem de avião com escala em Hong-Kong.
Volvidos uns anos o “Macmosa” tornou a mudar de armador sendo vendido para a Hellenic Mediterranea Lines e passou a chamar-se NEPTUNIA.
Em 1995 passou a pretencer à frota da Hellenic Orient Lines e ficou com a designação de PHANTER efectuando viagens entre os portos de Bari e Cesme.
Em 2000 já na posse da Superferries passou a designar-se VATAN e nesse mesmo ano passou de mãos e foi registado no Panamá pela Manar Marine Service Inc., que lhe deu o nemo de MANAR.
No ano de 2001 foi comprado pela Al Thuraya Marine Service Co. Llc sediada em Dubai passando a fazer as ligações entre Portrashid e Umm Qars no Iraque.
Pelos visto este velho navio continua a fazer história pois foi o primeiro navio mercante a atracar a portos no Iarque depois do conflito.
Aqui deixamos um pequeno relato e historial deste navio, que podia ser mais rico em pormenores sobre a viagem inaugural se fosse escrito por alguém que tivesse vivido aquela triste e perigosa experiência!
ALMOÇO EM ANG THONG - TAILÃNDIA
segunda-feira, março 8
HORÓSCOPO CHINÊS DE 12 ANIMAIS
Foram essas doze imangens que me deu a ver no War Muang que visitei.
A lenda chinesa dos doze animais
RATO - Nome Chinês : Shú
10/02/1948 a 28/01/1949
28/01/1960 a 14/02/1961
15/02/1972 a 02/02/1973
02/02/1984 a 19/02/1985
19/02/1996 a 06/02/1997
07/02/2008 a 25/01/2009
Todas as pessoas nas datas acima indicadas pertence a este signo do rato, nos seguintes simbolos o exemplo é idêntico.
BOI - Nome Chinês : GÁO
29/01/1949 a 16/02/1950
15/02/1961 a 04/02/1962
03/02/1973 a 22/01/1974
20/02/1985 a 08/02/1986
07/02/1997 a 27/01/1998
26/01/2009 a 13/02/2010
05/02/1962 a 24/01/1963
23/01/1974 a 10/02/1975
09/02/1986 a 28/01/1987
28/01/1998 a 15/02/1999
14/02/2010 a 02/02/2011
06/02/1951 a 26/01/1952
25/01/1963 a 12/02/1964
11/02/1975 a 30/01/1976
29/01/1987 a 16/02/1988
16/02/1999 a 04/02/2000
03/02/2011 a 22/01/2012
08/02/1940 a 26/01/1941
27/01/1952 a 13/02/1953
13/02/1964 a 01/02/1965
31/01/1976 a 17/02/1977
17/02/1988 a 05/02/1989
05/02/2000 a 24/01/2001
23/01/2012 a 09/02/2013
27/01/1941 a 14/02/1942
14/02/1953 a 02/02/1954
02/02/1965 a 20/01/1966
18/02/1977 a 06/02/1978
06/02/1989 a 26/01/1990
25/01/2001 a 11/02/2002
10/02/2013 a 30/01/2014
15/02/1942 a 04/02/1943
03/02/1954 a 23/01/1955
21/01/1966 a 08/02/1967
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27/01/1990 a 14/02/1991
12/02/2002 a 31/01/2003
31/01/2014 a 18/02/2015
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24/01/1955 a 11/02/1956
09/02/1967 a 29/01/1968
28/01/1979 a 15/02/1980
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18/02/1958 a 07/02/1959
06/02/1970 a 26/01/1971
25/01/1982 a 12/02/1983
10/02/1994 a 30/01/1995
29/01/2006 a 17/02/2007
19/02/2018 a 04/02/2019
22/01/1947 a 09/02/1948
08/02/1959 a 27/01/1960
27/01/1971 a 14/02/1972
15/02/1983 a 01/02/1984
31/01/1995 a 18/02/1996
18/02/2007 a 06/02/2008
05/02/2019 a 24/01/2020
Astrólogos-astrônomos
As enchentes e as secas eram previstas astronomicamente desde 300 a.C. e o papel desses sábios era dos mais decisivos na administração econômica e judiciária de todo o país. As manchas solares eram cuidadosamente registradas desde 28 a.C., pois acreditava-se que o sucesso na agricultura estava intimamente ligado a esse fenômeno solar. Aos planetas foram dados elementos e direções; Júpiter = (madeira, leste); Marte = (fogo, sul); Saturno = (terra, centro); Vênus = (metal, oeste) e Mercúrio = (água, norte).
Em vez de se basearem na elíptica, como fazem os astrólogos ocidentais, os chineses observavam as estrelas circumpolares, que eram visíveis durante a noite toda e durante o ano todo. Concentravam-se também nas 28 constelações circumpolares, denominadas hsui. Cada uma delas pertencia a um dos palácios celestes e tinha o nome de algum animal.
Alguns desses animais não só dão seu nome aos doze meses, como também aos ciclos horários e aos ciclos de 12 meses. Esse Zodíaco parece ter sido usado desde 500 a.C. Porém, a verdadeira origem do círculo dos animais ainda permanece desconhecida.