o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, abril 19

DIA DA LÍNGUA CHINESA

 
 
 
                Dia da Língua chinesa é observado anualmente no dia 20 de abril na ONU.
 
O evento foi estabelecido pela UNESCO (Nações Unidas para Educação, a Ciência ea Cultura em 2010 para buscar "para celebrar o multilinguismo e da diversidade cultural, bem como para promover a igualdade de uso de todas as seis  línguas oficiais de trabalho (inglês, francês, russo, espanhol, arabe e chinês) em toda a organização ". 20 de abril foi escolhido como a data para a língua chinesa "para homenagear Cang Jie, uma figura mítica que se presume ter inventado os caracteres chineses cerca de 5.000 anos atrás."


 




O primeiro Dia da Língua Chinesa foi celebrado em 2010, no dia 12 de Novembro, mas a partir de 2011 a data passou para o dia 20 de abril, que corresponde aproximadamente a Guyu no calendário chinês, os chineses comemoram Guyu (que geralmente começa em torno de 20 abril) em honra de Cangjie, por causa de uma lenda que quando Cangjie inventou os caracteres chineses, as divindades e os fantasmas choraram e choveu milho, a palavra "Guyu" significa literalmente "chuva de milho".
 
Os caracteres chineses ou caracteres Han (汉字 / 漢字, Hanzi) são logogramas (e não ideogramas) utilizados como sistema de escrita do chinês, japonês, coreano (apenas na Coreia do Sul) e outros idiomas, como por exemplo o dong.
 
Foram usados na Coreia do Norte até 1949 e no Vietname até ao século XVII. Também denominados sinogramas, as suas origens são remotas, possivelmente anteriores à dinastia Shang, no século XIII a.C., quando aparecem os primeiros registos desta escrita, em ossos de animais. Confúcio, por exemplo, faz refere a existência de um sistema de escrita na China anterior a 2000 a.C.
 
É contudo difícil traçar a sua história e a sua origem pertence ao domínio da mitologia.
Os sinogramas são chamados hànzì em mandarim, kanji em japonês, hanja ou hanmun em coreano e hán tư em vietnamita.
 
******************************************************************************

Os tradicionais calendários do Leste Asiático dividem o ano em 24 termos solares (节气). Gǔyù (pinyin) ou, mais comumente pronunciado como Gǔyǔ ou Kokuu  literalmente: "chuva de grãos") é o sexto termo solar.
 
Ela começa quando o sol atinge a longitude celeste de 30 ° e termina quando se atinge a longitude de 45 °. É mais freqüentemente se refere, em particular, o dia em que o Sol está exatamente na longitude celestial de 30 °.
 
No calendário gregoriano, que normalmente começa por volta de 20 de abril e termina em torno de 5 de maio.




 Cangjie, cujo sobrenome foi originalmente Houkang, nasceu em Baishui, província de Shaanxi (alguns dizem que ele nasceu em Linfen, na província de Shanxi), e morreu quando ele tinha 110 anos de idade.
 
Cang foi um historiador do Imperador Amarelo.
 
Cangjie ou Tsang-kie  foi uma figura bastante importante na antiga China (2650 a.C.), intitulando-se o historiador oficial do Imperador Amarelo e o inventor dos caracteres chineses.
 
Diz a lenda que ele tinha quatro olhos e quatro pupilas.
 
Ele é mais considerado uma figura lendária do que uma figura histórica ou, pelo menos, não é considerado como o único inventor dos caracteres chineses.
 
 
 
O método Cangjie, ou seja, o método de introdução dos caracteres chineses no computador, recebeu seu nome. Sua existência não é improvável, já que há, atualmente, indícios de métodos de escrita na China há mais de 8.000 anos.
 
 
 
Logograma versus ideograma
 
Cada sinograma corresponde a um morfema. Uma das suas características é poderem ser lidos de diferentes formas, pois representam conceitos. Assim, através da escrita, um falante de mandarim pode comunicar com um falante de cantonês, embora os dialectos sejam mutuamente ininteligíveis.
 
Aliás na China há uma enorme variedade de dialectos, pelo que a escrita tem sido um símbolo de unidade cultural.
 
A designação da escrita chinesa como pictográfica ou ideográfica foi há muito abandonada, preferindo-se-lhe o termo escrita logográfica. De facto, pictogramas e ideogramas são símbolos gráficos que representam, respectivamente, algo concreto ou uma ideia.
 
Numa tentativa para melhorar o nível de literacia entre a população, o governo chinês, nas décadas de 1950 e 1960, promoveu a simplificação de muitos caracteres, através de uma diminuição do número de traços.
 
A República Popular da China e Singapura adoptaram os caracteres chineses simplificados, enquanto em Hong Kong, Macau e Taiwan se continua a utilizar os caracteres tradicionais.
 
 
 
A língua chinesa chinês simplificado: 汉语; chinês tradicional: 漢語; pinyin: Hànyǔ ou chinês simplificado: 华语; chinês tradicional: 華語; pinyin: Huáyǔ ou chinês simplificado: 中文; pinyin: Zhōngwén é na verdade uma família de línguas que pertence ao ramo sino-tibetano.
 
Aproximadamente a quinta parte dos habitantes da Terra fala alguma forma de chinês como língua materna, tornando a língua chinesa a mais falada no planeta, embora não seja a mais difundida.
 
É uma língua tonal, isolante e, basicamente, monossilábica, tendendo ao monossilabismo principalmente na variante escrita, enquanto as variantes faladas (notoriamente o mandarim) costumam fazer amplo uso de palavras dissilábicas e polissilábicas. As raízes lexicais são, no entanto, todas monossilábicas.
 
O articulista fala o dialecto cantonense, seu nome em chinês é KAM MEI TA.
 
 
 
 
 
                          As doze línguas mais faladas no mundo:
 
1a. - MANDARIM
 
HINDI
 
ESPANHOL
 
INGLÊS
 
ARABE
 
6a. -  PORTUGUÊS
 
BENGALI
 
RUSSO
 
JAPONÊS
 
FRANCÊS
 
ALEMÃO
 
12a. - BHOJPURI ( India-Nepal)

Um comentário:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Caro amigo António Cambeta!
Admiro sobremaneira pessoas, como você, que são poliglotas, porque não tenho aptidão para aprender outros idiomas.
Somente consegui obter o título de Mestre em Educação, porque o programa aceitava exame de proficiência em Espanhol...
Caloroso abraço! Saudações idiomáticas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP