o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, julho 7

QUARTEL MILITAR DA TAIPA - ONTEM E HOJE

O articulista e seus subordinados junto às instalações do Quartel Militar da ilha da Taipa, onde fucnionava, ao lado, o Centro de Recuperação Social.


Onde existia o antigo quartel e centro de recuperação social, hoje, ali está instalado o Centro Hospitalar Conde de S. Januário, funcionando com uma clínica psiquiátrica. Este Centro foi inaugurado no dia 16 de Dezembro de 2005. Anteriormente funcionava nas antigas instalações do Quartel Militar da Taipa.

A entrada do Centro Hospitalar.


Onde eram as instalações térreas do centrro de Recuperação Social, é hoje o Lar São Luis Gonzaga.




A placa indicativa do local, povoação de Cheok Ka, as instalações militares ficavam no morro dessa povoação.




Era defronte desse casario velho, que ainda lá se encontra, que existia uma claçada empedrada que dava acesso ao quartel.





O Caminho das Hortas era a estrada que dava acesso para a calçada que seguia para o quartel.
Este Caminho encontra-se situado na curva do clube nocturno do hotel New Century.






Neste local ainda se podem ver algumas barracas antigas e outras construídas nos dias de hoje, este caminho dava acesso ao famoso clube nocturno Luk Un, bem conhecido dos portugueses residentes em Macau.







terça-feira, julho 6

TERMINAL MARÍTIMO DO PORTO EXTERIOR - MACAU

Foto do antigo Terminal Marítimo, foto tirada pelo articulista.

ANTIGO TERMINAL MARÍTIMO DO PORTO EXTERIOR


O antigo Terminal, localizava-se na Avenida da Amizade e era constituído por dois edifícios totalmente distintos, ligados entre si, por uma ponte aérea que servia a passagem de desembarque de passageiros , onde presentemente funcionam os Serviços de Migração, sendo o embarque efectuado no rés do chão do Terminal lado do mar, onde hoje se localiza o empreendimento da Macau Fisherman's Warf, ponte esta construída pelo governo de Macau e na qual laboravam as companhias de navegação Shun Tak e Far East Co., que utilizavam ferrys, hidroplanadores e Jactoplanadores nas carreiras entre Macau e Hong-Kong, possuindo igualmente no terraço da ponte, um pequeno heliporto, e uma outra companhia de Hong-Kong que explorava as carreiras marítimas entre Macau e Hong-kong com embarcações Overcrafts.
Separadamente havia uma outra ponte, constituída por dois batelões onde funcionava a Hong-Kong Macao Hydrofoils.


Terminal este que o articulista conheceu perfeitamente, visto lá ter trabalhado por diversas vezes, sendo a última delas como Chefe de Sector da PMF, tendo contribuido para a sua boa funcionalidade, e dado o seu parecer sobre as instalações do novo Terminal.

O velho Terminal foi encerrado no de 1993, quando passou a funcionar o novo Terminal.

Na ilha da Taipa, zona de Pac On, junto ao Aeroporto Internacional de Macau, funciona, desde o ano de 2007, um novo Terminal Marítimo.


Fachada do novo Terminal Marítimo do Porto Exterior.


Interior do terminal na parte de chegadas em baixo e de saídas em cima.



Zona das bilheteiras, sita no primeiro andar.










O Terminal Marítimo do Porto Exterior ( chinês :外港客运码头; Português : Terminal Marítimo do Porto Exterior), também conhecido como o Terminal Marítimo de Macau ou Hong Kong-Macau Ferry Pier ( chinês :港澳码头), está localizada no Porto Exterior , na didade de Macau, antiga província ultramarina portuguesa, agora, uma Região Administrativa Especial da República Popular da China , perto do reservatório na Avenida da Amizade.




Recursos


Presta serviços de transportes mar'timos e aéreos entre Macau e Hong Kong . O terminal tem 12 ponteões para atracação para jactoplanadores e Catamarans . O cais tem um heliporto , fornecendo uma alternativa para TurboJET . O terminal é uma estrutura de dois andares com as chegadas no nível inferior e saídas no nível superior. Por fora existe um heliponto e 6 ponteões (de frente para o lado leste). Uma agência dos Serviços de Turismo de Macau está localizado no nível inferior,a loja do Duty Free está localizado no piso superior, interior do terminal, após se passar os serviços de migração.


O heliporto foi adicionado em 1995, com duas pistas e ampliado para cinco em 2001.




Operadores



Operadores de terminal incluem:



TurboJET opera um serviço de ferry entre Macau e Hong Kong, em Hong Kong-Macau Ferry Pier de Macau ea Shun Tak Centre , em Hong Kong Central. Ferries demorar cerca de uma hora nas embarcações de alta velocidade.


New World First Ferry opera um serviço de ferry entre Macau e Hong Kong ( China Ferry Terminal em Tsim Sha Tsui ).



Sky Shuttle Helicopters (ex-Heli Express) opera regularmente com helicópteros entre o Terminal Marítimo do Porto Exterior em Macau e ponte Shun Tak Center em Hong-Kong, bem como efectua vôo regulares entre Macau e o Aeroporto Internacional Bao'an, na cidade de Shenzhen, China.


Transporte Terrestre


Fora do terminal de autocarros e plataformas de táxi para ligações em todo Macau.


Lista de conexões das carreiras de autocarros:



1A - Fai Chi Kei ↔ NAPE/Rua de Coimbra (Transmac)

3 - Portas do Cerco ↔ Terminal Maritimo (Transmac)

3A - Portas do Cerco ↔ P. Ponte Horta (Transmac)

10A - Barra ↔ Terminal Maritimo (TCM)

10B - Portas do Cerco ↺ Praia Grande (TCM)

12 - Praceta Serenidade-2 ↔ Terminal Maritimo (TCM)

28A - Terminal Maritimo ↔ Jockey Club-2 (Transmac)

28B - Ilha Verde ↔ Templo A-Ma (Transmac)

32 - Fai Chi Kei ↔ Torre de Macau (Transmac)


AP1 - Portas do Cerco ↔ Aeroporto de Macau (TCM and Transmac)


O preço das viagens de autocarro na cidade macau é de 3.20 patacas sendo de Macau para a Ilha da Taipa ou para o Aeroporto Internacional de Macau de 4,20 patacas.


Na zona Sul do terminal existe um parque de autocarros dos casinos e hoteis, que transportam gratuitamente seus clientes. Na zona defronte do Terminal funciona outro parque para autocarros dos casinos e de companhias de viagens.


Os táxis também são outro meio de transporte.

RUA DO CAMPO NO PASSADO E HOJE

Edifício das instalações das Obras Públicas de Macau




Foto publicada pela Fundação Macau.

Rua do Campo no ano de 1964, foi assim que o articulista a conheceu, quando chegou a Macau em 1964.


A Rua do Campo nos dias de hoje, onde funcionava os Serviços de Obras Públicas, funciona nos dias de hoje o Banco Delta Ásia, e novos prédios foram construídos, dando uma outra imagem a toda a árteria, que é conhecida pelos chineses como Hou Lá Un ou Sôi Hang Mei.

segunda-feira, julho 5

HORÓSCOPO CHINÊS




O articulista em Penang - Malásia, junto ao signo do macaco, ao qual pertence.



ORIGENS DA ANTIGA CHINA




Os chineses acreditavam que sua história estava relacionada com os céus. Chamavam sua terra de o Reino do Meio, que representava o Reino do meio celeste, onde as estrelas nunca se punham. O imperador, ou o Filho dos Céus como era chamado, era um mediador entre o Céu e a Terra. Conhecia, graças ao seu astrólogo i9mperial, os dias da mudança das estações e podia prever e interpretar todos os sinais celestes. Acreditava-se que, caso o imperador cometesse algum erro em suas previsões, ele perderia todos os poderes que lhe eram conferidos pela natureza. Portanto, era muito importante que seus conselheiros observassem e calculassem com a máxima precisão todos os movimentos do céu. Os deslizes eram punidos com a decapitação.






A LENDA CHINESA DOS DOZE ANIMAIS






Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos presentes. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada. O Rato ou Camundongo; O Boi ou Búfalo (Vaca na Tailândia); o Tigre (Pantera, na Mongólia); O Coelho (Gato na Tailândia); O Dragão (Corcodilo na Pérsia); A Cobra ou Serpente (pequeno Dragão na Tailândia); O Cavalo; a Cabra, Bode ou Carneiro; O Galo ou Galinha, O Macaco; O Cão; O Porco ou Javali.




De acordo com antigo texto budista, quando os animais terminaram suas meritórias tarefas, fazem um juramento solene perante os budas de que deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio. O Rato inícia sua jornada no primeiro dia da sétima Lua; procura persuadir os nativos do seu signo a praticarem boas acções e a corrigirem os defeitos de seus temperamentos. Os demais bichos fazem o mesmo, sucessivamente, e o Rato reinicia seu trabalho no décimo terceiro dia. Assim, graças ao trabalho constante dos animais, os budas garantem uma certa ordem no universo.






SIGNOS DO ZODÍACO CHINÊS DE ACORDO COM A DATA DE NASCIMENTO



RATO - Nome chinês Shú

10/02/1948 a 28/01/1949
28/01/1960 a 14/02/1961
15/02/1972 a 02/02/1973
02/02/1984 a 19/02/1985
19/02/2008 a 25/01/2009




Ano do Rato
O ano do rato é um ano de abundância, trazendo a oportunidade e bons projectos. Será marcado pelo especulação e pela flutuação nos preços dos produtos e do mercado mantido em stock; a economia do mundo em geral crescerá. O negócio estará no auge, podem ser feitas fortunas e será uma fácil fazer planos de investimento a longo prazo porque a pechincha que o ano do rato traz servirá para os anos de quebra que podem seguir. Todos os riscos iniciados neste tempo serão bem sucedidos se as pessoas se prepararem bem. Entretanto, evite correr riscos desnecessários: o ano do rato é governado ainda pelo frio do Inverno e pela escuridão da noite. Aqueles que especularem indiscriminadamente e extravazarem virão a ter uma triste conta.Ao todo, este será um ano mais feliz do que a maioria: livre dos eventos e das guerras explosivas e com muito menos catástrofes do que por exemplo os anos do tigre ou do dragão.Uma época genial que encontra na maioria de nós o que socializamos e o que apreciamos.






BOI - Nome em chinês Ngáu

29/01/1949 a 16/02/1950
15/02/1961 a 04/02/1962
03/02/1973 a 22/01/1974
20/02/1985 a 08/02/1986
07/02/1997 a 27/01/1998
26/01/2009 a 13/02/2010





Ano do Boi
Sentiremos o fardo da responsabilidade demasiadamente pesada para nós este ano. O sucesso não poderá ser conseguido sem esforços conscienciosos. As experiências e os contratempos que o ano do boi traz estarão na ordem do dia. É uma boa altura para se dedicar à casa, às questões domésticas e pôr tudo isso em ordem.
Este ano o mote é: "nenhum trabalho, nenhum pagamento!" O tempo não espera pelo homem; se nós formos preguiçosos e não semearmos, não poderemos acusar os outros por não colhermos nada. Nós encontraremos muitas coisas que requerem a nossa atenção, e a lista das necessidades parecerá infinita. A influência do boi será um chicote rachando constantemente as nossas cabeças. É melhor aplicar-se. ser deligente do que a discutir com as autoridades. O ano do Boi favorece a disciplina.
A maioria dos conflitos neste ano levantar-se-ão mais por falta de comunicação e de recusa do que por outra coisa qualquer. Por isso seja paciente. Tudo será deitado para fora e nós seremos recompensados pelos nossos esforços. Este não é o tempo para atalhos complicados.Para os rebeldes, pode ser importante indicar que embora o boi seja de falas mansas, ele carrega uma grande vara, e este é o seu ano.











TIGRE - em chinês Lou Fu

17/02/1950 a 05/02/1951
05/02/1962 a 24/01/1963
23/01/1974 a 10/02/1975
09/02/1986 a 28/01/1987
28/01/1998 a 15/02/1999
14/02/2010 a 02/02/2011



Ano do Tigre
Este é definitivamente um ano explosivo. Começa geralmente com um estrondo e acaba com um choramingo. Um ano dado para a guerra, o desacordo e desastres de todo os tipo. Mas será também um ano grande, bold de realce). Nada será feito numa escala pequena, ou tímida. Tudo, bom e mau, pode e será levado aos extremos. As fortunas podem ser feitas e perdidas. Se você tiver uma possibilidade poderá agarrá-la mas nunca esqueça que tem grandes obstáculos pela frente.
As pessoas farão coisas drásticas no mesmo momento. Os temperamentos subirão ao seu redor, será uma época de testar a sua diplomacia. Como o tigre, nós tenderemos a agir sem pensar e a terminar lamentando-nos pela pressa que tivemos.
As amizades, os riscos comuns e os negócios que requerem a confiança mútua e a cooperação feitas neste tempo são frágeis e serão quebrados facilmente. Entretanto, o ano forte e vigoroso do tigre pode também ser usado para injectar a vida e a vitalidade em causas perdidas, em riscos, em indústrias que se afundam, e/ou falhando. Será do mesmo modo um momento para a mudança maciça, para a introdução de ideias novas e marcantes, especialmente controversas.
O calor impetuoso do ano do tigre, apesar de seus aspectos negativos, devemos dizer que poderia ter um efeito de limpeza e purificação em todos nós. Tal como o calor intenso é necessário para extrair metais preciosos de seus minérios, assim também o ano do tigre pode trazer para fora o melhor que existe em nós.
Apenas um breve conselho para este ano imprevisível - agarre-se ao seu sentido de humor e deixe a má cara enterrada ou escondida durante este ano.




COELHO - em chinês Tou

06/02/1951 a 26/01/1952
25/01/1963 a 12/02/1964
11/02/1975 a 30/01/1976
29/01/1987 a 16/02/1988
16/02/1999 a 04/02/2000
03/02/2011 a 22/01/2012


Ano do Coelho
Um ano calmo, muito bem vindo e muito necessitado após o ano feroz do tigre. Nós devemos apagar alguns pontos, curar as nossas feridas e começar com algum descanso após todas as batalhas do ano precedente.
O bom gosto e refinamento brilharão em tudo e as pessoas reconhecerão que a persuasão é melhor do que a força. Uma época harmoniosa em que a diplomacia, as relações internacionais e a política darão um grande passo outra vez. Nós agiremos com discrição e faremos concessões razoáveis sem demasiada dificuldade.
O momento de prestar atenção ao que se passa à nossa volta. A influência do coelho tende a estragar os momentos de mais conforto despertando e relevando a eficácia e o sentido do dever.
A lei e a ordem serão as máximas deste ano; as regras e os regulamentos deverão ser cumpridos. No entanto, ninguém parece incomodar-se muito com estas realidades desagradáveis. Estão mais ocupados em se apreciar ou simplesmente a fazer coisas fáceis. O cenário é quieto e calmo, deteriorando-se ao ponto de provocar sonolência. Nós todos teremos uma tendência para pôr de lado as tarefas desagradáveis por um período o mais longo possível.
Pode ganhar-se dinheiro sem muito trabalho. O nosso estilo de vida será lânguido e cheio de lazer. Um ano temperado com ritmo lento. Pode-nos parecer possível ser feliz sem demasiados cuidados.





DRAGÃO - em chinês Long

08/02/1940 a 26/01/1941
27/01/1952 a 13/02/1953
13/02/1964 a 01/02/1965
31/01/1976 a 17/02/1977
17/02/1988 a 05/02/1989
05/02/2000 a 24/01/2001
23/01/2012 a 09/02/2013


Ano do Dragão
Um regresso magnífico após o ano de recuperação do coelho. Nós deveremos olhar com cuidado para os quatro ventos, atirar ao ar as nossas luvas da sorte a fim de podermos realizar os nossos grandiosos , colossais, ambiciosos e audazes projectos. O espírito indomável do dragão tornará tudo maior na própria vida. De algum modo nós encontrar-nos-emos a borbulhar de energia adicional. Será sábio não subestimar ou queimar todos os nossos potenciais neste ano combustível. As coisas parecem melhor do que realmente são.
O lado positivo deste ano, será bom para o negócio e o dinheiro pode ser gerado ou obtido facilmente. É o momento de pedir ao seu banco o empréstimo que sempre desejou. Grande despesa e planos pródigos serão a regra do dia. O poderoso dragão não é muito prudente. Joga por tudo e por nada. Estimular-nos-á a pensar e a agir em grande, mesmo ultrapassando os limites do cuidado.
Os orientais consideram que este é um ano auspicioso, bom para casar, ter filhos ou começar um negócio novo, porque o dragão benevolente traz a boa fortuna e a felicidade.
Entretanto, este é também um momento de moderar o nosso entusiasmo e de olhar duas vezes antes de dar um mergulho. Muito embora o afortunado dragão regue com a sua sorte indiscriminadamente tudo, a mesma sorte desaparece quando o tempo nos retribui dos nossos erros. O sucesso e as falhas serão ampliados da mesma maneira. Os anos do dragão fogo são especialmente temidos, porque são mais destruidores do que os dragões de outros elementos.
No ano do dragão, as fortunas assim como os desastres virão em ondas maciças. Este é um ano marcado por muitas surpresas e actos violentos da natureza. Os temperamentos alargar-se-ão ao mundo excedente e todos estarão encenando alguma revolta real ou imaginária de encontro às suas constrições. A atmosfera eléctrica criada pelo poderoso dragão afectar-nos-á, de forma individual e colectiva, a tudo e a todos.



SERPENTE - em chinês Shé

27/01/1941 a 14/02/1942
14/02/1953 a 02/02/1954
02/02/1965 a 20/01/1966
18/02/1977 a 06/02/1978
06/02/1989 a 26/01/1990
25/01/2001 a 11/02/2002
10/02/2013 a 30/01/2014


Ano da Serpente
Um ano dado à reflexão, planear e procurar respostas. Esta será uma época cheia de romance, cortejo e escândalos de todo o tipo. Uma boa altura para transacções, casos políticos e golpes de estado. As pessoas estarão mais viradas para planear e ponderar sobre as matérias excedentes do que agir de imediato. Um ano auspicioso para o comércio e indústria. As soluções e os acordos podem chegar, mas não sem em alguma desconfiança no início.
Olhando para trás na historia, nós vemos que o ano da serpente nunca foi tranquilo. Talvez isto aconteça porque é a força negativa mais forte no ciclo e segue o ano do dragão, que é o positivo mais forte de todos. Muitos desastres que se iniciaram no ano do dragão tendem a culminar no ano da serpente. Estes dois signos têm uma relação muito próxima e as calamidades dos anos da serpente resultam frequentemente dos excessos cometidos durante o reinado dos dragões.
A sabedoria venerável da serpente será evidente em muitas facetas da nossa vida, particularmente aqueles que requerem decisões. Embora tudo possa ter um ar fresco e calmo à superfície, o ano da serpente é sempre imprevisível. A parte dianteira fresca da serpente esconde as maneiras profundas e misteriosas da sua natureza. Deve-se ter em conta que uma vez que a serpente se desenrola para atacar, ela move-se como um relâmpago e nada pode ser mais repentino e devastador do que ela.
Veja onde pisa e seja mais cauteloso este ano. O jogo e a especulação são estritamente proibidos. As consequências deverão devastadoras. A serpente não é misericordiosa.O que poderá também acontecer, a serpente dar-nos-á fé nas nossas convicções e forçar-nos-á a agir durante o seu reinado. Este não é um ano para a colocar a cerca.




CAVALO - em chinês Má

15/02/1942 a 04/02/1943
03/02/1954 a 23/01/1955
21/01/1966 a 08/02/1967
07/02/1978 a 27/01/1979
27/01/1990 a 14/02/1991
12/02/2002 a 31/01/2003
31/01/2014 a 18/02/2015


Ano do Cavalo
Um ano de alto astral para tudo. A vida será cheia de aventuras. As pessoas encontrar-se-ão meigas, românticas e carinhosas. Um ano favorável ao progresso.
Esta será uma época boa para as decisões e projectos serem incorporados em alta velocidade e com eficiência. A acção será a palavra chave. Tudo prossegue e nós não devemos parar. Será um ano recompensador mas esgotante e cansativo.
Hilariante mas também com momentos de frustração, o ritmo deste ano acaba com as nossas energias de reserva deixando-nos com a sensação de esgotados. É uma época boa para tentar fazer todas as coisas que sempre sonhou. Escute os sentidos. O vento pode mudar constantemente, mas uma vez que se decidiu, dever-se-á seguir os instintos.
Planear e prosseguir. A influência impulsiva do cavalo, acoplada com a auto confiança, ditará as acções e emoções. A indústria, a produção e a economia de mundo estarão numa roda viva. Os temperamentos em excesso, podem ser um bocado desgastantes nas áreas de diplomacia e política. Mas o bom humor prevalecerá.
Apoie-se, o cavalo trará tensão e stress às nossas vidas diárias. O tempo do cavalo é rápido. Mas apesar de tudo, nós reteremos o seu bom instinto para matérias de dinheiro. Haverá uma liberdade de movimento este ano. Seja bravo e chocante!







CABRA = em chinês Iong

05/02/1943 a 24/01/1944
24/01/1955 a 11/02/1956
09/02/1967 a 29/01/1968
28/01/1979 a 15/02/1980
15/02/1991 a 03/02/1992
01/02/2003 a 21/01/2004
19/02/2015 a 07/02/2016



Ano da Cabra
Este é um ano calmo depois do ano energético do cavalo. Um ano para relaxar e fazer as pazes com tudo e todos. As coisas progridem lentamente e nós tenderemos a ser mais sentimentais e emocionais. A influência da cabra aproximar-nos-á mais do lar e das nossas famílias. Iremos importar-nos mais com aqueles que estão perto de nós e seremos mais liberais com o nosso tempo e dinheiro.
O patrono das artes, a cabra despertará toda a criatividades nas nossas naturezas. Nós seremos produtivos e imaginativos quer no campo artístico ou estético. As vibrações pessimistas sentidas pela cabra farão com que sejamos mais sensíveis aos pequenos problemas. Nos empreendimentos, podemos desanimar facilmente quando as coisas não correm do nosso agrado.
No cenário mundial, as coisas serão tranquilas. Tempo de analisar os seus desejos e fantasias. Mas mantenha uma mão apertada na sua bolsa, porque poderá haver repercussões causadas por excesso de gastos.
O amor da cabra pela harmonia e o seu sentido afiado para coexistir com os inimigos preservarão este ano de muitos mal entendidos. Os moderados e as pombas serão ouvidos e protegidos. As guerras e os conflitos internacionais terminam geralmente no ano da cabra.
A serenidade da cabra, as suas atitudes calmas irão retardar as coisas supostamente intensas ou activas, mas este não é um ano para actividades agitadas - é um ano virado para a introspecção.








MACACO - em chinês Má Láu


25/01/1944 a 12/02/1945 o signatário nasceu no signo do macaco
12/02/1956 a 30/01/1957
30/01/1968 a 16/02/1969
16/02/1980 a 04/02/1981
04/02/1992 a 22/01/1993
22/01/2004 a 08/02/2005
08/02/2016 a 27/01/2017



Ano do Macaco
Tudo será exequível este ano. Ao menos o macaco ágil não desistirá antes de tentar cada ângulo. Haverá um sucesso mesmo em riscos impossíveis, haverá algumas invenções e alguns improvisos. A política, a diplomacia, as finanças elevadas e o negócio serão acoplados num grande jogo de poker com todos os que tentarem fazer bluff. Uma época um tanto divertida e emocionante em que todos terão a oportunidade de tentar a sua mão no jogo. Nenhuma confrontação directa está aqui prevista, porque o macaco é daqueles que consegue rir dos seus erros e melhora o seu orgulho negociando no círculo seguinte.
Este é um ano bom para tentar começar um negócio melhor e arranjar um novo sócio. Não é fácil tentar manter-se a par ou ao nível de quem está ganhando, porque a mão direita não tem nenhuma ideia do que a mão esquerda está a fazer. Uma coisa é certa, este será uma época extremamente progressiva. Nós seguiremos a todo o vapor adiante, e mesmo se nós não nos aplicarmos ao máximo, seremos levados para a frente pela maré do talento natural do macaco para a aprendizagem e avanço.
O afortunado macaco que governa este ano incitar-nos-á para o jogo, especulação e exploração de opções arriscadas mas geniais. Se você for rápido na tracção, este ano renderá dividendos enormes. Não é definitivamente um ano para o fraco de coração ou para o lento de pensamento. O macaco não dá nenhuma concessão e não pede nada em retorno. Se houver uma recessão, o ano do macaco pôr-lhe-á rapidamente um fim. Os recursos infindáveis do macaco espantarão e confundirão todos.
Diz-se que o ano do macaco trará muitas maneiras novas e pouco convencionais de fazer as coisas. O lema deste ano deverá ser: "não diga não como uma resposta!"








GALO - em chinês Kai


13/02/1945 a 01/02/1946
31/01/1957 a 17/02/1958
17/02/1969 a 05/02/1970
05/02/1981 a 24/01/1982
23/01/1003 a 09/02/1994
09/02/2005 a 28/01/2006
28/01/2017 a 18/02/2018


Ano do Galo
O optimismo do ano do macaco sobrepõe o ano do galo, mas o galo tende a ser muito confidente e é determinado nos seus planos. Quando o galo colorido trouxer dias brilhantes e felizes, dissipará também a energia. Os seus trajectos são práticos e bem provados. Esqueça esse best seller controverso que se estava a preparar para escrever. Não inicie nenhum esquema rápido ou rico este ano, por favor!
Este ano pode requerer muito esforço. Os riscos especulativos deverão ser evitados. Os desapontamentos e os conflitos estarão na ordem do dia. O galo gosta de impor a sua autoridade e muitos dos problemas podem vir da sua atitude dominadora. Mas desde que simbolize também o bom administrador e o consciencioso justiceiro, a paz será mantida. Tudo será balançado precariamente no ano do galo.
Este ano nós poderemos ter que despender de um esforço máximo para um ganho mínimo. Os detalhes necessitam de ser vistos, mas será bom não esquecer de ver o contexto por inteiro. Seja cauteloso. Não aponte demasiadamente alto.
A política aderirá às políticas de linha dura. A cena diplomática será dominada pelos oradores filosóficos. Não pode haver nenhum confronto real. Quase todos estarão demasiado ocupados com eles mesmos para ouvirem ou se importarem com o que a outra pessoa possa estar a dizer. Tenderemos a ser terrivelmente ostensivos sobre a imagem que projectamos e pensamos nós ser esplêndida.
Este será um ano flutuante apesar da tendência do galo para fazer das coisas simples as mais complicadas. Uma coisa é certa: raramente vem de mãos vazias. Este é o ano de uma ave muito auto suficiente que nunca irá com fome. Nossos bolsos não estarão vazios embora os nossos nervos possam ser um bocado desgastados.









CÃO - em chinês Káu


02/02/1946 a 21/01/1947
18/02/1958 a 07/02/1959
06/02/1970 a 26/01/1971
25/01/1982 a 12/02/1983
10/02/1994 a 30/01/1995
29/01/2006 a 17/02/2007
19/02/2018 a 04/02/2019


Ano do Cão
O ano lunar do Cão corresponde no Zodíaco Ocidental, ao signo da Balança. Este ano está virado para a justiça e afeição. O Cão gosta da honestidade e muitos dos problemas podem vir da sua atitude justiceira. Tudo será balançado precariamente no ano do Cão. A cena diplomática será dominada pelos oradores filosóficos e justos. O Desporto e a Arte estarão no auge das atenções e grandes artistas poderão aparecer. Será um ano equilibrado com os devidos cuidados.









PORCO - em chinês Chu


22/01/1947 a 09/02/1948
08/02/1959 a 27/01/1960
27/01/1971 a 14/02/1972
13/02/1983 a 01/02/1984
31/01/1995 a 18/02/1996
18/02/2007 a 06/02/2008
05/02/2019 a 24/01/2020






Porco
O décimo segundo ramo da astrologia chinesa é simbolizado pelo signo de Porco (Hai). A generosidade é a característica mais marcante da pessoa nascida sob este signo. Ela faz o que pode para ajudar as pessoas queridas e está sempre aberta para ouvir os problemas dos outros e oferecer conselhos. É bondosa, amorosa e nutre uma profunda necessidade de se sentir aceite. Aliás, para conquistar o afecto dos outros, ela chega a fazer sacrifícios e a passar por cima dos próprios interesses. Ao mesmo tempo, o Porco tem também um lado ávido e egoísta, que preza demais os bens materiais e os prazeres, em todas as suas formas - o sexo, o conforto, a boa mesa... Apesar do seu coração puro e quase infantil, o nativo de Porco pode revelar uma faceta negativa, caracterizada pelo espírito de vingança e pela dificuldade em aceitar as limitações impostas pela vida.

========================================================

ASTRÓLOGOS- ASTRÔNOMOS



Além do Zodíaco Chinês, os astrólogos-astrônomos deixaram ao mundo outras valiosas contribuições. Acreditavam que os cometas eram emanações dos planetas e foram os primeiros a observar o cometa Halley em 240 a.C.. Dividiram o ano em exactamente 365 1/4 dias em 44 a.C., tal como fez Júlio César quando introduziu o nosso actual calendário.




As enchentes e as secas eram previstas astronomicamente desde 300 a.C. e o papel desses sábios era dos mais decisivos na administração econômica e judiciária de todo o país. As manchas solares eram cuidadosamente registradas desde 28 a.C., pois acreditava-se que o sucesso na agricultura estava intimamente ligado a esse fenômeno solar. Aos planetas foram dados elementos e direcções; Júpiter - (madeira, leste); Marte - (fogo, sul), Saturno - (terra, centro); Vênus - (metal, oeste) e Mercúrio - (água, norte).




Em vez de se basearem na elíptica, como fazem os astrólogos ocidentais, os chineses observavam as estrelas circumpolares, que eram visíveis durante a noite toda e durante o ano todo. Concentravam-se também nas 28 constelações circumpolares, denominadas hsui. Cada uma delas pertencia a um dos palácios celestes e tinha o nome de algum animal. Assim, a constelação do morcego, por ezemplo, estaria nos domínios do palácio do norte.




Alguns desses animais não só dão seu nome aos doze meses, como também aos ciclos horários e aos ciclos de 12 meses. Esse Zodíaco parece ter sido usado desde 500 aC. Porém, a verdadeira origem do círculo dos animais permanece desconhecida.






Fonte - Apontamentos da encinclopédia livre.




Nota, todas as fotos expostas, foram tiradas pelo articulista nas arcadas comerciais do casino MGM em Macau.












================================================================




O presente ano de 2010 o signo reinante é o Tigre.



















ISTMO TAIPA-COLOANE - COTAI

A zona de Cotai no presente (antigo istmo)

Construção do Istmo Taipa-Coloane


O articulista no ano de 1964, encontrando-se a comandar o Posto Militar na ilha da Taipa, assistiu à construção deste istmo, no qual, para além dos trabalhadores da empresa construtora, trabalhavm igualmente alguns toxicodependentes, pertencente ao Centro de Recuperação Social, que ficava no mesmo edífíco do aquartelamento militar, onde o articulista e seus subordinados estavam alojados .

No ano de 1968 foi inaugurado o Istmo de Taipa-Coloane, que passou a fazer a ligação entre as ilhas da Taipa e Coloane.
Actualmente seu nome ofical é "Zona do Aterro de COTAI", é um istmo pertencente à Região Administrativa de Macau (RAEM). O nome "COTAI" é a formado pela sílaba CO (CO Coloane) e pela sílaba tónica TAI (TAI de Taipa).

Ao longo da década de 90, este istmo foi alargado graças a uma série de obras de aterro.


O presente istmo do Cotai, foto tirada pelo articulista.


Após a tranferência de Macau para a Republica popular da China (1999), começaram grandes aterros para expandir este pequeno istmo. A "Estrada do Istmo" também foi remodelada e expandida.

No final destes aterros, Cotai tem aproximadamente uma área de 5,2 km2. Em 2003/2004, começaram a construção de hotéis, "resorts" de luxo e grandes casinos neste istmo. O governo da RAEM queria tornar o istmo de Cotai num segundo "strip" de Las Vegas.

Queria tornar o istmo num centro de entretimento, de jogos e de hotéis de luxo.

Construíram também instalações desportivas neste istmo para a realização dos "Jogos da Ásia Oriental" (2003) e para proporcionar lugares para os habitantes de Macau praticarem desporto.

A "Ponte Flor de Lótus" faz ligação entre Cotai e a ilha chinesa de Siu Van Kam, em português ilha da Montanha.

As ilhas conhecidas pelos portugueses como D. João e Montanha, em chinês Tai Van Kam e Siu Van Kam, estão presentemente ligadas por aterro que juntou as duas ilhas, passando a ser só uma. A esta ilha foi dado o nome em chinês de Hengquin.



domingo, julho 4

PONTE MACAU- TAIPA - 5 DE OUTUBRO DE 1974


A Ponte Nobre de Carvalho no início dos anos 80's, onde se pode ver, a zona das portagens.


A Ponte Nobre de Carvalho, nos dias de hoje, podemdo-se ver que o vão da ponte, lado de Macau, está bem próximo da terra.


Inauguração da Ponte Macau-Taipa, foto de Lei Chiu Vang



Vista da ponte Macau-Taipa, tendo como pano de fundo a cidade de Macau, foto tirada na zona dos 7 Tanques, por Lei Chiu Vang.




Miudos pescando na zona da Praia Grande, podendo ver-se o esplendor da Ponte Macau-Taipa, foto de Lai Chiu Vang.










PONTE MACAU TAIPA

O projecto foi elaborado pelo Professor Engenheiro Edgar Cardoso, que na Memória descritiva diz em resumo o seguinte:
“A ponte rodoviária Macau-Taipa vai estabelecer, com carácter definitivo e permanente, a ligação entre a cidade de Macau e a ilha da Taipa de modo a deixar livre passagem para a navegação.






Trata-se de uma obra do mais elevado interesse para o desenvolvimento de Macau nos seus múltiplos aspectos, especialmente turístico-industriais, agora mais relevantes, uma vez que se encontra concluída a estrada de ligação da ilha da Taipa à ilha de Coloane e se dispõe já aí de considerável área de terreno conquistado ao mar.






A conculsão desta importante obra vai trazer uma continuidade geográfica ao território da Província ligando a cidade de Macau ao conjunto já existente Taipa-Coloane.
Como seguidamente se desenvolverá, a obra de arte é formada por: terraplenos de aproximação, um junto de Macau e outro da Taipa, com a extensão respectivamente de 107,11 metros e 773 metros; por dois viadutos de acesso de betão armado, um do lado de Macau com o comprimento de 282 metros e outro do lado da Taipa co0m 1 038 metros, e por a ponte propriamente dita a cada um dos lados do canal de navegação, constituída por uma estrutura continua de betão armado e com um vão central de 73 metros de comprimento, deixando livre uma altura de 27 a 34 metros acima da máxima praia-mar para o canal de navegação, em estrutura de betão preesforçado, perfazendo 1 213 metros.






Toda a obra de arte tem duas vias de rodagem, uma para cada sentido, com largura de 2x3.60 metros, ladeadas por passeio sobrelevados de 0,80 metros úteis.
Para protecção da obra, no canal de navegação e delimitando este, prevê-se um sistema de defesas de modo a diminuir o risco de eventualmente serem atingidos os pilares principais de suporte do grande vão central por manobra errada de navegação.






Está prevista a iluminação eléctrica ao longo de toda a obra de arte e dos pilares, prevendo-se ainda na estrurura disposições que permitirão a fácil instalação de condutas de água e cabos para electricidade e telefones.






LOCALIZAÇÃO DA OBRA DE ARTE

A planta geral mostra a localização --- no alinhamento aproximado do molhe Oeste do Porto Exterior ---- mas, na revisão a que se procedeu, julgou-se preferível, que a obra de arte seguisse o actual alinhamento.







DESCRIÇÃO GERAL DAS OBRAS


O comprimento total da obra entre o eixo da Avenida Doutor Oliveira Salazar do lado de Macau e o entroncamento na ilha da Taipa é de cerca de 3 450 metros distribuídos por:

Aterro do lado de Macau ................................... 107,11 metros
Encontro do lado de Macau ............................... 9,40 m
Viaduto do lado de Macau ................................ 282,00 m
Pilar-encontro do lado de Macau ...................... 9,00 m
Ponte propriamente dita .................................... 1 213,00 m
Viaduto do lado da Taipa ................................. 1 038,00 m
Encontro do lado da Taipa ............................... 9,40 m
Terraplenos do lado da Taipa .......................... 773,00 m
---------------
3 440,91 m








Fonte - Foto de Ip Chun



















Foto de Ip Chun
















FOTO - PROFESSOR ENGENHEIRO EDGAR CARDOSO.






CONCLUSÕES

Trata-se duma obra-de-arte que satisfaz aos condicionamentos próprios da moderna circulação rodoviária, com trainéis de inclinação perfeitamente aceitável e devidamente concordados e permitindo a passagem franca de toda a espécie de navegação.
Não foi também descuidado o aspecto estético, pois chegou-se a uma solução plenamente satisfatória.






Está, presentemente, em consideração toda a obra-de-arte a ser pintada. Já foi nomeada uma comissão, para se pronunciar sobre a cor a adoptar, para que o conjunto da ponte, seus viadutos e pilares fiquem harmoniosamente integrados nas paisagística local.
De noite, todo o conjunto da ponte irá representar, a quem demandar o porto de Macau, um aspecto de rara beleza.






Além do comjunto de luzes dos seus candeeiros a definirem-lhe, em toda a sua extensão, uma curva graciosa a sua parte superior, também a escuridão da noite ficará cortada por linhas verticais, resultantes da iluminação dos pilares.






Teve-se ainda presente a questão de segurança da obra, quer dotando os pilares de fortes embalsamentos quer utilizando sistemas estruturais especiais de delimitação do canal de navegação.
Na concepção geral e nos elementos da obra foram utilizadas as técnicas actuais mais evoluídas, e sem necessidade da extrapolação, praticamente com todos os pormenores já efectivados em outras estruturas.






A importância desta obra na vida da Província é extraordinária.
Trata-se de um empreendimento de grande vulto e projecção que, além de honrar a Engenheiria Portuguesa, demonstra à evidência a atenção do Governo Central para com as Provímcias Ultramarinas.






A construção da ponte havia sido ideada pelo Governador Jaime Silvério Marques, acarinhada por Lopes dos Santos, sendo finalmente realizada por Nobre de Carvalho.
A 25 de Novembro de 1973, as autarquias de Macau resolveram atribuir à Ponte Macau-Taipa o nome do Governador, intitulando-a “Ponte do Governador Nobre de Carvalho”, sendo colocada uma placa de bronze com esse nome.






A Ponte foi inaugurada em 5 de Outubro de 1974.






Tem cerca de 3 km de extensão, com uma ampla faixa de rodagem de 7,20 m de largura, além dos passeios, perfazendo o total de cerca de 10 metros, com a rasante que se eleva a 35 metros sobre as águas do mar na zona do canal da navegação; foi edificada em muito maus solos de fundação, da ordem dos 25 a 30 metros de lodos, capaz de suportar todas as intempéries; foi concebida em grandes trechos monolíticos, um dos quais com mais de 1 km e dois com mais de 600 m, em que as superestruturas inter-colaboram com os pilares na resitência às solicitações do serviço e climatéricas, transferindo para os encontros e pilares-encontros a maisor parte das forças longitudinais.






O Professor Engenheiro, Edgar Cardoso, acompanhou de perto e de longe a construção da Ponte, que foi adjudicada a Hó Yin, que confiou à Empresa de Engenharia de Macau, designadamente Wong Chook Keong e Ng Fok, sendo a obra fiscalizada pelos engenheiros Manuel de Mesquita Borges e José João de Deus do Rosário. Levou uns 5 anos a construir, sendo o seu custo da ordem das mil patacas por metro quadadro.


Fonte - P. Manuel Teixeira












A Taipa (chinês:氹仔島) é uma ilha na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) na República Popular da China e tem uma área de 6,5 km². Administrativamente, corresponde à freguesia de Nossa Senhora do Carmo. O Aeroporto Internacional de Macau, a Terminal Marítimo de Passageiros da Taipa, a Universidade de Macau, a Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, bem como várias fábricas, o centro de tratamento de resíduos sólidos de Macau e o seu incinerador, localiza-se nesta ilha.

Esta ilha já começou a ser povoada por chineses desde do séc. XII. Os portugueses chegaram a esta ilha em 1851 e ocuparam-na. Incorporou-a depois na colónia de Macau e, hoje, continua a ser uma parte integrante da RAEM. Taipa é conectada à península de Macau pelas Pontes de "Governador Nobre de Carvalho", da "Amizade" e de "Sai Van". É também conectada à ilha de Coloane pela "Estrada de Istmo", construída sobre o istmo de Cotai.

Taipa sempre foi uma ilha pouco povoada. Mas esta situação mudou no mês de Outubro de 1974, quando a Ponte Governador Nobre de Carvalho foi concluída. A partir desta data, a ilha experimentou, e continua a experimentar, um grande desenvolvimento e aumento substancial de população. Hoje é uma grande área residencial.


Fonte - Enciclopédia livre











Foto tirada por Lai Weng Chio, no ano de 1982











Foto, cujo autor se desconhece.

A ponte com o seu design original, não havendo ainda os tais aterros na parte de Macau.





É de salientar que a Ponte Nobre de Carvalho, por Decreto Provincial no. 26/74, estabeleceu o regime de pagamento de portagens pela utilização da ponte Macau-Taipa, de harmonia com as disposições do presente diploma.










Art. 2 - 1. Para efeito da aplicação das portagens considerar-se -ão as seguinte classe:










CLASSE I










Ciclomotores;





Motociclos;





Veículos automóveis de 3 rodas.










CLASSE II










Automóveis ligeiros de passageiros;





Automóveis ligeiros de mercadorias ou mistos;





Automóveis ligeiros com reboque.










CLASSE III










Automóveis pesados de passageiros, utilizados em carreiras de transporte colectivo;





Automóveis pesados de lotação até 30 lugares;





Automóveis pesados de mercadorias, ou reboques, de peso bruto superior a 7 000 quilos.










CLASSE IV










Automóveis pesados de passageiros, de lotação superior a 30 lugares;





Automóveis pesados de mercadorias, ou reboques, de peso bruto superior a 7 500 quilos.










Art. 3 - 1










As portagens a cobrar por cada travessia da ponte --- ida e volta ---- serão as seguintes:










Classe I .......................... Patacas $ 3,00





Classe II ........................ " $ 5,00





Classe III ...................... " $10,00





Classe IV ...................... " $20,00










=============================================================











Através do Decreto-Lei 43/81/M, publicado no Boletim Oficial no. 51/1981, publicado em 19 de Dezembro de 1981, foi abolido o regime de pagamento de portagens pela utilização da ponte Macau-Taipa, estabelicido pelo decreto Provincial no. 26/74, de 18 de Setembro .





Sendo revogada toda a legislação nesse sentido.













Foto tirada pelo articulista, podendo-se ver, que o vão da ponte quase fica já em terra, devido aos aterros efectuados do lado de Macau.










Presentemente existem três pontes a ligar a cidade de Macau à ilha da Taipa, a saber, Ponte General Nobre de Carvalho, Ponte da Amizade e a Ponte Sai Van.










A Ponte Nobre de Carvalho é utilizada somente por autocarros, táxis, viaturas da polícia e por ambulâncias.

















Foto copilada da Google
















A obra de arte, tal como a classificou o Monsenhor Manuel Teixeira, o qual foi o pedestre que a mais usou, visto que diariamente, de manhã bem cedinho, e pela tardinha ele a percorria a pé.