o mar do poeta

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segunda-feira, março 8

8 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


O Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos econónicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.

A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialiazão e expansão económica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.

Existem outros acontecimentos que possam provar a tese como o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwais, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de Março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história de Nova Iorque.




Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América.


Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suiça, no dia 19 de Março. No entanto, logo depois, um incêndio na fãbrica da Triangle Shirwaist mataria 140 costureiras; o número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Além disto, ocorreram também manifestações pela Paz em toda a Europa nas vésperas da Primeira Guerra Mundial.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu. Foi revitalizado pelo feminisnismo na década de 1960. Em 1875, designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas. começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher.



DIA INTERNACIONAL DA MULHER

8 de março – Uma data de muitas histórias

Era uma vez uma mulher... duas mulheres.... talvez, 129 mulheres. A data era 8 de Março de 1857; mas bem podia ser de 1914 ou (quem sabe?) de 1917. O país era os Estados Unidos – ou será Alemanha? Ou a Rússia?

Tantas datas, tantos lugares e tanta história revelam o caráter, no mínimo, instigante da seqüência de fatos que permeiam a trajetória das pesquisas em busca da verdadeira origem da oficialização da “data de 8 de Março” como o Dia Internacional da Mulher. É instigante, e curiosa, talvez porque mescla fatos ocorridos nos Estados Unidos (Nova Iorque e Chicago), na Alemanha e na Rússia: mescla, também, greves e revoluções; reivindicações e conquistas. E nos apresenta datas que variam do dia 3 de Maio (comemorado em Chicago em 1908), ao dia 28 de Fevereiro (1909, em Nova Iorque) ou 19 de Março (celebrado pelas alemãs e suecas em 1911).

A mais divulgada referência histórica dessa oficialização, na verdade, é a II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, Dinamarca, em 1910, da qual emanou a sugestão de que o mundo seguisse o exemplo das mulheres socialistas americanas, que inauguraram um feminismo heróico de luta por igualdade dos sexos. Na ocasião dessa conferência, foi proposta a resolução de “instaurar oficialmente o dia internacional das mulheres”. Contudo, apesar de os relatos mais recentes trazerem sempre a referência ao dia 8 de março, não há qualquer alusão específica a essa data na resolução de Copenhague.

É bem verdade que o referido exemplo americano – de intensa participação das mulheres trabalhadoras – ganhou força com o evento de um massacre “novaiorquino” extremamente cruel, datado de 8 de Março de 1857. Nesta data, um trágico evento vitimou 129 tecelãs. Era uma vez uma mulher... duas mulheres.... talvez, 129 mulheres : dentro da fábrica em Nova Iorque onde trabalhavam, essas mulheres foram mortas porque organizaram uma greve por melhores condições de trabalho e contra a jornada de doze horas. Conta-se que, ao serem reprimidas pela polícia, as trabalhadoras refugiaram-se dentro da fábrica. Naquele momento, de forma brutal e vil, os patrões e a polícia trancaram as portas e atearam fogo, matando-as todas carbonizadas.

Fato brutal! Mas há quem considere como mito a correlação única e direta da tragédia das operárias americanas com a data do Dia Internacional da Mulher, simplesmente por não haver documento oficial que estabeleça essa relação.

Alguns estudiosos encontram uma correlação “mais confiável” em outros fatos históricos. Descrevem, por exemplo, como uma relação mais palpável, a data da participação activa de operárias russas, em greve geral, que culminou com o início da revolução russa de 1917. Segundo relato de Trotski (História da Revolução Russa), o dia 8 de Março era o dia internacional das mulheres – o dia em que operárias russas saíram às ruas para reivindicar o fim da fome, da guerra e do czarismo. “Não se imaginava que este ‘dia das mulheres' inaugurasse a revolução”.

Com essas duas, ou com outras tantas histórias, materializam-se, em face da diversidade de interpretações, nossas interrogações sobre a verdadeira origem do Dia “8 de Março” Internacional da Mulher. Contudo, é impossível não reconhecer o vínculo entre as datas das tragédias e vitórias relatadas com a escolha da data hoje oficializada. A aceitação desse vínculo está registrada em textos, livros e palestras da atualidade. E, com certeza, essa aceitação não decorre exclusivamente de documentos oficiais; decorre principalmente de um registro imaterial – a memória de quem reconhece e jamais esquece as recorrentes e seculares reivindicações femininas por justiça e igualdade social.

E, assim, voltamos ao começo: Era uma vez uma mulher... duas mulheres.... talvez, 129 mulheres. A data era 8 de Março de 1857; mas bem podia ser de 1914 ou (quem sabe?) de 1917 . E voltamos a esse começo mesmo para concluir que o fato de o dia internacional da mulher estar, ou não, oficialmente ligado a esse ou àquele momento histórico não é o foco mais significativo da reflexão que ora se apresenta. Afinal, o dia 8 de Março universalizou-se – isso é facto . E universalizou-se pela similaridade dos eventos mundiais relacionados à luta das mulheres.

Hoje, sem sombra de dúvidas, a data é mais que um simples dia de comemoração ou de lembranças. É, na verdade, uma inegável oportunidade para o mergulho consciente nas mais profundas reflexões sobre a situação da mulher: sobre seu presente concreto, seus sonhos, seu futuro real. É dia para pensar, repensar e organizar as mudanças em benefício da mulher e, conseqüentemente, de toda a sociedade. Os outros 364 dias do ano são, certamente, para realizá-las.

Praça dos Três Poderes, Ala Senador Filinto Müller,
gabinete 07 - Anexo II, Subsolo
Brasília/DF
Cep: 70165-900

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Vendo Deus Adão triste, criou então a mulher para sua companheira, e é através dela, com seu trabalho e amor que o mundo continua existindo.
Bem Haja todas as mulheres do mundo.





domingo, março 7

ANG THONG - TAILÂNDIA


Ang Thong (tailandês: อ่างทอง) é uma das províncias centrais (changwat) da Tailândia. O nome significa "tigela de ouro" que se referem a Angthong como uma prospera provincia que contêm imensos campos de arrozais.
As províncias vizinhas são Sing Buri, Lopburi, Ayutthaya e Suphanburi.

Em Ang Thong, existem mais de 200 templos magníficos e interessantes, num deles existe o maior imagem do Lord Buda sentado, foi a magestoso templo e local, onde o articulista foi visitar no dia 7 de Março de 2010, e que em artigos seguintes irá descrever com mais promenor.



A província de Ang Thong é atravessada pelos rios Chao Phraya e o rio Noi, com é uma enorme planicie não tem montanhas nem florestas, sendo as suas terras imensos arrozais e terras agricolas.. Os dois rios, juntam-se formando imensos canais (khlongs) fornecendo água suficiente para o cultivo de arroz.

Ang Thong foi historicamente conhecido como Wiset Chai Chan, localizada no rio Noi. Era uma importante cidade da fronteira do reino de Ayutthaya, durante as guerras com a Birmânia, servindo o rio Noi como um obstáculo natural para o avanço das tropas.
Durante o reinado do Rei Taksin e após a queda de Ayutthaya a principal cidade da província, devido ao Rio Noi não permitir a navegação de navios comerciais, foi transferida para junto da margem do Rio Chao Phraya, passando a chamar-se Ang Thong.

O nome de Ang Thong significa bacia de ouro, julga-se que esse nome lhe foi dado devido à sua área geografica e à cor dourada do arroz cultivado na região.

O selo provincial mostra algumas espigas de ouro do arroz numa tigela . simbolizando a fertilidade da província como uma das principais produtoras de arroz.


Subdivisões A província está subdividida em 7 distritos (Amphoe).
Os distritos estão subdivididos em 81 comunas (tambons) e 513 aldeias (Muban).
1.Mueang Ang Thong
2.Chaiyo
3.Pa Mok
4.Pho Thong
5.Sawaeng Ha
6.Wiset Chai Chan
7.Samko





De entre as muitas atrações turísticas que a província possue, é de realçar o Wat, templo, Muang: O ubosoth de Wat Muang está cercado por pétalas de lótus o maior do mundo. Dentro do complexo do templo, existem figuras representativas do céu e do inferno, dessas imagens poder-se-â tirar imensas conclusões sobre o que é a vida para além da morte, e o julgamento que terão a almas mal comportadas, entre para além de imensas imagens de deusas chinesas e de imagens que nos dão a conhecer a vida do lord Buda.
Neste templo existe a maior imagem do lord Buda sentado, com a altura de 92 metros.


Outro templo, Wat, que aconselho a ser visitado é o Wat Khun Inthapramun, é um antigo templo construído durante o período Sukhothai. Onde se poderá ver o maior e mais antiga imagem do lord Buda reclinado, na Tailândia, que mede 50 metros de comprimento,

sábado, março 6

REVOLUÇÃO 6 DE MARÇO DE 1817 - PERNAMBUCANA

A chamada Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, eclodiu em 6 de Março de 1817 na então Província de Pernambuco, no Brasil.

Dentre as suas causas destacam-se a crise econômica regional, o absolutismo monárquico português e a influência das idéias Iluministas, propagadas pelas sociedades maçônicas.


Antecedentes
No começo do século XIX, Olinda e Recife, as duas maiores cidades pernambucanas, tinham juntas cerca de 40 000 habitantes (comparados com 60 000 habitantes do Rio de Janeiro, capital da colônia). O porto do Recife escoava a produção de açúcar de centenas de engenhos da Zona da Mata e de algodão. Além de sua importância econômica e política, os pernambucanos tinham participado de diversas lutas libertárias. A primeira e mais importante tinha sido a Insurreição Pernambucana, em 1645. Depois, na Guerra dos Mascates, foi aventada a possibilidade de proclamar a independência de Olinda.


As idéias liberais que entravam no Brasil junto com os viajantes estrangeiros e por meio de livros e de outras publicações, incentivavam o sentimento de revolta entre a elite pernambucana, que participava ativamente, desde o fim do século XVIII, de sociedades secretas, como as lojas maçônicas. Em Pernambuco as principais foram a Areópago de Itambé, a Patriotismo, a Restauração, a Pernambuco do Oriente e a Pernambuco do Ocidente, que serviam como locais de discussão e difusão das "infames idéias francesas". Nas sociedades secretas, reuniam-se intelectuais religiosos e militares, para elaborar planos para a revolução.
Causas imediatas

Situação da região: presença maciça de portugueses na liderança do governo e na administração pública. Criação de novos impostos por Dom João provocando a insatisfação da população pernambucana.
Nordeste: grande seca que havia atingido a região em 1816 acentuando a fome e a miséria; além disso, houve queda na produção do açúcar e do algodão, que sustentavam a economia pernambucana (esses produtos começaram a sofrer concorrência do algodão nos EUA e do açúcar na Jamaica).
Influências externas: divulgação das ideias liberais e de independência (ideais iluministas), estimulando as camadas populares de Pernambuco na organização do movimento de 1817.
A crescente pressão dos abolicionistas na Europa vinha criando restrições gradativas ao tráfico de escravos, que se tornavam mão-de-obra cada vez mais cara, já que a escravidão era o motor de toda a economia agrária pernambucana.
Objetivos do movimento: independência do Brasil; proclamação da república;

O decorrer da revolução

A bandeira da Revolução Pernambucana de 1817, cujas estrelas representam Paraíba, Ceará e Pernambuco, inspirou a atual bandeira pernambucana.O movimento iniciou com ocupação do Recife, em 6 de Março de 1817. No regimento de artilharia, o capitão José de Barros Lima, conhecido como Leão Coroado, reagiu à voz de prisão e matou a golpes de espada o comandante Barbosa de Castro. Depois, na companhia de outros militares rebelados, tomou o quartel e ergueu trincheiras nas ruas vizinhas para impedir o avanço das tropas monarquistas. O governador Caetano Pinto de Miranda Montenegro refugiou-se no Forte do Brum, mas, cercado, acabou se rendendo.

O movimento foi liderado por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e de Frei Caneca. Tendo conseguido dominar o Governo Provincial, se apossaram do tesouro da província, instalaram um governo provisório e proclamaram a República.

Em 29 de Março foi convocada uma assembléia constituinte, com representantes eleitos em todas as comarcas, foi estabelecida a separação entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; o catolicismo foi mantido como religião oficial, porém havia liberdade de culto ( o livre exercício de todas as religiões ); foi proclamada a liberdade de imprensa (uma grande novidade no Brasil); abolidos alguns impostos; a escravidão entretanto foi mantida.

À medida que o calor das discussões e da revolta contra a opressão portuguesa aumentava, crescia, também, o sentimento de patriotismo dos pernambucanos, ao ponto de passarem a usar nas missas a aguardente (em lugar do vinho) e a hóstia feita de mandioca (em lugar do trigo), como forma de marcar a sua identidade. Pelas ruas do Recife se ouvia, aqui e ali, o seguinte verso:

Quando a voz da pátria chama
tudo deve obedecer;
Por ela a morte é suave
Por ela cumpre morrer
se todos nos juntarmos
conseguiremos vencer



Expansão e queda

As tentativas de obter apoio das províncias vizinhas fracassaram. Na Bahia, o emissário da revolução, José Inácio Ribeiro de Abreu e Lima, o Padre Roma, foi preso ao desembarcar e imediatamente fuzilado por ordem do governador, o conde dos Arcos. No Rio Grande do Norte, o movimento conseguiu a adesão do proprietário de um grande engenho de açúcar, André de Albuquerque Maranhão, que depois de prender o governador, José Inácio Borges, ocupou Natal e formou uma junta governativa, porém não despertou o interesse da população e foi tirado do poder em poucos dias. O jornalista Hipólito José da Costa foi convidado para o cargo de ministro plenipotenciário da nova república em Londres, mas recusou.

Tropas enviadas da Bahia avançaram pelo sertão pernambucano, enquanto uma força naval, despachada do Rio de Janeiro, bloqueou o porto do Recife. Em poucos dias 8000 homens cercavam a província. No interior, a batalha decisiva foi travada na localidade de Ipojuca. Derrotados, os revolucionários tiveram de recuar em direção ao Recife. Em 19 de Maio as tropas portuguesas entraram no Recife e encontraram a cidade abandonada e sem defesa. O governo provisório, isolado, se rendeu no dia seguinte.
Apesar de sentenças severas, um ano depois todos os revoltosos foram anistiados, e apenas quatro haviam sido executados.

Auxílio externo

Em Maio de 1817, Antônio Gonçalves Cruz, o Cruz Cabugá, desembarcou na Filadélfia com 800 mil dólares na bagagem com três missões:

1.Comprar armas para combater as tropas de D. João VI

2.Convencer o governo americano a apoiar a criação de uma república independente no Nordeste brasileiro.

3.Recrutar alguns antigos revolucionários franceses exilados em território americano para, com a ajuda deles, libertar Napoleão Bonaparte, exilado na Ilha de Santa Helena, que seria transportado ao Recife, onde comandaria a revolução pernambucana. Depois retornando a Paris para reassumir o trono de imperador da França.

Porém na data de chegada do emissário aos Estados Unidos, os revolucionários pernambucanos já estavam sitiados pelas tropas monarquistas portuguesas e próximas da rendição. Quando chegaram ao Brasil os quatro veteranos de Napoleão recrutados (conde Pontelécoulant, coronel Latapie, ordenança Artong e soldado Roulet), muito depois de terminada a revolução, foram presos antes de desembarcar.

Em relação ao governo americano, Cruz Cabugá chegou a se encontrar com o secretário de Estado, Richard Rush, mas somente conseguiu o compromisso de que, enquanto durasse a rebelião, os Estados Unidos autorizariam a entrada de navios pernambucanos em águas americanas e que também aceitariam dar asilo ou abrigo a eventuais refugiados, em caso de fracasso do movimento.





Consequências

Debelada a revolução, foi desmembrada de Pernambuco a comarca de Rio Grande (actual Rio Grande do Norte), tornando-se província autônoma. Essa havia sido anexada ao território pernambucano ainda na segunda metade do século XVIII, juntamente a Ceará e Paraíba, que também se tornaram autônomas ainda no período colonial, em 1799.

Também a comarca de Alagoas, cujos proprietários rurais haviam se mantido fiéis à Coroa, como recompensa, puderam formar uma província independente.

Apesar dos revolucionários terem ficado no poder menos de três meses, conseguiram abalar a confiança na construção do império americano sonhado por D. João VI, a coroa nunca mais estaria segura de que seus súditos eram imunes à contaminação das idéias responsáveis pela subversão da antiga ordem na Europa.

Data Magna
Em 2007, o dia 6 de Março foi declarado a Data Magna de Pernambuco, por conta da Revolução Pernambucana.
Em 2009, o Governo de Pernambuco aprovou nova lei, alterando a Data Magna do Estado para o primeiro domingo de Março.


Fonte - Enciclopédia livre




É bom não esquercer-mos a história, só assim poderemos compreender o que somos hoje.



A todos os irmãos brasileiros que se batem pela igualdade de direitos, pelo bem estar do povo, pelo combate à probreza, à corrupção, às injustiças sociais, o meu forte abraço fraterno.

DIA INTERNACIONAL DO OPTOMETRISTA




A Optometria é uma ciência da área da saúde, com base na física. A profissão existe no mundo há mais de cem anos, sendo praticada em mais de 130 países.


A palavra optometria deriva etimologicamente do grego optometron, sendo esta decomposta em opto, que provém de opsis que significa "visão" e de metron que significa "medição". A Optometria é uma ciência especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários da saúde visual.




Desde que foram inventados os óculos em cerca de 1300 d.C., existiram muitos desenvolvimentos na correcção de problemas visuais. Em 1585, Georg Bartisch, foi o primeiro europeu a ser considerado cientificamente"médico oftalmologista", mas era contra o uso de óculos. Durante vários anos a ideia foi seguida pelos oftalmologistas levando a que talvez por isso a Optometria se tenha desenvolvido como uma ciência paralela à medicina. O acto optométrico prosseguiu então pelas mãos dos ópticos e no século XIV em Antuérpia é criada a primeira Guilda dos Oculistas, entidade que regulava o acesso a profissão e as normas de conduta. A regulamentação profissional do exercício da Optometria começou no Reino Unido em 1895 com a criação da Associação Britânica de Óptica que instituiu um exame de capacidades para ser acreditado como óptico refraccionista. Na mesma altura (1896) nos Estados Unidos foi criada a Associação Americana de Óptica e dois anos depois (1898) fundada a Associação Americana de Optometristas.



Considerações
O optometrista não utiliza qualquer medicamento ou técnica invasiva (excepto nos EUA e Inglaterra). Todos os equipamentos utilizados são de carácter observatório e direcionados para a avaliação quantitativa e qualitativa da visão. É treinado para reconhecer uma alteração visual de ordem patológica ocular ou sistémica encaminhando nesses casos a um profissional da área médica, realizando assim o seu trabalho de prevenção.




Actua essencialmente em casas de óptica ocular, em instituições de saúde e em centros de medicina do trabalho. Podem ainda exercer optometria como profissionais liberais e trabalhar em instituições de investigação e de desenvolvimento.

Fonte - Enciclopédia livre.









Dedico este pequeno artigo a meu estimado amigo Joaquim Manuel Carmelo Cardoso, Quimbé, que ao longo dos anos exerceu esta função em Portugal, obrigado amigo por tudo que tens feitos em prole da visão.

quarta-feira, março 3

RUA DAS MARIAZINHAS NA RÁDIO MACAU


A Rua das Mariazinhas
É um novo programa da Rádio Macau
Fez avivar lembranças minhas
Bebendo na Fonte do Lilau

Os excelentes locutoures,
Jorge Vale e Helder Fernando,
Não só trabalham nos bastidores,
Mas igualmente ao vivo, programas realizando

Macau e suas gentes, precisam deste dinamismo
Para a língua de Camões não esquecer
E só co este vosso activismo
Muitos temos a aprender

Desta forma dão a conhecer
A toda a população em geral,
Que bem os sabe os receber
Como é o nosso Portugal

Bem Hajam meus amigos
Por toda essa vossa dedicação
Que nos fazem recordar tempos antigos
Tempos que jamais voltarão

Mas fica em nós essa nostalgia
Dos tempos da mocidade
Que nos dá muita alegria
E também muita saudade

A Rua das Mariazinhas, é já um sucesso,
Ela nos trás de volta a harmonia
E com toda a sinceridade confesso
Que os adoro ter por companhia

Um abraço amigo deste alentejano achinezado,
Ouvinte emotivo e atento
Que muito de Macau tem recordado
E dela vai tirando seu aproveitamento






Estes dois excelentes profissionais, Helder Fernando e Jorge Vale, da TDM - RÁDIO MACAU, que até aqui tinham um excelente programa intitulado ACORDA MACAU, a partir do dia 1 de Março, sairam à rua e estão difundindo um novo, mas belo programa intitulado RUA DAS MARIAZINHAS.


O primeiro programa foi transmitido ao vivo da Livraria Portuguesa e teve um enorme sucesso, a este dois grandes amigos e excelentes locutoures lhes desejo as maiores venturas e exitos nos seus maravilhosos programas.


SOU UM MILIONÁRIO FALIDO

Não sei o que anda a passar, mas existem muitas pessoas, que nada terão que fazer senão chatear os outros, enviando e-mails comos estes.


¡Felicidades, su e-mail ha ganado £500,000.‏
De:
NOKIA INC Promotion UK 2010 (loteria123@sbcglobal.net)

Você pode não conhecer este remetente.Marcar como confiávelMarcar como lixo
Enviada: loteria123@sbcglobal.net
terça-feira, 2 de março de 2010 21:43:18
Para:toicambeta@hotmail.com

Fecha: 02/03/2010
Ref. n °: 475061725
Lote n º: 7056490902/188
Ganar no: gb8701/lprc
Felicitaciones ....................
Estimado usuario de Internet.Estamos encantados de informarle de su liberación el 1 ° premioEnero de 2010 de la Promoción Internacional de Nokia que está plenamentebasada en una selección electrónica de los ganadores mediante sus direcciones de correo electrónico,Su nombre se adjuntó al número de billete, el número de serie 47061725 07056490902 7741137002.señala a la línea se llevó a cabo por una selección aleatoria de correo electrónicolas direcciones de una lista exclusiva de 29.031 direcciones de correo electrónico depersonas físicas y jurídicas elegidos por un sistema automatizado de avanzadabúsqueda de la computadora al azar de Canadá, Australia, Estados Unidos, Asia,Europa, Oriente Medio y Oceanía, como parte de nuestras promociones internacionalesprograma que se realiza anualmente en la Internet.
Sin embargo, ninguno de los boletosse vende, sino que todas las direcciones de correo electrónico fueron asignados a diferentes números de los billetes de la representación y la privacidad.Este lote se basa en los números de la suerte de la siguiente manera 5-13-33-37-42 bononumber17, que por lo tanto ganó la Promo en la segunda categoría.
Por la presente, se han aprobado una suma global de pago de £ 500.000(Quinientos mil Libras esterlinas) en el legajo de crédito en efectivo: ILP / hw47509/02 del premio total en efectivo de £ 4.8million Libras compartido entre los ocho afortunados Los ganadores en esta categoría.Cómo reclamar su premio: simplemente póngase en contacto con nuestro agente en efectivo,Sr.Anderson Maxwell en: nokialottry.uk@live.coma presentar su reclamación.
por favor, cite su referencia, lote y ganarnúmero que se puede encontrar en la esquina superior izquierda de la presente notificación, así como su nombre completo, dirección y número de teléfono paraayudar a localizar el archivo fácilmente.Enhorabuena una vez más de sus ganancias!Afirma representante del centro de Londres: nokialottry.uk@live.comnúmero oficial: llamar al Sr.Anderson en: Tel:+44-7024010765
Mejor respecto,
El Sr. Mike Miller,coordinador.



Nestes últimos dias é o segundo do género que recebo, se fosse verdade já estaria rico.

Como disse existem pessoas inrresponsáveis que abusam e usam nomes de companhia bem reputadas, o outro e-mail era da Air Asia agora o da Nokia, estes casos são crimes cibernéticos e existem autoridades que investigam este casos. Por meu lado já dei conhecimento aos serviços do hotmail.
Oxalá que estes senhores sejam decobertos e lhes seja aplicada a devida multa ou entrem na grelha por uma temporada, assim, deste modo, por certo terão um sorteio aos quadradinhos e receberão algumas massas mas no prato.

terça-feira, março 2

VIAJANTE DO MUNDO























Normalmente uma vez por mês o articulista utiliza os meios aéreos em suas deslocações, agora mais pelo Oriente.





sábado, fevereiro 27

ANGKOR WAT - SIAM REAP - CAMBODJA



Um frade Capuchinho português, de nome António da Madalena, redescobriu o templo Angkor Wat, no ano de 1586.



Angkor Wat (ou Angkor Vat) é um templo em Siem Reap, Camboja.

Abrindo caminho através da selva no Camboja, Henri Mouhot, explorador frânces do século 19, chegou a um templo cercado por um largo fosso onde encontrou o Angkor Wat, o maior monumento religioso do planeta.

Foi construído pelo rei Suryavarman II, no começo do século XII, como o seu templo central e capital do Estado. É o maior e mais bem preservado templo no local e também o único que restou com importante significado religioso - inicialmente hindu, e depois Budista - desde a sua fundação. O templo é o ponto máximo do estilo clássico da arquitetura Khmer.

Tornou-se símbolo do Camboja, aparecendo em sua bandeira e sendo sua principal atração turística. Foi desenhado para representar o Monte Meru, casa dos deuses da mitologia Hindu.







Dentro de um fosso e de uma parede externa de 3.6 km de comprimento estão três galerias retangulares, cada uma erguida em cima da outra. No centro do templo fica um quinteto de torres. Diferentemente da maioria dos templos angkorianos, Angkor Wat fica virado para o oeste. Os estudiosos se dividem em relação ao significado disto.

O templo é admirado pela grandiosidade e harmonia de sua arquitectura, pelos seus baixos relevos extensos e pelos vários desenhos que adornam suas paredes.


Foi este famoso templo bem como o Bayon que o articulista foi visitar no dia 24 de Fevreiro de 2010.






O articulista junto à placa do templo, com a indicação da Unesco.




Esta foto foi tirada do templo Bayon





Uma das imensas esculturas nas paredes do mosteiro.






Angkor Wat é o maior templo e também o mais conservado dos que integram toda a base de Angkor. É considerado como maior estrutura religiosa jamais construída, e um dos tesouros arqueológicos mais importantes do mundo.
Situado a 5,5 km a norte da actual Cidade de Siem Riep, Provincia de Siem Riep, Reino de Cambodja, Angkor Wat forma uma parte do complexo de templos construidos na zona de Angkor; antiga capital do imperio Jemer durante sua época de esplendor, entre os séculos IX e XV d. C. Angkor abrange uma extensão em todo o seu conjunto de 200 km2, mas recentes investigações dizem ser possivel a sua extensão ser de 3.000 km2 e que provavelmente albergaria um milhão de habitantes, se assim for, seria a maior urbanização da humanidade.






Desde a sua construção nos principios do século XII que o reino se havia mudado para as cercanias em Bayon, e nos finais desse século, Angkor Wat passou a ser o centro político e religioso do império.


Dedicado inicialmente ao deus Vishnu arquitectónicamente o templo combina com a tipología hindu do templo-monte representando o Monte Meru; morada dos deuses.






A palavra Angkor vem do Sánscrito Nokor, que falado se pronuncia Nagara que significa "capital", a palavra Wat é de origen jemer e se traduz como "templo". O nome de Angkor Wat é em todo o caso posterior à sua contrução, visto que originalmente tinha o nome de Preah Pisnulok; nome este dado pelo seu fundador Suryavarman II.


Angkor Wat converteu-se num símbolo nacional, ao ponto de figurar na bandeira do país. No dia 14 de Dezembro de 1992, foi declarado pela UNESCO Patrimonio da Humanidade.










Angkor Wat é o expoente máximo da arquitectura do Imperio jemer, cujos primeiros templos remitam ao século VI. Quem planeou este gigante templo foi o Rei Suryavarman II, que reinou desde o ano de 1113 até 1150 d. C.


O Rei Suryavarman II alcançou o poder após ter assassinado o anterior Rei Dharanindravarman, caindo sobre ele essa acusasão que ele negava, dizendo que na altura andava passeando num elefante, porém muitos historiadores são de opinião que o Rei mandou erguer este templode dimensões gigantescas, para contrariar a aparante ilegalidade de seu reino.
Segundo rezam as lendas, o Rei quis construir o templo num lugar do agrado dos deuses. Se é verdadeira ou não esta lenda, ninguém o sabe, o Rei Suryavarman II mandou construir o templo junto à antiga cidade de Yashodharapura (que en sánscrito significa "cidade sagrada"), localizando-se a excassos kilómetros da actual cidade de Siem Riep, e tal como seus antecessores, tinha seu palácio dentro do recinto do templo, que era todo ele amuralhado. Os trabalhos do templo ficaram suspensos quando o rei faleceu, não tendo sido precedidos, a construção do templo levou somente 37 anos a serem concluídos,


No ano de 1177 Angkor foi saqueado pelos Cham, um povo que habitava onde hoje se localiza o Vietname, que era um inimigo tradicional dos jemer. Poucos anos depois, sendo Rei Jayavarman VII, expulsou os invasores e ampliou as fronteiras de seu reino. Este importante Rei, cujo reinado se extendeu desde o ano de 1181 até ao ano de 1220 d. C., abandonou o hinduismo e se converteu ao budismo passando a ser o Rama Mahāyāna, estabelecendo a nova capital nas cercanias do Angkor Thom, tendo o Bayon como novo templo.











Nos finais do século XIII, o Rei Jayavarman VIII retornou às suas crenças hindu, destruindo parte do legado de Jayavarman VII e melhorando algunos templos hindus, incluido Angkor Wat. A Jayavarman VIII sucedeu Srindravarman no ano de 1295: este novo Rei, que em anos anteriores havia sido ordenadomonje budista, no Sri Lanka mudou de novo a religião do reino, seguindo de novo as crenças do Theravāda. Entre os séculos XIV e XV, o Império jemer legalizou os monjes budistas Theravadas vindos do Sri Lanka, que transformaram os templos em uma nova religião. Foi por essa altura que o templo de Angkor Wat se remodelou para se adaptar ao culto budista Theravāda, depois o templo foi abandonado, e os seus únicos redidentes foram os monjes.










A pesar da decadência do imperio e do abandono dos templos durante os séculos seguintes, os monjes budistas permaneceram em Angkor Wat até que os franceses o redescobriram. Nas galerias do Preah Poan —uma galería cuciforme que servia de entrada para o terceiro recinto do templo— foram encontradas estátuas de Buda em madera, pedra e metal. Algumas dessas esculturas datavam entre os séculos XVI e XVIII, o que confirma que o templo de Angkor, ao contrário do outros localizados nessa zona, nunca foi abandonado. Também ao terem sido encontradas inscrições em idiomas, tal como o birmanês e o japonês, permitem deduzir a forte repercursão que o templo tinha fora das suas fronteiras.











Não são conhecidas as razões porque o Angkor foi abandonado, umas das razões mais prováveis seria a decadência do Império Jemer, devido às invasões mongolicas no ano de 1283. e dos Siameses (Tailandeses) entre os anos de 1369 a 1431. Desta forma os governantes sairam em busca de lugares mais seguros, tendo-se fixado a sul do lago Tonlé Sap, perto das actuais cidades de Phnom Penh e Udong.

Angkor foi abandonado no ano de 1432, sendo estabelecida a nova capital em Lovek, perto da actual capital Phnom Penh.













Não obstante, Angkor foi novamente habitada na segunda metade do século XVI: no ano de 1550, o Rei Ang Chan (1516–1566) se mudou para o Angkor Thom, mantendo porém a capital em Lovek, e alguns depois em 1576, o Rei Satha mudou de novo a sua corte para o Angkor. Em consequência desta mudança mandou realizar muitas obras de restauração do templo no Angkor Wat.

Porém seria breve a sua estada em Angkor, vistos que noa no de 1594, as tropas siamensas, terem conquistado o frágil e débil império cambodjano, sendo então abandonado definitivamente Angkor.













Devido ao seu abandono nos finais do século s XVI, Angkor foi abrangida pela selva, com a única ecepção do templo Angkor Wat, que permaneceu habitada por monjes budistas.

Todavia persiste a lenda de que Angkor Wat caiu no esquecimento e que foi redescoberto nos finais do século XIX pelo naturalista francês Henri Mouhot, que na altura andava em caça de borboletas e por casualidade encontrou o templo.

Esta história é um mito, visto que Mouhot não foi o primeiro ocidental a visityar o templo, e este nunca foi totalementeabandonado, permanecendo na memória do povo Jemer, e tendo a sua fama ultrapassado fronteiras.


A primeira visita documentada, de um ocidental, a Angkor Wat, aconteceu no ano de 1586, pelo frade capuchinho português ANTÓNIO DA MADALENA. A documentação do referido frade, foram reconhecidas por um historiador português chamado Diogo do Couto, que as trancreveu do seguinte modo "...uma construção de tal modo extraordinária que não é possível descreve-la por escrito, especialmente é diferente de qualquer outro edifício no mundo. Possui torres, decoração e todos os refinamentos que o génio humano pode conceber"
Diogo do Couto

















Como se pode ver os português dos tempos antigos andavam já por tudo o que era mundo.

E tal como esse Frade Capuchinho, o articulista deve o ensejo de conhecer este famoso templo e fez com o era sua intençõ desde longa data.














Foto tirada no átrio do hotel casino Tropicana, em Poi Pet.

















Esta foto, como se pode ver, não foi tirada do Angkor Wat, mas sim num dos átrios do Hotel Casino Tropicana em Poi Pet.