o mar do poeta
o mar do poeta
segunda-feira, julho 26
ISTMO TAIPA - COLOANE
CANIDROMO DE MACAU - SUA HISTÓRIA
A year ago at the lot near the Chinese border to begin construction , when the track , grandstand , kennels and other facilities thus gradually become form , the public already talking about . When the first dog race comes into play, more to push people's emotional
1963 farm re- opened for business , filled with dog characteristics
Twenty- five years of farm closure , reopened in 1963 . Earlier, inside the camp was finally closed . New dog owners , quickly re- track the construction of the facilities and to become well-organized site . Dog Field marked the reopening of the venue has a taste of
The venue for each entry shows the name and the weight of the dogs notices Edition is shipped from
CENTRO DESPORTIVO LIN FONG
Centro Desportivo Lin Fong | |||||||||||
Endereço:Avenida Almirante Lacerda, Macau | |||||||||||
Introdução | |||||||||||
Há cerca de cem anos, o local onde se encontra localizado o Centro Desportivo Lin Fong era apenas uma praia. Entretanto, as obras de aterro realizadas no início do Século XX permitiram a conquista de novos terrenos ao mar. Desde 1932, tais terrenos são utilizados para a realização das corridas de galgos. | |||||||||||
Em 1940, o Governo de Macau construiu no referido local uma infra-estrutura desportiva denominada por “Campo Desportivo 28 de Maio”, também vulgarmente conhecida por “Campo Lin Fung”. Em 1989, o investimento efectuado pelo Governo de Macau na construção das pistas de “tartan” proporcionou à modalidade de atletismo a entrada em uma nova era. Em 1986, construiu-se no local uma nova Piscina Coberta com água aquecida. As duas piscinas existentes foram as primeiras piscinas abertas ao público, e uma das quais foi concebida para a utilização específica dos indivíduos com deficiências físicas. Em 1998, a Piscina foi alvo de novas obras de remodelação, tendo introduzido os ginásios para a realização de actividades desportivas em recinto coberto. Para além do campo de futebol, da pista de atletismo, das piscinas de água aquecida e dos ginásios, o Complexo encontra-se apetrechado ainda da Sala de Musculação, e da Zona de Ténis-de-Mesa, entre outros. | |||||||||||
Instalações | |||||||||||
Horário de funcionamento: 06:00 - 23:00 Durante o período que não seja utilizado pela Companhia de Corridas de Galgos é aberto ao público Campo desportivo
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Piscina AHorário de funcionamento:
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Piscina BHorário de funcionamento:
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GinásioHorário de funcionamento: 07:00 – 23:00
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OutrosDisponibiliza ainda uma sala de reuniões com capacidade para acolher cerca de 50 pessoas para a prestação do apoio logístico às diferentes actividades |
CANIDROMO DE MACAU - SEU EMBLEMA
Na outra parte do marco, que penso ser estar utilizado como deposito de água, está inscrita a data de 1140, não compreendendo a razão das mesmas, mas enfim!...
Poderei deduzir que 1140 foi quando foi reconhecido o Condado portucalense, e 1640 data da recuperação de Portugal.
Esta imagem esteve bem à vista, porém nos dias de hoje e devido à costrução do Centro Desportivo Lin Fong, parte da estrutura superior do mesmo, não deixa visivel a frente do histórico marco, vamos lá saber porquê.
Não existe, presentemente, qualquer placa que indique o local como sendo Campo Desportivo 28 de Maio.
A placa indicativa da companhia de corridas de galgos, YAT YUEN.
Entrada para o Estádio, que é igualmente canidromo.
KOPI LUWAK - CAFÉ ESPECIAL
Kopi Luwak
Kopi Luwak ou Café Civet é um café produzido com grãos de café que foram comidos e passaram pelo sistema digestivo do civeta (Paradoxurus hermaphroditus). O civeta - que é uma espécie semelhante ao gambá - come os grãos, mas estes grãos não são digeridos e passam intactos pelo sistema digestivo do animal. Este processo acontece nas ilhas de Sumatra, Java e Sulawesi no arquipélago da Indonésia, e nas Filipinas (onde o produto é chamado de Kape Alamid). No Vietnam existe um tipo similar de café, chamado weasel coffee, que possui grãos que foram defecados pos animais locais - doninhas. Na verdade, o "weasel" é somente uma versão local do Civet Asiático.
Kopi Luwak, o café mais caro do mundo, vendido entre U$120 e U$60o USD o meio quilo, e é vendido principalmente no Japão e nos Estados Unidos. A produção limitada dos grãos (menos de 230 quilos por ano) é o motivo de sua raridade, preço alto (cerca de mil dólares o quilo) e sabor inigualável, garantem os apreciadores. "Uma mistura de chocolate e suco de uva. Menos ácido e amargo do que os cafés comuns", descrevem alguns especialistas.
Em 2004, Um Sindroma Respiratório Agudo e Severo, (SARS) infectou milhares destes civets na China e causou um grade extermínio, mas a procura pelo café não foi afectada.
Kopi é uma palavra indonésia para café, enquanto luwak é o nome local do Asian Palm Civet. À medida que o grão passa pelo sistema digestório do animal, ele sofre um processo de modificação parecido com o utilizado pela indústria cafeeira para remover a polpa do grão de café, mas que envolve bactérias diferentes das usadas pela indústria, além das enzimas digestivas do animal. É isso que dá ao Kopi Luwak seu sabor característico inigualável. Mas esse processo um tanto quanto esquisito de produzir café não representa riscos à saúde? "Os resultados dos testes que fiz em meus trabalhos mostraram que a bebida é perfeitamente segura", garante Marcone.
Não existem registros precisos sobre a história do Kopi Luwak, mas acredita-se que sua origem data de cerca de 200 anos atrás, quando os colonizadores holandeses iniciaram plantações de café nas ilhas de Java, Sumatra e Sulawesi, onde hoje é a Indonésia.
É nessas ilhas que vivem as civetas, que começaram a se alimentar da planta. Para evitar o desperdício, os plantadores de café começaram a coletar os grãos que saíam intactos das fezes dos animais. Em algum momento alguém resolveu experimentar essa variedade aparentemente pouco apetitosa e descobriu o que hoje é considerado o café mais saboroso do mundo.
Kopi Muncak (also Kopi Muntjak) é um tipo similar de café produzido pelas fezes de várias espécies de barking deer, ou Muntjac, que são encontrados ao redor do Sudoeste da Ásia. Diferente do café civeta ou "doninha", este tipo de café é coletado diretamente no campo, e não é produzido em campos de captura (fazendas).
Poderá ser óptimo este tipo de café, mas o articulista jamais o beberá, visto que café extraído da merda não entra em sua boca!....
E grandes merdas de café já se vendem em muitas cafetarias de Macau e a preços bem caros.
Para este especial café, extraído das fezes da Paradoxurus Hermaphroditas, deverá acompanhar bem com um Licor de Merda.
domingo, julho 25
1964 - MILITAR NA ILHA DA TAIPA
O ARTICULISTA E PESSOAL DA SUA SECÇÃO JUNTO A UM JEEP
O Primeiro Cabo Lopes, assim que nos viu desembarcar, se foi aprensentar, dizendo que está à nossa disposição, para tudo o que podesse ser útil.
O ARTICULISTA E SEU PESSOAL DEFRONTE DAS INSTALAÇÕES DO QUARTEL
O ARTICULISTA EM EXERCICIOS MILITARES, JUNTO AO CEMITÉRIO CHINÊS, QUE FICAVA AO FUNDO DA CARREIRA DE TIRO.
Perguntando ao Primeiro Cabo, como é que se processava o fornecimento de alimentos
do pessoal, ele informou que diariamente vinham de Macau, os alimentos frescos, os restantes o Quartel General, enviava mensalmente os géneros e as referidas ementas, mas o ainda não tinha feito, porque segundo as contas deles, deveria haver géneros em depósito até ao final do mês.
Um colega meu e um senhor chinês que era o patrão da embarcação que diariamente fazia o transportes dos géneros alimentícios para a Ilha da Taipa, entre eles os que se destinavam as tropas ali estacionadas. O barco era propriedade de um senhor de apelido Alcântra.
O ARTICULISTA NA PRAIA, DEFRONTE ONDE HOJE SE ENCONTRAM AS CASAS -MUSEU.
Continuando, ordenei ao Primeiro Cabo para ir buscar o jeep e me fizesse transportar até à vila, afim de fazer algumas compras, mas a ordem, teve logo uma rápida resposta, o jeep estava avariado e sem combustível, a camioneta que nos tinha transportado na noite anterior avariada estava, havia ainda uma camioneta de transporte de água, encontrava-se na garagem, igualmente avariada, havia somente duas alternativas, ou usar a bicicleta ou ir a pé, até à vila, percorrendo os arrozais que circundavam o posto militar.
O Posto Militar ficava, nas traseiras da actual Universidade de Macau, havia um carreiro de terra batida que ia dar à vila.
Quando o articulista pediu para irem buscar a bicicleta, foi informado pelo dito Primeiro Cabo, que a mesma, tinhas os pneus furados, já super aborrecido com todas aquelas situações, dei um berro tão forte que foi ouvido pelos habitantes de algumas barracas que ficavam situadas, perto da calçada de acesso às instalações militares.
O ARTICULISTA PASSEANDO PELA RUA FERNÃO MENDES PINTO.
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O articulista nas escadarias do Jardim do Carmo, junto à Igreja com esse njome, aliás a única igreja que existia na altura na Ilha da Taipa.
As fotos que se seguem foram tiradas no mesmo local, havia as tais casas coloniais, por essa altura, abandonadas e em mau estado de conservação, serviam até de viveiros de cobras.
O articulista e um seu camarada, que era natural do Porto, nesse mesmo jardim do Carmo.
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sábado, julho 24
ARTICULISTA NA TAIPA
CHEGADA A MACAU - 1964
A PONTE NOBRE DE CARVALHO
sexta-feira, julho 23
HOTEL CASINO ESTORIL
Como podem ver, através deste anuncio, publicado no Jornal Notícias de Macau, refrente ao mês de Julho de 1964, um almoço no luxuoso restaurante do hotel Estoril, custava apenas $6,50 patacas e um jantar $8.00 patacas.