o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, dezembro 4

TAP - AIR PORTUGAL






 
A TAP foi eleita a melhor companhia área da Europa, entre outras 30 companhias de renome internacional, pela revista norte-americana de turismo "Global Traveler", divulgou hoje a empresa em comunicado.

O prémio foi atribuído em Beverly Hills, nos Estados Unidos, na oitava gala anual da "Global Traveler" e resulta da sondagem designada "GT Tested Reader Survey" da revista realizada a mais de 36.000 passageiros frequentes e passageiros executivos, que fazem em média 16 viagens internacionais e 16 viagens domésticas por ano.

No comunicado, a TAP lembra que esta sondagem é considerada no sector como os "óscares de viagens" e explica que os passageiros frequentes e executivos são convidados a nomear "os Melhores" em várias categorias na área de viagens e turismo.

Estes passageiros têm um rendimento médio anual de 340 mil dólares e passam uma média de 80 noites em viagens ao estrangeiro e 40 noites em viagens domésticas, sendo que 78% viajam em primeira classe ou classe executiva.

Inquérito aos leitores

"O concurso está desde logo vedado à participação dos trabalhadores da 'Global Traveler' ou dos membros da indústria de viagens e turismo, que por conseguinte não podem concorrer ao mesmo", sublinha a transportadora aérea portuguesa.

O inquérito foi feito aos leitores da revista, entre 01 de janeiro e 31 de agosto de 2011.

A TAP recebeu ainda na mesma noite o prémio de "Melhor vinho tinto servido em Classe Executiva Internacional" pela mesma revista no âmbito do concurso '2011 GT Wines on the Wing'.


A TAP Portugal MH IH (antigamente TAP Air Portugal) é a companhia aérea de bandeira portuguesa e a maior companhia de linha aérea de Portugal. Foi fundada em 14 de Março de 1945. É membro integrante da Star Alliance. Realiza voos para a Europa, América do Norte, América Latina e África, além dos voos domésticos. Em 2007, a TAP adquiriu a companhia aérea Portugália, considerada durante 5 anos consecutivos a melhor companhia aérea regional da Europa. A sigla TAP significa Transportes Aéreos Portugueses, denominação original da empresa.

História

Os Transportes Aéreos Portugueses foram fundados a 14 de Março de 1945 e no ano seguinte foram comprados os primeiros aviões, DC-3 Dakota.



A 19 de Setembro de 1946 foi aberta a primeira linha comercial, de Lisboa para Madrid. A 31 de Dezembro desse mesmo ano foi aberta a Linha Aérea Imperial, entre Lisboa e Luanda na colónia de Angola e Lourenço Marques (actual Maputo) na colónia de Moçambique, e tinha doze escalas.


A primeira linha doméstica, entre Lisboa e Porto, foi aberta em 1947, no ano em que foram adquiridos aparelhos C-54 Skymaster.

Entretanto, a TAP começou a efectuar voos para Londres (Reino Unido), Paris (França) e Sevilha (Espanha) e, já na década de 1950, para o Reino de Marrocos.


Em 1953 a TAP passou a ser uma empresa privada e dois anos mais tarde foram adquiridos dois Super-Constellation, que permitiram a redução da duração da viagem entre Lisboa e Lourenço Marques.


Em 1962 entrou ao serviço da TAP o primeiro avião a jacto, um Caravelle, que fez a ligação Lisboa-Madrid. No ano seguinte os jactos passaram também a servir as rotas para África.

Em 1966 foi inaugurada a linha para o Rio de Janeiro. O dia escolhido foi 17 de Junho, o mesmo que, em 1922, ficou marcado pela chegada a Guanabara do hidroavião Santa Cruz, de Sacadura Cabral e Gago Coutinho, na primeira travessia aérea do Atlântico Sul. Ainda nesse ano foi aberta a linha para Nova Iorque.

A partir de 1967 a TAP passou a ser a primeira companhia aérea europeia a operar exclusivamente com aviões a jacto.

Dois anos depois foram criados os Transportes Aéreos Continentais (TAC), uma subsidiária da TAP destinada ao serviço de táxi aéreo.

Em 1970 a TAP recebeu a Medalha de Mérito Turístico, pelos serviços prestados ao turismo português. Dois anos mais tarde, a TAP foi de novo premiada, desta vez com o troféu Publituris, que distinguia a melhor companhia de aviação. A transportadora repetiu o feito em 1973 e 1974.

Em 1975 a companhia aérea foi nacionalizada, passando a ser uma Empresa Pública.

Quatro anos mais tarde foi adoptada uma nova imagem e a companhia passou a chamar-se TAP - Air Portugal. Nesse sentido foi criado um novo logótipo, novas decorações dos aviões e novos uniformes. Ainda nesse ano a transportadora recebeu o título de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

Já na década de 1980, a TAP destacou-se na reparação de aparelhos de outras companhias internacionais, sendo uma das mais conceituadas do mundo nessa matéria.

Em 1984 constituiu a empresa operadora turística Air Portugal Tours e em 1985 inaugurou o Museu TAP. Neste ano criou a Air Atlantis, empresa subsidiária para operações charter, e a LAR (Linhas Aéreas Regionais), que substituiu os TAC.

Em 1991 a TAP foi transformada em Sociedade Anónima de capitais maioritariamente públicos. No entanto, enfrentou problemas financeiros e em 1994 foi lançado o Plano Estratégico e de Saneamento Económico-Financeiro para recuperação da Empresa.

Cinco anos mais tarde foi lançado o conjunto de Orientações Estratégicas para a TAP do futuro designado “Modernização e Recuperação da TAP”.

No ano seguinte, em 2000, foi fundada a YES, transportadora de voos charter, com 51 por cento do capital a pertencer à TAP.

Em 2001 a TAP Air Portugal passa a ser a companhia aérea europeia com a presença mais marcante no mercado brasileiro. Hoje com voos diários para o Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, Recife, Salvador, Natal, Porto Alegre e Fortaleza.

Em 2005, ano da comemoração do 60 anos da companhia, é alterada a imagem, é criado um novo logotipo e a empresa passa a denominar-se TAP Portugal, passando também a fazer parte da Star Alliance.

A YES devido à má imagem que tinha no mercado é convertida na White, pertencente também ao grupo TAP.


Em 2006, são adquiridos os primeiros Airbus A330 . É vendida a White ao grupo Omni - Aviação e Tecnologia.

Em 2007, a TAP adquiriu ao Banco Espírito Santo a companhia aérea Portugália Airlines. Esta, que foi considerada durante 5 anos consecutivos a melhor companhia aérea regional da Europa, viu mantido o seu nome e logótipo comercial. Contudo, a PGA passou a fazer parte do Grupo TAP. A companhia aérea de bandeira portuguesa comprometeu-se entretanto a renovar a frota de aviões da PGA, embora ainda sem calendarização. O Programa de Cliente Frequente foi transferido para o Programa Victoria da empresa mãe.

A frota de longo curso da Tap Portugal foi recentemente renovada. Os antigos Airbus A310 foram totalmente substituídos por novos Airbus A330-200.

Desde os anos 90 que a TAP tem uma "contrato de exclusividade" com a Airbus, "contrato" este que foi reafirmado nos finais de Novembro de 2007 com a compra de 12 novos A350 XWB e 8 A320 à fabricante europeia, aviões esses, todos novos de fábrica, que entrarão ao serviço da TAP a partir de 2013 e que serão utilizados em novas rotas transatlânticas.



Códigos internacionais

IATA Código: TP

ICAO Código: TAP

Designação: TAP Portugal



 Companhias subsidárias

Portugália (100%) PGA Express



                                                               BEECH 1900D




EMBRAER 145 EP



                                                                       FOKKER 100

A TAP Cargo é uma área de actividade da TAP que tem por missão principal a rentabilização do espaço que sobra dos porões depois do acondicionamento da bagagem dos passageiros.

Os wide-bodies são os aparelhos mais rentáveis para transporte de carga e correio:

Capacidades quando cheios de passageiros:

A340 - cerca de 15.000 kg - 76 m³

A330 - cerca de 10.000 kg - 40 m³

Os A330's têm um compartimento no lower deck para descanso da tripulação que retira à carga 10 m³.

Os narrow-bodies:

A321 - cerca de 3.200 kg - 12 m³

A320 - cerca de 2.400 kg - 9 m³

A319 - cerca de 800 kg - 3 m³

De realçar:

- Por cada passageiro a menos a bordo a capacidade para carga aumenta 110 kg (peso médio do passageiro mais bagagem);

- Os narrow-bodies reduzem substancialmente a sua capacidade para carga quando utilizados em destinos mais distantes e/ou com índices de bagagem por passageiro mais elevadas, como por exemplo: Bissau, Dakar, Sal ou Praia;

- A capacidade para carga também reduz por motivos operacionais quando os narrow-bodies acima referidos operam em pistas mais curtas (Horta ou Pico).

A rota mais rentável da TAP Cargo é Lisboa-Luanda, que regista invariavelmente uma ocupação de 100% e com as tarifas mais altas de toda a rede.

Há 4 rotas na Europa dedicadas exclusivamente ao transporte de carga criadas especialmente para alimentar de carga os voos para o Brasil:

Porto - Londres Heathrow, Inglaterra, operado pela European Air Transport; Boeing 757

Lisbon - Frankfurt, Alemanha, operado pela MNG Airlines; Airbus A300

Lisboa - Colónia, Alemanha, operado pela MNG Airlines; Airbus A300

Lisboa - Bruxelas, Bélgica, operado pela Royal Jordanian Cargo; Airbus A310-300

A TAP Cargo opera ainda voos cargueiros Lisboa-Luanda e Porto-Luanda em regime de leasing ACMI(Aircraft, Crew, Maintenance, Insurance) sempre que a procura excede a oferta. Estes voos são normalmente operados com um Boeing 747-200F, fretados a outras companhias aéreas. A mais usada tem sido a americana Atlas Air.

Frota

A TAP Portugal é considerada uma companhia "all-Airbus". Todos os seus 53 aparelhos são do consórcio europeu Airbus. Duas famílias de aviões Airbus fazem parte da frota TAP: A320 e A330/340.

Com a aquisição da Portugália, a frota da TAP Portugal aumentou para 69 aeronaves. Desta forma, a frota é constituída por:




                                           Airbus A319-100    -     19 unidades



                                                   Airbus A320-200  - 17 unidades



                                              CS-TNP, com a pintura alusiva à Star Alliance

A TAP tem uma das frotas mais novas da Europa com uma idade média de 8 anos



                                                     Airbus A321-200 - 3 unidades



                                                       Airbus A330-200  - 12 unidades



                                                Airbus A340-300 - 4 unidades


Renovação da frota

A TAP é detentora de uma das mais modernas e jovens frotas aéreas da Europa, com a idade de 8 anos. Contudo, a renovação é uma constante na companhia. Desde meados da década de 1990 que a TAP se tem empenhado numa total renovação da sua frota.

A companhia deixou de voar com a Boeing depois de 1998.

Em 1989 é recebido o primeiro Airbus A310, seguindo-se, durante toda a década de 1990, os primeiros Airbus A320, A340 e, em 1997, os A319.

Hoje, a renovação da frota aérea centra-se no longo curso. De momento, a TAP encontra-se a substituir os A310 pelos mais recentes e tecnologicamente avançados Airbus A330. Um acordo de compra com a Airbus prevê a substituição integral da frota A330 e Airbus A340 pelos futuros Airbus A350 a partir de 2013.

Contudo, a Airbus, fruto de problemas internos, onde se incluí os atrasos nas entregas do super-jumbo A380, alterou os planos de construção do A350. Um novo avião, o A350 XWB (Xtra Wide-Body) foi apresentado mas apresentando mais custos no preço final. Os 10 A350 da TAP estão agora a ser renegociados. Como as datas de entrega também foram alteradas, a TAP encontra-se com enormes dificuldades em expandir a sua oferta de lugares e novos destinos.

Mas, nos finais de Novembro de 2007, o CEO da TAP assinou em Toulouse, com a Airbus, o contrato para a aquisição de 12 aviões A350 XWB, com opção para mais três unidades, e também uma carta de intenções para mais oito aviões da família A320. Este pedido foi cancelado no ano seguinte devido às dificuldades económico-financeiras da empresa, e à crise mundial, de onde se destaca o forte aumento do preço do petróleo. A Companhia converteu assim a sua encomenda inicial do A350, feita em Dezembro de 2005, na encomenda do novo A350 XWB, e confirmou simultaneamente o número de aparelhos de 10 para 12.

Recorde-se que a proposta entre a TAP e a Airbus envolve a compra de 12 A350.

OS AVIÕES DA TAP UTILIZADOS PELO ARTICULISTA


SUD SE-210 CARAVELLE

3 DE ABRIL DE 1974 - BRUXELAS - LISBOA
Utilizado uma única vez



Boeing 727

Agosto de 1974 - Lisboa - Amesterdão - Compenhague
Utilizado uma única vez



BOEING 737
Utilizado várias vezes entre Lisboa-Funchal (atraso de 4 horas)
Lisboa-Paris
Geneve - Lisboa
Lisboa- Frankfurt (atraso de 3 horas)



Airbus A-310
Utilizado uma única vez, entre Newark - Lisboa
(Atraso de 6 horas)



Airbus A-340-300
Utilizado por duas vezes entre Macau-Bruxelas-Lisboa (ida e volta)
Macau-Bangkok-Lisboa (ida e volta)
Macau-Bangkok (ida e volta)
Tinha bilhete para a viagem entre Macau-Bangkok, e a Tap sem aviso prévio deixou de voar para Macau.


A opinião do articulista sobre a companhia aéra portuguesa TAP não é das melhores, devido às más experiências passadas.

Incidentes e acidentes

2 de Abril de 2009: Aeroporto de Luanda, Angola. Um Airbus A340 da TAP,de matricula CS-TOA, aterrou de emergência, depois de um dos quatro reactores ter sido atingido por aves, logo após a descolagem. O avião seguia para Lisboa. Nenhum ferido a registar.

21 de Fevereiro de 2006: Aeroporto de Guarulhos, São Paulo, Brasil. Um A340 da TAP aterrou num taxiway, convencido de que era uma das pistas de serviço, sem que os passageiros tivessem notado qualquer anomalia

1 de Dezembro de 2001: Aeroporto de Zurique, Suíça. O Saab 2000 da companhia Suíça Crossair, já se encontrava em fase de descolagem quando se atravessou no caminho, cruzando a pista, um Airbus A319 da TAP. O desastre foi evitado por muito pouco.

21 de Agosto de 2001: Aeroporto das Lajes, Açores. Um A310 da TAP foi obrigado a efectuar uma manobra brusca para evitar a colisão com uma pequena aeronave. Trinta e quatro pessoas ficaram feridas, sem gravidade.

6 de Maio de 1980: Aeroporto de Madrid, Espanha. Um pirata aéreo, com apenas 16 anos, durante o voo Lisboa - Faro, entra no cockpit e exige ser levado até Madrid, acabando por se render horas depois do avião ter aterrado

22 de Outubro de 1978: Aeroporto Internacional da Madeira, Funchal. Um pirata aéreo exigiu ser levado até Marrocos, num voo entre Lisboa e Funchal, tendo acabado por ser detido.

19 de Novembro de 1977: Aeroporto Internacional da Madeira, Funchal. Voo 425 da TAP Portugal, um Boeing 727 despenha-se na aterragem com 164 pessoas a bordo, 131 das quais morreram.

10 de Novembro de 1961: Aeroporto da Portela, Lisboa. Um avião proveniente de Tânger é desviado por 6 opositores ao regime e forçado a voar em círculos em Lisboa para lançar panfletos.

27 de Janeiro de 1948: Avião despenhou-se no Monte da Caparica, num vôo de treino. Faleceram os três ocupantes





Airbus A-340-312 no aeroporto de Macau, cujas rotas começaram no dia 2 de Abril  ano de 1996 e terminaram no dia 31 de Outubro ano de 1988.
Era á única companhia aérea a sair de Macau com destino à Europa.



Último vôo da Tap a partir de Macau, 31 de Outubro de 1998.

O articulista tinha um bilhete para a viagem Macau-Bangkok, mas teve que o trocar por um da Air Macau, a TAP sem aviso prévio asssim procedeu e não deixa saudades.





SANTA EURO CRISIS






By Manny Francisco, Manila, The Phillippines - 12/3/2011 12:00:00 AM

sábado, dezembro 3

Mundo - Uma Portuguesa foi detida em Macau por tráfico de droga - RTP Noticias, Vídeo

Mundo - Uma Portuguesa foi detida em Macau por tráfico de droga - RTP Noticias, Vídeo

Era uma antiga agente da Polícia Marítima e Fiscal e, se for considerada culpada, pode passar até 15 anos na cadeia.

Esta senhora agente  de 2a. classe da PMF, aposentada, trabalhou sobre as minhas ordens durante vários anos e sempre se portou com dignidade era uma óptima profissional.

Não sei quando se aposentou, pois faz anos que a não a via e fiquei espantado pelo facto de ela assim proceder, pois sempre teve uma postura inrrepreensivel.

Algo de errado se passou com ela, o jogo é a perdição de muitos ou então estava sendo controlada pelas seitas, mas o que soube a respeito dela, era que se encontrava bastante doente.

Seu pai era um português, agente da PSP aposentado que vendia bilhetes do totobola e da lotaria portuguesa, um dia, as coisas lhe correram mal e se suicidou dando um tiro na cabeça.


FAZ FRIO EM MACAU



2011-12-03


Tempo frio.

Céu pouco nublado.Vento bonançoso a moderado de Norte a Nordeste.Visibilidade moderada. Mar de pequena vaga.



2011-12-04

O índice de temperatura é Amarelo (Frio).

Tempo seco. Céu pouco nublado tornando-se muito nublado. Vento bonançoso a moderado de Norte a Nordeste. Mar encrespado a de pequena vaga.

Temp. entre 11 °C a 19 °C.

Humidade relativa entre 40% a 75%.

O índice UV máximo prevista é de 5, classificado de Moderado.

Actualizado às 17:11 hora local, 2011-12-03

EURO 2012












































MAS QUE TANGO NOS SAIU




ESTA É OUTRA MÚSICA, JÁ QUE O FADO SE TORNOU PATRIMONIO IMATERIAL DA HUMANIDADE, VEREMOS SE TAMBÉM CONSEGUIMOS DANÇAR O TANGO NA UCRANIA E NA POLÓNIA, O TRIO ESSE  ESTÃO A NORTE..... 



CANDIDATO A CAMPEÃO EUROPEU DE 2012




Mundo - Portuguesa detida em Macau por suspeita de tráfico de droga - RTP Noticias

Mundo - Portuguesa detida em Macau por suspeita de tráfico de droga - RTP Noticias

LEÕES DA MADEIRA E AS ÁGUIAS




Os Leões da Madeira meteram a Águia no buraco.

Águias e Dragões na Taça já não tocam




A liga Sagres e o caneco


EURO TITANIC






By Christo Komarnitski, Bulgaria - 12/2/2011 12:00:00 AM

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Hoje é o dia Internacional do Deficiente Físico. Você já se perguntou porque está data se faz tão especial para algumas pessoas especiais? Ou apenas acreditou que é uma data como outra qualquer?



O Dia Internacional do deficiente Físico marca a luta contra o preconceito, por direitos de igauldade social e pelos diretos consttucionais que não são compridos. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1998, para a conscientização sobre os assuntos de deficiência e para promover os direitos humanos dos deficientes.

Mas quem são essas pessoas especiais a que me referi? São deficientes físicos, sendo que devemos considerar como deficiência física, quando alguma parte do organismo humano não apresenta um funcionamento perfeito, porém isso não pode ser considerado como diferença, pois existem várias pessoas com os mesmos tipos de limitações que as tornam normais dentro de suas possibilidades.

Fonte - Blog thebest






O REI LEVOU DUAS PAULADAS

3 de Dezembro de 1769




O rei D. José I de Portugal é agredido por um demente, com duas pauladas, em Vila Viçosa...

Ou seja... em 1769 um tipo agredia um politico e era considerado louco...

Quer dizer... que as coisas não mudaram muito...

Hoje em dia se nos revoltarmos contra os chefes de estado também nos chamam de malucos!!

Vamos a ver é se ninguém prega duas pauladas em algum alto dirigente, já como as coisas andam, as que caem no chão sãos as que se perdem...
 

Ganda alentejano....

Seria ele jesuíta?

sexta-feira, dezembro 2

HELP ME OUT





By Luojie, China Daily, China - 12/2/2011 12:00:00 AM

OS VELHOTES FORAM ALMOÇAR FORA


Após termos feitos algumas compras no Mercado Vermelho, aproveitamos para irmos almoçar num restaurante já nosso conhecido, e não se tem que pagar nem gorjeta e muito menos 23% de IVA.


                            Este foi o restaurante escolhido que se sita na Avenida Horta e Costa



A comida que a esposa escolheu, vegetais variados, arroz branco, uma sopa e chá.




A comida que o articulista perferiu, galinha, chá siu (carne de porco assada) arroz branco, alface com molho de soja, sopa de agriões e um café com leite, tudo óptimo.

E toda esta deliciosa comida ficou somente por 56 patacas, cerca de 5 euros.



E lá ficaram os velhotes super alimentados