o mar do poeta

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domingo, setembro 11

FESTIVALO DA LUA - 12 DE SETEMBRO


Macau encontra-se engalanada para festejar esta quadra popular, conhecida pelo Festival do Meio de Outono, também conhecido como o Festival da Lua, Festival das Lanternas ou Festival do Bolo da Lua.
Esta festividade popular é celebrada pelo povo chinês e remonta a mais de 3 000 anos, na Dinastia Shang teve início este festival de adoração à Lua, e foi chamado pela primeira vez Zhongqiu Jie (literalmente Festival do Meio de Outono)




O Festival do Meio Outono é realizada no dia 15 do oitavo mês do calendário chinês, que este ano é no dia 12 de  Setembro  no calendário gregoriano. É uma data que é paralelo ao equinócio de outono do calendário solar, quando a lua está em sua plenitude e redondos. A comida tradicional deste festival é o bolo da lua, do qual existem muitas variedades diferentes.



                                                      Estes os bolos lunares típicos


O Festival do Meio Outono é um dos poucos feriados mais importantes do calendário chinês, sendo os outros o Ano Novo Chinês e o Solstício de Inverno, e é um feriado oficial em vários países.

Antigamente este festival era comemorado pelos agricultures no fim da época das colheitas.

Tradicionalmente, neste dia, os membros da família e amigos se reune  em jantares de comida vegetariana, depois do jantar  deslocam-se para locais populares afim de contemplarem a lua cheia e brilhante.

Quando o articulista chegou a Macau, nos longínquos anos de 60s, podiam ver-se nas ruas a miudagem com laternas bem coloridas de todos os feitios, brincando, mas não eram só os miúdos que assim procediam, os pescadores vinham para terra e a Avenida Almeida Ribeira ficava repeta de pessoas, empunhando as ditas laternas, dando um colorido maravilhoso nessa noite às ruas de Macau.


Nos dia de hoje a tradição se mantêm, porém de um mmodo diferente, sendo as ruas todas enfeitadas, muitos jovens ainda compram as suas lanternas e nos bairros de Macau podem-se ver as suas brincadeiras.



Lanternas de todos os tipos e para todos os gostos.



A celebração do Festival do Meio Outono está fortemente associado com a lenda de Chang'e Houyi e, a Deusa da Lua da Imortalidade. A tradição coloca estas duas figuras da mitologia chinesa em torno de 2200 aC, durante o reinado do lendário imperador Yao, que pouco depois de Huangdi. Ao contrário de muitas divindades lunares em outras culturas que personificam a lua, Chang'e simplesmente vive na lua, mas não é a lua em si.

Existem muitas variantes e adaptações da lenda de Chang'e, que freqüentemente se contradizem. No entanto, a maioria das versões da lenda envolvem alguma variação dos seguintes elementos: Houyi, a Archer, um imperador, seja benevolente ou malévolo, e um elixir da vida.

Uma versão da lenda diz que Houyi era um imortal e Chang'e era uma bela jovem, que trabalha no palácio do Imperador de Jade (o Imperador do Céu, 玉帝 pinyin: Yudi) como um assistente para a Rainha Mãe do West (a esposa do Imperador de Jade). Houyi despertou o ciúme dos outros imortais, que então caluniou diante do Imperador de Jade. Houyi e sua esposa, Chang'e, foram posteriormente banido do céu. Eles foram forçados a viver na Terra. Houyi tinha que caçar para sobreviver e se tornou um arqueiro habilidoso e famoso.

Naquela época, havia dez sóis, na forma de três pernas de aves, residente em uma amoreira no mar oriental. Cada dia um dos pássaros sol teria de viajar ao redor do mundo num carro, conduzido por Xihe, a "mãe" dos sóis.

Um dia, todos os dez sóis circulado juntos, fazendo com que a Terra para queimar. Imperador Yao, o imperador da China, comandou Houyi usar sua habilidade de arco e flecha para derrubar tudo, mas um dos sóis. Após a conclusão de sua tarefa, o Imperador Houyi recompensado com uma pílula que concedeu a vida eterna. Imperador Yao aconselhou Houyi para não engolir a pílula imediatamente, mas em vez de se preparar orando e jejuando por um ano antes de tomar. Houyi tomou a pílula em casa e se escondeu debaixo de uma viga. Um dia, Houyi foi convocado novamente afastado pelo imperador Yao.

Durante a ausência do marido, Chang'e, percebeu um raio branco de luz acenando das vigas, e descobriu a pílula. Chang'e engoliu e imediatamente descobriu que podia voar. Houyi voltou para casa, percebendo o que tinha acontecido, ele começou a repreender sua esposa. Chang'e escapou voando para fora da janela para o céu.

Houyi perseguiu do outro lado do céu, mas foi forçado a retornar para a Terra por causa de ventos fortes. Chang'e chegou à lua, onde ela tossiu parte da pílula.  Chang'e ordenou a lebre que vivia na Lua para fazer uma outra pílula. Chang'e, então, ser capaz de retornar para a Terra e seu marido.

A lenda diz que a lebre ainda está batendo ervas, tentando fazer com que a pílula. Houyi construiu para si um palácio no sol, o que representa "Yang" (o princípio masculino), em contraste com a casa Chang'e sobre a lua que representa "Yin" (o princípio feminino). Uma vez por ano, na noite do Festival do Meio Outono, Houyi visitas de sua esposa. Essa é a razão por que a lua é muito cheia e bela naquela noite.

Essa descrição aparece na forma escrita em duas Western Dinastia Han (206 aC-24) coleções; Shan Hai Jing, o Clássico das Montanhas e Mares e Huainanzi, um clássico filosófico.

Outra versão da lenda, semelhante à anterior, difere em dizer que Chang'e engoliu a pílula da imortalidade, porque Peng, um dos muitos Houyi do aprendiz arqueiros, tentou forçá-la a dar a pílula a ele. Sabendo que ela não podia lutar contra Peng, Chang'e não tinha escolha a não ser engolir a pílula sozinha.

Outras versões dizem que Houyi e Chang'e ainda eram imortais que vivem no céu no momento em que Houyi matou nove dos sóis. Os pássaros sol eram os filhos do Imperador de Jade, que puniu Houyi e Chang'e, forçando-os a viver na Terra como mortais.

Vendo que Chang'e sentiu extremamente infeliz sobre sua perda da imortalidade, Houyi decidiu encontrar a pílula que iria restaurá-lo. No final de sua jornada, ele conheceu a Rainha Mãe do Ocidente, que concordou em lhe dar a pílula, mas advertiu de que cada pessoa só precisa de metade de um pill para recuperar a imortalidade. Houyi trouxe a pílula e armazenada em um caso. Ele alertou Chang'e não abrir a caixa, e depois saiu de casa por um tempo.

Como Pandora na mitologia grega, Chang'e ficou curioso. Ela abriu o caso e descobriu a pílula, assim como Houyi estava voltando para casa. Nervoso que Houyi iria pegá-la, descobrindo o conteúdo do caso, ela acidentalmente engoliu a pílula inteira, e começou a flutuar no céu por causa da overdose.

Algumas versões da lenda não se referem a Houyi ou Chang'e como tendo sido inicialmente imortais e apresentá-los como mortais em seu lugar.

Há também versões da história em que Houyi foi feito rei, como recompensa por matar nove dos sóis e salvar o povo. No entanto, King tornou-se um déspota Houyi que ou roubou uma pílula da imortalidade da Rainha Mãe do Ocidente ou soube que ele poderia fazer tal uma pílula por trituração até o corpo de um menino adolescente diferentes todas as noites por cem noites. Chang'e roubou a pílula e engoliu ela mesma, seja para parar mais meninos serem mortos ou para prevenir governo tirânico de seu marido de durar para sempre.






Palanque comemorativo do festival da lua, sito no antigo mercado da Taipa.

Erigir o Festival de Outono-Mid. ( 中秋, 中秋, na China e são homófonos) Não se trata de plantar árvores, mas sim pendurar lanternas  em varas de bambu e colocá-los num ponto alto, como telhados, árvores, terraços, etc.  Esta tradição é habitual em Macau, China, Hong-Kong e alguns países do Sudoeste da Ásia. 


Palanque comemorativo do festival da lua, sito na Praça da Amizade, defronte do Hotel Sintra
De acordo com um conto popular generalizado (não necessariamente apoiados por registros históricos), o Festival do Meio Outono comemora uma revolta na China contra os governantes mongóis da dinastia Yuan (1280-1368) no século 14.  Como reuniões de grupo foram banido, era impossível fazer planos para uma rebelião. Observando que os mongóis não comeu mooncakes, Liu Bowen (刘伯温) da Província de Zhejiang, assessor do líder rebelde chinês Zhu Yuanzhang, surgiu com a idéia de tempo a rebelião para coincidir com o Festival de Outono-Mid.
Ele pediu permissão para distribuir milhares de bolos de lua aos chineses residentes na cidade para abençoar a longevidade do imperador mongol. Dentro de cada bolo, no entanto, foi inserido um pedaço de papel com a mensagem: "Matem os mongóis no dia 15 do mês 8" (chinês tradicional: 八月 十五 ; chinês simplificado: 八月 十五 鞑子) . Na noite do Festival da Lua, os rebeldes atacaram com sucesso e derrubaram o governo. O que se seguiu foi o estabelecimento da dinastia Ming (1368-1644), sob Zhu. Doravante, o Festival do Meio Outono foi celebrado com bolos de lua em nível nacional.



Versão vietnamita


As Crianças vietnamitas celebrando o Festival de Outono-Mid com os tradicionais cinco pontas lanterna em forma de estrela

O festival do Meio-Outono é chamado de "Tet Trung qui" em vietnamita.

A versão vietnamita do feriado narra a lenda de Cuoi, cuja esposa acidentalmente urinou em uma figueira sagrada, levando-o com ela para a lua. Todos os anos, no Mid-Autumn Festival,as crianças empunham  lanternas de luz e participam de uma procissão para mostrar a Cuoi o caminho para a Terra.

No Vietnam, os bolos lunares são tipicamente quadrados, em vez de redondas, embora os redondos não existem. Além do conto indígena da figueira, outras lendas são amplamente divulgadas, incluindo a história da Senhora da Lua, e a história da carpa que queria  tornar-se em dragão.

Um evento importante antes e durante o Festival do Meio Outono os vietnamitas efectuam a dança do leão, estas danças são executadas por grupo de crianças, não profissionais, treinadas por peritos na matéria
Os grupos de dança do leão executam essas danças nas ruas e junto a estabelecimentos comerciais, solicitando primeiro permissão para as realizarem, se seu pedido for aceite, então os dançarinos efectuam as suas danças, desejando deste modo sorte e fortuna aos anfitriões, após terminada a dança, os anfitriões, oferece algum dinheiro, como reconhecimento da sua gratidão.


Vários são os palanques, expalhados pela cidade de Macau, este encontra-se situado na Praça do Tap Seac, defronte do antigo Hotel Estoril.

Em Macau as danças do leão percorrem as vias da cidade, estas danças são efectadas por grupos de

associações.







Toda a cidade de Macau e Ilhas está bem ornamentada.


Bolo da Lua (chinês simplificado: 月饼; chinês tradicional: 月饼; pinyin: Yue Bing) é um produto de padaria chinesa tradicionalmente consumidos durante o Festival do Meio Outono / Festival Zhongqiu. Estes bolos (mooncakes) são considerados uma iguaria indispensável nesta ocasião e  são oferecidas entre amigos ou em reuniões de família, enquanto celebram o festival. O Festival do Meio Outono é uma das quatro mais importantes festivais chineses.







Os típicos bolos da lua (Mooncakes) tem um formato redondo ou retangular, medindo aproximadamente 10 cm de diâmetro e 4-5 cm de espessura. Um enchimento de espessura geralmente feitos a partir  de sementes de lótus é cercado por uma crosta relativamente fina (2-3 mm) e pode conter uma ou duas gemas de ovos de pato, salgados.  Mooncakes são geralmente consumidos em pequenas fatias acompanhado de chá chinês. Hoje, é habitual  os empresários e as famílias oferta-los aos seus clientes ou parentes como presentes. Um bolo lunar possue 800-1200 kcal de poder energético.

sábado, setembro 10

GAZETA DO RIO DE JANEIRO - 10 SETEMBRO 1808



A Gazeta do Rio de Janeiro, fundada em 10 de setembro de 1808, foi o primeiro jornal impresso no Brasil, nas máquinas da Imprensa Régia, no Rio de Janeiro. Seu lançamento marca o início da imprensa no país.

Contexto

Até à sua publicação, fruto da transferência da corte portuguesa para o Brasil, era terminantemente proibido aos habitantes do Brasil o acesso a publicações.

Características

Publicado duas vezes por semana (bi-hebdomandário), era um jornal oficial e consistia, basicamente, de comunicados do governo. Seu editor era o Frei Tibúrcio José da Rocha.

Também publicava informes sobre a política internacional, em especial, à realidade européia diante dos conflitos napoleônicos e a instabilidade das colônias americanas da Espanha.

A partir de 29 de dezembro de 1821 passou a se denominar simplesmente Gazeta do Rio. Com a independência, a Gazeta deixou de circular.

Com seu fim, foi sucedido pelo Diário Fluminense, de Pedro I e o Diário do Governo, de Pedro II, como órgãos oficiais de imprensa.

Conteúdo

Seu conteúdo era restrito aos interesses da Coroa, e voltado para a vida cortesã. A parcialidade patenteava-se, por exemplo, no tratamento pró-inglês ao falar das guerras napoleônicas. Em 1818 o bibliotecário real Luís dos Santos Marrocos advertia em carta ao seu pai, em Portugal:

Devo advertir que nelas (notícias) há muita falta de exação e muita mentira, que não posso desculpar, pois, narrando com entusiasmo coisas não existentes ou dando valor a ninharias, cai no absurdo, ou talvez no desaforo, de não publicar fatos e circunstâncias ainda mais essenciais daquele ato.



Fonte - Enciclopédia livre
 
DIA DA IMPRENSA



10 DE SETEMBRO




Que seria do mundo sem os veículos de comunicação, falada ou escrita? Como seriam informados os bilhões de habitantes do planeta?

Além da finalidade de transmitir notícias, a imprensa tem um papel muito importanteque é a defesa dos direitos humanos, denunciando as injustiças que acontecem ou podem acontecer. A imprensa é a maior garantia de defesa da liberdade com que conta o cidadão.

O primeiro jornal editado no Brasil foi a Gazeta do Rio de Janeiro que começou a circular em 10 de setembro de 1808. Por isso, o dia 10 de setembro foi consagrado como o Dia da Imprensa.

Editada pela imprensa Régia, fundada por D. João VI, a Gazeta do Rio de Janeiro era dirigida pelo frade Tibúrcio Rocha.

O Brasil teve um jornal antes desse, o Correio Brasiliense, publicado por Hipólito da Costa, em junho de 1808. Era, contudo, editado na Inglaterra. Portanto, não pode ser considerado o primeiro jornal editado no Brasil.

Fonte: Infonet

História da Imprensa no Brasil

Até a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, era proibida toda e qualquer atividade de imprensa — fosse a publicação de jornais, livros ou panfletos. Esta era uma peculiaridade da América Portuguesa, pois nas demais colônias européias no continente a imprensa se fazia presente desde o século XVI.

A imprensa brasileira nasceu oficialmente no Rio de Janeiro em 10 de setembro de 1808, com a criação da Gazeta do Rio de Janeiro, órgão oficial do governo português que tinha se refugiado na colônia americana. Pouco antes no mesmo ano, porém, o exilado Hipólito José da Costa lançava, de Londres, o Correio Brasiliense (com S), o primeiro jornal brasileiro — ainda que fora do Brasil. Enquanto o jornal oficial relatava "o estado de saúde de todos os príncipes da Europa, (...) natalícios, odes e panegíricos da família reinante", o do exilado fazia política. Embora (diferentemente do que muito se divulga) não pregasse a independência do Brasil, e tivesse um posicionamento político por vezes conservador, o Correio Brasiliense foi criado para atacar "os defeitos da administração do Brasil", nas palavras de seu próprio criador, e admitia ter caráter "doutrinário muito mais do que informativo".

A proibição à imprensa (chegaram inclusive a destruir máquinas tipográficas) e a censura prévia (estabelecida antes mesmo de sair a primeira edição da Gazeta) encontravam justificativa no fato de que a regra geral da imprensa de então não era o que se conhece hoje como noticiário, e sim como doutrinário, capaz de "pesar na opinião pública", como pretendia o Correio Brasiliense, e difundir suas idéias entre os formadores de opinião — propaganda ideológica, afinal.

A censura à imprensa acabou em 1827, ainda no Primeiro Reinado. A própria personalidade de D. Pedro II, avessa a perseguições, garantia um clima de ampla liberdade de expressão — em nível não conhecido por nenhuma república latino-americana, graças aos caudilhos autoritários que lá se alternavam. A liberdade de imprensa já era garantida mesmo pela Constituição outorgada de 1824. Escreve Bernardo Joffily: "Cada corrente tem seu porta-voz", mas, ainda assim, "há órgãos apolíticos: o Diário do Rio de Janeiro (1º diário do País, 1821-1878) nem noticia o Grito do Ipiranga. Mas a regra é a imprensa engajada, doutrinária".

O francês Max Leclerc, que foi ao Brasil como correspondente para cobrir o início do regime republicano, assim descreveu o cenário jornalístico de 1889:

"A imprensa no Brasil é um reflexo fiel do estado social nascido do governo paterno e anárquico de D. Pedro II: por um lado, alguns grandes jornais muito prósperos, providos de uma organização material poderosa e aperfeiçoada, vivendo principalmente de publicidade, organizados em suma e antes de tudo como uma empresa comercial e visando mais penetrar em todos os meios e estender o círculo de seus leitores para aumentar o valor de sua publicidade, a empregar sua influência na orientação da opinião pública. (...) Em torno deles, a multidão multicor de jornais de partidos que, longe de ser bons negócios, vivem de subvenções desses partidos, de um grupo ou de um político e só são lidos se o homem que os apóia está em evidência ou é temível."

De fato, os jornais de partidos, ou espontaneamente criados e mantidos por militantes, carecem de organização institucional e de profissionalismo jornalístico. Nos tempos de maior exaltação na campanha republicana (1870-1878 e 1886-1889), surgem dezenas de jornais (que não passam de quatro páginas cada) efêmeros, sem durar mais que alguns meses.

Entre os jornais cariocas da época imperial estavam, em primeiro grau de importância, a Gazeta de Noticias e O Paiz, os maiores de então e os que sobreviveram mais tempo, até a Era Vargas. Os demais foram o Diario de Noticias, o Correio do Povo, a Cidade do Rio, o Diario do Commercio, a Tribuna Liberal, alguns jornais anteriores a 1889, mas de fortíssima campanha republicana, como A Republica, e as revistas de caricatura e sátira: a Revista Illustrada, O Mequetrefe, O Mosquito e O Bezouro. Outros ainda eram o Jornal do Commercio e a Gazeta da Tarde.

O caricaturista, ilustrador, jornalista Ângelo Agostini está entre as maiores personalidades da imprensa brasileira. Numa época em que a fotografia ainda era rara — e cara — o ilustrador tem o poder inegável de construir o imaginário visual da sociedade. Assim, o "Imperador Cabeça-de-Caju" ou o primeiro-ministro gorducho com ar de soberbo são o que a população — e aí, mesmo a massa analfabeta entra — vai consumir e por onde vai se pautar. Ali criou-se uma iconografia simbólica da política no final do Império.

A Revista Illustrada realmente era inovadora. As ilustrações litografadas almejavam ao perfeccionismo e ao mesmo tempo à expressividade. Inova a Revista também por uma diagramação "interativa", com ilustrações sobre o cabeçalho, moldura, etc.. Saía semanalmente e tinha distribuição nacional.

Nos 22 anos contínuos em que foi publicada, a Revista Illustrada entranhou-se no cotidiano nacional (Cf. Werneck Sodré) e inspirou uma geração de magazines satíricas. Embora um pouco anteriores, fazem parte da mesma safra: O Mosquito, O Besouro (ambos de Bordalo Pinheiro, imigrante português, amigo de Agostini) e O Mequetrefe.

Fonte: Wikipedia



sexta-feira, setembro 9

DIA DO PROFESSOR NA CHINA


O Dia do Professor  em todo o mundo não é comemorado no mesmo dia. Em alguns países o Dia do Professor é comemorado nos dias úteis, tal como acontece em Macau e na China.

Professor é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações académicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.



É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela. Já Platão, na sua obra A República, alertava para a importância do papel do professor na formação do cidadão.



 Na República Popular da China, O Dia do Professor foi primeiramente instituído na Universidade Central Nacional em 1931. Foi adotado pelo governo central de Taiwan em 1932 e em 1939 o dia foi transferido para 28 de setembro, que é o dia do aniversário de Confúcio.
Foi extinto pelo governo da República Popular da China em 1951 e restabelecido em 1985 sendo que o dia foi novamente mudado para 10 de setembro.
 Atualmente mais e mais pessoas estão fazendo esforços para retornar o Dia do Professor para o dia de nascimento de Confúcio.

Na República da China (Taiwan) é comemorado em 28 de setembro. O dia presta homenagem às virtudes, às dificuldades dos professores e também as suas contribuições não apenas em relação aos seus próprios alunos, mas também para com toda a sociedade. As pessoas geralmente aproveitam o dia para expressar sua gratidão aos seus professores, tais como lhes fazendo uma visita ou enviando-lhes um cartão. Esta data foi escolhida por comemorar o nascimento de Confúcio, que se acredita ter sido o modelo de mestre e educador da antiga China.

Em 1939, o Ministério da Educação estabeleceu que o feriado nacional seria em 27 de agosto, atribuído ao dia de nascimento de Confúcio. Em 1952, o governo o mudou para setembro, alegando ser esta a data correta pelo Calendário gregoriano.


O festival comemorativo acontece nos templos de Confúcio espalhados por toda a ilha, conhecido como a "Grande Cerimônia Dedicada a Confúcio" (祭孔大典). A cerimônia acontece às seis horas da manhã com batida de tambores. 54 músicos vestindo roupões com cintos azuis, 36 (ou 64) dançarinos vestidos de amarelo com cintos verdes.

Eles são conduzidos pelo chefe descendente de Confúcio (atualmente Kung Te-cheng) e acompanhado por oficiais do cerimonial. Três animais -- a vaca, a cabra, e o porco -- são sacrificados. A pelagem retirada desses animais sacrificados é chamada de Cabelos da Sabedoria.

Além disso, institutos locais de educação e órgãos civis oferecem prêmios a determinados professores por suas influências excelentes e positivas.










5 de setembro é o Dia do Professor na Índia. É o dia de nascimento do ex-presidente e professor indiano Dr. Sarvapalli Radhakrishnan. Quando o Dr. Radhakrishnan tornou-se o presidente da Índia em 1962, alguns de seus alunos e amigos se aproximaram dele e lhe pediram para permitir que eles comemorassem seu aniversário no dia 5 de setembro.

Em resposta, o Dr. Radhakrishnan disse, "Ao invés de comemorar o meu aniversário separadamente, eu ficaria mais orgulhoso se o dia 5 de setembro fosse marcado como o Dia do Professor.

Desde tempos imemoriais, os indianos têm respeitado e idolatrado seus professores. Antigamente lhe chamavam de  "Guru" nos de hoje  são chamados de "Sir" ou "Senhora". No entanto, o papel dos professores continua a mesma. Eles eram, são e continuarão a ser a  luz orientadora, criando condições propícias para o  desenvolvimento em geral.



16 de janeiro foi adotado como o Dia do Professor na Tailândia por uma resolução do governo em 21 de novembro de 1956. O primeiro Dia do Professor aconteceu em 1957.


O Dia do Professor nas Filipinas comemora-se no dia 5 de Outubro





O Dia do Professor na Indonésia comemora-se no dia 25 de Novembro, Dia Nacional da Indonésia.



16 de maio é o Dia do Professor (malaio: Hari Guru) na Malásia.


Em Singapura o Dia do Professor é um feriado oficial escolar, comemorado em 1 de setembro. As comemorações são geralmente realizadas no dia anterior, quando os estudantes têm metade do dia livre.



Na Coréia do Sul o Dia do Professor (스승의 날) é 15 de maio. Nesse dia, os professores são geralmente presenteados com cravos por seus alunos e ambos desfrutam de um dia escolar mais curto. Ex-estudantes prestam seus respeitos aos seus antigos professores visitando-os e oferecendo-lhes presentes. Atualmente muitas escolas por todo o país suspendem suas aulas para comemorarem esta data.



No Vietnã, o Ngày nhà giáo Việt Nam (Dia do Educador Vietnamita) cai em 20 de novembro. Naquele dia, os estudantes têm o dia livre, mas se espera que eles visitem seus atuais e antigos professores em suas casas e lhes levem flores para demonstrar sua consideração.


No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.


No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".


Guru (em sânscrito गुरू) é um professor no hinduismo, budismo, e sikhismo, que possui um profundo entendimento da alguma linha filosófica, o guru também é visto na religião indiana como um guia sagrado à auto-realização.


"Guru" também refere-se em sânscrito ao Brihaspati, uma figura Hindu análoga ao planeta/deus romano Júpiter. Na astrologia Védica, Guru ou Brihaspati é alguém que detem influência no ensinamento do devoto. De fato, na maioria das Línguas da Índia tais como o Hindi, o dia da semana, terça-feira é chamada de Brihaspativaar ou Guruvaar (vaar significa dia da semana).

Na Índia contemporânea e na Indonésia, o termo "guru" é empregado para indicar um "professor". No ocidente, o significado original de guru tem sido usado para indicar alguém que tenha seguidores, embora não necessariamente em um estabelecimento de ensino de filosofia ou religião. De forma metafórica, guru é empregado para descrever uma pessoa que tem autoridade por causa do seu conhecimento ou perícia em algum campo. A importância de achar um verdadeiro guru é descrita nas escrituras e ensinamentos religiosos como algo vital para conseguir atingir o seu objetivo.



Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina.

Confúcio

Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida.



Lao-Tsé



Entretanto. o dia da celebração. em si tem nenhum significado. O que importa é o sentimento por trás da comemoração do Dia do Professor.


O aluno perguntou: “Quais são as cinco virtudes?”

Confúcio respondeu: “Boas pessoas são generosas sem serem perdulári­as; são trabalhadoras sem se queixarem; desejam sem serem gananciosas; são tranquilas sem serem altivas; são dignas sem serem agressivas”.

O aluno perguntou: “Que significa ser generoso sem ser perdulário?”

Confúcio respondeu: “Beneficiar o povo com base no que ele considera benéfico. Isso não é generosidade sem desperdício?”

O aluno perguntou: “Quais são os quatro males?”

Confúcio respondeu: “Executar sem ter julgado; isto é chamado crueldade. Examinar os resultados sem ter instruído; isto é chamado brutalidade. Ser negligente na direção e estabelecer metas; isto é chamado degradação. Ser mesquinho em dar o que é devido aos outros; isto é chamado ser burocrático”.

A sapiência é uma coisa eterna, mas pouco tem sido usado hoje em dia. Os humanos estão ficando cada vez mais individualistas e materialistas. O trecho acima mostra a importância da atitude com o mundo e com os nossos semelhantes, isso a milhares de anos atrás. O exemplo mais comum que temos é quando muitos entram em seus carros poderosos e esquecem que dentro de outros carros menos poderosos há humanos também. O que importa é a imagem externa da lataria dos veículos, mostrando o status de quem os têm.




A todos os professores do mundo, os meus sinceros parabéns.

Sem vós, o mundo não seria tão belo nem teria  tanta sabedoria.



23º Concurso Internacional de Fogo de Artifício de Macau



Imaginem um quadro mostrando a noite em Macau debaixo de uma chuva de milhares de fogos de artifício, no meio dos aplausos dos espectadores desta extraordinária festa de luz e de som. Que beleza!

Este verdadeiro acontecimento anual, que é o seu Concurso Internacional de Fogo de Artifício, não enche, somente, de luz o céu das noites de Macau mas, também, a imaginação de quantos o presenciam. E não falamos só dos moradores de Macau, que sempre sabem criar ambientes de grande alegria às suas festas: é que este Concurso tornou-se num autêntico cartaz do que acontece no Território, pois que muitos dos seus visitantes escolhem esta época do ano para aqui passarem umas férias especialmente animadas e ... românticas.

O Fogo de Artifício faz parte do nosso património cultural, uma área a que o nosso Governo dá muita importância. Para além da influência de Portugal, país que possui uma longa tradição em pirotecnia, o fabrico de panchões foi, no passado, uma das três indústrias mais importantes de Macau. É para manter esta tradição (que vem dos anos oitenta) que o Concurso Internacional de Fogo de Artifício de Macau irá animar com o seu esplendor as lindas noites e as paisagens do Território.

Este Concurso, conhecido em toda a parte pela sua grande beleza, é considerado já internacionalmente como um dos melhores do género.

Realizou-se pela primeira vez em 1989, com apenas cinco concorrentes entre os quais Portugal, China, Japão e Taiwan/China. Foi-se tornando conhecido e ganhando fama até que, em 1995, os seus concorrentes passaram de cinco para dez, permitindo que, em cada noite, houvesse dois grupos diferentes a mostrar a sua capacidade artística.

Com o passar dos anos, muitas empresas de pirotecnia da RP da China, das Filipinas, da Tailândia, de Taiwan/China, do Japão, da Coreia do Sul, Austrália, Inglaterrra, Suíça, França, Alemanha, e de Portugal e Espanha trouxeram as suas equipas. São mais de 100, agora, as equipas estrangeiras a participarem no evento.

A Direcção dos Serviços de Turismo deu sempre o maior apoio ao Concurso para garantir o seu prestígio e a sua reputação internacional, e para o tornar no mais famoso do mundo.


Fonte - Serviços de Turismo de Macau

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A partir de amanhã, o articulista de sua varanda, preveligiada, poderá ver, uma vez mais, o concurso internacional de fogos de artíficio que se realiza junto à Torre de Macau.
É um espectáculo fantástico, e para quem mora perto do local, que é o caso do articulista, por vezes lhe dá a sensão que o fogo, belo e enorme está por cima de suas cabeças, já para não falar do estremecimento que dá às janelas, mas vale a pena.
As minhas nétinhas viram uma vez e ficaram com medo, este ano já não virão ver o festejo.

Amanhã terá início do 23o. Concurso Internacional de Fogo de Artíficio cabendo ao Canadá, pelas 21 horas dar a conhecer o seu valor, seguindo-se pelas 22 horas a Coreia do Sul.


Saúde - As pílulas contraceptivas podem deixar de ser comparticipadas - RTP Noticias, Vídeo



Saúde - As pílulas contraceptivas podem deixar de ser comparticipadas - RTP Noticias, Vídeo

Saúde
As pílulas contraceptivas podem deixar de ser comparticipadas.
O governo espera assim poupar cerca de 6 milhões de euros.

O pior é que as tais de Vénus também já aumentaram de preço.



Desta forma, e encontrando-se os portugueses já  tesos, poupando assim no Viagra, não será de admirar que a população terá tendência para aumentar.


Penso que as medidas do governo irão igualmente cortar nos gastos com os abordos e daí o que virá a acontecer será uma grande incógnita.

Cortam em tudo, cuidado, que comecem a cortam nos seus luxos e nos mais diversos vencimentos que auferem seria melhor.



Lá diz o velho ditado, "Quando a onda bate na rocha quem se lixa é o mexilhão".


É isso mesmo vão-se f.....

quinta-feira, setembro 8

Americana reclama ter o maior rabo do Mundo

Dionne tem 1,60 metros de rabo




Americana reclama ter o maior rabo do Mundo

Dionne Washington, uma mulher americada do estado do Texas, pesa 222 Kg. Só de rabo tem cerca de 140 Kg e 1,60 m. Sabe disso porque pesou-o, com a ajuda de balanças industriais e de quatro homens que seguraram o seu tronco. É o equivalente a três pessoas do tamanho de Victoria Beckham ou um panda bebé. Ela acredita ter o maior rabo do Mundo.

Dionne quer aumentar ainda mais o seu rabo pois este é uma “mina de dinheiro” para a mulher. O seu rabo gera uma renda anual de cerca de 100 mil euros na venda de fotografias. “Eu costumava odiá-lo, mas agora é meu recurso favorito”, referiu em entrevista ao jornal ‘The Sun’.

Para manter a “forma”, consome cerca de nove mil calorias diariamente. Quatro vezes mais que o recomendado. Por isso, Dionne corre o risco de ter colesterol alto, problemas de coração e diabetes. Mas isso não a incomoda: “Não estou preocupada. Eu adoro o meu corpo e não mudaria nada nele”, fez questão de salientar.

Dionne sentia-se desconfortável com o seu corpo e peso na adolescência até que um dia, arranjou um namorado que gostava de mulheres grandes e mostrou-lhe alguns sites que as pessoas consultavam em busca de pessoas como ela. A partir daí resolveu publicar fotos do seu rabo e ganhar dinheiro com isso: “Depois de 48 horas, recebi muitos e-mails de fãs de todo o Mundo para saber se poderiam comprar as minhas fotos”, lembra.

Fonte - Correio da Manhã

quarta-feira, setembro 7

DIA DA PÁTRIA





O Dia da Pátria é um feriado nacional brasileiro celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.

Origem

Em 1808, tropas francesas comandadas pelo imperador Napoleão Bonaparte invadiram Portugal como forma de retaliação ao país ibérico por sua recusa em participar do embargo comercial contra o Reino Unido. Fugindo da perseguição, a família real portuguesa transferiu a corte portuguesa de Lisboa para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil Colônia. Em 1815, o príncipe regente D. João VI criou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, elevando o Brasil à condição de reino subordinado a Portugal, aumentando as independências administrativas da colônia.

Em 1820, uma revolução política irrompeu em Portugal, forçando o retorno da família real. O herdeiro de D. João VI, o príncipe D. Pedro de Alcântara, permaneceu no Brasil. Em 1821, a Assembléia Legislativa portuguesa determinou que o Brasil retornasse à sua condição anterior de subordinação, assim como o retorno imediato do príncipe herdeiro do trono português. D. Pedro, influenciado pelo Senado da Câmara do Rio de Janeiro se recusou a retornar em 9 de janeiro de 1822, na data que ficaria conhecida como Dia do Fico.




Príncipe Pedro declarando a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, conforme retratado na tela "Independência ou Morte" (1888) de Pedro Américo.

Em 3 de junho de 1822, dom Pedro convocou a primeira Assembléia Constituinte brasileira. Em 1º de agosto, declarou inimigas as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil e, dias depois, assinou o Manifesto às Nações Amigas, justificando o rompimento das relações com a corte de Lisboa e garantindo a independência do país, como reino irmão de Portugal.

Em 2 de setembro de 1822, um novo decreto com as exigências portuguesas chegou ao Rio de Janeiro, enquanto D. Pedro estava em viagem a São Paulo. Sua esposa, a princesa Maria Leopoldina, atuando como princesa regente, se encontrou com o Conselho de Ministros e decidiu enviar ao marido uma carta aconselhando-o a declarar a independência do Brasil. A carta chegou a D. Pedro no dia 7 de setembro. No mesmo dia, em cena famosa às margens do Riacho Ipiranga, ele declarou a independência do Brasil, pondo fim aos 322 anos do domínio colonial exercido por Portugal. De acordo com o pesquisador Laurentino Gomes, autor de livro sobre o evento, D. Pedro "não conseguiu esperar a chegada a São Paulo, onde poderia anunciar a decisão". Gomes acrescenta que ele "era um homem temerário em suas decisões mas tinha o perfil do líder que o Brasil precisava na época, pois não havia tempo para se pensar".

Um mês depois, em 12 de outubro de 1822, dom Pedro foi aclamado imperador e, em 1º de dezembro, coroado pelo bispo do Rio de Janeiro, recebendo o título de Dom Pedro I. As províncias da Bahia, do Maranhão e do Pará, que tinham juntas governantes de maioria portuguesa, só reconheceram a independência em 1823, depois de muitos conflitos entre a população local e os soldados portugueses.

No início de 1823, houve eleições para a Assembléia Constituinte que elaboraria e aprovaria a Carta constitucional do Império do Brasil, mas, em virtude de divergências com dom Pedro, a Assembléia logo foi fechada. A 1ª Constituição brasileira foi, então, elaborada pelo Conselho de Ministros e outorgada pelo imperador em 25 de março de 1824. Com a Constituição em vigor, a separação entre a colônia e a metrópole foi finalmente concretizada. Mesmo assim, a independência só é reconhecida por Portugal em 1825, com a assinatura do Tratado de Paz e Aliança entre Portugal e Brasil, por D. João VI.

Legislação

A lei federal número 662, publicada em 6 de abril de 1949, tornou o Dia da Pátria um feriado nacional pago.

A lei federal número 5.571, publicada em 28 de novembro de 1969, estabeleceu o protocolo para as comemorações do Dia da Pátria.

Comemorações


Desfile em 2005 em Brasília.

No Brasil


Desfile em 2007 no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.

O Dia da Pátria é marcado por desfiles patrióticos na maioria das cidades brasileiras. O mais famoso deles ocorre em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, sob a presença do Presidente da República. Cerca de 30 mil pessoas assistem ao evento, que custa cerca de um milhão de reais. Desfiles similares ocorrem em todas as capitais estaduais, sob a presença dos respectivos governadores, e em várias cidades em todo o país.

No exterior

Em Nova Iorque, o evento Brazilian Day ocorre todos os anos em 7 de setembro para celebrar o Dia da Pátria. O ponto central do evento é um show que já contou com a participação de diversos artistas famosos, tais como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Chitãozinho & Xororó, Skank, Sandy & Junior, Cláudia Leitte e Banda Calypso. Em 2008, o evento reuniu cerca de um milhão e meio de espectadores, de acordo com estimativas da polícia local. A Rede Globo patrocina o evento e o transmite ao vivo para o Brasil e mais de 115 países através da Globo Internacional. Em 2009, o Brazilian Day se expandiu para outras cidades, como Toronto, Tóquio, Londres e Luanda.

Eventos similares ocorrem em Deerfield Beach, Flórida, San Diego e Los Angeles, Califórnia.

Fonte - Enciclopédia livre

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A todos os irmãos brasileiros os meus sinceros parabéns pela passagem deste magnífica dia.



                                                                    INDEPENDÊNCIA




                                                                    Ama com fé e orgulho,
O lugar em que nasceste.
Não existe lugar tão lindo,
Na terra como era esse.

Matas vivas e céu tão límpido,
Águas limpas que esplendor.
As paisagens e os animais,
Eram livres e sem pavor.

Homens livres e independentes,
Começaram a aparecerem.
Ocuparam toda a floresta,
Querendo enriquecerem.

Derrubaram toas às matas,
Começaram a queimá-la.
Destruindo as paisagens,
E a fauna desse lugar.

Olhai para o céu, rios e paisagens,
Pobres famintos miseráveis.
Os ricos ainda mais ricos,
A injustiça aumenta mais.

Quantos morrem de fome,
Sem mesmo saber por quê.
Sem terras são fuzilados,
Tentando sobreviverem.

Independência é coisa séria,
Difícil de entender.
Não sei se somos libertos,
Se poucos podem viverem.

Independência é ser livre,
Crianças alegres, sorrirem e correrem.
Alimentadas e educadas,
Ter direito de viver.

Autor: e Escritor. João do Rozario Lima


recados para orkut

Embora me encontre com problemas em teclar, não podia deixar passar este belo dia sem desejar a todos os irmãos brasileiros, um Feliz Dia, e essa Independência conquistada com sangue, suor e lágrimas, se mantenha sempre viva em vossos corações e livres sejais para sempre.

quinta-feira, setembro 1

UE



By Luojie, China Daily, China - 8/31/2011 12:00:00 AM

Nus invadem directo de furacão 'Irene'

Homem chega a mostrar genitais na televisão


Nus invadem directo de furacão 'Irene'



O repórter Eric Fisher, da 'Weather Channel', estava a apresentar uma reportagem sobre o furação 'Irene' em Virginia Beach, no estado americano da Virgínia, quando um jovem apareceu atrás dele, baixou os calções e mostrou os genitais.

Não veio sozinho: estava acompanhado de outros jovens, visivelmente embriagados.

Apesar do insólito, o jornalista continuou a reportagem, enfrentando o mau tempo.

O vídeo foi publicado no Youtube e está a dar que falar nas redes sociais.

Fonte - Correio da Manhã

Polícia apanhado a fazer sexo em cima de capot do carro

Durante o horário de trabalho





Polícia apanhado a fazer sexo em cima de capot do carro

Um agente da polícia do estado norte-americano do Novo México foi apanhado pelas câmaras de vigilância de uma herdade a fazer sexo em cima do capot de um carro, durante o horário de serviço.


As imagens, divulgadas pela estação ‘KOB4’, provocaram uam onda de indignação nos moradores do estado.

As autoridades do Novo México não quiseram comentar a divulgação das imagens nem referir pormenores sobre a investigação interna que foi aberta.

Fonte - Correio da Manhã

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Será para dizer que o cacete do agente lhe estava a estorvar os movimentos, e lá o mudou de posição!....

Segundo alguns especialista da cidade de Albuquerque este agente assim agiou para cobrar uma multa, já que a trangressora não tinha dinheiro para pagar.....

Agora o recebido apresentado é que dá muito que falar.