o mar do poeta

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sexta-feira, julho 8

MACAU - POLÍCIA MARÍTIMA E FISCAL


 http://en.wikipedia.org/wiki/Water_police

                        POLÍCIA MARÍTIMA E FISCAL - SEU HISTORIAL





POLÍCIA MARÍTIMA E FISCAL




44 ANOS DE EXISTÊNCIA


A Polícia Marítima e Fiscal era uma força de segurança militarizada, cuja acção se desdobrava no cumprimento das missões de policiamento marítimo e de fiscalização aduaneira, na áera de jurisdição marítima do Território e nos locais de ligação deste com o exterior.

Tal como sucedia com a Capitania dos Portos de Macau, também é incerta a data em que foi criada a força destinada a fazer cumprir as leis e as instruções respeitantes ao exercício da autoridade marítima.

A primeira referência inequívoca sobre esta matéria é a portaria régia de 3 de Março de 1841 que estabelece o Regulamento da Polícia da Cidade e do Porto de Macau…

Desde então, o apoio ao exercício da autoridade marítima foi feito através de uma corporação que passou por várias alterações na sua designação, estrutura e funções. As mais significativas foram as de 1862 e 1868.






Em 1862 o Governador Izidoro Guimarães criou uma Secção de Polícia de Macau, denominada Polícia do mar do Porto de Macau, integrada no Corpo de Polícia de Macau.


Edifício da Capitania dos Portos, onde se encontrava o comando da Polícia Marítima e Fiscal

Em 1868, por iniciativa do Governador Sérgio de Sousa, a Secção da Polícia do mar passou a denominar-se Polícia do Porto de Macau, ficando desligada da Polícia da cidade.

Com esta nova organização, o seu comando passou a ser exercído pelo Capitão do porto de Macau, enquanto “o quartel da Polícia do porto de Macau continua sendo a bordo da lorcha Amazona”.

Muitos anos mais tarde estava constituído o Corpo da Polícia Marítima e Fiscal de Macau, subordinado ao Capitão do Porto de Macau e que englobava a Polícia Marítima e a Polícia Fiscal. Em 14 de Dezembro de 1957 foram extintas aquelas duas Polícias e criada a Polícia Marítima e Fiscal (PMF).



Agentes da PMF nos anos 60s



O articulista nos anos 60s andou embarcado nesta vedeta, a melhor da frota da PMF, tinha pertencido à Marinha inglesa e usada durante a II Grande Guerra Mundial.
Embota tivesse pertencido aos ingleses, para além da bússola não podia outros instrumentos de ajuda à navegação.
Diziam os mais velhos que durante a noite aparecia o antigo comandante inglês, um homem forte de barbas, fumando cachimbo.
Estas e outras histórias deixavam arrepiados os alunos, como o articulista, que durante a noite ficavam sózinhos de quarto.





No dia 1 de Janeiro de 1976 a PMF foi integrada nas Forças de Segurança de Macau e em 1 de Janeiro de 1991, pela entrada em vigor da Lei de Segurança Interna, o cargo de Comandante da PMF passou a ser exercido pelo Capitão dos Portos de Macau por inerência.






O parque automóvel existente após uns anos, do signatário ter entrado para a PMF, já que na altura em 1967, havia apenas um jeep e uma carrinha, para além de um Carocha que era a viatura do Comandante.


Nos anos 80'o parque automóvel era moderno e imenso


A vedeta da classe C - Charlies






Nos anos 60'ainda havia as lanchas de fiscalização da classe Charlies, das quais o signatário foi patrão (comandante) o articulista e o primeiro à esquerda.

Esta vedeta o seu casco era de madeira, possuia dois motores, a sua guarnição era composta de cinco elementos, para além do leme em latão, como não podia deixar de ser, não havia mais instrumentos a bordo a não ser uma bússola.
A sonda era uma vara de bambu, de cores azul e branco, que marcavam cada marca, um pé.
Em dias de chuva tínhamos que usar baldes para aparar a água, o aparelho de fonia, que se encontrava instalado no dormitório-escritório, era imenso e fazia um ruído enorme, que não nos deixavam descansar.

Nos dias de nevoeiro, e como a vedeta não estava equipada com radar, ia um dos elementos da guarnição, para a proa, usando um instrumento de sopro, para alertar outras embarcações da nossa presença.

Como se pode ver na primeira foto representando a vedeta Charlies, à popa ficava a cozinha, e lá está um elemento da guarnição a preparar as refeições, mas era nesse mesmo local, onde se colocavam os cadáveres apanhados no mar, que depois eram levados para a Ponte 1 do Porto Interior.

E foi nessa casca de nóz que fazia serviço não só na zona A, Porto Interior de Macau, como igualmente nas zonas B, C e na zona D ilhas, quando a maré está baixa não podiamos navegar no canal de acesso às ilhas, pelo que tinhamos que contornar toda a ilha de Coloane, como a velocidade era reduzida, levávamos umas três horas para fazer esse percurso.
Todas as semanas o Comandante da PMF ia passar revista à vedeta, e dias antes, lá tinhamos que trabalhar a fundo, desde a limpeza dos amarelos com solarine, lavagens dos paneiros, pintura das chapas e limpeza dos porões.
Outros tempos, onde o descanso não fazia parte do vocabulário da vedeta, o trabalho esse era de 24 horas, é certo que durante a noite havia algumas pausas, mas raro aquele que conseguia dormir.







Nos anos 80'a PMF estava equipada com novas vedetas de fiscalização da classe Albratroz, tendo o articulista comandado, por várias vezes, a Vedeta B-1, de nome DOURO.
E nessas duas vezes que comandou a vedeta apanhou duas enormes vagas de refugiados vietnamitas, que não davam descanso ao pessoal.
Esta vedeta estava já equipada com um motor auxiliar que produzia corrente eléctrica, havendo aparelhos de ar condicionado em todos os compartimentos, ,como auxiliares de navegação para além da bússola,  havia a giro-bússola, sonda electrónica e radar, bem como um motor electrico de levantar o ferro, o que não acontecia nas outras vedetas, cujo ferro tinha que ser içado à força dos braços.


Na foto do meio pode ver-se o aparelho de raios X que se encontrava instalado no Terminal Marítimo do Porto Exterior, tendo sido o mesmo lá colocado  a pedido do signatário.



Foi o primeiro aprelho de raioX a ser utilizado em Macau, pela Polícia. Através da foto pode ver-se o articulista testando o aparelho de raios X.
As portas electrónicas foram igualmente colocadas no Terminal Marítimo do porto Exterior a pedido do articulista, para conseguir que fossem colocadas no Terminal Marítimo do Porto Exterior o articulista teve que travar várias guerras com o Comandate da PMF, mas por fim conseguiu concretizar seu pedido, uma história que daria mangas para camisas.




O cartão de identificação do signatário


A moderna frota da PMF


A Coorporação da Polícia Marítima e Fiscal, como já se fez referência no topo deste artigo, só passou a ter essa designação no ano de 1957, tendo sido extinta em 2001, passando a designar-se Serviços Alfandegários.

REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU


Lei n.º 2/1999

Lei de Bases da Orgânica do Governo

A Assembleia Legislativa decreta, nos termos da alínea 1) do artigo 71.º da Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau, para valer como lei, o seguinte:



Artigo 6.º

Outros órgãos

4. São criados os Serviços de Alfândega da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China.



REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU

Lei n.º 11/2001

Serviços de Alfândega da Região Administrativa Especial de Macau

A Assembleia Legislativa decreta, nos termos da alínea 1) do artigo 71.º da Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º

Criação e natureza

1. São criados os Serviços de Alfândega da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China, adiante designados por SA, a que se refere o n.º 4 do artigo 6.º da Lei n.º 2/1999.

2. Os SA são um órgão público dotado de autonomia administrativa da Região Administrativa Especial de Macau, adiante designada por RAEM.

3. Os SA têm por objectivo fundamental dirigir, executar e fiscalizar as medidas de política alfandegária e assumem funções de natureza policial relativamente ao controlo e fiscalização alfandegária.



Artigo 14.º

Extinção da Polícia Marítima e Fiscal

1. É extinta a PMF com a entrada em vigor do regulamento administrativo previsto no artigo 17.º.

2. As competências atribuídas à PMF passam a ser exercidas pelos SA, considerando-se feitas aos SA as referências, na legislação em vigor, à PMF.

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Terminou deste modo a Corporação da Polícia Marítima e Fiscal, que dourou 44 anos e à qual o signatário esteve ligado durante 25 anos.

Durante esses vastos anos, o signatário exerceu imensas tarefas, a primeira, e pouco tempo depois de ter entrado na Coorporação foi chefiar a Secção de Frete Corrido, tendo passado depois para a contabilidade dos Serviços de Marinha, como dactilografo, e lá esteve uns anitos.


Embarcou na vedeta B e nas da classe C, Charlies, aquando agente de 2a.  e de 1a.classe, tendo igualmente prestado serviço nas Ilhas e no  Terminal Marítimo do Porto Exterior.

Como agente de 1a. classe prestou serviço nas ilhas da Taipa e de Coloane, no Posto Fiscal, no terminal marítimo do Porto Exterior, embarcou numa lancha da classe C como patrão e numa lancha rápida, tendo exercido o cargo de Fiel dos Serviços de Marinha, interinamente e Fiel da PMF.

Já com o posto de sub-chefe exerceu funções no Posto de Coloane, Posto Fiscal, Terminal Maritimo do Porto Exterior, Chefe do Sector 4, Areia Preta, encarregado de uma zona de barracas na zona do Lamau, encarregado da limpeza na zona entre a ponte 23 e a ponte 34, foi instrutor do primeiro grupo de intruendos que vieram incorporar a PMF, fez parte da Comissão de Praias e embarcou como patrão numa lancha da classe C, sendo também massagista e treinador da equipa de bolinha (futebol de 7) e de futebol de 11, da Obra Social dos Serviços de Marinha a que pertencia também a PMF, tendo participado na edição do Jornal Manobra..

Como Chefe, chefiou o Sector 2 Terminal Marítimo do Porto Exterior, Sector 3 Lamau, Sector das Ilhas da Taipa e Coloane, embarcou por duas vezes na lancha de fiscalização Bravo 1, classe Albatroz, chefiou o Posto Fiscal, desempenhou as funções de Adjunto do Comandante da Divisão Policial e Fiscal de Macau, tendo por fim sido Comandante da mesma Divisão.



Conheceu e trabalhou sob as ordens de 11 Comandantes da PMF, tendo sido louvado inúmeras vezes e recebido do Governo de Macau duas altas conderações, uma a Dedicação e Mérito e uma de Mérito Profissional.



Em Agosto de 1992, a seu pedido passou à reforma, tinha na altura 48 anos de idade e muito ainda podia dar do seu contributo à Coorporação que tanto amou, e muito prestigiou, mas enfim!...


Nos dia de hoje o fardamento é de cor branca, e os Serviços de Alfandega contam nos seus quadros com dezenas de agentes femininas.

quinta-feira, julho 7

CONCENTRAÇÃO INTERNACIONAL DE MOTOS

Evento realiza-se de 14 a 17 de Julho




Faro: Trinta mil pessoas são esperadas na Concentração de Motos

                    Público vai poder assistir aos já tradicionais espectáculos de strip


O Moto Clube de Faro prevê ter 30 mil inscritos na Concentração Internacional de Motos que se realiza entre os dias 14 e 17 de Julho em Faro, com um investimento estimado em 800 mil euros.


Por:Lusa

"Este ano é a 30.ª concentração, são três décadas de trabalho em prol do motociclismo e esperamos que seja uma grande concentração, a exemplo das anteriores, que tudo corra bem e que seja uma grande festa das motos", disse o presidente do Moto Clube de Faro, José Amaro, sublinhando que "tudo foi preparado para receber 30 mil inscritos".

De acordo com o responsável, o investimento feito para a 30.ª edição da Concentração Internacional de Motos de Faro ronda os 800 mil euros, com as inscrições a custarem 45 euros.

O presidente do Moto Clube, responsável pela organização de uma das principais concentrações europeias de motos adiantou que no terceiro dia, sábado, realiza-se o 20.º 'Bike Show', "que é uma exposição de motos em que a vencedora vai depois representar Faro nos Estados Unidos, em Agosto".

Em Faro, acrescentou José Amaro, "uma exposição no Museu Municipal relata um pouco dos 30 anos da concentração e do que tem sido a vida do Moto Clube de Faro". A exposição, que conta a história do clube e revela motos antigas, abriu no passado fim-de-semana e vai estar patente ao público durante a concentração, todo o mês de Julho e Agosto.

No recinto da concentração, além do 'Bike Show', os inscritos contam com "a animação permanente e bons concertos no palco principal", onde destacou a presença dos britânicos Iron Maiden, banda mítica de 'heavy metal'.

"Dos concertos previstos, destacamos os Iron Maiden, que vêm tocar a Faro e vai ser um grande espectáculo. Mas é bom frisar que isto é uma concentração de motos, não é um festival de música, e que os Iron Maiden vêm tocar para os motociclistas", referiu.

O programa de espectáculos da concentração, que termina com o habitual desfile pelas ruas da cidade de Faro, inclui ainda os portugueses Xutos e Pontapés e Iris, os britânicos Mindlock e os espanhóis Mago de Oz e Los Inhumanos.

Fonte - Correio da Manhã



MP solicitou parecer sobre queixa contra agências de 'rating' - Economia - DN



MP solicitou parecer sobre queixa contra agências de 'rating' - Economia - DN

DIA DAS PANELEIRAS



Dia 07 de julho- Dia das Paneleiras


LEI Nº 6.317

Inclui o Dia das Paneleiras no calendário de eventos do Município de Vitória.

O Prefeito Municipal de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono, na forma do Art. 113, inciso III, da Lei Orgânica do Município de Vitória, a seguinte Lei:

Art. 1º. O Dia das Paneleiras passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município, mantida a data de 07 de julho, de acordo com a Lei 3.944, de 02 de julho de 1993, que instituiu o Dia das Paneleiras.

Parágrafo único. A data de 07 de julho será acrescida de tantos dias que se fizerem necessários para realização do Evento, podendo ser realizado a partir do Dia das Paneleiras, ou ser transferido para o final de semana subseqüente.

Art. 2º. O Comitê de Eventos da Prefeitura Municipal de Vitória tomará as providências que se fizerem necessárias, coordenação e realização, ao cumprimento do disposto no artigo anterior.

Art. 3º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio Jerônimo Monteiro, em 28 de abril de 2005.

João Carlos Coser-Prefeito Municipal

Postado por Mesa Tau às 09:26



No país Irmão - Brasil, o termo paneleira é a pessoa que faz panelas, em Portugal se chamam oleiros, é só uma questão de língua, não interprentem mal, visto que em Portugal o termo Paneleiro tem outro sentido, e que nada tem a ver com panelas.


domingo, julho 3

INSÓLITO



Domingo, 3 de Julho de 2011

PSP de Vila do Conde: Agente conduziu carros da Polícia sem carta durante anos

«A PSP de Vila do Conde teve, durante anos e anos, um agente a conduzir carros-patrulha sem ter carta de condução. O caso está a provocar escândalo interno e gerou até um processo-crime. O polícia continua em funções.

De acordo com informações recolhidas pelo JN, vários colegas suspeitavam da situação há algum tempo. Porém, o agente principal foi desmascarado apenas com a entrada de novos elementos para aquela divisão policial. Ao constatar, por mero acaso, que o suspeito, de 50 anos, não tinha habilitação legal para conduzir, recusaram fechar os olhos e denunciaram o caso à hierarquia.»









AVIÃO BOEING 787 ATERRA NO JAPÃO



Aviação: Boeing 787 Dreamliner aterrou pela primeira vez no Japão
5:49 Domingo, 3 de Jul de 2011
Tóquio, 03 jul (Lusa) -- O Boeing 787 Dreamliner, o novo modelo do construtor americano cujo lançamento está bastante atrasado, completou hoje a travessia do Pacífico e aterrou em Tóquio onde vai permanecer uma semana para testes com a companhia All Nippon Airways.
O avião aterrou no aeroporto de Haneda, em Tóquio, na manhã de hoje e, como é hábito, dois camiões cisterna dos bombeiros, receberam com jatos de água a nova aeronave quando esta se aproximava do hangar.
O 787 Dreamliner é maioritariamente construído em fibra de carbono e outros materiais leves, que retiram peso à aeronave proporcionando uma poupança de combustível comparativamente a outros aviões da mesma envergadura.


A Boeing e a All Nippon Airways (ANA), uma das maiores companhias aéreas do Japão, anunciaram hoje que irão testar a operacionalidade da nova aeronave 787 Dreamliner no Japão, com o objetivo de verificar o serviço comercial nos aeroportos japonenses.

Os testes devem ocorrer durante a semana que começa em 4 de julho, entre os aeroportos de Haneda, em Tóquio, e Osaka (Itami e Kansai), Okayama e Hiroshima.

A ANA possui 55 aeronaves 55 Dreamliners encomendadas, as quais serão destacadas para operar nas existentes rotas, com a primeira entrega prevista para agosto ou setembro desse ano.

As equipes de manutenção também estarão praticando as atividades de serviço no solo e outras operações rotineiras de manutenção.

DIA NACIONAL DO VINHO - PORTUGAL

 

AMPV e VINIPORTUGAL associam-se para celebrar o vinho portuguêsDia Nacional do Vinho comemora-se este domingo

O Dia Nacional do Vinho comemora-se todos os anos, desde 2004, no primeiro domingo do mês de Julho. Este ano a iniciativa é celebrada no dia 3, numa parceria entre a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a ViniPortugal.
Com o objectivo de promover o vinho e o território vitivinícola português, a comemoração do Dia do Vinho será realizada de norte a sul do país. Oito municípios irão celebrar este dia e Viana do Castelo - Cidade do Vinho 2011, organiza a Gala de Eleição da Rainha das Vindimas de Viana do Castelo que antecederá a Gala da Eleição, Rainha das Vindimas de Portugal, no dia 9 de Julho. Para além de Viana do Castelo, associam-se à data os municípios de Azambuja, Beja, Cartaxo, Oeiras, Ourém, Palmela e Setúbal.
No dia 3 de Julho, das 11.00h às 19.00h a Sala Ogival de Lisboa, no Terreiro do Paço, associa-se às comemorações do Dia do Vinho e irá acolher provas de vinhos de várias regiões do país, wine games, provas de azeites, espumantes, aguardentes e venha aprender a harmonizar os nossos vinhos com os deliciosos queijos da Saloio.
De norte a Sul do país, quintas, adegas e municípios portugueses abrem as portas e convidam o visitante a participar nesta celebração ao vinho português. Todas estas cidades assinalam esta comemoração com eventos e actividades ligadas ao vinho e sua cultura, cujos programas poderão ser consultados em http://diadovinho.ampv.pt/.

Fonte - agroportal

sábado, julho 2

2 DE JULHO - O PRIMEIRO ZEPPELIN

Ferdinand von Zeppelin






Ferdinand von Zeppelin

Nascimento  8 de junho de 1838  Constança

Morte 8 de março de 1917 (78 anos) Berlim

Nacionalidade alemão


Ferdinand Adolf Heinrich August Graf von Zeppelin (Constança, 8 de julho de 1838 — Berlim, 8 de março de 1917) foi um nobre e general alemão, fundador da companhia dirigível Zeppelin.

O nome da banda de rock britânica Led Zeppelin remete aos balões de Ferdinand.

Carreira militar

Zeppelin frequentou a Escola de Guerra de Ludwigsburg e se tornou tenente em 1858. No ano seguinte, foi recrutado na unidade de engenharia e participou como observador na Guerra Civil Americana (de 1863), na Guerra Austro-prussiana (1866) e na Guerra franco-prussiana (1870-1871). Atuou como comandante do regimento Ulanen em Ulm nos anos de 1882 a 1885 e posteriormente foi enviado de Württemberg para Berlim. Em 1906, foi promovido a general de cavalaria.

Zeppelin e os dirigíveis

Zeppelin, baseado nas idéias de Schwartz, um engenheiro austríaco que havia tentado construir um balão de alumínio em 1887, projetou um aeróstato sob comando, partindo então para tentativas arrojadas, em Friedrichshafen, onde morava.

Além de orientar a edificação de uma usina de alumínio, o ousado conde iniciou a construção e montagem dos primeiros dirigíveis rígidos em 1889, e, a despeito das dificuldades, terminou o seu primeiro modelo no ano seguinte. No entanto, o protótipo LZ-1 somente foi aprovado cinco anos depois, sendo que os modelos testados levavam as iniciais LZ, de Ludwig (assistente do conde) e do próprio Zeppelin, antecedendo a numeração.

Apesar do seu projeto ter sido rejeitado pelo Kaiser Guilherme II em 1894, o nobre militar, contando com o apoio da população do povoado à margem do Lago Constança e utilizando todos os seus recursos financeiros, se empenhou na construção de aeronaves com estrutura rígida, numa época em que os balões carregados de gás tinham estrutura flexível.

Em 2 de julho de 1900, fez o vôo inaugural do LZ-1, às margens do lago Constança. Porém, o tecido que cobria a estrutura de alumínio do balão se rompeu no pouso; mas o milionário não desistiu.



Já estava na bancarrota quando, em 1908, ganhou fama com o LZ-4, ao cruzar os Alpes, numa viagem de 12 horas, sem escalas. Daí por diante, Zeppelin pôde contar com o dinheiro do governo alemão em suas façanhas e seus dirigíveis se transformaram em orgulho nacional. Zeppelin instituiu a primeira companhia aérea, a Luftschiffbau-Zeppelin, em 1909, com uma frota de cinco dirigíveis.

Até 1914, quando iniciou a Primeira Grande Guerra, foram mais de 150 mil quilômetros voados, 1.600 vôos e 37,3 mil passageiros transportados. Durante o conflito mundial, ao lado dos nascentes aviões, os dirigíveis alemães foram utilizados para bombardear Paris. Ao longo de sua vida, Zeppelin construiu mais de 100 dirigíveis.


 

FESTIVAIS DE CARACOIS EM PORTUGAL



Barrancos vai ter o 1º Festival do Caracol


A Comissão de Festas de Barrancos 2010/11 organiza o 1º Festival do Caracol, que vai decorrer no Parque de Feiras e Exposições, no próximo dia 2 de Julho.

Há caracóis grátis! E muita animação...
 
 


Rota do Caracol em São Brás de Alportel

A tradição do petisco é tão antiga quanto saborosa… reúne à mesa os amigos, as conversas e as memórias… E enquanto se petisca, convive-se e vive-se mais! ...

Para reviver esta tradição do petisco primaveril dos caracóis, que é também uma valiosa potencialidade turística de São Brás de Alportel, a Câmara Municipal, com a colaboração de 12 estabelecimentos locais, lança a 1.ª Rota do Caracol!

Siga o Caracol e saboreie, vagarosamente, a tradição de um bom petisco!

Uma Dúzia de estabelecimentos esperam por si em S.B. Alportel
 
 
Recomendo a quem estiver por Lisboa uma passagem por lá . É só para quem gosta de caracóis mas tem música ao vivo ao Jantar, café e doçaria. Vão bem cedo porque as mesas escasseiam.
 
Como se pode ver Portugal anda a passo de caracol e lá os vai mamando, bom pestico é bem verdade. e dar conta deles se comem.
 

Um belo pestico, o articulista adorava comer caracóis, a taberna, o Maia, em Évora que os fazia tinha imensa freguesia, mas dizia-se que os mesmo eram apanhados no cemitério, mas isso não afastava a clientela.

Em Portugal, neste últimos anos os festivais de Caracóis se tenha espalhado por todo o Sul de Portugal, já que a parte Norte não entra com eles.


 
E como Portugal anda a passo de caracol, nada melhor que os ir devorando!...

sexta-feira, julho 1

COMBOIO DE ALTA VELOCIDADE PASSOU A LIGAR PEQUIM A XANGAI



China inaugura trem de alta velocidade entre Pequim-Xangai
 
A linha de alta velocidade, ligando as cidades de Pequim e Shangai, foi inaugurada ontem, dia 30 de Junho de 2011.
Os 1.318 km que separam as duas maiores chinesas, Pequim e Xangai, poderão ser percorridos a partir de agora em menos de cinco horas com o trem de alta velocidade inaugurado ontem, dia 30 de Junho de 2011.

O primeiro-ministro Wen Jiabao declarou operacional a linha na estação ao sul de Pequim, pouco depois de subir ao trem que levou os primeiros passageiros a Xangai.

A nova linha, testada desde meados de maio, reduz pela metade a duração da viagem entre as duas megalópolis e "poderá transformar a dinâmica econômica da China costeira criando um efeito benéfico para as regiões situadas ao longo da linha de alta velocidade", segudo Ren Xianfang, analista do IHS Global Insight, em Pequim.

Os preços das passagens estão entre 410 iuanes (44 euros) e 1.750 iuanes (190 euros), divididos em três classes, diante dos cerca de 1.300 yuanes (140 euros) que custa uma passagem de avião na classe econômica.

O tempo do percurso é de 4h48 minutos para os trens, frente às duas horas de avião.

Temendo perder clientes, algumas companhias aéreas diminuíram os preços até 65%, o que faz com que viajar em avião agora seja mais barato que viajar de trem, segundo a imprensa chinesa.

Espera-se que 80 milhões de passageiros utilizem por ano esta nova linha ferroviária, que teve um custo de 23 bilhões de euros.


A MAIOR PONTE DO MUNDO INAUGURADA NA CHINA

Foi inaugurada, ontem, dia 30 de Junho de 2011, na China a maior ponte do Mundo sobre o mar. Tem 36,48 quilómetros, custou cerca de 1500 milhões de euros e fica situada na cidade de Qingdao.
Maior ponte do Mundo inaugurada na China
A ponte de Qingdao Haiwan levou quatro anos a ser construída e faz a ligação entre a cidade e os subúrbios de Huangdao, na baía de Jiazhou, diminuindo a distância entre as cidades em cerca de 30 minutos.

Aqui fica situado um dos principais portos da China e a sede das provas olímpicas.



Note-se que, recentemente, foi também inaugurada na China a maior linha de alta velocidade, que liga Pequim a Xangai ao longo de 1318 quilómetros.



Um outro recorde recente batido pelos chineses é o do maior gasoduto do Mundo, com 8700 quilómetros. É o segundo gasoduto de gás natural na Ásia Central.

Apesar da magnitude da obra, ela foi concluída em apenas quatro anos e revela os avanços conquistados pela engenharia da China. Ao custo de 8,6 bilhões de dólares, a ponte possui 5200 colunas e é forte o suficiente para aguentar terremotos, tufões e até o impacto de uma navio de 300.000 toneladas.

Toda essa grandiosidade irá durar somente até 2016, quando a própria China concluirá uma ponte ainda maior, com aproximadamente 50 km de extensão.


LÁ FICA O NATAL DE 2011 COM MENOS PINHAS

 

 

Imposto extraordinário sobre subsídio de Natal

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou hoje uma contribuição especial para o ajustamento orçamental, em sede de IRS. Esta será equivalente a 50 por cento do valor do subsídio de Natal que acresce ao salário mínimo nacional. A medida vigorará apenas este ano.


Para começar nada mau, veremos as seguintes, até o Pai Natal já vai deixando cair as notas e corre atrás das renas, já que de submarinos não consegue por não saber nadar, e lá fica o Pai Natal mais aliviado em 800 milhões, o que nem dá para comprar mais dois submarinos, mas sim apaziguar algumas renas, mais renitentes.

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O “detalhe técnico” do agravamento fiscal em sede de IRS, explicou Pedro Passos Coelho na abertura do debate do Programa do XIX Governo Constitucional, “está ainda a ser ultimado”. E a medida “será apresentada nas próximas duas semanas”. No entanto, fica desde já confirmado que “a intenção é que o peso” da “contribuição especial”, a vigorar apenas em 2011, “seja equivalente a 50 por cento do subsídio de Natal acima do salário mínimo nacional” - o impacto estimado para as receitas do Estado é de cerca de 800 milhões de euros.“Excedente do salário mínimo”

Numa fase posterior do debate, em resposta a uma interpelação do deputado do PCP António Filipe, Passos Coelho sustentou que “bem mais de dois terços dos pensionistas” não vão ser atingidos pelo imposto extraordinário. E tentou precisar que “não disse que seria 50 por cento do subsídio de Natal”: “Eu disse que seria o equivalente a 50 por cento do subsídio de Natal em termos financeiros”.

“É o que representa o equivalente a 50 por cento do subsídio de Natal, no excedente do salário mínimo nacional. Com isto, garantimos desde logo que uma larga maioria de pensionistas não serão abrangidos por esta medida, o que significa que o senhor deputado pode saber hoje, sem nenhuma margem para dúvidas, que a sua preocupação é também a do Governo”, retorquiu o primeiro-ministro.

Segundo Pedro Passos Coelho, trata-se de uma medida que assegura a “justiça na distribuição dos sacrifícios”.

Na prática, o fisco deverá ficar com o “equivalente” a 50 por cento da parte do subsídio de Natal que excede o salário mínimo – num subsídio de Natal de mil euros, por exemplo, o imposto vai equivaler a 50 por cento da diferença entre os mesmos mil euros e os 485 euros do salário mínimo nacional, ou seja, 257,5 euros.


“O Governo está a preparar a adoção, com caráter extraordinário, de uma contribuição especial para o ajustamento orçamental que incidirá sobre todos os rendimentos que estão sujeitos a englobamento no IRS, respeitando o princípio da universalidade, isto é, abrangendo todos os tipos de rendimento”, indicou o primeiro-ministro.


quarta-feira, junho 29

Princess Juliana International Slides



O articulista passageiro frequente de várias companhias aéreas, nunca tevce o previlégio de voar sobre a praia, mas teve situações bem mais complicadas, na aproximação à pista do antigo aeroporto de Kai Tak em Hong Kong.

Em que o avião tinha que passar entre montanhas e depois sobrevoar, quase em voo rasante, uma zona residencial próxima do aeroporto.



Manobras de arrepiar



Aeroporto de Kai Tak em Hong Kong


Voo rasante sobre os prédios antes de aterrar