o mar do poeta

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quarta-feira, fevereiro 3

WAT LAN KHAUD - SI SAKET - TAILÂNDIA




















































































































































































































Um templo muito exótico este de Wat Pa Maha Chedi Kaew or Wat Pa Maha Chedi Kaew ou Wat Lan Khaud,situado na vila de Khun Han, na província de Si Saket, na Tailândia, que foi construído com milhões de garrafas vazias de cerveja e de uma bebida energética e suas tampas.
Os Monges budistas reciclaram mais de um milhão de garrafas usadas para construir o templo que é constituído por 20 edifícios, incluindo as casas de banho, como se pode ver nas fotos acima expostas.
A vila de Khun Han dista da cidade de Si Saket 61 kms e de Ubon Ratchathani 85 kms.
Conhecido pelo templo de um milhão de garrafas, os monjes não bebm bebidas alcoólicas, mas as garrafas e as tampas essas fazem parte do seu dia a dia neste exótico mosteiro.


















WAT (MOSTEIRO) NONG BUA - UDON RATCHATHANI

Buddhagaya ou Bodhgaya como é do conhecimento geral é um lugar antigo e sagrado na terra. Sendo a sede da Iluminação do Buda é o mais santo dos santos para os budistas do mundo. Situado nas margens do rio Niranjana, Buddhagaya era originalmente uma parte da aldeia Uruvela (actualmente Urail). Sua localização geográfica é de 24o 41 '45''Latitude e 85o 2' 22''E. Longitude e está localizado em Bihar, que é um lugar antigo e histórico, não só devido à Buddhagaya Bihar, mas porque é igualmente importante para os jainistas, hindus e sikhs.

Embora Buddhagaya não atraiu tanta atenção como o mundialmente famoso Agra ou Ajanta, mas ultimamente tornou-se um lugar importante e interessante, devido ao facto de o seu mais longo e mais completo da história do que quase qualquer outro lugar no sub-continente. Sua história completada por fontes geográfica, arqueológica e literária da China, Tibete, Birmânia e Sri Lanka. A história da Buddhagaya também é feito mais interessante com a participação de algumas das maiores personalidades da Ásia do Rei Asoka para Hiuen Tsang e Edwin Arnold para Anagarika Dharmapala.

A história da Buddhagaya não é apenas um esboço dos acontecimentos, ou uma lista de datas duvidosas, mas ocupa o alto grau de importância de um ponto de vsita artístico e arquitectônico. O templo - onde Buda conheceu a luz divina, sendo um lugar de orgulho para Buddhagaya, que passou a ser conhecida mundialmente.

Teve e continua a ter uma enorme influência internacional, através de modelos e planos e réplicas do mosteiro que foram realizadas em toda a Ásia por peregrinos. O grande número de estátuas e stupas dá um exemplo de arte budista, mas também torna um dos mais ricos repositórios da escultura do período de Pala.



A fama de Buddhagaya como o local sagrado, onde o Buda alcançou Sambodhi, remonta a tempos muito antigos dando-lhe um significado religioso. Para os milhões de budistas, é o umbigo da Terra - no centro geográfico de sua fé. Pois foi aqui que o príncipe Sidarta atingiu a Iluminação do Lord Buda, quando se encontrava sentado sob a árvore Bodhi, e é a partir daí o fenômeno agora chamado Budismo iniciou o seu progresso suave e se foi expalhando a todos os cantos do mundo.
De acordo com a ênfase do budismo, Buddhagaya nunca foi evocado com tanto fervor nem intensidade como Meca, Benaras, Jerusalém ou em Amritsar, representa para os milhões de fiéis. No entanto, inúmeros peregrinos, ao longo dos séculos, para poder pisar este lugar sagrado, passam por privações e perigos, mas isso não os desanima de irem visitar este local.
A experiência do Lord Buda no Uruvela não só resultou na localização mudando seu nome para Bodhgaya ou Buddhagaya, mas também significa que este local, outrora uma vila obscura, passou a ser o foco de atenção de milhões de peregrinos.
É o mais importante local de peregrinação budista. O local exacto onde está o Buda sentado, quando foi referido, foi chamado Vajrasana significado "Diamond Throne. Acredita-se que quando o universo for finalmente destruído, este poderia ser o último lugar a desaparecer e que será o primeiro lugar a ser formado quando o universo re-evoluir novamente.
O Vajrasana foi também, por vezes, chamado de Vitória do Trono (todos do Buda Sabbabuddhanam Jayapallankam) ou o umbigo da Terra (Pathavinabhi). Vajrasana que também foi chamado Sambodhi pelo rei Asoka, mas o mais utilizado e também o mais duradouro de nomes Buddhagaya é Mahabodhi que significa "grande iluminação".






Buddhagaya hoje é um local de atracção para os fiéis budistas de todo o mundo, imensos grupos de peregrinos e visitantes vêm visitá-lo durante todo o ano. Buddhagaya continuou a ser o centro de atracção do mundo budista até o século XIII, posteriormente, devido às lutas políticas que tiveram lugar dentro e fora da Índia, as actividades na Buddhagaya foram interrompidas.


O local estava deserto e tornou-se desolado e permaneceu negligenciada e esquecido durante vários séculos. Mas, como que por milagre, Buddhagaya, outrora uma aldeia insignificante, está nos dias de hoje cheia de vida e se tornou de novo no centro budista do mundo.






O Wat Nong Bua, está localizado, num calmo e tranquilo local, nos subúrbios da cidade de Ubon Ratchathani, ao se visitar este lindo e belo mosteiro, nota-se logo a sua diferença dos outros templos tailandeses, devido a sua arquitectura.
Este templo foi construído no ano de 1956,em comemoração da passagem dos 2 500 anos da morte do Lord Buda. a sua arquitectura foi inspirada no templo Mahabodhi da Índia, onde o Lord Buda foi iluminado.






Uma lindissima imagem do Lord Buda, no centro do mosteiro Nong Bua.



Dentro da stupa central, podem ver-se várias imagens do Lord Buda. Este stupa apresenta características locais da arte Isan.
Nos quatro cantos da base do mosteiro encontram-se esculturas de garudas abaixo de um de sete cabeças Naga.





Na sua grande maioria dos mosteiro budistas, existe uma torre, tal como esta, na qual se encontram os sinos e os tambores.








Há também figuras Mara oito figuras abaixo monge. Estes motivos são repetidos em todos os quatro lados. Acima desse nível encontram-se esculturas de imagens do Lord Buda em diferentes atitudes correspondentes ao padrão Kanok.
O Templo é construído com um estilo de três lados com uma empena lindamente decorado tecto em forma de arco e abriga uma imagem Reclining Buda.










O interior do mosnteiro, podendo ver-se no altar as sagradas inagens do lord Buda.








O mosteiro em si.












Foi este lindo mosteiro que o articulista visitou no dia 30 de Janeiro de 2010, mas a visita aos mosteiros da região continuou ainda por mais alguns dias, podendo o articulista apreciar tão belos locais e parar um pouco para meditar e orar, neste locais sagrados..










UBON RATCHATHANI - TAILÂNDIA


O selo provincial apresentava uma flor de Lotus, que faz referencia ao nome da provícia, que traduzido será A Cidade Real da Flor de Lotus. Igualmente a flor de Lotus (Nymphaea lotus) é a flor da província. A árvore representativa da província é a Yang-khao (Dipterocarpus alatus).



Ubon Ratchathani (também conhecida por Ubon, Thai: อุบลราชธานี) é uma das províncias (changwat) do Nordeste da Tailândia, e a mais a Este do país. A sua capital é a cidade de Ubon, dista de Bangkok cerca de 608 quilometros.
As provincias vizinhas são a Oeste, Sisaket, Yasothon e Amnat Charoen. A Norte e Este faz fronteira com Salavan e Champasak, Laos, e a Sul com o Preah Vihear no Cambodja.



Na vila de Khong Chiam o Rio Mun, o maior rio no Planalto de Korat, aflui no Rio Mekong, formando uma fronteira natural a Nordeste da Tailândia com o Laos. É conhecido por Maenam Song Si (Mae = mãe, Nam = água, Song = dois, Si = cor) e é assim chamado devido à mistura das águas azuis do Rio Mun, com as águas acastanhadas do Rio Mekong, essa junção da-se a cerca de 84 quilómetros da cidade de Ubon.

O articulista esteve no local, mas não notou diferença alguma na cor das águas, e segundo foi informado, só durante a época das chuvas se pode ver perfeitamente a junção dos rios e a diferença de cor de suas águas.
Toda esta área faz fronteira com três países, Tailândia, Laos e Cambodja, sendo conhecido pelo Triângulo de Esmeralda, em contraste com o Triângulo Dourado no Norte da Tailândia. O Triângulo de Esmeralda refere-se a enorme e intacta floresta de monsões nele existente.
Existem alguns parques nacionais :
Parque Nacional de Phu Chong Na Yoi
Parque Nacional de Kaeng Tana
Parque Nacional de Pha Taem



HISTÓRIA
A presente província de Ubon fazia parte do Império Khmer. Antes dos finais do século XVIII, não fazia parte dos Siameses ou do Reino de Ayutthaya. Depois da queda de Ayutthaya em 1767 algumas novas tribos se cediaram na zona, incluindo Kha e Suai. Os Siamese/ Thai começaram a expandir a sua influência desde a criação de Thonburi e do Reino de Bangkok.
Vinte anos depois o Rei Rama I deu al leader local um título nobre, e desta forma o novo nobre, conseguiu unir as pequenos povoados numa cidade. Foi assim desta forma realizada em 1786, que Thao Khamphong, Principe Laoteano, que tinha fugido da cidade de Vientiane, fundou a cidade de Ubon Ratchathani, a qual passou a ser uma tributária de Bangkok. Antes de ser província, Ubon Ratchathani, era um centro administrativo de monthon Isan, no ano de 1925 passou a pertencer ao monthon de Nakhon Ratchasima, com o novo sistema administrativo foram abolidos os monthon e em 1933, a província passou a ter o estatuto de primeiro nível na sub-divisão do país.

Até ao ano de 1972, a província de Ubon Ratchathani era a província com maior área, porém em 1972, com a formação da província de Yasothon e em 1933 da de Amnat Charoen, Ubon ocupa hoje o quinto lugar das maiores províncias do país.



Locais a visitar

Thung Si Mueang (ทุ่งศรีเมือง) - é um lindo parque no centro da cidade, onde se podem ver muitas imatações de artisticos trabalhos em cera.
City Pillar Shrine (ศาลหลักเมือง)

Monumento de Phra Pathum Worarat Suriyawong ou Chao Kham Phong (อนุสาวรีย์พระปทุมวรราชสุริยวงศ์ หรือ เจ้าคำผง) - Phra Pathum Worarat Suriyawong foi o fundador da cidade de Ubon Ratchathani durante o periodo de 1778-1795.
Escultura de Somdet Phra Maha Wirawong ou Tisso Uan (ปฏิมากรรมสมเด็จพระมหาวีรวงศ์ หรือ ติสโส อ้วน) – um famoso monge.

Monumento dos Deuses (อนุสาวรีย์แห่งความดี) – Monumento construído durante a Segunda Grande Guerra Mundial, revelando a generosidade do povo de Ubon.

Escultura de Harmonia e Progresso (ปฏิมากรรมร่วมใจก้าวไปข้างหน้า) – Esta escultura representa a harmonia dos quatros países: Tailândia, Laos, Cambodja e Vietname.
Wat Thung Si Mueang (วัดทุ่งศรีเมือง)

Wat Si Ubon Rattanaram ou Wat Si Thong (วัดศรีอุบลรัตนาราม หรือ วัดศรีทอง.

Museu Nacional de Ubon Ratchathani (พิพิธภัณฑสถานแห่งชาติ อุบลราชธานี)

Centro Cultural de Arte e Cultura (ศูนย์ศิลปวัฒนธรรมกาญจนาภิเษก)
Wat Chaeng (วัดแจ้ง).

Wat Maha Wanaram (วัดมหาวนาราม) Wat Burapharam (วัดบูรพาราม) Wat Supattanaram Worawihan (วัดสุปัฏนารามวรวิหาร).

Hat Wat Tai (หาดวัดใต้) – Uma praia fluvial no Rio Mun durante a época da seca.

Local Arqueologico Ban Kan Lueang (แหล่งโบราณคดีบ้านก้านเหลือง)
Wat Sa Prasan Suk ou Wat Ban Na Mueang (วัดสระประสานสุข หรือ วัดบ้านนาเมือง.

Hat Khu Duea (หาดคูเดื่อ)

Ban Pa-ao (บ้านปะอาว)
Wat Nong Pa Phong (วัดหนองป่าพง)
Wat Pa Nana Chat (วัดป่านานาชาติ) - Mosteiro este onde muitos estrangeiros estudam o budismo e se forma em monjes.
Wat Phukhao Kaeo (วัดภูเขาแก้ว)

Quedas de água de Kaeng Saphue (แก่งสะพือ)

Barragem Hidro-electrica de Sirindhorn (เขื่อนสิรินธร)

Chong Mek (ช่องเม็ก) – Fronteira com o Laos a 90 kms. de Ubon Ratchathani.

Parque Nacional de Kaeng Tana (อุทยานแห่งชาติแก่งตะนะ)

Wat Thung Si Wilai (วัดทุ่งศรีวิไล)

Wat Tham Kuha Sawan (วัดถ้ำคูหาสวรรค์
Para além de muitas mais atrações turisticas, os festivais de música Isan, de flores e de carros alegoricos ricamente trabalhados em cera, é um espectáculo a não perder.
A cidade Ubon Ratchathani oferece todas as condições ao turista, e está repleta de coisas lindas e de imenos mosteiros a visitar.
Para nos deslocar-mos a esta cidade, poderá usarem-se vários meios de transportes, a partir de Bangkok, autocarros, combóios ou aviões.


terça-feira, fevereiro 2

HOTEL LAITHONG - UBON RATCHATHANI





O hotel onde o articulista ficou hospedado por tres noites.













No hall do hotel estava esta imagem de um pequeno monje e na parte detrás um lago muito giro, e dois bares onde actuavam alguns cantores acompanhados ao piano.









Ambos abraçados














O pimenteiro e o saleiro!...






Um prato de comida típica da região







Um bife de salmão








As hortaliças para acompanhar a dita sopa









Várias noites jantámos no hotel, e num desses jantares a comida foi esta, sopa bem picante.










Na sala onde tomávamos o pequeno almoço
























Eu, quando entrei no quarto fui à casa de banho, mas não vi por lá toalha alguma, e ia já a telefonar para a recepção, quando depois vi as ditas toalhas em cima da cama, em forma de elefante!...






























O espaçoso quarto onde ficamos, que tinha vista para o aeroporto.































A casa de banho














Um aspecto do quarto, onde se pode ver a máquina de aquecer a água, havendo café e chá à discrição. No primeiro dia nos foi oferecido, um cestinho de fruta.

















BANGKOK - UBON RATCHATHANI

A viagem teve início pelas 10.15 horas do dia 29 de Janeiro.

O autocarro utilizado foi este da companhia NCA

Um expresso especial, sem paragens.



O articulista óptimamente instalado, no confortável acento, à sua frente tinha um aparelho de televisão, uma consola de jogos e um leitor de DVD's.
Esta companhia é uma das melhores e mais seguras, existentes na Tailândia.
A bordo do autocarro que mais parecia o interior de um avião havia uma hospedeira, que nos ia servindo comida e bebidas e sempre pronta para tratar de algum problema.
Mas tudo tem um senão, o articulista não sabia que o autocarro fazia a viagem de cerca de 608 kms, sem fazer paragem alguma, nem para reabastecer.
A viagem levou 8 horas e 30 minutos, e durante o percurso, não se podendo fumar a bordo, o articulista utilizou a casa de banho do autocarro e lá foi queimar um pivante, tinha acabado de acender o cigarro quando a hospedeira veio bater à porta da casa de banho, pedindo o favor de apagar o cigarro, e assim sem fumo, lá fez o articulista a viagem.
Chegados à enorme e mui concorrida estação de autocarros em Ubon, logo vários condutores de Tuk-Tuks, treiciclos motorizados se prontificaram para nos levar até ao hotel, tipos espertos, que se aproveitam das situações, pedindo 150 baths pelo transporte.
Lá regateou o preço, visto o condutor do Tuk afirmar que o hotel ficava ainda bem distante da gare de autocarros, por fim ficou combinado o preço de 120 baths e lá seguimos, defacto o hotel ficava bem longe da gare, mas mesmo assim 120 baths, para aquele tipo de transporte foi caro.
Ficámos hospedados no Hotel LaiThong, num quarto tipo suite, num oitavo andar, onde igualmente era proibido fumar.
O preço esse foi óptimo, 1 400 baths por diária, incluindo um vasto pequeno almoço ABF.




No próximo artigo, o articulista irá postar algumas fotos do hotel.



ISAN - TAILÂNDIA


Isan (Isan/Thai: อีสาน; também se escreve Isaan, Isarn, Issan ou Esarn, IPA: [ɪːsǎːn], Sanskrit: ईशान्य īśānya "nordeste") é uma região do Nordeste da Tailândia. Encontra-se localizada no Planalto de Korat, fazendo fronteira pelo Rio Mekong ao longo da fronteira com o Laos, na parte Norte e Este, com o Cambodja a Sudoeste.
No início do século XX a região do Nordeste da Tailândia era oficialmente chamada como Isan, termo este adoptado do Sanskrit, Ishan, que significa direcção Norte Este.
A língua mais falada nesta região é o Lao, que é maioritariamente oriunda do Laos, eles se distinguem não somente Lao do Laos, mas adicionalmente, também Thai, chamando-se a si próprios, mais tarde, como sendo Khon Isan ou Thai Isan.
Os Khmers e os Kuy (Suai) vivem na parte sodoeste, da zona nordeste da região da Tailândia, e se comunicam em várias línguas seguindo os costumes que são similares ao do povo Cambodjano, assim sendo este povos, tailandeses e laotianos, assimilaram essa cultura cambodjana.
Agricultura é a actividade principal dos povos desta região, o seu clima é quente e seco, a região de Isan é a mais pobre da Tailândia.



A língua mais falada na região é o Isan, que é muito similar com o laoteano. É considerada por alguns entendidos ser um dialecto laotiano, mas escrito no alfabeto tailândes. O isan está ligado as línguas Chiang Seng e ao Lao-Phutai, linguas estas derivadas da lingua Tai da família de Kradai. A língua tailandesa e igualmente falada, com sotaque regional. O Khmer, língua cambodjana, é muita usada nas regiões perto da fronteira com o Cambodja, Buriram, Surin e Sisaket.
A maioria da população de Isan tem origem Lao, mas esta região incorporou com bastante sucesso a moderna língua tailandesa.
Os aspectos mais prodominantes da cultura Isan, inclui a música foclorica chamada mor lam (Thai: หมอลำ), o Muay Thai (Thai: มวยไทย) boxing, luta de galos,e celebrações religiosas (Thai: กระบวน).
A comida Isan ,é baseada no arroz glutinado (Thai: ข้าวเหนียว, khao niao) e os picantes são predominantes, o que distingue, totalmente, da cozinha tailandesa.

O arroz glutinado é o espelho da cozinha do Nordeste que acompanha sempre todas as refeições.
Isan fez parte importante na Idade do Bronze, podendo ver-se ainda nos dias de hoje, muitas pinturas rupestres, artefactos, havendo provas evidentes que já se cultivava o arroz naquela época. Instrumentos de ferro e bronze, foram encontrados em Ban Chiang, muitos deles similares ao da Mesopotania.


A região mais tarde esteve, primeiro, sobre a influência da cultura Dvaravat e depois do Império Khmer, que deixaram dezenas de santuários em toda a região de Isan, os mais expressivos os de Phimai e Phanom Rung, mosteiros estes que o articulista já visitou e impressionado ficou com o rigor das medidas e da direcção dos mesmos para o famoso Angkor War.
Após o declínio do Império Khmer no século XIII, a zona de Isan foi dominada pelo reino de Lao Lan Xang, que foi estabelecido por Fa Ngum. Esta região começou a ser mais habitada pelos laoteanos e migrantes Thais.
O reino do Sião dominou a região desde o século XVII e realizou transferências formadas de populações do Laos para a zona de Isan, nos séculos XVIII e XIX. Os tratados franco-siameses de 1893 e 1904, facultou e originou as actuais fronterias entre o Reino do Sião e a Indochina francesa.
Somente no século XX com a nova política de unificação é que a zona de Isan passou a fazer integrante da Tailândia.

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A zona de Isan cobre uma área de 160,000 km², o que a torna quatro vezes maior que a Suiça, duas vezes maior que a Austria e quase duas vezes maiores que a área ocupada por Portugal continental que é de 89.015 km2. Tendo uma população estimada em 22 milhões de habitantes, 40% dessa população esta concentrada nas províncias de Korat, Ubon Ratchathani, Udon Thani e Khon Kaen, províncias estas todas elas bem conhecidas do articulista.
Foi de novo esta zona que o articulista andou a percorrer neste dias, e que em artigos seguintes irá descrever mais promenorizadamente, local a local por onde passou, foram num total de 6 províncias.


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PROVÍNCIAS DO NORDESTE

Amnat Charoen (อำนาจเจริญ)
Buri Ram (บุรีรัมย์)
Chaiyaphum (ชัยภูมิ)
Kalasin (กาฬสินธุ์)
Khon Kaen (ขอนแก่น)
Loei (เลย)
Maha Sarakham (มหาสารคาม)
Mukdahan (มุกดาหาร)
Nakhon Phanom (นครพนม)
Nakhon Ratchasima (นครราชสีมา)
Nong Bua Lamphu (หนองบัวลำภู)
Nong Khai (หนองคาย)
Roi Et (ร้อยเอ็ด)
Sakon Nakhon (สกลนคร)
Si Sa Ket (ศรีสะเกษ)
Surin (สุรินทร์)
Ubon Ratchathani (อุบลราชธานี)
Udon Thani (อุดรธานี)
Yasothon (ยโสธร)