Artigo publicado no Jornal Voz de Macau no ano de 1940.
o mar do poeta
o mar do poeta
quinta-feira, julho 29
ALGO SOBRE O ÓPIO
Artigo publicado no Jornal Voz de Macau no ano de 1940.
THE KEEKWAN MOTOR ROAD CO., Ltd.
Carreira No. 1
Do Cais dos Vapôres até á Avenida Vasco da Gama ......... 5 avos
Da Avenida Vasco da Gama às Portas do Cerco ................. 5 "
Do Cais dos Vapôres às Portas do Cerco ............................. 10 "
Carreira No. 2
Do Largo do Senado ao Pagode Tou Tei .............................. 5 avos
Do Pagode Tou Tei à Praça de Camões ............................... 5 "
Do Largo do Senado à Praça de Camões ............................. 10 "
Carreira No. 3
Do Largo do Senado ao Pagode da Barra ........................... 5 avos
Do Pagode da Barra à Avenida Vasco da Gama ............... 5 "
Da Avenida Vasco da Gama às Portas do Cerco .............. 15 "
Carreira No. 4
Do Largo do Senado ao Porto Exterior ............................. 5 avos
- Nota - a) A Avenida Vasco da Gama desse época, é hoje a Avenida Sidónio Pais.
b) O Pagode Tou Tei, penso ser o que ainda existe lá para os lados do Patane, pois não fazia sentido tratar-se do Tou Tai Miu, que fica situado na Rua Tomás da Rosa, bem ao aldo do mercado da Mitra.
c) A Praça Camões, segundo a compnahia assim se referia, seria talvez a Praça Luis de Camões, junto à Igreja de S.António.
d) O Cais dos Vapores, sub-entende-se ser onde a companhia tinha, e continua a ter, a sua sede, junto à ponte 12, do Porto Interior.
Um dos funcionárias desta companhia e conhecido do articulista, confirmou, que esta foto se refere aos autocarros usados nessa época.
Kee Kwan Motor Road Co., Ltd. Chronology
Kee Kwan Motor Road Co., Ltd. is under the Construction Department of Guangdong Province in 1927 on " Private financing ( shares) road approach "requirement , the construction of Macau, Zhongshan Shiqi gates to the road and set up a company operating transport .
* June 1927 organized in Zhongshan .
* July 1927 , two in
* September 21, 1927 , the Guangdong Provincial Construction Department Highway Department approved the offer .
* winter 1927 , the Preparatory Office moved to
* November 18, 1927 ,
* August 15, 1928 the company in
* Qi Guan 1933 Highway 5 project basically completed , Macao Shiqi class line points to 38 stations operating , the company has the size up to 97 bus operators .
* September 1950 the Government of the manifold relations to transform the company , the company owned by the Guangdong Provincial Government Department of Finance Management .
* In 1951 , the company owned by Pearl Management Office of the Commissioner .
* In 1954 the company owned by the provincial communications department management .
* In 1984, the Guangdong Provincial People's Government, from January 1, 1985 , the Kee Kwan Motor Road Co., Ltd and
* 1998 and 2001 , respectively,
* 2001 by the National Ministry of Personnel, Ministry of Communications AssessmentTo"National transportation system advanced group . "
* December 2002 , the International Trade Leaders Club awarded the " excellent quality of the Tenth Asia Gold . "
========================================================
A BANCA MAIS ANTIGA DE MACAU
i POD POR ENGANO
O novo gadget de Steve Jobs já esteve à venda em Macau. Os mais de 200 clientes que o compraram tiveram sorte: a Apple cometeu um erro e enviou o produto para o território.
Hélder Beja
O iPad já está à venda em Macau. O iPad já não está à venda em Macau. Confuso? Os clientes da Original Technology, loja que vende os produtos da Apple, também devem achar que sim, ao menos aqueles que não conseguiram ficar com um dos aparelhos do curto stock que, por engano, foi comercializado no território.
“Ainda não temos permissão para vender o iPad. Fizemo-lo durante algum tempo porque houve uma lacuna por parte da Apple e da Apple Hong Kong, e enviaram-nos alguns aparelhos”, conta ao PONTO FINAL um dos funcionários da loja. Acabados os exemplares do novo gadget da maçã que cruza as aplicações do iPhone com as de um computador, não se sabe quando voltará a chegar nova remessa.
Ontem, ao começo da tarde, ainda se mantinha à porta da loja uma placa com a inscrição “fila para iPad”, dando conta das muitas pessoas que devem ter acorrido à Original Technology sabendo que o gadget de Steve Jobs acabara de chegar. “Vendemos entre 200 a 300, esgotaram rapidamente.” E agora? “Estamos à espera, não sabemos de mais nada. Não faço ideia de quando voltará a haver iPad em Macau”, explica o funcionário.
Esgotado em Hong Kong
O engano que trouxe o novo tablet da Apple ao território aconteceu com a chegada do iPad a Hong Kong, onde começou a ser comercializado na sexta-feira passada e recebido entusiasticamente pelos fãs da marca norte-americana. “Acontece que somos regiões diferentes, como regras diferentes, e nós ainda não temos permissão para vender o aparelho”, clarifica.
Enquanto a espera pelo aparelho multifunções (computador, leitor de e-books) continua por cá, na RAEHK o gadget – vendido nas suas diferentes versões com preços entre os 3000 e os 6000 dólares de Hong Kong – esgotou em poucos minutos, de acordo com a imprensa da região vizinha.
Com um ecrã de 9,7 polegadas e espessura que não chega aos 1,3 centímetros, o iPad, que também ainda não está à venda em Portugal, pesa qualquer coisa como 680 gramas. Apesar de não ter câmara incorporada nem permitir fazer chamadas telefónicas convencionais, o aparelho vem munido com sistema bluetooth, Wi-fi, microfone, colunas e uma bateria que deve durar dez horas. No campo das aplicações, todas as mais de 100 mil disponíveis para o iPhone podem ser descarregadas pelos utilizadores. A outra grande novidade é a iBookstore, loja online que vende livros e outros conteúdos editoriais em formato electrónico – para já apenas nos EUA – e que passa a concorrer directamente com portais como a Amazon.
O articulista, ontem de manhã, ao passar junto a loja da Apple, encontrou esta notícia, na porta da referida loja.
quarta-feira, julho 28
TRÊS DESASTRES AÉREOS EM 24 HORAS
NDTV Correspondent, Updated: July 28, 2010 12:00 IST
New Delhi: This is the third air crash in the last 24 hours. On Tuesday, a Lufthansa MD-11 cargo plane crashed while landing at Riyadh , smoke was emitting out from the rear of the aircraft. Both the pilots were rushed to a hospital.In another incident, a Beechcraft Premier Business jet had a landing accident in Oshkosh in the United States. Both pilots were in a serious but stable condition.And today, in the most serious incident, more than 150 people are feared dead in the Airblue airliner crash on the outskirts of Islamabad. Read more at: http://www.ndtv.com/article/world/three-plane-crashes-in-24-hours-40338?cp
AIR BUS 321 - AIR BLUE DESPENHOU-SE NO PAQUISTÃO
ISLAMABAD — All passengers and crew on board a Pakistani passenger plane carrying 152 people are believed to have been killed when it crashed near Islamabad on Wednesday, an official said.
Two Americans were among the victims, a U.S. embassy spokesman told Reuters. He had no further details.
“There are no survivors. We believe all are dead. We are recovering the remains of the dead bodies from the wreckage,” Imtiaz Elahi, chairman of Islamabad’s Capital Development Authority told Reuters.
The Airbus 321, belonging to private airline Airblue, crashed into a heavily wooded and hard-to-access hillside while flying from the southern port city of Karachi. Rescue workers were scouring the site for bodies, officials said.
“Most of the bodies are charred. We’re sending body-bags via helicopters. It’s a very difficult operation because of the rain,” said Aamir Ali Ahmed, a senior city government official.
“We can pray and hope but what experts are saying is that there’s no chance of any survivors,” he added.
Earlier reports that five survivors had been pulled from the wreckage were wrong, said Imtiaz Elahi, chairman of the state-run Capital Development Authority, a city municipal body.
“It would be a miracle but we’re not expecting any survivors,” said another official, who declined to be named.
Rescuers said they had to dig through the rubble with their bare hands, with fire and thick smoke hampering their work. The fire has since been extinguished, but access to the hillside remained limited to pedestrians and helicopters.
“You find very few intact bodies. Basically, we are collecting bodies parts and putting them in bags,” Bin Yameen, senior officer in the Islamabad police, told Reuters from the scene of the crash.
“I don’t know the exact death toll but one can imagine not many could survive in such a bad situation.
The plane lost contact with the control room of the Islamabad International Airport at 0443 GMT. It was carrying 146 passengers and six crew members.
The crash site is on the Margalla Hills facing Islamabad, about 300 metres up the side of the hills. Smoke could be seen from some districts of the city after the crash.
“It was raining. I saw the plane flying very low from the window of my office,” witness Khadim Hussain said. Heavy monsoon rains have lashed the area for the past few days.
The military said it had sent three helicopters to the site and troops had also been moved there. Prime Minister Yusuf Raza Gilani was surveying rescue operations from the air and the government declared Thursday a day of mourning for the victims.
Airblue began operations in 2004 with a fleet of Airbus A320 and A321 aircraft, according to its website www.airblue.com. It flies primarily domestic routes as well as to the United Arab Emirates, Oman and Manchester in Britain.
Spokesman Raheel Ahmed said this was the first crash for the airline and that an investigation was being launched.
“It’s too early to speculate,” he said about the cause of the crash. “The civil aviation authorities will also be involved.”
Airbus confirmed one of its planes was involved in the Airblue crash.
“We regret to confirm there has been an accident with an Airbus aircraft and we will provide more information when we have more confirmed data available,” said Airbus spokesman Stefan Schaffrath.
At Islamabad’s international airport, passengers in the departure lounge scanned the television screens for news.
“I’m not surprised something like this has happened,” said Ahmed Fairuz, a passenger awaiting departure. “The weather is just too bad for flying.”
Aviation industry sources in Europe said the aircraft was leased from International Lease Finance Corp, the leasing unit of U.S. insurance giant AIG
Los Angeles-based ILFC was not available for comment and there was no immediate confirmation of these details.
The A321 is the largest of the A320 family of single-aisle jets produced by EADS subsidiary Airbus. This particular type of aircraft, which can seat up to 185 passengers, has been in service since 1994.
Forty-five people were killed when a passenger plane belonging to Pakistan International Airlines crashed near the central city of Multan in 2006.
Including the 2006 incident, PIA has had 11 crashes since 1957, according to AirDisaster.com.
© Thomson Reuters 2010Read more: http://www.nationalpost.com/news/survivors+Pakistani+plane+crash+officlal/3331772/story.html#ixzz0uyZ59pmB
terça-feira, julho 27
LOJA CHINESA
Ideia promete satisfazer o público feminino
China tem loja onde mulheres partem tudo
Em Shenyang, na China, abriu uma loja destinada somente ao público femino que permite aliviar as mulheres mais stressadas com a vida. A loja tem ao dispor da cliente aparelhos domésticos prontos a serem desfeitos com tacos de basebol disponibilizados à entrada.
Por:Cláudia M. Rodrigues
Os homens estão totalmente proibidos de entrar na loja, que se encontra dividida pelas secções da casa e no qual constam televisores e computadores.
O gerente da loja, Wang Jingyu, numa entrevista ao jornal 'Daily Mail', informou que a loja é bastante frequentada para aliviar tensões provocadas pela crise mundial e relacionadas com o mercado de trabalho, ao contrário das expectativas que apontavam para índices de procura relacionados com frustrações do campo sentimental e amoroso.
Fonte - Jornal Correio da Manhã
==========================================================
As mulheres chinesas, na sua grande maioria tem um feitio muito meigo, mas os tempos estão de mudança, e com esta nova geração, parece que as coisas estão mudando, os homens que se cuidem!...
A minha fiel e meiga esposa é chinesa, e nunca teve esses hábitos.
segunda-feira, julho 26
O ESCRITÓRIO DO ARTICULISTA
Os dois hobbys do articulista, escrever, fazer poesia, colecionar isqueiros de marcas de cigarros, miniaturas de aviões, mas nos que já viajou e alguns selos especiais.
FEIRA DE PRODUTOS DE MACAU E DA PROVÍNCIA DE CANTÃO - 2010
O Certame estava dividido em duas partes, na parte exterior havia vários pavilhões de Macau, que apresentavam uma imensa gama de produtos, na parte interior, havia um enorme palco, onde actuaram alguns artista de Macau e da Republica popular da Chuna, entoando belas canções.
CASAS-MUSEU DA TAIPA
Casas-Museu da Taipa
A Associação de Classificação das Oito Paisagens de Macau seleccionou o conjunto constituído pelas Casas-Museu da Taipa, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Biblioteca do Carmo com os jardins que lhe estão adjacentes. Esta área forma uma das oito paisagens mais características de Macau. As Casas-Museu da Taipa representam moradias típicas características da Arquitectura Macaense de matriz portuguesa. Em tom esverdeado, são consideradas uma das relíquias patrimoniais e culturais das Ilhas.
Foram construídas em 1921 para residência dos funcionários superiores das Ilhas, oriundos de famílias macaenses. Na década de 80, os Serviços de Turismo de Macau recuperaram-nas e, em finais dos anos 90, foram alvo de profundas obras de restauro devido ao seu valor arquitectónico e transformdas nos seguinte espaços museológicos: Casa Macaense, Casa das Ilhas, Casa das Regiões de Portugal, Casa para Exposições e Casa de Recepções. As Casas-Museu da Taipa foram inauguradas em 5 de Dezembro de 1999 sendo, actualmente, administradas pelo Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais.
Casa Macaense
Trata-se de uma das moradias típicas, de estilo colonial, existentes em Macau, que recorda aos visitantes uma época de certo fulgor luso caracterizada pela frequente afluência ao território de visitantes ilustres ingleses, manchus, mandarins e de comerciantes. Percorrendo a casa, os visitantes podem apreciar o modo como viviam as famílias macaenses de outrora. Mobílias, objectos e decoração característica do início do século XX provêm quer do recheio de casas habitadas em tempos por residentes de Macau, quer de réplicas de objectos originais.
Casa das Ilhas
A Casa das Ilhas é o único museu que mostra a fisionomia e a História das ilhas da Taipa e Coloane. Através dos vestígios históricos, figuras e materiais bibliográficos em exposição, os turistas e residentes podem rever o passado e viver a actualidade das Ilhas o que, com agrado, tem vindo, desde 5 de Dezembro de 1999, a ser salientado pelos muitos visitantes que a procuram.
Os dez temas que mostra espelham as características mais destacadas da sua fisionomia, arqueologia, desenvolvimento histórico, vida actual da população, história dos transportes, templos, construções portuguesas, comida tradicional, desenvolvimento das grandes construções, actividades recreativas e recintos lúdicos, tudo pondo em relevo a História e a realidade actual das Ilhas.
Casa das Regiões de Portugal
A terceira destas vivendas de dois pisos, que contem trajes típicos de diferentes Regiões de Portugal, mostra aos visitantes a forma de vida e modo de vestir das suas populações. No 2°andar, há dois televisores que transmitem programas de vídeo alusivos ao tema.
Casa de Exposições
Serve de galeria de exposições de arte dos mais diversos tipos, com uma peridiocidade relativamente curta, albergando fotografia, pintura ocidental, cerâmica e vidro, escultura, etc.. Até agora convidaram-se para aí expor, inúmeros artistas locais e do exterior, como de Shangai, Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul, Polónia e México, com a perspectiva de se dar continuidade ao projecto e se trazerem cada vez mais exposições de fora ao Território.
Casa de Recepções
A quinta moradia, também de dois pisos, destina-se a recepções privadas ou oficiais e actividades culturais ou festivais de culinária.
Com o objectivo de realçar, por um lado, a típicidade da Avenida da Praia e de servir, por outro, o interesse dos turistas, foram aí colocados uma pérgula e um quiosque para que os visitantes possam gozar e apreciar a paisagem que envolve este romântico espaço. Alem disso, em frente de Casa de Recepções foi construído um anfiteatro aberto onde têm vindo a realizar-se diversos espectáculos populares, tais como as Festas do Ano Novo Lunar (Fevereiro), o Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), a Festa da Flor de Lótus (Junho), a Festa do Bolo Lunar (Setembro) e a Festa da Lusofonia (Outubro).
ISTMO TAIPA - COLOANE
CANIDROMO DE MACAU - SUA HISTÓRIA
A year ago at the lot near the Chinese border to begin construction , when the track , grandstand , kennels and other facilities thus gradually become form , the public already talking about . When the first dog race comes into play, more to push people's emotional
1963 farm re- opened for business , filled with dog characteristics
Twenty- five years of farm closure , reopened in 1963 . Earlier, inside the camp was finally closed . New dog owners , quickly re- track the construction of the facilities and to become well-organized site . Dog Field marked the reopening of the venue has a taste of
The venue for each entry shows the name and the weight of the dogs notices Edition is shipped from
CENTRO DESPORTIVO LIN FONG
Centro Desportivo Lin Fong | |||||||||||
Endereço:Avenida Almirante Lacerda, Macau | |||||||||||
Introdução | |||||||||||
Há cerca de cem anos, o local onde se encontra localizado o Centro Desportivo Lin Fong era apenas uma praia. Entretanto, as obras de aterro realizadas no início do Século XX permitiram a conquista de novos terrenos ao mar. Desde 1932, tais terrenos são utilizados para a realização das corridas de galgos. | |||||||||||
Em 1940, o Governo de Macau construiu no referido local uma infra-estrutura desportiva denominada por “Campo Desportivo 28 de Maio”, também vulgarmente conhecida por “Campo Lin Fung”. Em 1989, o investimento efectuado pelo Governo de Macau na construção das pistas de “tartan” proporcionou à modalidade de atletismo a entrada em uma nova era. Em 1986, construiu-se no local uma nova Piscina Coberta com água aquecida. As duas piscinas existentes foram as primeiras piscinas abertas ao público, e uma das quais foi concebida para a utilização específica dos indivíduos com deficiências físicas. Em 1998, a Piscina foi alvo de novas obras de remodelação, tendo introduzido os ginásios para a realização de actividades desportivas em recinto coberto. Para além do campo de futebol, da pista de atletismo, das piscinas de água aquecida e dos ginásios, o Complexo encontra-se apetrechado ainda da Sala de Musculação, e da Zona de Ténis-de-Mesa, entre outros. | |||||||||||
Instalações | |||||||||||
Horário de funcionamento: 06:00 - 23:00 Durante o período que não seja utilizado pela Companhia de Corridas de Galgos é aberto ao público Campo desportivo
| |||||||||||
Piscina AHorário de funcionamento:
| |||||||||||
Piscina BHorário de funcionamento:
| |||||||||||
GinásioHorário de funcionamento: 07:00 – 23:00
| |||||||||||
OutrosDisponibiliza ainda uma sala de reuniões com capacidade para acolher cerca de 50 pessoas para a prestação do apoio logístico às diferentes actividades |