o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, março 6

OVOS DE FORMIGAS UM PITÉU


Ontem, pela tardinha, uma irmã de uma cunhada nossa, que tinha ido passar uns dias à sua aldeia natal, Ban Mea Long, onde reside a mãe de minha esposa, nos telefonou pedindo-nos para ir-mos a sua casa buscar uns ovos de formigas que a mãe de minha esposa tinha enviado.



                 Assim vieram misturadas com farinha

Não é a primeira vez que o faz, sabendo que uma de nossas filhas adora este belo pitéu, que mais logo será confecionado, bem ao gosto dela, com ovos mexidos.
 
 
                 Assim ficaram depois de serem levadas



Considerado alimento estranho por alguns, os ovos de formigas são uma iguaria, especialmente no  norte e nordeste da  Tailândia.
 


Os ovos de formigas vermelhas ( Kai Mot Daeng ) podem ser adquiridas nos mercados locais, mas muitas pessoas tailandesas, principalmente aldeões, tal como a mãe da esposa do articulista, os recolhem por si mesmos, bem como muitos outros insectos que fazem parte da sua culinária. 
 
 
 
Insetos como uma iguaria e um alimento nutritivo na Tailândia Sirithon Siriamornpun PhD e Pornpisanu Thammapat MSc.
 
https://www.google.com.br/#q=ants+thai+food+proteins

As formigas tecelãs : uma delicadeza e uma comida cara, cada quilo de ovos de formigas vermelhas custa cerca de 400 baths, ou seja mais caro que a carne de porco ou de galinha.



A tradição de incluir formigas Oecophylla em alimentos e medicina tradicional tem sido relatada a partir de diferentes culturas na Tailândia, China, Índia, Myanmar, Bornéu, Filipinas , Papua Nova Guiné , Austrália e Congo. Na Tailândia, este tipo de formiga tem uma longa história de consumo , especialmente em áreas rurais.
 
 
As larvas, pupas e casta rainha são usados ​​em uma variedade de pratos tailandeses e estão disponíveis nos mercados locais ao longo destes países durante a época de colheita.
 
As formigas podem ser consumidas de várias maneiras, tais como em saladas, fritos ou usados ​​como ingredientes de sopa.
 
Elas também são consumidos cruas, juntamente com ervas e especiarias como uma entrada.
 
 

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Nunca provei.
Fica a sugestão.
Aquele abraço!!

ANTONIO MANUEL FONTES CAMBETA disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
Quando puder exprimente é óptimo.
Alguns dizem que é um nojo, para quem não gosta sim, tal caracóis, que nem todos gostam.
Este tipo de comidas estão sendo exportados para os EUA, e aconselhados por muitos médicos.
O jantar de hoje será uma omolete com eles.
Abraço amigo