o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, maio 2

SHANGAI - EXPO 2010

Os Correios de Macau lançaram um selo alusivo a Expo 2010, como se pode ver na imagem acima exposta.










A Expo Shangai 2010 abriu as suas portas no dia 1 de Maio, para quem ainda não viu a grandiosidade desta Expo. aqui fica o video o qual contém todos os pavilhões dos 198 países e organizações mundiais.



A Exposição Universal de Shanghái 2010, oficialmente Expo 2010 Shanghai China (em chinês: 中国2010年上海世界博览会, pinyin: Zhōngguó 2010 Nián Shànghǎi Shìjìe Bólǎnhuì), é uma exposição internacional que se realiza em Shanghái, China, desde 1 de Maio até 31 de Outubro de 2010 sobre os aupicios da organização do Comité Internacional de Exposições (BIE) e o Ayuntamiento de Shanghai. É a primera exposição internacional registrada (também chamada «exposição universal» ou «exposição mundial») de acordo com a nova clasificação da BIE.


O tema central da Exposição é a vida urbana, que se resume no lema «Melhor cidade, melhor vida».
Está localizada num recinto com 520
ha de superficie junto às margens do río Huangpu, no distrito de Puxi (occidental) e o de Pudong (oriental), entre as pontes de Nanpu e Lupu, a poucos quilómetros a sudoeste do centro turístico e económico da cidade de Shanghai.






Participam neste evento 189 países dos cinco continentes (China incluida) e 50 organizacões internacionais . O número de participantes oficiais que era de 192, ficou reduzido a 189 devido ao recente cancelamento dos países Burkina Faso, Bután e Kuwait.
Pelas suas dimensões e pela quantidade de países participantes e de visitantes que se prevem que a visitem, se diz que é a maior exposição internacional jamais realizada.






Uma das particularidades desta exposição é que pela primera vez as cidades tem a possibilidade de participar directamente.





No dia 3 de Dezembro de 2002, na 132 reunião da BIE, celebrada no Palacio del Príncipe de Mónaco (Mónaco) se realizou a votação para eleger entre as cinco cidades candidatas qual serias a escolhida para realizar a Expo 2010.


Depois de quatro rondas de votações, a cidade de Shanghai foi a eleita, superando com uma margem de 20 votos à cidade de Yeosu (Coreia do Sul)



Temática

O tema de Exposição é "Melhor cidade, melhor vida" e expressa o desejo comum de todas as sociedades contarem com núcleos urbanos de acordo com uma vida moderna, de bem estar e facilidade de vida.

Cada país, orgamização internacional ou nacional e empresas participantes, foram convidados a expor o seu ponto de vista particular, desde a sua filosofia e experiência, sobre este tema e a darem exemplos e iniciativas de como resolver os problemas que actuais das cidades e de todo o planeta. Para o efeito se divide o tema central em cinco aspectos e subtemas principais:



Convivência multicultural da cidade


Prosperidade económica da cidade


Inovação cientifica e tecnolólica da cidade


Remodulações das comunidades na cidade


Interacção entre as áreas urbanas e as rurais






Símbolos

"Haibao" sauda os visitantes na entrada dos pavilhões.



O logotipo da Expo é uma figura de cor verde que mostra três pessoas estilizadas unidas pelas mãos, que simbolizam és tu, sou eu e é ele como representação da humanidade. Sua forma nos faz pensar no carater chinês "世", que significa ' palavra' uma foirma básica que utilizamos para nos comunicarmos, em alusão á Expo 2010, é um meio de cominicação para toda a humanidade.


A mascote oficial do evento é um pessoa singular de cor azul com o nome de "Haibao", termo este que provêm das palavras chinesas "hai" (海), mar, "bao" (宝), tesouro, que significa tesouro do mar. Sua forma provem do careter chinê 人, que significa 'pessoa'.




Instalações



O recinto da Expo ocupa uma superfície total de 5,25 km², e situa-se nas marges do rio Huangpu, nesta margem a área ocupada é tem uma superfície de 3,93 km², a margem Oeste ocupa uma superfície de 1,35 km².


Está dividida em cinco zonas: nas zonas A, B e C, encontram-se na parte Este da Expo, e as zonas D e E, na parte Oeste.



Entre a zona A e B se encontra a "Eje Expo", uma fila de casas com 1 km de comprimento e com a amplitude de 100 metros que vai desde a entrada principal até à margem do rio sendo a sua cobertura construída à base de uma membrana de plástico, feita em fibra de vidro, sustentada por 5o pilares (19 interiores e 31 no exterior) e por seis corpos centrais com 45 metros de altura.


Em cada zona existem vários espaços públicos, num total de 32, dedicados a representações de todo o tipo, principalmente espectáculos artísticos (alguns deles relacionados exclusivamente à área geográfica em questão). Na zona A encontra-se a praça da Ásia; na zona B, a praça da Oceania; a Praça Expo e a Centro Expo, são as maiores de todas elas; na zona C, encontram-se as praças de Africa, Asia e Europa; na zona D o Pavilhão de Entretimentois e a praça UBPA.



A distribuição dos pavilhões pelas diferentes zonas é a seguinte:



Zona A: os pavilhões da maioria dos países da Asia, pavilhão da China e pavilhão de suas províncias.



Zona B: os pavilhões dos países da Oceania e do Sudoeste Asiatico, os pavilhões temáticos "Urbanian", "City Being" "Planeta Urbano", pavilhões de organizações internacionais, Expo Center e centro de espectáculos Expo Plaza.


Zona C: pavilhões dos paíeses da Africa, America e Europa.


Zona D: pavilhão temático "Huellas" (Footprint), pavilhões de empresas nacionais e internacionais.



Zona E: Pavilhão do Futuro, pavilhões de empresas nacionais e internacionais, pavilhão da Civilização das Cidades e o UBPA (Área de Melhores Práticas Urbanas).







Promoção


É esperado que a Expo 2010 atinja o maior número de visitantes na história das Exposições da BIE, mais de 70 milhões, ultrapassando assim o número de 50 milhões que visitaram a Expo 67 em Monteral no Canada, da Expo 1970 de Osaka, que mantém, até hoje o número mais elevado de visitantes, 64 milhões.









Precos


Os bilhetes de entrada para o público foram posto à venda na Internet desde Março de 2009. Existem vários tipos de bilhetes:


Bilhetes para um só dia normal, para um dia especial, para três dias normais, assim como entrada para uma tarde (a partir das 17.00 horas). Os preços variam de acordo se o bilhete foi comprado antes da abertura da Expo e no decorrer desta: existem bilhetes com descontos para os miúdos com menos de 1,20 metro de altura, para estudantes e para seniores com mais de 60 anos de idade, ou para grupos.



Em resumo pode-se obter um bilhete de entrada na Expo aos seguintes preços, ao câmbio de 1 = 9,0339 CNY):


Um dia normal 160 CNY (aprox. 17,7 ) — preço reduzido 100 CNY (11 )—.


Uma tarde 90 CNY (10 ).


Três dias normais 400 CNY (44,4 ).


Sete dias normais 900 CNY (100 ).


Nenhum comentário: