o mar do poeta

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quinta-feira, julho 22

A EMBARCAÇÃO QUE FEZ MUDAR O RUMO DE MACAU

O Hidroplanador "COLOANE"
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fará a sua viagem inaugural, de Macau para Hongkong, no dia 15 do corrente

Segundo uma declaração, ontem feita à Imprensa, pelo Administrador da "Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, S.A.R.L." sr. Stanley Hó, o hidroplanador "Coloane", adquirido recentemente pela referida empresa em Messina, Itália, para as carreiras entre os dois portos vizinhos, fará a sua viagem inaugural, de Macau para Hongkong, no dia 15 do corrente.

A moderna unidade, veloz e confortável, ligará Macau a Hongkong em uma hora e um quarto e destina-se exclusivamente ao transporte de passageiros.

Dispõe de lugares, assentos almofadados e móveis, semelhantes aos dos aviões, custando cada passagem apenas $15,00 (patacas). Cada passageiro poderá levar consigo apenas 20 libras de bagagens.

O hidroplanador, que já se encontra em Hongkong, em cujo porto tem feito com êxito várias viagens experimentais, deverá chegar a este porto, na tarde do dia 14, ficando atracado à nova ponte-cais, em construção, no Porto Exterior.

Fonte - Jornal Notícias de Macau, 3 de Março de 1964.



O HIDROPLANADOR "COLOANE" fará amanhã a sua viagem inaugural entre Macau e Hongkong.
Proceder-se-á, amanhã, domingo, dia 15 (Março de 1964), na nova ponte-cais (em construção) do Porto Exterior, à inauguração do estabelecimento, pela primeira vez, em território português, de um serviço de transporte em hidroplanadores.
A Exma. Senhora Dona Maria Angélica Lopes dos Santos, Esposa de Sua Exa. o Governador da Província, Tenente-Coronel António Lopes dos Santos, dignar-se-á presidir à cerimónia da inauguração das carreiras Macau-Hongkong do hidroplanador "COLOANE", da "Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, S.A.R.L.", sendo este o primeiro navio a utilizar o novo canal do Porto Exterior.
A chegada de Sua Exa. o Governador e Sua Exma. Esposa esta aprazada para as 10.30 horas, pelo que a referida Sociedade pede aos Exmos. Convidados para comparecerem antes das 10.15 horas.
Fonte - Jornal Notícias de Macau, 14 de Março de 1964

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Foi inaugurado em Macau
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o estabelecimento do primeiro serviço em território português de transporte em hidroplanadores.
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com a viagem inaugural das carreiras Macau-Hongkong do hidroplanador "Coloane"
da "Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, S.A.R.L."
Com a honrosa presença de Sua Exa. o Governador da Província, Tenente-Coronel António Lopes dos Santos, e de Sua Exma. Esposa, autoridades, Imprensa e grande número de outros convidados, de diferentes categorias sociais, procedeu-se, ontem de manhã, junto à nova ponte-cais (em construção) do Porto Exterior, à cerimónia inaugural das novas carreiras entre Macau e Hongkong do hidroplanador "Coloane", importante melhoramento introduzido pela "Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, S.A.R.L.", no domínio das comunicações marítimas entre os dois portos vizinhos.
Com a referida inauguração, assinalou-se, assim, neste porto, o estabelecimento, pela primeira vez em território português, de um serviço de transporte de passageiros em hidroplanadores, sendo também o hidroplanador "Coloane" o primeiro navio a utilizar o novo canal do porto Exterior.
Antes do acto inaugural, pròpriamente dito, às 9.00 horas, foram os jornalistas e outras individualidades convidados a fazer uma viagem no novo hidroplanador, viagem que durou cerca de meia hora, ao largo do Porto Exterior, com satisfação geral.
Trata-se duma unidade marítima, moderna, rápida, cómoda e econ;omica, destinada exclusivamente ao transporte de passageiros, dotada de 68 assentos almofadados, semelhantes aos dos aviões. Cobre normalmente, a distância que separa os dois portos vizinhos em uma hora e um quarto, sendo o custo de passagens relativamente acessível (dez patacas nos dias úteis e vinte patacas nos fins de semana e feriados). Diàriamente, faz seis viagens, sendo três de ida e três de volta.
Chegada do Governador da Província
Eram 10.30 horas, quando Sua Exa. o Governador da Província, Tenente-Coronel António Lopes dos Santos, e Sua Exma. Esposa, Senhora Dona Maria Angélica Lopes dos Santos, chegaram ao local, acompanhados dos srs. Chefe e Oficiais do Gabinete e suas respectivas esposas. Já ali se encontravam numerosos convidados.
O recinto estava festivamente engalanado, com bandeiras e flores, vendo-se ao fundo uma tribuna de honra. Em lugar visível, uma mesa ostentando a maqueta do novo conjunto arquitéctónico "Casinos Hotéis", a construir em breve pela referida Sociedade, na Praia Grande.
O Senhor Governador e a Senhora de Lopes dos Santos foram recebidos, à entrada, pelos srs. Henry Fok, Stanley Hó, Teddy Yip e Mrs Hip Hón (esta última em representação do seu marido, ausente). Administradores da "S.T.D.M." e empregados superiores da mesma sociedade.
Sua Exa. o Governador e Exma. Esposa, comitiva e outras entidades presentes foram, então, convidados a fazer uma viagem no hidroplanador, que igualmente deu uma volta ao largo do Porto Exterior.
Deu-se seguidamente início à
Cerimónia inaugural
Em nome da Sociedade, falou o sr. Henry Fok, cujo discurso em chinês foi, depois, lido em português pelo sr. Stanley Hó.
No uso da palavra, Sua Exa. o Governador, referindo-se às palavras do sr. Henry Fok, relativas à inauguração daquele indiscutível melhoramento no domínio das comunicações marítimas de Macau com Hongkong, disse que queria felicitar a empresa por aquela realização.
Prosseguindo, e depois de observar que não era aquele o momento aportuno para analisar os aspectos que mais interessam ao desenvolvimento do Turismo em Macau, o Senhor Governador salientou que um dos seus aspectos mais salientes era precisamente a necessidade de dispornes de meios de transporte entre Macau e Hongkong, como há pouco disse o sr. Henry Fok, rápidos, cómodos e - acentou Sua Exa. - "eu direi ainda frequentes e económicos".
Continuando, afirmou que julgava que esse objectivo era precisamente atingindo pelos "hidrofoils".
Referindo-se à alusão feita pelo sr. Henry Fok de que em breve vão pôr em funcionamento o barco "Macau", frisou o Senhor Governador que será mais um elemento no domínio dos transportes, a facilitar o acesso de turístas a Macau.
Relativamente ao conjunto hoteleiro que a empresa apresentava ali, na maqueta, Sua Exa. disse que ultrapassava as obrigações contratuais e era outro indiscutível melhoramento, o que compensava quaisquer demoras que proventura tenha havido na sua realização.
Finalmente, disse o Senhor Governador que pretendia formular um voto: para que estas realizações e, sobretudo, a última (a que acabava de referir e que a empresa traduzia naquela maquete), tenha um breve início e, portanto, concretização. Esse, o sei voto.
As palavras da Primeira Autoridade da Província foram traduzidas para chinês pelo sr. Pedro Ló da Silva, intérprete-tradutor da Secção Especial do Expediente Sínico dos Serviços de Administração Civil.
Pela Senhora de Lopes dos Santos foi depois cortada a fita simbólica, que vedava a entrada ao hidroplanador, com as cores nacionais, tendo este acto sido sublinhado com muitas palmas pela assistência.
Foi em seguida servido um "Cocktail"a todos os presentes.
O hidroplanador "Coloane" fez, ontem, ao meio dia, a sua primeira viagem oficial de Macau para Hongkong, levando a bordo dezenas de passageiros.
Felicitando a empresa por este melhoramento, desejamos-lhe as maiores prosperidades.
Fonte - Jornal Notícias de Macau, 16 de Março de 1964.
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A partir dessa data, Macau passou a ser outra cidade, a construção do Hotel Casino Lisboa, foi outra enorme obra que veio ao território uma outra imagem, que os cofres do Governo de Macau, muito benificiaram e foi graças à S.T.D.M. que volvidos poucos anos, toda a zona do Porto Exterior, anteriormente utilizada por hortelãos, passou a ser uma nova cidade.
A companhia Shun Tak, foi aumentando a sua frota de hidroplanadores, frota essa que anos mais tarde foi substuiída pelos modernos Jactoplanadores.

LANCHAS DE CARREIRA ENTRE MACAU E AS ILHAS - 1964

Novas lanchas para a carreira entre Macau e as Ilhas

Entraram já em funcionamento as duas lanchas, construídas nas Oficinas Navais de Macau e adquiridas pela nova Companhia Concessionária do Exclusivo do Transporte de passageiros entre Macau e as Ilhas da Taipa e Coloane, para as referidas carreiras.
Com a inauguração, feitas à dias, da nova companhia, cessou as suas actividades a antiga companhia concessionária.

Fonte - Jornal Notícias de Macau - 02/09/1964

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As referidas lanchas, Hoi Veng e Hoi Heng, tinha como base a ponte 3 do Porto Interior e faziam os seguintes horários:

PARA A ILHA DA TAIPA

06.30 horas, 09.00, 11.15, 17,45, 20.30 e 23.45 horas

PARA A ILHA DE COLOANE

07.30 horas, 10.00, 12.15, 20.00 e 23.15 horas

Estas carreiras estavam condicionadas com as marés e com o estado do mar, muitas das vezes esses horários não eram cumpridos.




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Já o senhor Antunes Lourenço, em seu blog se referia ao seguinte:

Da Oficina de Carpintaria é justo referir, para além da construção de três novas vedetas em madeira de teca para a Polícia Marítima, trabalhos de carpintaria de moldes para fundição de peças de que é de destacar o molde da cabeça para um dos motores da MELCO, trabalho a todos os títulos extremamente complexo. E ainda!- Um dos legados mais incómodos do camarada anterior, o “ferry” para Coloane.
O Eng. N. desenhou o “ferry”, mas este teria de passar em águas muito baixas e logo o calado não poderia ultrapassar uns 50 ou 60 cms, já não estou bem certo. Dois motores Magirus, as hélices em túnel, uma ponte mesmo quase na proa e depois de tudo isto, governar não era com ele. Como o que não tem remédio remediado está, só melhorou quando se lhe aplicaram uns lemes tipo esparrela..Nunca navegou como deve ser. Mais tarde vi uma fotografia em que apareceu o dito ferry com o nome de “Hoi Heng”, fazendo a ligação Macau- Taipa Coloane.









Ferry para Coloane

A MINHA SAUDOSA MÃE

Querida Mãe, recordo com tristeza e nostalgia
a tua figura na janela, despedindo-se de mim,
senti nesse gesto de adeus a tua agonia,
Tu que foste sempre um maravilhoso querubim
Na mente e no coração guardei essa imagem,
jamais te voltei a ver,
para longe parti em viagem,
meses depois vinhas a falecer.
Dez anos são, hoje, volvidos,
mas quem se ama jamais esquece
dos nossos ente queridos,
e, em nossos corações permanece.
Que Tua santa alma, em descanso esteja,
junto dos familiares que a ti se juntaram,
que Deus sempre vos proteja,
já que cá que em vida muito penaram



O ALENTEJO EM MOVIMENTO

É preciso investir num novo turismo para um Alentejo mais desenvolvido”
A oferta turística do Alentejo ganhou ontem um novo impulso com a assinatura de nove contratos de financiamento comunitário, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), entre o Turismo de Portugal e os promotores. Os projectos envolvem um investimento de 29,59 milhões de euros e um incentivo reembolsável de 15,13 milhões de euros, criando no seu total 132 postos de trabalho.
Com este apoio, a região receberá nos próximos anos cinco hotéis, duas novas unidades de turismo em espaço rural e a oferta turística será reforçada com valências de enoturismo e actividades aéreas e náuticas.

Três desses projectos (a criação do OIKOS Hotels, um boutique hotel ecológico de cinco estrelas em Odemira; a criação do hotel de quatro estrelas Tapada da Mata Eco Resort em Évora; e a realização de actividades de animação turística aérea e náutica da Get High, também em Évora) foram apoiados com 10,18 milhões de euros ao abrigo do Pólo “Turismo 2015”.
Os outros projectos aprovados prevêem não só a requalificação das actividades de enoturismo na Herdade do Esporão (Reguengos de Monsaraz), como a criação do hotel Casa d’Alagoa em Santarém, o surgimento de dois empreendimentos de turismo rural em Odemira e a criação do hotel rural de quatro estrelas Estábulos de São Lourenço (em Mourão) e do hotel rural de quatro estrelas SW Hotel em Odemira.


A maioria dos projectos no Alentejo tem origem em destinos emergentes, quatro no Pólo de Desenvolvimento Turístico do Alentejo Litoral e dois no do Alqueva.
A cerimónia de assinatura dos contratos, que decorreu na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, ao final da tarde, foi presidida pelo ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Vieira da Silva, juntamente com o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade e com o secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho.
O ministro classificou de “excelentes” os nove projectos aprovados, salientando “a qualidade, a forte aposta na diferenciação e a ligação ao território”. Vieira da Silva frisou, contudo, que este apoio “muito significativo” da componente pública que ronda cerca de 50 por cento, “são concedidos numa fase em que é difícil investir, em que o crédito nem sempre é tão fácil como seria necessário”.




Deste modo, considerou que a existência destes apoios públicos deve ser visto como “um factor de esperança e de estímulo para os investidores privados, pois creio que é preciso investir num novo turismo para um Alentejo mais desenvolvido”.
Instado sobre os problemas que existem, essencialmente, com os apoios do QREN, o responsável pela tutela explicitou que têm a ver “com a queda de investimento privado, mas também público que houve devido à crise económica, daí o QREN ter sofrido, embora estejamos, actualmente, a assistir a alguma recuperação do investimento”.





Esporão – Vendas e Marketing – Reguengos de Monsaraz
Projecto de requalificação do enoturismo da Herdade do Esporão, dotando-o dos meios necessários para disponibilizar produtos turísticos premium únicos.





CCC – Promoção Turística e Imobiliária, Lda - Odemira
Criação de um boutique hotel ecológico de cinco estrelas com a marca OIKOS HOTELS, que contará com 29 unidades de alojamento, sala de refeições com zona de bar, sala multiusos, piscina exterior, SPA, ginásio, laboratório ambiental destinado às actividades de investigação a desenvolver na área da ecologia, biodiversidade, fauna, flora e geologia, duas zonas exteriores de deck e museu.







Tapada da Mata, Investimentos Hoteleiros e Turísticos, Lda – Évora
Criação de um hotel de quatro estrelas, Tapada da Mata Eco-Resort Hotel & SPA, que contará com 50 unidades de alojamento, bar, restaurante, salas de reuniões, piscina e Spa.







Get High – Serviços Aéreos, Unipessoal, Lda – Évora
Criação de uma actividade de animação turística focada na realização de passeios de avião, saltos de avião a alta altitude, passeios de balão de ar quente, saltos de balão, passeios de flying-boat, passeios de pára-motor e passeios de Jet-Lev















Casa d’Alagoa – Hotelaria & Turismo, Lda – Santarém
Criação de um hotel de três estrelas, o Hotel Casa d’Alagoa, com 27 unidades de alojamento, bar, restaurante, sala polivalente e picadeiro.







- Dias Distintos Turismo Rural, Lda – Odemira
Criação de uma unidade de Turismo em espaço rural, na modalidade de Casas de Campo, com cinco quartos duplos, cinco suites, piscina, sala de refeições e sala de reuniões.












- Luís Amaro Figueira, Unipessoal, Lda – Odemira
Criação de uma unidade de Turismo em espaço rural, na modalidade de Casas de Campo, com três quartos duplos e oito suites, piscina e jacuzzi’s em três suites
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LUNION, lda – Mourão
Criação de um Hotel Rural de quatro estrelas designado Estábulos de São Lourenço com 16 unidades de alojamento, sala de refeições, sala de jogos, piscina, campo de ténis, estúdio de gravação musical, apoio agrícola, canil, embarcação, gaivotas, canoas e bicicletas.












- Trilhos Inéditos, Lda – Odemira
Criação de um Hotel Rural de quatro estrelas, o SW Hotel – Nature & Adventure com 11 unidades de alojamento, bar, sala polivalente, parque infantil, zona polidesportiva com campos de voleibol, ténis, padel e petanca e piscina.



Fonte - Jornal do Sul - Évora

quarta-feira, julho 21

SALAS DE CINEMA EM MACAU - SETEMBRO DE 1991

O articulista junto ao cinema Nam Van



TEATRO JADE, esta casa de espectáculos, o articulista nunca foi assitir a qualquer filme, nem está recordado onde se situava, embora estive em funcionamento em Setembro de 1991.







Cinema PAK WAI, ficava situado, onde antigamente era o Bairro Albano de Oliveira.










CINEMA LIDO, ficava lá para os lados do Canidromo, e muitas o articulista lá foi ver alguns filmes.






CINEMA CHENG PENG, ficava numa rua lateral ao do Restaurante Fat Siu lau, este situado na Rua das Felicidades.







CINEMA KOK VÁ - CAPITÓLIO, ficava situado na Rua de S. Domingos e igualmente lá assitiu a muitos filmes.









PENG ON - CINEMA APOLO ficava situado em plena Avenida Almeiro Ribeiro, bem junto do Leal Senado, era o cinema perferido do articulista.









VENG LOK - CINEMA ALEGRIA,










CINETEATRO DE MACAU, ainda existe e está instalado no largo de S. Francisco.











CINEMA NAM VAN, outra casa de espectáculos que o articulista frequentava, ficava situado na Avenida Infante D. Henrique.












CINEMA NAM VAN













MENG CHU - CINEMA PEROLA, como referi, nunca tive o prazer de lá assistir a qualquer espectáculo, e nem sei bem onde se situava.














FEI CHÔI em chinês.

Quando o articulista chegou a Macau, para além dos referidos cinemas, aliás, os cinemas Lido, Pak Wai e Cineteatro, ainda não tinha sido construídos, haviam sim os cinemas Apolo, Nam Van, Roxy, Cidade de Oiro, Cheng Peng, Alegria, Capitólio, Lai Seng e o Vitória, onde as ratazanas passavam por cima dos nossos pés.
Anos mais tarde foi construído o cinema Oriental, sito na Calçada do Tronco Velho, O Lido, Pak Wai, Nova Cidade e o da Torre de Macau.
Na ilha da Taipa, bem pertinho, onde funcionava a Camara Municipal das Ilhas, havia uma sala de cinema, sala essa totalmente plana, onde os bancos de madeira eram corridos, e tinha a particularidade de o projector se encontrar, não dentro da sala, mas sim num barraco do outro lado da rua.
O articulista no ano de 1964, desempenhava as funções de Comandante Militar da Ilha da Taipa, e uma noite, foi assistir a um filme chinês, nessa casa de espectáculos, que nem nome tinha.
Ficou sentado no segundo banco, bem defronte do écran. A certo momento, um chinês que se encontrava sentado, no banco à sua frente, levantou-se e pregou um valente peido, que veio mesmo atingir a cara do articulista. Ficou o articulista bastante chateado, mas nada disse, volvidos alguns momentos, sentido gases nos intestinos, levantou-se, bateu no ombro do tal sujeito e virando-se, largou um valente peito que atingiu, do mesmo modo a face do chinês, e ia bem perfumado, pois o almoço tinha sido uma valente feijoada.
Anos mais tarde foi constuído, no Largo Luis de Camões, na Taipa o teatro da Taipa.
Resumindo, em Roma sê romano!...
Naqueles velhos tempos, era o único entretimento que havia em Macau, pois nem televisão ainda havia, como tal, as casas de espectáculos eram muito frequentadas.
Nos dias de hoje só existem somente três cinemas em Macau, o Cineteatro, Alegria e Torre de Macau.












ONTEM E HOJE


Fotos tiradas no ano de 2009




Foto tirada no ano de 1964. - Taipa



ANTIGOS RECRUTAS - 1965


Ano de 1965, um grupo de Macaenses, que assentaram praça nesse ano, dos quais o articulista foi seu instrutor, no Quartel da Ilha Verde, em Macau.

VELHOS TEMPOS



O articulista na companhia de um militar, de nome Paquito, da Unidade de Caçadores 690, tendo este ao colo, o filho do Comandante da Companhia, Tenente Barroso de Moura, junto à entrada do Quartel da Ilha Verde, em Macau.

O articulista, num dia bem ventoso, no passeio da ponte Nobre de Carvalho, aí pelos anos 70s.


O articulista junto à muralha que ficava defronte do Hotel Sintra, onde hoje se localizava o Hotel Emperor.



Na Avenida da Amizade, no Porto Exterior, logo a seguir à entrada para a Ponte Nobre de Carvalho, local este onde hoje se situa o Hotel Casino Wynn.





O articulista, num dos seus passeios higiénicos, ao longo da actual Avenida da Amizade.




ALFAIATE ANTÓNIO MANUEL


A Alfaiataria ANTÓNIO MANUEL,, em chinês Ü SENG, fica localizada na Rua Nossa Senhora do Amparo no. 25, em Macau, seu proprietário, o senhor ANTÓNIO MANUEL BRITO LAI.



É até aos dias de hoje continuo a ser fiel ao meu amigo António Manuel, foi a primeira alfaiataria que conheci, tinha sido aberta poucos meses antes do articulista ter chegado a Macau, no ano de 1964.



O articulista e o senhor António Manuel, aliás dois Antónios Manueis, o Brito Lai, conheceu o articulista no ano de 1964, fala português correctamente e continua a ter uma clientela fiel.
Tirou o curso de alfaiate no Colégio de D. Bosco, secção chinesa, Instituto Salesiano.
Embora esteve já com uma idade bem avançada, continua jovial e sempre super atencioso, e tem imenso prazer em falar o português, é dos tais chineses da velha guarda, cuja vida e sua profissão se pode realizar e ter sucesso, devido à presença portuguesa em macau.
Muitas felicidades, estimado amigo António Manuel, e continue com esse espírito forte, alegre e amigo cá da malta.


MAIS UMA AVENTURA DOS PASTEIS DE NATA




Os pasteis de nata foram introduzidos em Macau pelo britânico Andrew Stow, um farmacêutico que trabalhava no hotel Hyatt, na ilha da Taipa, tendo visto, um pasteleiro português confecionar os belos pasteis de nata.

Deixou de trabalhar no hotel e abriu a padaria "Lord Stow's" na ilha de Coloane, no ano de 1989.

A partir dessa data os pasteis de nata passaram a ser conhecidos em Macau e em toda a Ásia.


Este esperto farmaceutico, vendeu a patente dos seus pasteis para a cadeia de restaurantes KFC.


No ano de 2006 Andrew Stow faleceu, porém a sua loja em Coloane continua a produzir os maravilhosos pasteis de nata, e sua viúva, abriu em Macau, o Margaret's Café e Nata, café este sempre apinhado de freguezes, para se deliciarem com estes quentinhos pasteis de nata, muitas vezes acompnados de uma Bica, outro costume que começa a enraizar-se nos hábitos dos chineses..




Porém, na cidade Macau e nas ilhas, muitas pastelarias, vendo o sucesso e o interesse do público pelos pasteis de nata, passaram igualmente a confeciona-los.

Estes pasteis de nata, segundo o palar dos chineses, entre eles a minha esposa, afirmam serem melhores que os originais frabicados em Portugal, e a razão é bem simples, estes são mais ao paladar dos chineses, sendo menos adocicados.
Para se ser comerciante, em primeiro lugar terão que estudar o mercado e saber o gosto dos futuros clientes.
Os chineses adoçam pouco os seus confeitos ou bolos, bem como usam pouco sal na confecção de suas comidas.
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Magro nome gordo coração







Bruno Magro "Para ajudar Portugal", trocou a cozinha dum restaurante de luxo pela cafetaria do pavilhão luso em Xangai







AUGUSTO CORREIA




Os segredos e os toques que emulsionam os aromas lusitanos em Xangai passam pelas mãos de Bruno Magro. Aos 25 anos, deixou um luxuoso restaurante português em Pequim para chefiar a cozinha da cafetaria no Pavilhão de Portugal na Expo2010, na China.







"Foi a vontade de ajudar Portugal", diz, que o levou a deixar o Restaurante Camões, em Pequim, e a enfiar-se numa cozinha minúscula do Pavilhão de Portugal na Expo2010. "Gostava que nós, portugueses, todos, contribuíssemos para melhorar e publicitar a nossa imagem", argumentou, Bruno Magro.







Para lá da Taprobana, Bruno está a conseguir conquistar os cerca de 15 mil chineses que visitam diariamente o Pavilhão de Portugal. "As sopas têm muito sucesso", contou. Segue por aí a caravela lusitana aos mares da China. "Vou manter sempre o caldo verde e duas sopas". Para o resto, há escolhos. "Gostava de apostar noutros produtos, mas é difícil ter acesso aos nossos enchidos e ao bacalhau", disse.







"Tem de ser mais para os nossos bolos", disse. O cheiro a canela do Oriente está a arrastar milhares de chineses à cafetaria do Pavilhão de Portugal. "Para já, o que eles conhecem é o pastel de nata. Portugal não é só o pastel de nata. O pão-de-ló, por exemplo, está a ter um sucesso que não esperava", disse.







A aventura com pastéis de nata, que se vendem e comem como pãezinhos quentes, pão-de-ló tipo Ovar ou arroz-doce acaba em Outubro, quando a maior exposição universal da história fechar portas em Xangai. Depois, entre caldo verde, bacalhau e outros pratos, Bruno fica-se pelo Oriente.







"Aqui, na Ásia, existe um mercado enorme, consegue-se ter mais ambições", diz Bruno, decidido a assentar arraiais pelo Oriente. "Portugal não está nos meus objectivos", apenas no coração, que, de impulso o levou a trocar a segurança de um restaurante de luxo por 16 horas de trabalho na cafetaria do pavilhão que é a guarda-avançada de Portugal na exposição em que os povos se mostram ao Mundo, na China.







Fonte – Diário de Notícias