o mar do poeta

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sexta-feira, julho 23

HONGKONG MACAO HYDROFOILS COMPANY LTD.

Actual Terminal Marítimo e Heliporto no Porto Exterior de Macau.





Actal terminal marítimo e heliporto, em Sheung Wan, Hong-Kong.


O antigo terminal Marítimo de Macau, nos anos 80s., anterior a este não havia a passagem aérea, fzendo-se o embarque e o desembarque de passageiros, somente no piso térreo.



Os ponteões usados pela Companhia Hong-Kong Macao Hydrofoils, no Porto Exterior.





O velho terminal marítimo em Sheung Wan, Hong-Kong, que servia as ligações marítimas entre Hong-Kong e Macau, mas este terminal tinha uma particularidade, tal como e de Macau, não possuia salas de espera para os passageiros. O seus sistema de funcionamento era ainda pior do que os cais de Macau, visto que, só abriam as portas de acesso ao cais 10 minutos antes do navio largar do porto, os passageiros aguardavam no recinte durante da ponte, sem condições algumas e quando chovia, não havia qualquer abrigo.

Durante a noite esse local se tranformava numa enorme feira, onde não faltavam muitas tendas de comidas, outros tempos.





Um selo emitido pela Divisão de Filatia dos Correios de Macau, alusivo aos hidroplanadores.

















Hidroplanador Flamingo, atracado ao ponteão em Macau










O hidrolanador Skinner, atracado ao ponteão em Macau.












O hidroplanador Albatroz a inicai uma viagem, entre Macau e Hong-Kong











A Companhia de Navegação "In Cheong", de que era proprietário o sr. Y.C. Liang (Leong Cheong), também adquiri, no ano de 1963, na Itália, um outro hidroplandor, denominado "Flying Phoenix", o qual deve chegar a Hongkong, no dia 2 de Março de 1964.


Este segundo hidroplanador igualmente se destina às carreiras entre os dois portos vizinhos.



Fonte - Jornal Notícias de Macau.



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O articulista trabalhou alguns anos, no Terminal Maritimo do Porto Exterior, que incluia a ponte cais, usada pela Companhia Hong-Kong Macao Hydrofoils.



Esta ponte cais, era constuída por dois batelões, que tinham dois cais de atracação, uma sala com bar, um pequeno espaço no corredor onde se encontravam instalados os Serviços de Migração, um corredor, em madeira, que vinha dar para a Avenida, e quase na saída existia um espaço, que tinha um pequeno quarto, e tinha um balcão, usado pelo agente da Polícia Marítima e Fiscal, para verificação de bagagens.



Na parte de fora, encontrava-se a bilheteira da companhia.


Era ponte pequena, sem condições, onde os passageiros não tinham comodidades algumas, pois não havia salas de espera, com assentos, era a sala, rectangular, onde existia um bar, que os passageiros agardavam a sua vez de embarcar.


Ao agente da PMF, competia assegurar a boa ordem do cais, assistir ao embarque de passageiros, contando correctamente o seu número, se, por lapso ou descuido na contagem, embarca-se um passageiro a mais o hidroplanador, depois de largar, regressaria ao porto de Macau, afim de desembarcar o passageiro, originando uma perda de tempo e sendo punido, disciplinarmente o agente da PMF.



Era um ponteão que dava imenso trabalho e dores de cabeça, não só aos funcionários da companhia, mas igualmente ao agente da PMF e PSP (Serviços de Migração) ali em serviço.


Nos anos 7os a Companhia Hong-Kong Macao Hydrofoils, possuia, para lém dos hidroplanadores grandes, Flamingo, Albatroz, Skimmer, e mais dois, cujos nomes o articulista de momento não se recorda, os hidroplanadores pequenos, Flying Phoenix e Flying Kingfisher, que para além de transportarem passageiros, faziam o transporte de ouro, ouro esse que era acompanhado por dois agentes da PSP, até que o articulista, apresentou uma proposta ao Comandante da PMF, ao qual solicitava que esse serviço foi prestado, não por agentes da PSP, mas sim por agentes da PMF. A proposta foi aceite e o pessoal dos serviços de investigação da PMF, passaram a embarcar nesses hidroplanadores, sempre que transportassem, as barras de ouro, para Macau.



Está plenamete recordado de um capitão, australiano, que era comandava um desses pequenos hidroplanadores, que assim que atracava ao ponteão, se ia encharcar de cerveja, tendo acontecido vários acidentes, um deles ao atracar ao ponteão, não fez a devida manobra e foi embater na muralha da Avenida da Amizade, causando alguns rombos na proa.


De outra vez, esse mesmo capitão, ao largar do ponteão, afim de seguir para Hong-Kong, e havendo no canal de acesso do Porto Exterior, vários bambuns, que serviam de balizagem ao canal, os varreu todos, e desgovernado foi em direcção à Ilha da Taipa.



O articulista passou várias ocasiões ilariantes que contadas ninguém acredita, histórias essas, já narradas neste blog, entre elas, O Magalhães e o hidroplanador, Sacos de Cobras, Navio Macmosa, entre outros.
Esta companhia de transportes marítimos foi vendida à China Travel International Investiment Hong Kong Limited (CTII), em 1993? e no mês de Julho de 1999, efectou uma joint venture com a Shun Tak Holdings Limited, unindo as duas companhias, passando a operar sob o nome de TurboJet, possuindo a maior frota de navios rápidos, de toda a Ásia Pacifico e proventura do mundo.
Na Peninsula de Macau passou a operar mais uma companhia marítima de transportes de passageiros, a CotaiJet, cujo terminal marítimo se localiza, nas proximidades do Aeroporto Internacional de Macau, na Ilha da Taipa.
































quinta-feira, julho 22

PRIMEIRO HIDROPLANADOR EM MACAU

ESTE É O HIDROFOIL PATANE, TENTAREI ENCONTRAR A FOTO DO HIDROFOIL COLOANE PARA POSTAR NESTE ARTIGO.
O senhor TEDDY YIP, sócio director da Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, S.A.R.L, após uma visita aos Estados Unidos da América, segui para Itália onde visitou as oficinas navais de Messina, na Sicilia, onde encomendou para a S.T.D.M., o primeiro hidroplanador, para as novas carreiras rápidas, cómodas e confortáveis, entre Macau e Hong-Kong, que aquela companhia concessionária tenciona estabelecer a partir de Janeiro de 1964.



O hidroplandor encomendado, deverá chegar a Macau no fim deste ano (1963). Tem a marca de P.T. 20, 20, 7 metros de comprimento e lotação para 72 passageiros, podendo cobrir normalmente a distância de 35 milhas por hora e, atingindo 45 milhas a sua velocidade máxima.



- Fonte - artigo publico no Jornal Notícias de Macau no dia 28 de Setembro de 1963.

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HIDROPLANADOR



Procedente de Messina, Itália, chegou, onteontem, a Hong-Kong, o primeiro hidroplanador, adquirido pela Sociedade de Turismo e Diversões de Macau (S.A.R.L.) para as carreiras entre Macau e o vizinho porto britânico.



Este hidroplandor, que recebeu o nome de "COLOANE", tem as seguintes características: comprimento - 69; máquinas com 1 330 H.P.; velocidade - 32,4 nós. Dispõe de 65 lugares (assentos almofadados, semelhantes aos dos aviões).



Após umas viagens exprerimentais, fará brevemente as anunciadas carreiras, entre os dois portos vizinhos, sendo a viagem de uma hora apenas.



Carreiras rápidas, confortáveis e acessíveis, pois que as passagens custarão apenas $15,00 e $20,oo (patacas).



Fonte - Jornal Notícias de Macau - dia 18 de Fevereiro de 1964.

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Hidroplanadores para as carreiras entre Macau e Hong-Kong



O hidroplanador "COLOANE", recentemente chegado a Hong-Kong, procedente de Messina, Itália, já fez duas viagens experimentais no vizinho porto britânico.



Esta moderna unidade, adquirida pela "Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, "S.A.R.L" , como se sabe, destina-se às carreiras entre os portos vizinhos e será explorada pela Companhia de Navegação "Son Tak", de que é proprietário o sr. Henry Fock, um dos sócios-directores da "S.T.D.M".



Espera-se que inície as anunciadas viagens nos principios do próximo mês de Março (1964).



Para a sua atracação, utilizar-se-á a nova ponte, em construção, no Porto Exterior, cuja obra está sendo adaptada para esse fim.



Fonte - Jornal Notícias de Macau - 29 de Fevereiro de 1964.

A EMBARCAÇÃO QUE FEZ MUDAR O RUMO DE MACAU

O Hidroplanador "COLOANE"
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fará a sua viagem inaugural, de Macau para Hongkong, no dia 15 do corrente

Segundo uma declaração, ontem feita à Imprensa, pelo Administrador da "Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, S.A.R.L." sr. Stanley Hó, o hidroplanador "Coloane", adquirido recentemente pela referida empresa em Messina, Itália, para as carreiras entre os dois portos vizinhos, fará a sua viagem inaugural, de Macau para Hongkong, no dia 15 do corrente.

A moderna unidade, veloz e confortável, ligará Macau a Hongkong em uma hora e um quarto e destina-se exclusivamente ao transporte de passageiros.

Dispõe de lugares, assentos almofadados e móveis, semelhantes aos dos aviões, custando cada passagem apenas $15,00 (patacas). Cada passageiro poderá levar consigo apenas 20 libras de bagagens.

O hidroplanador, que já se encontra em Hongkong, em cujo porto tem feito com êxito várias viagens experimentais, deverá chegar a este porto, na tarde do dia 14, ficando atracado à nova ponte-cais, em construção, no Porto Exterior.

Fonte - Jornal Notícias de Macau, 3 de Março de 1964.



O HIDROPLANADOR "COLOANE" fará amanhã a sua viagem inaugural entre Macau e Hongkong.
Proceder-se-á, amanhã, domingo, dia 15 (Março de 1964), na nova ponte-cais (em construção) do Porto Exterior, à inauguração do estabelecimento, pela primeira vez, em território português, de um serviço de transporte em hidroplanadores.
A Exma. Senhora Dona Maria Angélica Lopes dos Santos, Esposa de Sua Exa. o Governador da Província, Tenente-Coronel António Lopes dos Santos, dignar-se-á presidir à cerimónia da inauguração das carreiras Macau-Hongkong do hidroplanador "COLOANE", da "Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, S.A.R.L.", sendo este o primeiro navio a utilizar o novo canal do Porto Exterior.
A chegada de Sua Exa. o Governador e Sua Exma. Esposa esta aprazada para as 10.30 horas, pelo que a referida Sociedade pede aos Exmos. Convidados para comparecerem antes das 10.15 horas.
Fonte - Jornal Notícias de Macau, 14 de Março de 1964

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Foi inaugurado em Macau
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o estabelecimento do primeiro serviço em território português de transporte em hidroplanadores.
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com a viagem inaugural das carreiras Macau-Hongkong do hidroplanador "Coloane"
da "Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, S.A.R.L."
Com a honrosa presença de Sua Exa. o Governador da Província, Tenente-Coronel António Lopes dos Santos, e de Sua Exma. Esposa, autoridades, Imprensa e grande número de outros convidados, de diferentes categorias sociais, procedeu-se, ontem de manhã, junto à nova ponte-cais (em construção) do Porto Exterior, à cerimónia inaugural das novas carreiras entre Macau e Hongkong do hidroplanador "Coloane", importante melhoramento introduzido pela "Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, S.A.R.L.", no domínio das comunicações marítimas entre os dois portos vizinhos.
Com a referida inauguração, assinalou-se, assim, neste porto, o estabelecimento, pela primeira vez em território português, de um serviço de transporte de passageiros em hidroplanadores, sendo também o hidroplanador "Coloane" o primeiro navio a utilizar o novo canal do porto Exterior.
Antes do acto inaugural, pròpriamente dito, às 9.00 horas, foram os jornalistas e outras individualidades convidados a fazer uma viagem no novo hidroplanador, viagem que durou cerca de meia hora, ao largo do Porto Exterior, com satisfação geral.
Trata-se duma unidade marítima, moderna, rápida, cómoda e econ;omica, destinada exclusivamente ao transporte de passageiros, dotada de 68 assentos almofadados, semelhantes aos dos aviões. Cobre normalmente, a distância que separa os dois portos vizinhos em uma hora e um quarto, sendo o custo de passagens relativamente acessível (dez patacas nos dias úteis e vinte patacas nos fins de semana e feriados). Diàriamente, faz seis viagens, sendo três de ida e três de volta.
Chegada do Governador da Província
Eram 10.30 horas, quando Sua Exa. o Governador da Província, Tenente-Coronel António Lopes dos Santos, e Sua Exma. Esposa, Senhora Dona Maria Angélica Lopes dos Santos, chegaram ao local, acompanhados dos srs. Chefe e Oficiais do Gabinete e suas respectivas esposas. Já ali se encontravam numerosos convidados.
O recinto estava festivamente engalanado, com bandeiras e flores, vendo-se ao fundo uma tribuna de honra. Em lugar visível, uma mesa ostentando a maqueta do novo conjunto arquitéctónico "Casinos Hotéis", a construir em breve pela referida Sociedade, na Praia Grande.
O Senhor Governador e a Senhora de Lopes dos Santos foram recebidos, à entrada, pelos srs. Henry Fok, Stanley Hó, Teddy Yip e Mrs Hip Hón (esta última em representação do seu marido, ausente). Administradores da "S.T.D.M." e empregados superiores da mesma sociedade.
Sua Exa. o Governador e Exma. Esposa, comitiva e outras entidades presentes foram, então, convidados a fazer uma viagem no hidroplanador, que igualmente deu uma volta ao largo do Porto Exterior.
Deu-se seguidamente início à
Cerimónia inaugural
Em nome da Sociedade, falou o sr. Henry Fok, cujo discurso em chinês foi, depois, lido em português pelo sr. Stanley Hó.
No uso da palavra, Sua Exa. o Governador, referindo-se às palavras do sr. Henry Fok, relativas à inauguração daquele indiscutível melhoramento no domínio das comunicações marítimas de Macau com Hongkong, disse que queria felicitar a empresa por aquela realização.
Prosseguindo, e depois de observar que não era aquele o momento aportuno para analisar os aspectos que mais interessam ao desenvolvimento do Turismo em Macau, o Senhor Governador salientou que um dos seus aspectos mais salientes era precisamente a necessidade de dispornes de meios de transporte entre Macau e Hongkong, como há pouco disse o sr. Henry Fok, rápidos, cómodos e - acentou Sua Exa. - "eu direi ainda frequentes e económicos".
Continuando, afirmou que julgava que esse objectivo era precisamente atingindo pelos "hidrofoils".
Referindo-se à alusão feita pelo sr. Henry Fok de que em breve vão pôr em funcionamento o barco "Macau", frisou o Senhor Governador que será mais um elemento no domínio dos transportes, a facilitar o acesso de turístas a Macau.
Relativamente ao conjunto hoteleiro que a empresa apresentava ali, na maqueta, Sua Exa. disse que ultrapassava as obrigações contratuais e era outro indiscutível melhoramento, o que compensava quaisquer demoras que proventura tenha havido na sua realização.
Finalmente, disse o Senhor Governador que pretendia formular um voto: para que estas realizações e, sobretudo, a última (a que acabava de referir e que a empresa traduzia naquela maquete), tenha um breve início e, portanto, concretização. Esse, o sei voto.
As palavras da Primeira Autoridade da Província foram traduzidas para chinês pelo sr. Pedro Ló da Silva, intérprete-tradutor da Secção Especial do Expediente Sínico dos Serviços de Administração Civil.
Pela Senhora de Lopes dos Santos foi depois cortada a fita simbólica, que vedava a entrada ao hidroplanador, com as cores nacionais, tendo este acto sido sublinhado com muitas palmas pela assistência.
Foi em seguida servido um "Cocktail"a todos os presentes.
O hidroplanador "Coloane" fez, ontem, ao meio dia, a sua primeira viagem oficial de Macau para Hongkong, levando a bordo dezenas de passageiros.
Felicitando a empresa por este melhoramento, desejamos-lhe as maiores prosperidades.
Fonte - Jornal Notícias de Macau, 16 de Março de 1964.
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A partir dessa data, Macau passou a ser outra cidade, a construção do Hotel Casino Lisboa, foi outra enorme obra que veio ao território uma outra imagem, que os cofres do Governo de Macau, muito benificiaram e foi graças à S.T.D.M. que volvidos poucos anos, toda a zona do Porto Exterior, anteriormente utilizada por hortelãos, passou a ser uma nova cidade.
A companhia Shun Tak, foi aumentando a sua frota de hidroplanadores, frota essa que anos mais tarde foi substuiída pelos modernos Jactoplanadores.

LANCHAS DE CARREIRA ENTRE MACAU E AS ILHAS - 1964

Novas lanchas para a carreira entre Macau e as Ilhas

Entraram já em funcionamento as duas lanchas, construídas nas Oficinas Navais de Macau e adquiridas pela nova Companhia Concessionária do Exclusivo do Transporte de passageiros entre Macau e as Ilhas da Taipa e Coloane, para as referidas carreiras.
Com a inauguração, feitas à dias, da nova companhia, cessou as suas actividades a antiga companhia concessionária.

Fonte - Jornal Notícias de Macau - 02/09/1964

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As referidas lanchas, Hoi Veng e Hoi Heng, tinha como base a ponte 3 do Porto Interior e faziam os seguintes horários:

PARA A ILHA DA TAIPA

06.30 horas, 09.00, 11.15, 17,45, 20.30 e 23.45 horas

PARA A ILHA DE COLOANE

07.30 horas, 10.00, 12.15, 20.00 e 23.15 horas

Estas carreiras estavam condicionadas com as marés e com o estado do mar, muitas das vezes esses horários não eram cumpridos.




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Já o senhor Antunes Lourenço, em seu blog se referia ao seguinte:

Da Oficina de Carpintaria é justo referir, para além da construção de três novas vedetas em madeira de teca para a Polícia Marítima, trabalhos de carpintaria de moldes para fundição de peças de que é de destacar o molde da cabeça para um dos motores da MELCO, trabalho a todos os títulos extremamente complexo. E ainda!- Um dos legados mais incómodos do camarada anterior, o “ferry” para Coloane.
O Eng. N. desenhou o “ferry”, mas este teria de passar em águas muito baixas e logo o calado não poderia ultrapassar uns 50 ou 60 cms, já não estou bem certo. Dois motores Magirus, as hélices em túnel, uma ponte mesmo quase na proa e depois de tudo isto, governar não era com ele. Como o que não tem remédio remediado está, só melhorou quando se lhe aplicaram uns lemes tipo esparrela..Nunca navegou como deve ser. Mais tarde vi uma fotografia em que apareceu o dito ferry com o nome de “Hoi Heng”, fazendo a ligação Macau- Taipa Coloane.









Ferry para Coloane

A MINHA SAUDOSA MÃE

Querida Mãe, recordo com tristeza e nostalgia
a tua figura na janela, despedindo-se de mim,
senti nesse gesto de adeus a tua agonia,
Tu que foste sempre um maravilhoso querubim
Na mente e no coração guardei essa imagem,
jamais te voltei a ver,
para longe parti em viagem,
meses depois vinhas a falecer.
Dez anos são, hoje, volvidos,
mas quem se ama jamais esquece
dos nossos ente queridos,
e, em nossos corações permanece.
Que Tua santa alma, em descanso esteja,
junto dos familiares que a ti se juntaram,
que Deus sempre vos proteja,
já que cá que em vida muito penaram



O ALENTEJO EM MOVIMENTO

É preciso investir num novo turismo para um Alentejo mais desenvolvido”
A oferta turística do Alentejo ganhou ontem um novo impulso com a assinatura de nove contratos de financiamento comunitário, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), entre o Turismo de Portugal e os promotores. Os projectos envolvem um investimento de 29,59 milhões de euros e um incentivo reembolsável de 15,13 milhões de euros, criando no seu total 132 postos de trabalho.
Com este apoio, a região receberá nos próximos anos cinco hotéis, duas novas unidades de turismo em espaço rural e a oferta turística será reforçada com valências de enoturismo e actividades aéreas e náuticas.

Três desses projectos (a criação do OIKOS Hotels, um boutique hotel ecológico de cinco estrelas em Odemira; a criação do hotel de quatro estrelas Tapada da Mata Eco Resort em Évora; e a realização de actividades de animação turística aérea e náutica da Get High, também em Évora) foram apoiados com 10,18 milhões de euros ao abrigo do Pólo “Turismo 2015”.
Os outros projectos aprovados prevêem não só a requalificação das actividades de enoturismo na Herdade do Esporão (Reguengos de Monsaraz), como a criação do hotel Casa d’Alagoa em Santarém, o surgimento de dois empreendimentos de turismo rural em Odemira e a criação do hotel rural de quatro estrelas Estábulos de São Lourenço (em Mourão) e do hotel rural de quatro estrelas SW Hotel em Odemira.


A maioria dos projectos no Alentejo tem origem em destinos emergentes, quatro no Pólo de Desenvolvimento Turístico do Alentejo Litoral e dois no do Alqueva.
A cerimónia de assinatura dos contratos, que decorreu na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, ao final da tarde, foi presidida pelo ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Vieira da Silva, juntamente com o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade e com o secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho.
O ministro classificou de “excelentes” os nove projectos aprovados, salientando “a qualidade, a forte aposta na diferenciação e a ligação ao território”. Vieira da Silva frisou, contudo, que este apoio “muito significativo” da componente pública que ronda cerca de 50 por cento, “são concedidos numa fase em que é difícil investir, em que o crédito nem sempre é tão fácil como seria necessário”.




Deste modo, considerou que a existência destes apoios públicos deve ser visto como “um factor de esperança e de estímulo para os investidores privados, pois creio que é preciso investir num novo turismo para um Alentejo mais desenvolvido”.
Instado sobre os problemas que existem, essencialmente, com os apoios do QREN, o responsável pela tutela explicitou que têm a ver “com a queda de investimento privado, mas também público que houve devido à crise económica, daí o QREN ter sofrido, embora estejamos, actualmente, a assistir a alguma recuperação do investimento”.





Esporão – Vendas e Marketing – Reguengos de Monsaraz
Projecto de requalificação do enoturismo da Herdade do Esporão, dotando-o dos meios necessários para disponibilizar produtos turísticos premium únicos.





CCC – Promoção Turística e Imobiliária, Lda - Odemira
Criação de um boutique hotel ecológico de cinco estrelas com a marca OIKOS HOTELS, que contará com 29 unidades de alojamento, sala de refeições com zona de bar, sala multiusos, piscina exterior, SPA, ginásio, laboratório ambiental destinado às actividades de investigação a desenvolver na área da ecologia, biodiversidade, fauna, flora e geologia, duas zonas exteriores de deck e museu.







Tapada da Mata, Investimentos Hoteleiros e Turísticos, Lda – Évora
Criação de um hotel de quatro estrelas, Tapada da Mata Eco-Resort Hotel & SPA, que contará com 50 unidades de alojamento, bar, restaurante, salas de reuniões, piscina e Spa.







Get High – Serviços Aéreos, Unipessoal, Lda – Évora
Criação de uma actividade de animação turística focada na realização de passeios de avião, saltos de avião a alta altitude, passeios de balão de ar quente, saltos de balão, passeios de flying-boat, passeios de pára-motor e passeios de Jet-Lev















Casa d’Alagoa – Hotelaria & Turismo, Lda – Santarém
Criação de um hotel de três estrelas, o Hotel Casa d’Alagoa, com 27 unidades de alojamento, bar, restaurante, sala polivalente e picadeiro.







- Dias Distintos Turismo Rural, Lda – Odemira
Criação de uma unidade de Turismo em espaço rural, na modalidade de Casas de Campo, com cinco quartos duplos, cinco suites, piscina, sala de refeições e sala de reuniões.












- Luís Amaro Figueira, Unipessoal, Lda – Odemira
Criação de uma unidade de Turismo em espaço rural, na modalidade de Casas de Campo, com três quartos duplos e oito suites, piscina e jacuzzi’s em três suites
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LUNION, lda – Mourão
Criação de um Hotel Rural de quatro estrelas designado Estábulos de São Lourenço com 16 unidades de alojamento, sala de refeições, sala de jogos, piscina, campo de ténis, estúdio de gravação musical, apoio agrícola, canil, embarcação, gaivotas, canoas e bicicletas.












- Trilhos Inéditos, Lda – Odemira
Criação de um Hotel Rural de quatro estrelas, o SW Hotel – Nature & Adventure com 11 unidades de alojamento, bar, sala polivalente, parque infantil, zona polidesportiva com campos de voleibol, ténis, padel e petanca e piscina.



Fonte - Jornal do Sul - Évora