o mar do poeta

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sexta-feira, fevereiro 17

BANGKOK - NAN (5a. parte) 10 DE FEVEREIRO


No Food Center do OTOP havia uma vasta gama de comidas, mas o articulista ficou- por um Pad Thai acompanhado de um´fresquissimo chá verde e trigo..



Pad tailandês  ผัด ไทย é um dos mais famosos pratos da cozinha tailandesa.

Este é um prato salteados na frigideira (frito) feita de massa de arroz com ovos, molho de peixe tailandês (น้ำปลา), molho de tamarindo, piri piri, rebentos de soja, camarão,  tofu, amendoim picado e decorados com coentros. Geralmente é servido com uma fatia de limão. O ovo frito não constava do prato, foi o articulista que solicitou o ovo estrelado.

No centro não serviam cafés, mas mesmo ali na rua ao lado havia uma excelente e elegante cafetaria onde o articulista foi tomar uma bica.

Recompostas as energias foi altura de se prosseguir viagem seguindo para o mosteiro WAT MING MUANG.



Quando o articulista entrou no jardim do mosteiro, e ao ver o maravilhoso mosteiro, seu pensamento voou até à cidade de Chiang Rai, onde uns anos atrás tinha visitado um mosteiro WAT RONG KUNG


 num estilo parecido, porém com maiores dimensóes e o seu significado era totalmente diferente.

Wat Min Muang


Este templo está localizado perto do Wat Phumin  no mesmo lado da Rua Suriyaphong, mas mais a oeste tendo sido construido no ano de 1857.

Seu ponto diferencial são os relevos em estuque nas paredes externas do Ubosot, apresentando a habilidade dos artesãos Chiang Saen. Os padrões são muito requintados. No Ubosot encontram-se pinturas murais retratando o estilo de vida das pessoas de Nan. Além disso, dentro do composto do templo ergue-se o pilar cidade em um pavilhão cruciforme plano-na sua frente. O pilar da cidade tem de 3 metros de altura. Sua base é decorada com gravuras.



O topo do pilar foi gravado com as 4 faces do Deus Brahma, representando Phrom Wihan (brahmavihara) 4 - os quatro estados sublimes da mente, a saber, Metta - bondade, Karuna - compaixão, Mudita - simpatia, e Upekkha - equanimidade.



A esposa do ariculista na base interior do pilar da cidade, podendo ver-se, em cor dourada as 4 faces do Deus Brahma. O pilar da cidade é de 3 metros de altura. Sua base é decorada com gravura e desenho de madeira dourada.

(UBOSOT -  é um edifício em um mosteiro  budista. É o local mais sagrado de oração, também chamado de "sala de ordenações". O termo Ubosot deriva do termo Pali Uposathagara, que se refere a um salão utilizado para rituais nos dias de upostha, o sábado budista).


















                                              O articulista junto ao pilar da cidade


                                                         O exterior do mosteiro


                                                               O interior do mosteiro



A esposa do articulista, no interior do Ubosot, onde foi orar



O articulista, calmamente foi percorrendo todo o complexo, admirando todas aquelas obras de arte e não resitiu à tentação de fotografar muitas delas.






 


























Imagens que se encontram nas paredes do exterior do Ubosot














Alguns dos pilares, ricamente trabalhos


 Após termos orado e visto todas estas belas peças de arte, seguimos para uma montanha, nos arredores da cidade afim de visitar-mos mais um mosteiro.

- Continua -



BANGKOK - NAN (4a. parte) Dia 10 de fevereiro


Depois de termos visitado o histórico e interessante mosteiro, seguimos para o centro da cidade, onde fomos visitar o WAT (mosteiro) PAYPHU, que fica localizado nas traseiras dos serviços de turismo.




O Wat Phu Phaya foi mandado construír pelo governador de Nan, Phaya Phu, durante o reinado de Pra Chao Phukheng, no ano de 1413. tendo sido sempre muito estimado por todos os governantes de Nan. 
 
 As suas mais interessantes características arquitectónicas são as portas entalhadas na parte da frente do viharn, que são elaboradamente esculpidas com imagens de guardiões conhecidos como "tut yama".
 
 
                                                   O articulista junto ao altar principal



O articulista no salão mor do mosteiro




Na altura em que o articulista visitava o vistoso mosteiro, um grupo de jovens monjes preparavam-se para ir para a selva meditar.


                        Cadeira usada pelo monje mais credenciado,  em cerimónias especiais


No recinto havia dois mosteiros, este mais pequeno, onde os jovens monjes recebem as suas graças, tendo o articulista aproveitado para tirar esta foto a sua esposa.



Após termos dado uma volta em redor de todo o mosteiro, seguimos para o Wat Phumin, que ficava ali bem perto, Wat este muito famoso na cidade de Nan, mas na altura de nova visita se encontrava em reparações, mas ainda deu para tirar algumas fotos.



Na cidade de Nan este mosteiro é o mais famoso, conhecido pela sua cruz ubosoth que foi construído em 1596 e restaurado durante o reinado de Chao Ananta Vora Ritthi Det (1867-1875).



É o único templo que foi construído como se fosse na parte de trás de duas serpentes imensas (ou Nagas ). Cada uma das quatro entradas é precedida por um pequeno corredor coberto por uma estrutura de ponto finamente decorada em forma (mostrando a origem real do templo) e está equipado com portas suavemente esculpidas, com guardas de demônios chineses no Oriente, as flores no Norte e floresta motivos de vida no Lanna estilo no oeste e sul.


A parte interior do mosteiro é impressionante.  É também um bom exemplo do estilo de arquitetura  Lue tailandesa.  A estrutura do telhado é apoiada por doze pilares de teca  decorados a ouro e lacados de cor preta e vermelha, com motivos de elefantes. O teto também se encontra  finamente decorado.



O florido altar descansando no centro do bot, suporta quatro Budas de Sukhothai estilo na pose de Bhumisparsa Mudra ("Buda Invocando a Mãe Terra", "Bhumi para ser sua testemunha" ou "Buda subjugar Māra "- a mão apontando para baixo para a terra com os dedos tocando o chão), de frente para as quatro direções. . A forma das orelhas e nariz mostra uma Lao influência.. Ao lado do altar encontra-se um esplêndido thammdat (um assento dhamma usado por ensinar monges).




Murais bem conservados de grande valor que ilustram o Khattana Kumara Jataka na parede do Norte e o Jatakas Nimi na parede ocidental, bem como cenas da vida local do momento em que foram pintados por artistas Lue tailandeses durante a restauração do templo no final do século 19. 

Os europeus podem ter tido influência, visto que os franceses no ano de 1893 ocupavam a zona leste do vale de Nan.  O estilo é bastante distinto e diferente  do tradicional estilo de pinturas em templos na Tailândia. .

Eles lembram um pouco o estilo das pinturas murais de Wat Phra Singh em Chiangmai e são muito parecidos com os murais do Wat Nong Bua em Amphoe Tha Wang Pha , ao norte da cidade de Nan.  A configuração dos murais em Wat Phumin porém, é que da cultura e da vida cotidiana do povo Lue tailandeses. 



 As grandes pinturas de cada lado da entrada principal mostrar uma influência chinesa que pode ser explicado pelas origens do povo Lue tailandeses.


No vasto recinto do templo, encontra-se esta exótica casa, que simboliza o inferno


A fachada da porta de entrda para o inferno, podendo ver-se no seu interior, imagens horríveis, que significam, o mau comportamento que as pessoas tiveram cá neste mundo, sendo então punidos por tais atos.


 
As imagens no interior da exótica sa, podendo ver-se as torturas que estão sendo praticadas.
 

A esposa do articulista junto à placa do templo.



 
                A avenida onde se localiza o templo, podendo ver-se uns candeeiros bem originais.
 
 
Do outro lado da avenida ficavam os serviços de turismo e o articulista, desejou-se de poder opter mais informações sobre a cidade de Nan, para lá se dirigiu, sendo informado com todo o pormenor por uma simpática empregada e feitos algumas compras de produtos da região, entre eles duas t-shirts.
 
Dali saimos e nos dirigimos ao Food Center do OTOP onde almoçamos. OTOP = ONE TAMBON ONE PRODUCT, que quer dizer, cada sub-distrito  um produto.
 
 
 
- Continua -