A “Exposição de Franquia de Macau 2011” ( “2011MFE”, na sigla inglesa), organizada conjuntamente pelos Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), Associação Brasileira de Franchising (ABF), Association of Chain and Franchise Promotion, Taiwan, Associação Comercial de Empresas de Marca Internacional de Macau, Macau Chain Stores and Franchise Association e pela Licensing & Franchise Association of Hong Kong, com o apoio da China Chain Store and Franchise Association (CCFA), International Franchise Association (IFA) e Japan Franchise Association (JFA), bem como com a coordenação da Associação das Companhias e Serviços de Publicidade de Macau, realizar-se-á, de 8 a 10 de Julho do corrente ano, no The Venetian Macao Resort Hotel Cotai ExpoTM Hall D.
Tendo como lema nesta edição a “Promoção de marcas avançando......Oportunidades de negócio à vista”, pretende promover as actividades de franquias, lojas em cadeia e agenciamento de marcas, bem como reforçar a promoção de marcas locais para o internacional, no sentido de incentivar melhor a abertura de negócios por jovens empreendedores e a reconversão das pequenas e médias empresas.
A maior envergadura entre outras, uma tendência mais internacionalização
Tendo como lema nesta edição a “Promoção de marcas avançando......Oportunidades de negócio à vista”, a 2011MFE é um conjunto de exposições, fóruns, bolsas de contactos e promoções de produtos/serviços. Esta é a 3ª. Edição da Feira, os resultados das actividades são notáveis, o número de expositores aumentam de ano para ano e, segundo as necessidades, a Organização aumentou a área da Feira de mais de três mil metros quadrados do ano passado para mais de cinco mil metros quadrados este ano. Existe mais de 150 expositores, com mais de 200 stands, tendo aumentado, este dois números, cerca de 3% em comparação com o ano passado.
Os expositores são provinientes de 13 Países/ Regiões, nomeadamente da China Continental, Japão, Taiwan, Hong Kong, Singapura, Malásia, Macau, Tailândia, Vietman, Brasil, Portugal, Estados Unidos da América, México e entre outros, todos envolvidos no sector de restauração, venda a retalhos, serviços, educação, planeamento estratégico e de consultoria.
A maior e mais profissional Exposição do sector de franquias dentro da Região
O sector de franquias desenvolveu-se rapidamente em Macau, assim, devido às necessidades, a Organização ampliou a dimensão da exposição, ao mesmo, elevou a sua nível profissional, para que Macau, sendo uma plataforma, possa atrair as lojas em cadeia e as marcas do mundo participarem nesta exposição, com vista a reunirem-se as marcas famosas locais ou estrangeiras na 2011MFE. Registou-se, neste ano, uma subida de percentagem dos expositores estrangeiros, representando 70% da totalidade e, em simultâneo, elevou bastante a nível profissional, de entre temos as marcas famosas internacionais e locais, como a marca americana Subway – maior franquias de fast-food do mundo, a AZONA - marca famosa das mulheres em China, Comebuy – marca de Taiwan estabelecida em Macau quase 5 anos, marcas de petiscos famosos da província de Fujian, Xinyin – tendo sido classificado nos dez melhores marcas do estúdios de fotografias de casamento da China, Mcdull – marca de desenhos animados criada em Hong Kong, marcas de petiscos famosos em Taiwan, Gyu-Kaku – churrasco em estilo japonês, MegaMatte – franquia de venda a retalhos em Brasil, Red Drinks – marca de bebida do México, Cambridge English for Life – marca de Malásia.
Delegação de investores comparece em Macau, cooperação das oportunidades de negócios.
Para melhor atrair investores estrangeiros com qualidade visitarem a Macau, entre Janeiro e Maio, a entidade organizadora visitou vários países e regiões realizaram trabalhos de recrutamento de expositores e, até presente data, 20 organizações de indústrias e comercias irão organizar uma delegação empresariais de vários sectores / instituições e organizações, de cerca de 1,000 pessoas, para assistirem o evento, incluindo várias cidades na província de Guangdong, Hangzhou, Sichuan e Shenyang.
A entidade organizadora já recolheu mais de 150 marcas de projectos de cooperação e irá organizar mais de 300 bolsas de contactos previamente registados, reflectindo que este evento se tornou uma plataforma de negócios de marca de franquia regional e ainda proporciona uma boa oportunidade para os jovens empreendidos iniciar os seus negócios e a reconversão das pequenas e médias empresas. Na verdade, ser franquia não é difícil, partes de tarifas de marca de franquias até são inferiores de 20 mil patacas.
Especialistas e profissionais experientes do sector, inspiram novos pensamentos das Pequenas e Médias Empresas na exploração de oportunidades negócios em regime de franquia
Para melhor desempenhar o papel de plataforma económica e comercial regional, a Organização irá organizar, dos dias 7 e 8 de Julho, dois fórunduas palestras sobre as oportunidades de negócio de franquias internacionais.
Para O primeiro fórum será realizada, no dia 7 de Julho (5ª. feira), às 18H00, no Convention and Entertainment Center de Macau Tower, 4º. Andar. A palestra tem como tema “Franquias e desenvolvimento do centro de turismo e lazer a nivel internacional”, e vários pessoal da direcção das organizações e associações internacionais de outros países e regiões também irão dar as suas palavras, tais como, provinientes da China Continental, Brasil, Japão, Taiwan, Hong Kong e de local.
A segunda palestra, tendo como tema “Estratégias de negócios de franquias para entrar no mercado internacional”, a realizar no primeiro dia da exposição, irá convidar especialistas na área de franquias para trocar e discutir opiniões com os representantes das empresas sobre a questões de negócios de franquias e os modelos de negócios dos expositores. Pretende-se através das perguntas apresentadas, da troca de experiências e apresentando casos concretos para desenvolver o pensamento dos participantes.
Degustação e Zona de alimentação, zonas com características e de multifunções para aumentar a harmonia da negociação
Segundo experiência, são dadas grande importância nas franquias de alimentação e de venda a retalhos, pelo que, este ano, foi convidados mais empresários desta duas áreas para a participação deste evento. Nesta edição, para além de proporciona degustação e zona de alimentação, ainda foi criado uma zona de multifunções e zona de MFE para que os expositores possam provar a qualidade dos produtos in loco e ao mesmo, pretende atarvés de maravilhosas, aumentar forncer um ambiente cheia de harmonia.
Disponibilidade de serviços de “One-Stop” para apoiar aos investidores
A Organização propociona serviços de consultadorias no âmbito de planeamento estratégico, financeira e imóveis, com vista a proporcionar aos investidores um melhor conhecimento sobre a franquia e negócios inerentes. Além disso, existe também stand da Direcção de Serviços de Economia para prestar serviços de esclarecimentos sobre o plano de apoio às pequenas e médias empresas.
Entrada gratuida, não percam a oportunidade
MFE já tornou-se uma boa plataforma para os empresários de vários países ou regiões à procura de oportunidades de negócios e explorar mercados de franquias.
A Exposição de Franquia de Macau estará aberta desde as onze horas até às vinte horas, excepto no último dia do evento (dia 10) que estará aberta até às dezoito horas, sendo que no primeiro dia (8 de Julho), a Exposição só estará aberta para participantes profissionais, e nos últimos dois dias (9 e 10 de Julho), estará aberta ao público em geral, sendo a entrada gratuita.
Para facilitar ao público, a entidade organizadora disponibiliza 2 linhas de autocarros gratuitos para os residentes na ida e volta entre a Estrada Marginal do Hipodromo (perto de Supermercado Royal), Avenida Doutor Mário Soares (Macau Square) e a 2011MFE.
Para mais esclarecimentos, é favor de contactar com o secretariado através do telefone 61218811 ou através de website: www.mfe.mo.
A entidade organizadora da conferência organizará para os expositores 320 sessões pré-marcação de bolsas de contacto (300 sessões no ano passado) com uma taxa de crescimento de 6,7%, dos quais mais de 70% da participação de empresários e das PME’s.
Enquanto isso, a entidade organizadora providenciará durante o período “2011MFE” bolsas de contacto, planeado para durante os três dias mais de 1.000 sessões (1033 sessões do ano passado).
Fonte - Instituto de Promoção de Comércio e Investimento de Macau
===================================================================
O articulista e sua esposa estiveram presentes, hoje, neste enorme e requintado recinto onde decorre a Exposição, tendo visitado quase os 200 stands, mas o que mais lhe chamou à atenção foram os stands do Brasil, o Grupo Lamonica, Global Franchise e o MegaMatte, com quem entabulou conversa com os Senhores Júlio Dias, Diretor Presidente da Mega Matte, Wagner DÁlmeida, Diretor - Divisão de Consultoria e Expansão e com o Presidente do Grupo Lamónica, José Lamónica.
Desdes contatos o articulista ficou mais bem informado sobre o comércio brasileiro e seu grande potencial, a quem desejou o maior sucesso.
Macau é uma porta aberta, não só para a China, com quem o Brasil tem uma forte presença, bem como para todo o Sudoeste Asiático e não só.
Se o articulista fosse mais jovem, estaria na disposição de poder contribuir para a expansão de produtos e serviços brasileiros, no Oriente.
Outro Stand que cativou o articulista foi o CAFÉ DO CENTRO, stand este japonês que comercializa café brasileiro, tendo até bebido um copinho originário de Espirito Santo, sendo até presenteado com um pacote de 250 gramas, cujos funcionários deram a oportunidade de poder escolher, já que havia de várias regiões, Cerrado Mineiro, Paraná, Espírito Santo, Bahia, Mogiana e Sul de Minas, tendo preferido o do Espírito Santo, que já tinha provado.
O stand de Portugal está lindamente decorado,dando a conhecer as enormes potencialidades do turisto português, bem como muitos outros, principalmente na parte de comidas.
O salão era enorme e com tanta coisa para ver, necessário foram algumas horas, para que ficasse, mais ou menos a par, dos negócios e de possíveis franchise.
A Malásia e a República popular da China estava bem representada com inúmeros stands, o articulista ficou desiludido com o stand da Tailândia, tão desiludido por ter só visto um e não chegar a saber de que negócios se tratava.
Um dos óptimos projectos a aplicar em Macau, visto que o pão que se vende nas padarias do território, para além de ser caro, não tem grande qualidade.
Depois desda prolongada visita à Exposição de Franquia de Macau, o articulista e sua esposa, foram assistir à 4a. Exposição de Produtos Digitais e Computadores e à 3a. Exposição de Produtos Domésticos, que teve início hoje e se prolonga até amanhã, dia 10 de Julho, que se estão realizando no Hall A, Piso 1 do Venetian Macau Resort Hotel.
Neste enorme e bem preenchido recinto, o articulista e sua esposa ainda fizeram algumas compras, entre elas 4 taeis de abalona, que nos ficou por mil patacas, cerca de 100 euros.
E uma webcam com microfone incorporado, esta sim foi barata, somente 69 patacas o que equivale a 6 euros e poucos.
da enorme variedade de produtos à venda, foram quatro deles que o articulista e sua esposa escolheram, para além da abalona e da webcam, compraram dois pares de meias ortopedicas, estas por apenas 10 patacas o par, e uma fritadeira pelo valor de 169 patacas, cerca de 17 euros.
Mas foi giro ver, para além dos inúmeros produtos à venda, o pessoal da terceira idade fazendo massagens aos pés.
e de la saimos tendo aproveitado um dos luxosos autocarros do casino para nos desl;ocarmos para o Sands em Macau, onde depois apanhamos o autocarro da carreira 32 que nos levou até a casa, assim se passou este dia 9 de Julho, sábado, muito quente, prevendo-se que durante a noite e amanhã domingo as condições metereologicas se agravem com aguaceiros e trovoadas.