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quarta-feira, maio 11

125 ANOS DE COCA-COLA

 

 

Coca-Cola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coca-Cola
Coca-Cola logo.svg
TipoRefrigerante
DefiniçãoNormal
SaborNoz-de-cola
CorCaramelo
Origem Estados Unidos
CriadorJohn Pemberton
Lançamento1886
FabricanteThe Coca-Cola Company
DistribuidorVários
ComercializaçãoInternacional
Variante(s)
Relacionada(s)
Website
Teor calórico425 kcal/litro
Edulcorante(s)Açúcar
Acidulante(s)Ácido fosfórico

Coca-Cola é a marca de um refrigerante com sabor de noz-de-cola pertencente à The Coca-Cola Company que comercializa em mais de 200 países.

 

História


John Stith Pemberton – Criador da fórmula da Coca-Cola.

A criação


Jacob’s Pharmacy.

A história da Coca-Cola inicia com a chegada do farmacêutico John Pemberton na cidade de Atlanta nos Estados Unidos, logo após a Guerra Civil americana. Ele havia acabado de participar da guerra e estava disposto a mudar de vida, em busca de uma nova clientela que comprasse suas ideias e medicamentos. Por não ter nenhuma habilidade em vendas, sempre fracassou em suas criações, até conhecer o contador Frank Robinson, que acaba tornando-se sócio.
  • 1884 – Foi lançada a bebida alcoólica chamada “Pemberton's French Wine Coca”, anunciada como uma bebida intelectual, vigorante do cérebro e tônica para os nervos, sendo, inicialmente uma mistura de folhas de coca, grãos de nós de cola e álcool.
  • 1886 – O puritanismo religioso estava em alta e havia todo um movimento antiálcool. Nenhuma mulher ou homem decente poderia ser visto em lugares que fornecessem esse tipo de bebida. Neste mesmo ano, todos os estabelecimentos que vendiam álcool foram fechados e Pemberton e Robinson se viram na procura por outro produto que lhes rendessem dinheiro.
Naquela época existiam os chamados “Pontos de Vendas”, lugares aonde pessoas iam após as compras, para se reunir e tomar sorvetes e xaropes misturados com água carbonada nos mais diferentes sabores, e que possivelmente acabaram dando idéias para a produção de um novo produto.

Tentando se encaixar neste novo padrão, Pemberton passou meses no porão de sua casa em Atlanta, adicionando ingredientes à água carbonada para fazer um xarope e, mandando amostras para a “Jacob’s Pharmacy”, para testar a opinião dos clientes.

No dia 8 de maio era vendida a primeira bebida conhecida atualmente como Coca-Cola, nome posteriormente dado por Frank Robinson, que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo. O produto era um xarope com água carbonada, servidos em copos de vidro e misturados na hora de servir.


Logo da Coca-Cola: criado por Frank Robinson em 1886, utilizando sua própria caligrafia.

No dia 29 de maio, Pemberton anuncia a bebida pela primeira vez no “Atlanta Journal”.
  • 1887 – Em seu primeiro ano de operação foram vendidos somente 25 galões de Coca-Cola, o que correspondia a 9 copos por dia, o que rendeu 50 dólares, tornando-se um prejuízo.
  • 1888 – Devido a problemas de saúde e financeiros, Pemberton foi obrigado a vender a fórmula, pelo total de 1.750 dólares e, acabou falecendo, no dia 16 de agosto, dois anos após ter inventado a bebida que acabaria por se tornar um dos maiores símbolos americano. No mesmo ano, Frank Robinson procura pelo empresário e farmacêutico Asa Griggs Candler que acaba comprando a fórmula por 2.300 dólares.

Anúncios foram distribuídos como brinde (1900).

De 1891 a 1920

O empresário Asa Griggs Candler acreditava no produto e queria que a Coca-Cola fosse conhecida. Naquela época, não existiam meios de comunicação nacionais e, a grande maioria dos consumidores encontrava-se isolados nas pequenas cidades do interior que visitavam as grandes cidades.

Uma das formas encontradas foi o contratar pessoas para distribuir cupons que davam o endereço e um brinde, experimentar de graça a Coca-Cola, fazendo com que os estabelecimentos fossem procurados.

Candler também acaba disponibilizando outros brindes nos estabelecimentos, como calendários e posters que serviam como uma forma dos consumidores olharem para o nome da Coca-Cola e lembrar onde compraram.

Nova identidade para as garrafas de Coca-Cola lançada no ano de 1916, diferenciando o produto das inúmeras falsificações que surgiram no início do século.
  • 1894 – No dia 12 de março Coca-Cola foi vendida pela primeira vez em garrafas de vidro em uma loja de doces em Vicksburg, Mississippi, usando garrafas de vidro que vinham com a marca da companhia de engarrafamento em auto-relevo, a “Biedenharn Candy Company”. O dono da engarrafadora, Joseph A. Biedenharn ficou impressionado com as vendas e relatou o caso para Asa Griggs Candler, que não teve nenhum interesse em comercializar a Coca-Cola em garrafas.
  • 1895 – A forma de promoção agressiva adotada por Candler acabou funcionando, a marca Coca-Cola já contava com três fábricas que engarrafavam o produto nas cidades de Chicago, Dallas e Los Angeles.
  • 1897 – Começa a internacionalização da Coca-Cola, chegando no Canadá, e no México.
  • 1899 – Dois advogados de Chattanooga, Tennessee Benjamim Franklin Thomas e Joseph Whitehead propõem á Candler que fizessem o engarrafamento em larga escala. No início Candler questionou a estava em dúvidas quanto ao engarrafamento da bebida, mas os dois negociantes que propuseram a idéia foram tão persuasivos dizendo que as pessoas poderiam levar para casa. Um contrato foi firmado dando controle total do procedimento à Thomas e Whitehead para engarrafarem a Coca-Cola, e que excluía Joseph A. Biedenharn deste processo.
  • 1902 – Coca-Cola passa a ser vendida em garrafas com “tampa coroa”, até então, era comercializada em garrafas com tampa de rolha.
  • 1909 – Nos Estados Unidos, cerca de 400 fábricas já engarrafavam a Coca-Cola, sendo, a maioria delas era de propriedades de empresas familiares. Algumas foram abertas somente nos meses de clima quente, quando havia maior demanda do produto.
  • 1915 – Com tantas cidades engarrafando e distribuindo o produto, começaram a surgir as primeiras falsificações. Comerciantes começaram a engarrafar outros produtos com o rótulo parecido com o da Coca-Cola, naquela época, não existia diferenciação dos produtos, somente o rótulo, que era facilmente removível.

Anúncio do Jornal American Druggist: Coca-Cola já estava sendo comercializada em cinco estados americanos.
  • 1916 – É realizado um concurso para escolher um novo design para a garrafa da Coca-Cola. O projeto vencedor foi do projetista Raymond Louise da cidade de Terre Haute, estado de Indiana. Sua inspiração foi no formato da fruta do Cacau. A garrafa foi patenteada no estatuto de marcas dos Estados Unidos.
  • 1918 – No final do ano, Candler vende a empresa por 25 milhões de dólares para um grupo de investidores liderados por Ernest Woodruff e WC Bradley.
  • 1919 – O design de garrafa escolhido em 1916 já estava em todas as fábricas, dando originalidade ao produto e evitando a pirataria. Neste mesmo ano foram abertos fábricas na Espanha, na Bélgica, na França, na Itália, na Guatemala, em Honduras, no Peru, na Austrália e na África do Sul.
  • 1920 – Mais de 1000 empresas engarrafadoras realizam a produção e distribuição da Coca-Cola nos Estados Unidos.

Engarrafadora na Década de 40.

De 1921 a 1940

Quando os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial, a Coca-Cola já tinha se tornado a maior consumidora de açúcar do mundo para a fabricação de seus produtos. Com a guerra, começou a ter racionamento, colocando em perigo os negócios.
  • 1923 – Com o final da Primeira Guerra Mundial, houve a recessão que quase faliu com a companhia, este fato fez o conselho que comandava a The Coca-Cola Company escolhesse um novo presidente, sendo eleito Robert Woodruff, o mesmo dirigiria a companhia pelos próximos 60 anos.
  • 1929 – A Coca-Cola lança uma caixa de metal, que a conservava gelada nos postos de vendas, chamado de “open-top cooler”.
  • 1931 – A Coca-Cola encomenda uma série de quadros a Haddom Sundblom, representando a imagem do Papai Noel, para uso em publicidade. A figura acaba tornando-se a identidade do Papai Noel. Mas, em 1927 os mesmos traços já haviam sido utilizados no jornal New York Time.
Quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, a Coca-Cola desenvolveu "fábricas" móveis que foram enviadas para as frentes de batalha junto com técnicos da empresa, que garantiam a produção e a distribuição da bebida para os soldados, fato este aprovado pelo então general Dwight D. Eisenhower das Forças Armadas dos Estados Unidos. A empresa conseguiu na época uma autorização excepcional de Washington.

Apesar dos custos de produção na frente de batalha serem elevados, a companhia decidiu arcar com os mesmos, numa tática de marketing, vendendo o refrigerante pelo mesmo preço praticado nos Estados Unidos. Durante o período de guerra, 64 instalações de engarrafamento foram criadas para abastecer as tropas que estavam fora dos Estados Unidos.

Este fato ajudou a abrir caminho para a internacionalização da Coca-Cola, que, durante e após a guerra acabou sendo licenciada nos diversos países em que acompanhou o exército americano, incluindo o Brasil.

Tendo em vista a sua associação com os produtos americanos, o refrigerante acabou exercendo o papel de um símbolo patriótico. A popularidade da bebida aumentou bastante no pós-guerra, quando os soldados voltaram fazendo propaganda do refrigerante.

A história da Coca-Cola no Brasil

No final da década de 1930, a Coca-Cola já era bem conhecida nos Estados Unidos, mas foi somente com a Segunda Guerra Mundial que passou realmente a explorar outros mercados.


Visita do presidente americano Roosevelt ao Brasil na década de 40.

Os primeiros anos no Brasil

No início da década de 1940, o Brasil entrou no cenário da Segunda Guerra Mundial.
  • 1941 – O governo brasileiro autorizou secretamente os norte-americanos a utilizarem bases aéreas e navais situadas no país, para garantir a defesa do continente americano. No dia 26 de julho foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto-Lei número 3.462, de 25 de julho de 1941, uma das primeiras medidas que autorizava a empresa “Panair do Brasil”, a construir, melhorar e aparelhar os aeroportos do nordeste brasileiro. Desta forma, aviões militares americanos passaram a chegar ao Brasil com maior freqüência, reforçando as bases estratégicas estabelecidas no país.
Neste contexto, a Coca-Cola chega, em um primeiro momento trazida pelos próprios soldados e posteriormente, produzida em pequenas fábricas móveis que passaram a acompanhar as tropas. Na época, a política adotada pela empresa em relação á Segunda Guerra Mundial era o de apoiar seus combatentes, oferecendo seus produtos onde quer que estejam, sendo comercializada, a um preço simbólico de cinco centavos de dólar o copo.
  • 1942 – No dia 18 de abril foi inaugurada a primeira fábrica da Coca-Cola no Brasil, localizada no bairro de São Cristovão, no estado do Rio de Janeiro. Também, no mesmo ano começou a produção de embalagens de vidro com 185 ml. Até então, a comercialização da Coca-Cola no país, era exclusiva aos soldados americanos. A partir desta data, começa a comercialização para o mercado brasileiro, propriamente dito.
  • 1943 – No dia 6 de Janeiro estreou o programa “Um Milhão de Melodias”, na Rádio Nacional, que era transmitido às quintas-feiras em horário nobre. O programa foi o primeiro a ser patrocinado pela Coca-Cola no Brasil.
A Coca-Cola representava a troca de culturas entre brasileiros e americanos naquela época. No dia 28 de janeiro o então presidente americano Franklin Delano Roosevelt veio ao Brasil para se encontrar com o presidente Getúlio Vargas, acertando assim o envio de tropas do exército brasileiro para a Segunda Guerra. No mesmo ano foi inaugurada a primeira filial da Coca-Cola na cidade de São Paulo.
  • 1944 – No dia 1 de setembro, aconteceu a publicação no “Diário Oficial da União”, dando autorização para a “The Coca-Cola Export Sales Company” inciar as atividades no Brasil.
  • 1945 – Na cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, a Coca-Cola firma contrato com a então “Industrial de Refrescos”, passando esta a ser a primeira empresa franqueada da marca no Brasil. Pelo contrato, a Industrial de Refrescos passava a ter exclusividade para a comercialização e produção dos produtos da marca Coca-Cola na região sul. No mesmo ano, foi inaugurada a segunda fábrica carioca da Coca-Cola, com modernos equipamentos, para a época, que eram capazes de produzir até 150 garrafas por minuto.
  • 1946 – Neste ano, é lançado no Brasil o primeiro slogan feito exclusivamente para o mercado brasileiro, “Isto sim é da pontinha!”.  Anteriormente, os slogans eram traduções de campanhas americanas do produto.
  • 1948 – Durante o ano, foram estabelecidas mais quatro franquias que passaram a produzir a Coca-Cola.

1967: O cantor brasileiros Caetano Veloso lança a canção Alegria Alegria, fazendo referência à Coca-Cola no verso "Eu tomo uma Coca-Cola, Ela pensa em casamento".

Década de 50 e 60

A Década de 50 inicia com a Copa Mundial de Futebol sendo realizado no Brasil, com placas publicitárias ilustradas espalhadas pelo estádio do Maracanã, sendo até mesmo, recomendada pelos médicos para que fosse bebida pelos jogadores.
  • 1952 – Acontece o lançamento do slogan “isso faz um bem”, até então a empresa vinha amargando problemas com o mercado brasileiro, pois o refrigerante não era bem visto pelo público. Popularmente, a visão era um líquido estrangeiro e diversos boatos sobre a procedência e malefícios á saúde faziam parte das rodas de conversas. De fato, o Guaraná Champagne Antarctica era o refrigerante de maior aceitação entre os brasileiros naquela época, dados de 1954 mostrava que o refrigerante tinha 46% de preferência do público.
  • 1953 – A empresa novamente empenha-se em desmistificar a imagem do refrigerante, mostrando a qualidade do produto. A empresa lança cartazes que comparavam a água utilizada na fabricação da Coca-Cola aos dos límpidos e cristalinos rios da Amazônia brasileira.
  • 1954 – Foi lançado o primeiro cartaz de Natal da Coca-Cola no Brasil, trazendo o Papai Noel com o slogan “isso faz um bem”.
  • 1955 – A Coca-Cola lançou o primeiro comercial da marca apresentado na televisão brasileira, intitulado “Coca-Cola faz um bem”. O comercial tinha como tema o samba e Carmem Miranda. O locutor Carlos Henrique anuncia o comercial que é protagonizado pela cantora e atriz Dóris Monteiro.
  • 1957 – A Coca-Cola em parceria com o jornal “Última Hora”, o concurso “Tamborim de Ouro” com um desfile extra de carnaval, evento realizado antes do carnaval. A iniciativa acontecia na Praça XVII e no Campo do Fluminense no Rio de Janeiro. No evento, escolas realizavam desfiles com o tema Coca-Cola. A partir deste ano, os concentrados que, até então eram importados dos Estados Unidos para a fabricação do xarope, passam a ser fabricados na matriz do Rio de Janeiro.
  • 1959 – A empresa promove a venda á domicílio em São Paulo, implantando assim, o conceito de vasilhame retornável em embalagem de vidro de 760 ml, também conhecida como tamanho família. Até então, maior freguesia da Coca-Cola estava em bares, sorveterias, casas de doces e restaurantes. No final deste mesmo ano, a Coca-Cola também lançou garrafas de 290 ml.
  • 1962 – O concentrado da Coca-Cola, até então importado, passou a ser produzido na fábrica do Rio de Janeiro.
  • 1967Caetano Veloso lança a canção “Alegria, Alegria”, que tem como refrão a Coca-Cola no verso "Eu tomo uma Coca-Cola, Ela pensa em casamento".
Até o final da década de 1960, o Brasil já contava com 20 fábricas espalhadas nos quatro cantos do país.


1981: foi lançada a Coca-Cola em lata no Brasil.

Década de 70 e 80

Na década de 1970 a Coca-Cola começa a fazer sucesso. Durante este período foram lançadas mais 15 fábricas no Brasil. Começam a ser distribuídas as Post-Mix, que possibilitam uma ampliação da rede de fornecedores devido à economia de espaço, atingindo lanchonetes, cinemas, clubes e diversos pontos de venda. O slogan da época, “Isso é que é”, exaltava a natureza e a paz.
  • 1979 – Surgem os slogans “Dá mais vida” e “Abra um sorriso”, associando a marca à felicidade e bons momentos.
  • 1981 – A Coca-Cola é lançada em embalagem de lata.
  • 1982 – Chega ao mercado brasileiro a Diet Coke.
  • 1985 – O refrigerante Coca-Cola é tirado do mercado e surge a New Coke. O fato foi também desaprovado pelos consumidores brasileiros.
  • 1986 – Aconteceu a comemoração de 100 anos da Coca-Cola, são comemorados no Brasil e em todo o mundo.
  • 1987 – Coca-Cola patrocinou a Copa União, o maior contrato esportivo feito por uma empresa privada no país até então. Mais quatro novas fábricas entraram em operação neste ano. Uma nova campanha mundial é lançada, com a canção Águas de Março de Tom Jobim.
  • 1988 – Foi lançada a Coca-Cola em embalagem do tipo “One Way” e a tampa com rosca em metal. Também, aconteceu o relançamento das garrafas colecionáveis em miniaturas.

1999: Coca-Cola lança garrafa Pet de 2,5 Litros.

2007: Coca-Cola é lançada na versão Zero.

Década de 90 à atualidade

  • 1990 – Neste ano, Coca-Cola patrocinou todas as categorias da Seleção Brasileira de Futebol. Também, o concentrado da Coca-Cola passa a ser fabricado em Manaus e distribuído para as fábricas em todo o Brasil. É lançada embalagem do tipo “Big Coke”, de 2 e 1,25 Litros. No mês de junho, foi lançada a lata de alumínio 100% reciclável.
  • 1991 – A Coca-Cola é lançada em embalagem PET descartável.
  • 1992 – A Coca-Cola comemorou o seu qüinquagésimo ano em atividades no Brasil. Em comemoração à data, promoveu uma exposição intitulada "Coca-Cola 50 anos com arte" que reunia 25 obras desenvolvidas por artistas plásticos e fotógrafos brasileiros. As exposições aconteceram no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). No mesmo ano, houve a inauguração da maior fábrica da Coca-Cola na America Latina, localizada na cidade de Jundiaí em São Paulo e o lançamento das Coke Machines – máquinas para vender refrigerantes em lata.
  • 1993 – A Coca-Cola passa a apoiar em todo o planeta o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. No mesmo ano, os “Ursos Polares”, desenvolvidos em animação 3D aparecem pela primeira vez na campanha Sempre Coca-Cola, no comercial chamado “Northern Lights”.
  • 1995 – A Coca-Cola lança a primeira lata com o tema Papai Noel no Brasil. Também, foi lançada em caráter regional a primeira lata de Coca-Cola na cor azul, edição especial para o Festival de Parintins que acontece no Amazonas.
  • 1997 – A Coca-Cola passa a ter o seu produto em forma Light, inaugurando este segmento no Brasil.

  • 1999 – Surge a embalagem Pet de 2,5 Litros.
  • 2003 – A Coca-Cola firma com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), patrocínio às equipes olímpicas de ginástica artística, judô e natação, que visavam o apoio a preparação para as Olimpíadas de 2004.
  • 2001 – É relançada no mercado brasileiro a garrafa chamada “Contour” de 237 ml.
  • 2005 – No dia 21 de fevereiro foi lançada a Coca-Cola em mini lata de 250 ml e em junho do mesmo ano a garrafa de vidro de 200 ml.
  • 2007 – A Coca-Cola Zero é lançada. Neste mesmo ano, a emissora de televisão MTV lança em parceria com a Coca-Cola o programa musical Estúdio Coca-Cola.

2009:Coca-Cola lança novo tamanho de tampa, menor 4 milímetros.
  • 2009 – A Coca-Cola lançou para todos os seus produtos um novo tamanho para as tampas de garrafas Pet, chamada “Xtra-Lok Mini”, com quatro milímetros a menos que as do padrão antigo. Com este novo tamanho, a companhia estimou que até 2012 o total de resina economizada equivalesse à mesma quantidade para produzir 120 milhões de garrafas Pet de 2 litros.

Coca-Cola Light Plus.
  • 2010 – É lançada a Coca-Cola Light Plus.[44] No dia 25 de março foi lançada a primeira garrafa feita a partir da Cana-de-açúcar, batizada com o nome de “PlantBottle”.
  • No mesmo mês a Coca-Cola adotou Largo Glênio Peres e a Praça XV, pontos tradicionais do Centro Histórico de Porto Alegre.[46] No dia 16 de abril, em Maceió, a Coca-Cola abriu a primeira “Fábrica Verde” da América Latina, possuindo iluminação natural, recursos para diminuir a liberação de CO2 na atmosfera e um sistema de uso eficiente da água.

A história da Coca-Cola em Portugal

  • 1953 – A cantora Amália Rodrigues apresentou-se no programa de televisão “Coca-Cola Time” comandado por Eddie Fisher, interpretando a canção “April in Portugal”, tornando o estilo fadista conhecido internacionalmente.
  • 1977 – No dia 4 de Julho a Coca-Cola entra oficialmente em Portugal, a bebida era proibida até 1974.[49]
  • 2007 – Coca-Cola comemorou os 30 anos no país com desfile em Lisboa.
Informação nutricional de Coca-Cola
Porção de: 200 ml (1 copo)
Quantidade
por porção
VD%
Valor energético85 kcal = 361 kJ4
Sódio10 mg0

A fórmula da Coca-Cola: um segredo industrial protegido por várias patentes.

Ingredientes, modelo de produção e embalagens

Ingredientes

O refrigerante Coca-Cola normal tem como ingredientes, aromatizantes naturais, água gaseificada, açúcar, cafeína, extrato de Noz de cola, corante caramelo IV, acidulante Ácido Fosfórico (INS 338). É um produto não alcoólico, sem glúten e não contém quantidades significativas de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e fibras alimentares.

A fórmula exata da Coca-Cola é um segredo industrial protegido por várias patentes, e nem sequer são conhecidas quais as matérias-primas usadas. Segundo a revista Veja “a Coca-Cola mantém equipes de degustadores que retiram de quinze em quinze minutos garrafas de refrigerante da linha de produção para beber um gole e checar se o sabor está de acordo com as especificações da bebida”.


Embalagens de Coca-Cola comercializadas nos Estados Unidos.

Modelo de produção

A produção e distribuição da Coca-Cola segue o modelo de franchising. A The Coca-Cola Company produz o concentrado de xarope, que é vendido à empresas engarrafadoras franqueadas do mundo inteiro.
A Produção da Coca-Cola é realizada através da mistura do concentrado de xarope com água gaseificada filtrada, passa-se ao engarrafando e posteriormente, à venda e distribuição para o varejo.

Embalagens

A Coca-Cola é comercializada no Brasil em:
  • Embalagens de vidro de 200 ml, 237 ml, 290 ml, 350 ml, 500 ml, 600 ml, 1 Litro e 1,25 Litro.
  • Garrafas Pet de 400 ml, 500 ml, 600 ml, 1 Litro, 1,25 Litro, 1,5 Litro, 1,75 Litro, 2 Litros, 2,25 Litros, 2,5 Litros e 3 Litros.
  • Latas de alumínio de 250 ml, 350 ml e 470 ml.
  • Copos “Post Mix” de 300 ml, 500 ml e 700 ml.

Coca-Cola C2.

Cherry Coke.

Coca-Cola Light.

Coca-Cola Caffeine Free.

Coca-Cola Vanilla.

Variantes da marca

A Coca-Cola iniciou a inclusão de produtos variantes da década de 80, desde então, várias versões chegaram ao mercado. No Brasil, poucos foram os lançamentos, que incluem a Coca-Cola Light, Diet, Zero e Lemon.
No mundo todo, circularam as seguintes variantes, sendo que algumas foram lançadas como edições limitadas.
  • Black Cherry Vanilla Coke – Com essências de café, cereja e baunilha. (Lanç. 2006).
  • Black Cherry Vanilla Coke Diet – Versão Diet. (Lanç. 2006).
  • Coca-Cola Free Caffeine Diet – a versão diet sem cafeína. (Lanç. 1983).
  • Coca-Cola Free Caffeine – a versão sem cafeína. (Lanç. 1983).
  • Cherry Coke – sabor de cereja, sendo o primeiro refrigerante da linha Coca-Cola com sabor (Lanç. 1985).
  • Coca-Cola (with Lime) – a versão original com um toque de lima. (Lanç. 2005).
  • Coca-Cola Blak – Possui essência de café e 45 calorias. (Lanç. 2006).
  • Coca-Cola C2 – uma nova versão com metade dos carboidratos, açúcar e calorias da versão normal. (Lanç. 2004).
  • Coca-Cola Citra – refrigerante misturado com limão e lima, disponível somente no Japão, Nova Zelândia, México e Bósnia e Herzegovina. (Lanç. 2006).
  • Coca-Cola Light Sango – Linha Diet com sabor de laranja. (Lanç. 2005).
  • Coca-Cola Orange – com sabor de laranja. (Lanç. 2007).
  • Coca-Cola Raspberry – com sabor de framboesa. (Lanç. 2005).
  • Coca-Cola Zero – versão sem açúcar. (Lanç. 2005).
  • Diet Coke – (Lanç. 1982).
  • Diet Coke (with Splenda) – refrigerante adoçado com Splenda, (Lanç. 2005).
  • Diet Coke Cherry – a versão diet. (Lanç. 1986).
  • Diet Coke Lime – versão do refrigerante light misturado com o sabor lima, introduzido para tentar barrar o grande avanço da rival Pepsi Twist. (Lanç. 2004).
  • Diet Coke Plus – versão diet com vitaminas (B6 e B12) e minerais (magnésio e zinco). (Lanç. 2007).
  • Diet Coke With Lemon – refrigerante com um toque especial de limão. (Lanç. 2001).
  • Coca-Cola Diet Vanilla – A versão diet. (Lanç. 2002).
  • Coca-Cola Vanilla – sabor de baunilha. (Lanç. 2002).

Publicidade da Coca-Cola: em bares, restaurantes, na rua, uma forma de não deixar o consumidor esquecer da marca.

A publicidade e a Coca-Cola


Publicidade da Coca-Cola: vista das mais diversas formas como estampada em um trem na Alemanha.

Anúncios

Os anúncios da Coca foram sempre muito penetrantes e influentes, já que um dos objetivos de Woodruff, que comandou a empresa por 60 anos era o de assegurar que todo mundo no planeta experimentasse a Coca-Cola e a tornasse uma bebida preferida.

Em alguns lugares, anúncios da Coca-Cola são quase onipresentes, especialmente em áreas mais ao sul da América do Norte, como em Atlanta, onde a Coca-Cola surgiu.

Durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1996 que ocorreram em Atlanta, a Coca-Cola acabou recebendo uma publicidade gratuita mundial, em virtude de possuir a sua logomarca em praticamente todas as principais vias da cidade.


A cantora Cyndi Lauper foi uma das celebridades da música internacional que compuseram canções fazendo menção ao refrigerante. (canção “Right Track Wrong Train”).

Coca-Cola em letras de canções

Na música brasileira, o refrigerante Coca-Cola já foi utilizado como referência de forma não-comercial da marca.
Grupos e cantores que fizeram menção à Coca-Cola em canções que acabaram virando parte da história da música popular brasileira.
  • Caetano Veloso – Alegria, Alegria.
  • Capital Inicial – Geração Coca-Cola (versão).
  • Cássia Eller – Geração Coca-Cola (versão).
  • Charlie Brown Jr. – Geração Coca-Cola (versão).
  • Cidade Negra – Geração Coca-Cola (versão).
  • Daniela Mercury – Itapuã ano 2000. (canção do álbum – Sol da Liberdade).
  • Daniela Mercury – Você não entende nada. (canções do álbum – O Canto da Cidade).
  • Elis Regina – Conversando no bar. (canções do álbum – Saudades do Brasil).
  • Engenheiros do Hawaii – Crônica. (canção do álbum – Longe Demais das Capitais).
  • Leandro e Leonardo - Compadre comadre. (canção do álbum - Cumpadre Comadre).
  • Legião Urbana – Geração Coca-Cola. (canção do álbum – Legião Urbana).
  • Lulu Santos – O último romântico. (canção do álbum – Tudo Azul).
  • Nara Leão – Laranja da China. (canção do álbum – Millennium: Nara Leão).
  • Raul Seixas – Teddy Boy, Rock E Brilhantina.
  • RPM – Revoluções por minuto. (canções do álbum – Revoluções Por Minuto).
  • Sandy & Júnior – Eu quero é mais. (canções do álbum – Pra Dançar com Você).
  • Tim Maia – Chocolate. (canção do álbum – Vou pedir pra você voltar).
  • Tequila Baby- Coca Cola
  • TitãsBabi índio. (canção do álbum – Titãs0 e Pavimentação. (canção do álbum - Televisão
  • Quinto Andar - Melo da Propaganda (canção do álbum - Piratão)
  • Voz da Verdade - A Alegria do Senhor (O Espelho,1999,Faixa 7)
  • Banda Catedral - O sonho não acabou. (CD para todo mundo)
  • Gusttavo Lima - Se não quer me amar. (canção do álbum - Inventor dos Amores)
Cantores internacionais como Julio Iglesias (Ron Y Coca Cola) e Cyndi Lauper (Right Track Wrong Train) e os conjuntos musicais U2 (Billy Boola), The Beatles (Come Together), Red Hot Chili Peppers (Desecration Smile), Bee Gees (Another Cold And Windy Day) Oasis (Come Together), entre outros já fizeram referências do refrigerante Coca-Cola em suas canções.


A Coca-Cola é comercializada em mais de 200 países. Na grande maioria ela é a líder em vendas.

Popularidade conforme o país

A Coca-Cola é a bebida mais vendida na maioria dos países, mas não em todos. Entre estes, podemos citar:
A Coca-Cola também é menos popular em países do Oriente Médio e Ásia, como os territórios palestinos e a Índia — por um lado devido ao sentimento anti-ocidental, por ser extremamente popular em Israel e, por outro, por não ter condições de ser fabricada. Há poucos anos, a Mecca-Cola, uma versão "islamica" da Coca-Cola, tem feito grande sucesso no Oriente Médio.


Mito desfeito: Papai Noel não é da Coca-Cola.

Coca-Cola e o Papai Noel / Pai Natal

A publicidade da Coca-Cola tem tido um impacto significativo na divulgação da cultura norte-americana, sendo freqüentemente creditada à bebida a "invenção" da imagem moderna do Papai Noel (português brasileiro) ou Pai Natal (português europeu) como um homem idoso em roupas vermelhas e brancas, justamente as cores da Coca-Cola. Apesar disso, a companhia começou a promover esta imagem de Papai Noel (português brasileiro) ou Pai Natal (português europeu) somente na década de 1930, nas suas campanhas de inverno, mas a imagem do Papai Noel, com os mesmos traços já havia sido publicada em um artigo do “New York Times” em 1927, sem os créditos da Coca-Cola.


Colecionismo: Durante sua história, a Coca-Cola lançou diversos itens de coleção como Ioiôs, na década de 70 e 80.

Colecionismo: Coca-Cola em miniatura.

Colecionismo

Uma das grandes estratégias da Coca-Cola no Brasil é o colecionismo, apesar de não ser algo forte como nos Estados Unidos, Canadá e França. Os itens são praticamente os mesmos em todo o mundo, com pequenas diferenças culturais que favorecem as propagandas e os slogans criados em cada país.

No Brasil, os itens mais colecionados são os anúncios originais de época, garrafas, latas, tampinhas, pôsteres e réplicas.
Um dos primeiro itens promocionais lançados no Brasil foi a réplica do caminhão que entregava as bebidas na década de 40, e que atualmente está valendo cerca de R$ 1500,00.

Outro item de grande destaque são as miniaturas de garrafinhas em um engradado (Promoção Tampinhas por Garrafinhas).
Outros brindes e artigos de coleção lançados no Brasil:
  • Ioiôs (1985).
  • Coleção Turma da Mônica Coca-Cola, que consistia em cinco revistas com os personagens de Maurício de Sousa (1990).
  • Abridor de garrafa com formato de uma garrafa de Coca-Cola (anos 80).
  • Série Retro Histórica 120 Anos: seis garrafas retratando a evolução no design (2006).
  • Bola de futebol Coca-Cola (Copa de 1998).
  • Engradado de mini-garrafas (1983).
  • Coleção Mini-Craques da Copa do Mundo (1998).
  • Garrafa prateada Coca-Cola (1998)
Entre outros produtos, como latas com temas. Em 1995 as primeiras latas com tema Papai Noel e Natal foram lançadas no Brasil. Em 2007 foi lançada em edição especial a primeira lata de Coca-Cola na cor azul, criada para o Festival de Parintins que acontece no Amazonas.

Slogans

No BrasilEm Portugal
  • 1942: "A pausa que refresca"
  • 1952: "Isto faz um bem"
  • 1957: "Signo de bom gosto"
  • 1960: "Coca-Cola refresca melhor"
  • 1964: "Tudo vai melhor com Coca-Cola"
  • 1970: "Isso é que é"
  • 1976: "Coca-Cola dá mais vida"
  • 1979: "Abra um sorriso. Coca-Cola dá mais vida."
  • 1982: "Coca-Cola é isso aí"
  • 1988: "Emoção pra valer!"
  • 1993: "Sempre Coca-Cola"
  • 2000: "Curta"
  • 2001: "Gostoso é viver"
  • 2003: "Essa é a real"
  • 2004: "Viva o que é bom"
  • 2006: "O lado Coca-Cola da vida"
  • 2007: "Viva o lado Coca-Cola da música"
  • 2008: "Cada gota vale a pena"
  • 2009: "Abra a Felicidade"
  • 2010: "Viva Positivamente"
  • 1927: "Primeiro Estranha-se, depois Entranha-se"
  • 1928: "Beba Coca-Cola"
  • 1930: "A pausa que refresca"
  • 1958: "O signo de bom gosto"
  • 1960: "Coca-Cola refresca melhor"
  • 1964: "Tudo vai melhor com Coca-Cola"
  • 1970: "A chispa da vida"
  • 1976: "Coca-Cola dá mais vida"
  • 1982: "Coca-Cola is it!"
  • 1988: "You Can't Beat the Feeling!"
  • 1993: "Always Coca-Cola"
  • 2000: "Enjoy"
  • 2001: "Life tastes good"
  • 2003: "Make it real"
  • 2007: "Welcome to the Coke Side of Life"
  • 2009: "Open Happiness"

Sempre Coca-Cola: slogan lançado em 1993 e traduzido para as mais diversas línguas.(Na imagem, propaganda veiculada na Guatemala em 1996).

Polêmicas, lendas e controvérsias


Segundo a “The Coca-Cola Company” o refrigerante Coca-Cola contém menos ácido do que uma laranja.

Controvérsia sobre acidez

A Coca-Cola tem vindo a ser alvo de acusações, principalmente pelo seu suposto grande nível de ácido (seu valor pH é 2.5, entre vinagre e suco gástrico, resultando em que, devido a essa grande acidez, não seria recomendável ingerir o refrigerante durante as refeições).

Alguns factos pitorescos e não-comprovados são alegados para ilustrar a acusação, como por exemplo, o de que a Coca-Cola poderia dissolver um dente de 24 a 48 horas ou desentupir um ralo.

A empresa defende-se afirmando que seu produto não é mais perigoso que outros refrigerantes, e que ele contém menos ácido cítrico do que uma laranja havendo também evidências nesse sentido, apresentadas em inúmeros casos judiciais contra a Coca-Cola Company desde os anos 1920 .

Controvérsia sobre danos à saúde

Muitos nutricionistas afirmam que "refrigerantes, comidas ricas em calorias e pobres em nutrientes não fazem parte de uma boa dieta". O consumo de qualquer substância em excesso pode comprometer a saúde, particularmente em crianças jovens, cujo consumo de refrigerante compromete, ao invés de complementar, uma dieta balanceada. Estudos demonstram que aqueles que bebem refrigerantes regularmente têm menos quantidade de cálcio (o que pode contribuir para a osteoporose), magnésio, ácido ascórbico, vitamina B2 e vitamina A.


Uma das lendas urbanas reza que determinado número de pessoas morreu ao consumir balas Mentos com Coca-Cola Light.

Lendas urbanas

Atualmente, as lendas urbanas estão sendo difundidas por e-mails em formato de spam, que contam histórias que acabam ganhando até as páginas dos grandes jornais.
Uma lenda urbana diz que apenas dois executivos têm acesso à fórmula, com cada um deles tendo acesso a apenas metade da fórmula.

Há diversas outras curiosidades folclóricas sobre a bebida, obviamente falsas ou sem comprovações e que acabam virando lendas:
  • Coca-Cola é ótima para limpar banheiros e vasos sanitários.
  • Prego imerso em Coca-Cola se dissolve com o tempo.
  • A primeira Coca-Cola tinha cor verde.
  • Coca-Cola como pesticida.
  • O refrigerante ainda contém extrato da folha da coca nos ingredientes do xarope, o que poderia causar dependência no consumo frequente e o principal motivo do segredo do fabricante.[70]
As inúmeras lendas urbanas sobre a Coca-Cola fizeram páginas da Internet terem seções completamente dedicadas a elas.

Uso de crianças em propagandas

A Coca-Cola passou a ter uma política de não utilizar crianças menores de 12 anos de idade em suas propagandas.

No dia 25 de agosto de 2008 a Coca-Cola Brasil e mais 21 empresas líderes do setor de alimentos e bebidas incluindo a PepsiCo do Brasil, assinaram um compromisso público e, ao mesmo tempo voluntário de não produzir publicidade dirigida a crianças menores de 12 anos.


Boton em resposta à Pepsi: Eu escolhi a Coca no Pepsi Challenge.

Guerra das colas

Em 1975, a Pepsi começou a divulgar comerciais de televisão em que realizava testes cegos de preferência com pessoas, chamando de “Pepsi Challenge” ou o Desafio Pepsi. Os comerciais de 30 segundos mostravam as mais diferentes classes sociais americanas, com testes sendo realizados em shopping centers, escolas, corpo de bombeiros, centros e em diversos locais públicos, no início da década de 80, os comerciais passaram a ser apresentados pelo ator Gabe Kaplan.

A Coca-Cola também exibiu anúncios para combater os da Pepsi, num incidente às vezes chamado, no meio publicitário, de "a guerra das colas". Um dos anúncios da Coca comparou o então chamado "desafio Pepsi" a dois chimpanzés decidindo que bola de tênis tinha mais tecido. Após isso, a Coca-Cola manteve sua liderança no mercado global de refrigerantes, embora a Pepsi tenha conseguido conquistar brevemente alguns mercados regionais.

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O uso de folha de coca

Apesar de a Coca-Cola Company negar há muito tempo, a agência antidrogas peruana, DEVIDA, disse que a companhia compra 115 toneladas de folha de coca do Peru e 105 toneladas da Bolívia por ano, para usar como ingrediente em sua fórmula secreta. Em 2005, na Bolívia, o presidente Evo Morales afirmou que a Coca-Cola usa a produção de coca na fabricação do refrigerante.[76][77]

O caso Dolly

No Brasil, já há alguns anos a fabricante de refrigerantes Dolly vem brigando na justiça pela cassação do registro da Coca-Cola junto ao Ministério da Agricultura e recentemente um laudo do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal brasileira concluiu que a Coca-Cola usa folhas de coca como matéria-prima na fabricação do extrato vegetal (também chamado de mercadoria nº 05).

ÉVORA SEM CINEMA, UMA VERGONHA

Évora é a única capital de distrito do país sem cinema comercial


Terça, 10 Maio 2011 11:07

Évora tornou-se a única capital de distrito do país sem a exibição regular de cinema do circuito comercial, desde que viu fechar as duas salas que funcionavam há vários anos e, mais recentemente, a que operava como alternativa.

A oferta de cinema em Évora, pela Zon Lusomundo, chegou ao fim em março de 2009, quando os proprietários do centro comercial Eborim, situado no centro histórico da cidade, decidiram encerrar o espaço para que aí fosse instalado o comando da PSP, o que não veio a acontecer.

Desde então e até setembro do ano passado, a exibição de cinema comercial passou para o auditório Soror Mariana, adaptado para o efeito, fruto de uma parceria entre a empresa, a Universidade de Évora e o município.

“Gastávamos cinco mil euros por mês com a projeção de cinema diário” que era exibido para “meia dúzia de pessoas”, disse à Agência Lusa o presidente do município, José Ernesto Oliveira, sustentando que este “não era um investimento que se justificasse”.

“O público não respondeu como nós pensávamos e, por manifesta impossibilidade financeira de mantermos uma situação que era insustentável, acabámos por não dar continuidade a essa função”, justifica.

Jorge Banha, que em 2008 recolheu assinaturas contra o fecho de salas de cinema, compara os dias de hoje com o tempo em que Évora tinha “duas salas em que estreavam novos filmes todas as semanas”.

“Tínhamos duas salas e, neste momento, não temos nada. Atualmente, somos obrigados a deslocarmo-nos ao Montijo e a Almada, o que se torna dispendioso”, lamenta, apontando como solução a reabertura das salas do Eborim até que o novo centro comercial entre em funcionamento.

Já o diretor do Cineclube da Universidade de Évora, João Paulo Macedo, considera que a falta de cinema contribui para “o empobrecimento cultural da cidade” e pede o “envolvimento das entidades com responsabilidade na cidade e na área do cinema” para que assegurem o funcionamento diário do auditório Soror Mariana.

A prazo, João Paulo Macedo defende “a dotação da cidade de um espaço cultural, nomeadamente por parte da autarquia, assumindo a responsabilidade de permitir e facilitar o acesso ao cinema por parte da população em geral”.

Com duas sessões às quartas-feiras, o auditório Soror Mariana, com gestão do Cineclube da Universidade de Évora e do núcleo de cinema da Sociedade Joaquim António de Aguiar, é a única oferta de cinema na cidade, estando mais vocacionado para uma programação alternativa.

Considerando que se trata de “uma situação em que a câmara nada pode fazer”, o presidente do município afirma que a projeção de cinema com regularidade diária não depende da atividade municipal.

“Ao longo do ano, temos atividades que podem justificar projeção de filmes, mas não com caráter regular de sessões diárias em condições de conforto e com condições técnicas de projeção de cinema, porque isso não é uma atividade que seja da competência de uma grande câmara”, adverte.

Com a abertura do centro comercial Évora Shopping, prevista para a primavera de 2013, José Ernesto Oliveira espera que o cinema comercial possa regressar a Évora “em condições que sejam condignas com a posição e a importância da cidade”.

Fonte - Diário do Sul - Évora

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Mudam-se os tempos mudam-se as vontades, o articulista, aquando da sua infância, haviam em Évora, sua cidade natal, várias casas de cinema, a saber:








 O SALÃO CENTRAL EBORENSE.




ESPLANADA EDÉN




TEATRO GARCIA DE RESENDE.






BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ÉVORA, era outro recinto, ao ar livre, onde passavam filmes.

O Quartel ficava localizado no prédio, lado direito da foto, e do Jardim do Paraíso, mais conhecido pelo Jardim do Bacalhau, podia-se ver os filmes, em sentido contrário, mas sem pagar...

Por vezes eram exibidos filmes na antiga Praça de Touros de Évora,  havendo ainda várias associações recreativas que passavam filmes todos os sábados e domingos, era o caso do Juventude Sport Clube e do Lusitano de Évora, onde o articulista assitiu, em todas estas casas de espectáculos a imensos filmes. Na sede do Juventude, que ficava junto ao Salão Central, igualmente o articulista assitiu a muitos filmes.

Pelos vistos ou as pessoas não tem dinheiro para comprarem bilhetes de acesso, ou então deixarem de ser cinéfolos, o que não aocntecia no antigamente, mas é de referir que a RTP estava dando os seus primeiros passos.








terça-feira, maio 10

DIA MUNDIAL DA DOENÇA LUPUS



Dia 10 de Maio assinala-se o Dia Mundial do Lúpus, uma doença crónica auto-imune que afecta cerca de cinco milhões de pessoas a nível mundial, maioritariamente mulheres. O Lúpus Eritematoso Sistémico, reconhecido como Lúpus, pode afectar muitos órgãos e sistemas diferentes


O que é Lúpus?

Lúpus é uma doença rara, mais freqüente nas mulheres do que nos homens, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes.

No lúpus, a defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, confundem o diagnóstico.

Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especialistas. Pessoas tratadas adequadamente têm condições de levar vida normal. As que não se tratam, acabam tendo complicações sérias, às vezes, incompatíveis com a vida.