o mar do poeta

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terça-feira, março 1

Scientiae thesaurus mirabilis - 1 de MARÇO de 1290



A Universidade de Coimbra remonta ao século XIII, precisamente a 1 de Março de 1290, quando foi assinado em Leiria, por D. Dinis, o documento Scientiae thesaurus mirabilis, que institui a própria Universidade e pede ao Papa a confirmação.

A bula do Papa Nicolau IV, datada de 9 de Agosto de 1290, reconheceu o Estudo Geral, com as faculdades de Artes, Direito Canónico, Direito Civil e Medicina. O curso de Teologia foi reservada aos conventos dominicanos e franciscanos. A Universidade foi instalada em Coimbra, no Paço Real da Alcáçova, em 1308. Em 1338 voltou para Lisboa, onde permaneceu até 1354, ano em que regressou para Coimbra. Ficou nesta cidade até 1377 e voltou de novo para Lisboa neste ano. Até 1537 permaneceu em Lisboa, data em que foi transferida definitivamente para Coimbra, por ordem de D. João III. A Universidade recebeu os seus primeiros estatutos em 1309, com o nome Charta magna privilegiorum.

Os segundos estatutos foram escritos no ano de 1431 reinado de D. João I, com disposições sobre a frequência, exames, graus, propinas e ainda sobre o traje académico. Já no reinado de D. Manuel I, em 1503, a Universidade recebeu os seus terceiros estatutos, desta vez com considerações sobre o reitor, disciplinas, salários dos mestres, provas académicas e cerimónia do acto solene de doutoramento.

Desde o reinado de D. Manuel I que todos os reis de Portugal passaram a ter o título de Protectores da Universidade, podendo nomear os professores e emitir estatutos.
Universidade de Coimbra:
  • Fundação: 1290
  • Tipo de instituição: Pública
  • Total de Estudantes: 22 000
  • Estudantes de Licenciatura: 18228
  • Estudantes de Pós-Graduação e Mestrados: 551 + 1102
  • Reitor: Magnífico Fernando Jorge Rama Seabra Santos
  • Vice-reitores: Os magníficos Dr. António José Avelãs Nunes, Dra. Cristina Maria Silva Robalo Cordeiro, Dr. António Manuel de Oliveira Gomes Martins e Dr. João Carlos Marques
  • Página oficial: http://www.uc.pt/
O poder real, bastante mais centralizado a partir de D. João II, criava uma dependência da Universidade em relação ao Estado e à Política, pelo que a preponderância dos Estudos Jurídicos se estabeleceu em Portugal. A 27 de Dezembro de 1559, Baltazar de Faria fez a entrega dos Quartos Estatutos, nos quais se determinou que o reitor fosse eleito pelo Claustro, disposição nem sempre cumprida pelo poder régio. Nesse mesmo ano, a 1 de Novembro, tinha sido solenemente aberta a Universidade de Évora, entregue aos Jesuítas.
Em 1836 dá-se a fusão da Faculdade de Cânones e de Leis na Faculdade de Direito, e que veio a contribuir fortemente para a construção do novo aparelho legal liberalista. Em 1911, a Universidade recebe novos estatutos com o objectivo de criar uma certa autonomia administrativa e financeira e criava também um sistema de bolsas para fazer aumentar o número de alunos no ensino superior. Foi criada a Faculdade de Letras, que herdou as instalações da extinta Faculdade de Teologia, enquanto as Faculdades de Matemática e de Filosofia, criadas na Reforma Pombalina, foram convertidas na Faculdade de Ciências. Com o 25 de Abril de 1974, inicia-se um novo período da vida portuguesa e universitária, que foi alvo de várias reformas para acompanhar a nova dinâmico política. Em 1989 são publicados os estatutos que estão actualmente em vigor.

Durante os seus mais de sete séculos de existência, a Universidade foi crescendo, primeiro por toda a Alta de Coimbra e depois um pouco por toda a cidade, encontrando-se actualmente ligada a gestação da ciência e da tecnologia e difusão da cultura portuguesa no mundo.

Continuando a manter o renome de outros tempos, é indiscutível a qualidade do ensino em Coimbra. No que toca, por exemplo à Faculdade de Direito, é de notar o relatório de avaliação externa das faculdades de Direito Portuguesas, tendo Coimbra ficado no mais alto lugar do pódio no que toca ao ensino das leis.
Hoje, a Universidade de Coimbra, conta com oito Faculdades, cujas são as de Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física.

domingo, fevereiro 27

ONOFRE PIRES - 27 Fevereiro

Onofre Pires


Onofre Pires da Silveira Canto (Porto Alegre, 25 de setembro de 1799Santana do Livramento, 3 de março de 1844) foi um militar brasileiro, um dos líderes da Revolução Farroupilha.
Combateu com o Regimento de Cavalaria de Milícias de Porto Alegre pela integridade do Rio Grande do Sul, nas guerras contra Artigas, em 1816 e 1821, e pela do Brasil, na Guerra Cisplatina (1825 - 1828).
Na Revolução Farroupilha foi dos mais ativos e atuantes coronéis.

Coube a ele comandar as forças que deram inicio à Revolução Farroupilha na noite de 19 de setembro de 1835, no vitorioso encontro da Ponte da Azenha, que criou condições para a conquista de Porto Alegre em 20 de setembro de 1835, com a entrada nela do líder politico-militar da revolução, e seu primo, o coronel Bento Gonçalves.

Em 22 de abril de 1836, num dos episódios mais negros de sua biografia, Onofre Pires derrota em Mostardas os legalistas comandados pelo capitão Francisco Pinto Bandeira, porém ordena o fuzilamento de todos prisioneiros.

Em outubro de 1836, Onofre Pires foi preso na Batalha do Fanfa, junto com Bento Gonçalves. Foi levado como prisioneiro ao Rio de Janeiro, preso no forte de Santa Cruz, fugiu um ano depois em companhia do capitão José de Almeida Corte Real.

Em 1844, desgastados por tanto tempo de guerra, Bento e Onofre entraram em linha de colisão. A partir daí, Onofre Pires falava abertamente no seio da tropa tudo o que sentia em relação ao primo.

Bento, em carta, pediu que Onofre confirmasse ou não, por escrito, as acusações ofensivas à sua honra feitas em presença de terceiros. Onofre logo respondeu confirmando, abrindo mão de suas imunidades parlamentares e colocando-se à disposição de Bento para um duelo, hipótese desejada por Onofre Pires, que levava grande vantagem por seu porte atlético e por ter dez anos de idade a menos do que Bento (44 contra 54 anos). Bento Gonçalves procurou Onofre Pires e o desafiou para o duelo, que aconteceu no dia 27 de fevereiro de 1844, nas margens do rio Sarandi, em Santana do Livramento. Onofre foi atingido no antebraço direito, fato que interrompeu o duelo.

Onofre Pires morreu quatro dias depois, em conseqüência de gangrena, e um ano antes do término da Revolução.


Fonte - Enciclopedia livre

SIGNO DO AQUÁRIO - MACACO



Perfil do Signo de Aquário



São pessoas que precisam: Dormir bastante e de vez em quando exercitar-se fisicamente ao ar livre.

Tempo para expressar suas idéias. Equilíbrio entre a atividade social e a solidão. Liberdade, muita liberdade, mesmo que seja para não fazer nada.

Na melhor das hipóteses são: Amigáveis, autênticas, disponíveis, justas, equânimes, racionais e amorosas, tranqüilas, perceptivas, originais, sutis, espirituosas, de grande e rápida assimilação de tudo o que acontece, inovadoras.

Na pior das hipóteses são: Obstinadas, perversas, excêntricas, quixotescas, pouco confiáveis, imprevisíveis, rebeldes sem causa, revoltadas, influenciáveis, utópicas, paradoxais, mentirosas.

Quando pensam são: De grande perspicácia e penetrantes, analisam correta e claramente, formam suas próprias opiniões. Raciocinam realisticamente, porém mantêm firmes ideais até que os conseguem tornar objetivos. Muitas vezes suas idéias estão bastante à frente do tempo em que vivem.

Quando agem são: De fortes princípios, humanistas, democráticas. Se mostram sutis e agem com tato, sem no entanto deixar de ser firmes naquilo que desejam realizar. Procuram ouvir bastante antes de agir. São pontuais e cumprem as promessas.

No trabalho são: Usam o raciocínio lógico e pesam todas as possibilidades antes de realizar algo. Aprendem tarefas novas com rapidez e facilidade, e conseguem concentrar-se por períodos prolongados. Possuem idéias que são válidas, um pouco loucas talvez, mas que acabam se mostrando eficientes.

Gostam: Engenhocas, novidades, livros, música, experiências novas, viajar, andar à esmo, partilhar seus interesses com outras pessoas, conversar. Apreciam a igualdade de direitos.

Detestam: Brigas que invadam os limites da intimidade, corrupção, exploração, ambigüidade, pessoas afetadas, comportamento autoritário, sentir-se entre a espada e a parede, gritaria, segredos, pessoas inflexíveis ou extremamente conservadoras.

Socialmente são: Populares, cosmopolitas, se misturam facilmente com qualquer tipo de pessoas mas guardam sempre suas peculiaridades, e dificilmente permitem a entrada de estranhos na vida íntima. São gentis e fiéis.

No amor são: Procuram o encontro de idéias para sentir-se excitadas. Tendem a ser leais quando amam, mas são capazes de protelar por muito tempo o casamento, porque preferem a liberdade. São pudicas, mas esperam superar essa situação, que intimamente consideram um defeito. Gostam de aventuras.

Signos com que teoricamente combinam: Gêmeos, Libra e Leão.

Signos com que teoricamente não combinam: Escorpião, Câncer e Virgem.

Os recém-nascidos: Gentis e simpáticos, parecem sempre satisfeitos. Desenvolvem rápida e perspicaz inteligência, e não aceitam os limites de bom grado. É só dizer-lhes não a alguma coisa que será essa mesma que acabarão fazendo. Se sentem bem passeando em lugares sempre novos. Se dão bem com a presença de outras pessoas, de qualquer idade

A infância: Crianças espertas, que se interessam por tudo, especialmente por aquilo que lhes seja vedado. Levam muito à sério tudo que acontece com a família, tomando para si a responsabilidade de fazer alguma coisa para solucionar os problemas que por ventura lhes pareça estar acontecendo. Suportam muito bem as mudanças, desde que possam carregar com elas o brinquedo preferido. São capazes de entreter-se sozinhas por bastante tempo.

A adolescência: Afetuosos e carinhosos, interessam-se por conhecer o amor muito rapidamente. Se aborrecem bastante na escola, especialmente se não acontece nada novo todos os dias, pois são naturalmente contrários à rotina. Podem tornar-se bastante pedantes quando o mundo não faz aquilo que desejam.

Encaram todas as aventuras que pintarem.

As mulheres: Parecem ter todas as qualidades que um homem desejaria, são encantadoras, intuitivas, inteligentes, sabem conversar de tudo um pouco, são originais, emocional e sexualmente generosas. Desejam a igualdade, porque não consideram que haja real diferença por causa do sexo, e esperam ser tratadas com todos os direitos que merecem.

 Há versões deste signo que são muito sossegadas, e outras, completamente tresloucadas. Evitam o casamento, preferindo viver como boas companheiras. São fiéis, mas se por acaso pintar alguma aventura que considerem desafio à altura delas, não hesitarão em lançar-se nessa direção.

A sexualidade feminina: Natureza ardente e desejos vivos, excitam-se rapidamente, e rapidamente esfriam também. As excita tudo o que seja imprevisto, e a possibilidade de ser pegas em flagrante. Se envolvem em relacionamentos sexuais duradouros desde que haja bastante imaginação em jogo, porque detestam a rotina. Querem experimentar tudo. Não precisam que se lhes prometa amor para o sexo, especialmente se por trás das palavras não houver sinceridade. Gostam de seduzir e querem liberdade para fazê-lo.

Os homens: Interessam-se por tudo, especialmente por coisas que aparentemente não têm a menor importância, como por exemplo catálogos. Não comprarão nada, mas saberão tudo o que tem, onde e porque. São hábeis em fugir da rotina, criando circunstâncias muito loucas.

Normalmente são de aspecto simples e natural, mas os há excêntricos também, daqueles meio sujos e mal barbeados.

Preservam a liberdade ante todas as outras coisas, pois não hesitam em abandonar o que estejam fazendo, mesmo que seja muito importante, se por ventura inventam outra coisa. Extremamente sensíveis aos encantos femininos, não raramente mantêm vários relacionamentos ao mesmo tempo.

A sexualidade masculina: Mesmo se dando ares de grandes sedutores, e de prezar pela independência, eles são extremamente seletivos a respeito do sexo. Não vão para a cama com qualquer uma, precisam encontrar uma sintonia, que é basicamente mental, a das idéias. Procurarão companheiras que lhes sejam fiéis. São paradoxais porque querem liberdade e segurança ao mesmo tempo. As excitações, que são vivas e intensas, passam com a mesma rapidez com que explodem. São bastante criativos e engenhosos para inovar.




Entre todos os animais do ciclo lunar, o Macaco é o que mais se parece ao Homem, o Macaco nu. Portanto, não deve surpreender-te que possua quase toda a inteligência do homem, além de sua capacidade para enganar.
O Macaco é o signo do inventor, do improvisador e do motivador, no zodíaco chinês: um charlatão capaz de atrair todos para si com sua astúcia e seu encanto inimitáveis. É o génio do ciclo, inteligente, flexível e inovador.
O nativo do Macaco sabe resolver os problemas mais complexos com muita desenvoltura e em general aprende rápido.
É capaz de dominar qualquer situação e com frequência é um linguista excelente. Um indivíduo nascido durante este ano terá sucesso em tudo o que decida fazer.
Nenhum desafio será demasiado para ele. Desde o ponto de vista negativo, o nativo do Macaco tem um complexo de superioridade inato. Não tem suficiente respeito pelos demais.
 Ou melhor, desde seu ponto de vista, tem demasiado para si mesmo. Pode ser também extremamente egoísta e vaidoso. Tem também uma tendência para os ciúmes, que afloram cada vez que alguém obtém uma promoção ou algo que ele não tem.
É extremamente competitivo, mas sabe esconder bem seus sentimentos e planificar habilmente movimentadas astutas. Quando se trata de ir depois da busca do dinheiro, do sucesso ou do poder, o Macaco é inigualável.
Com sua versatilidade inata, o nativo do Macaco pode ter sucesso como actor, escritor, diplomata, advogado, desportista, agente de mudança, maestro, etc.
É imensamente sociável e consegue sacar à luz os aspectos melhores de todos. Tem o raro dom de cair simpático inclusive depois que nos defraudou.
Na personalidade descarada do nativo do Macaco nunca lhe falta uma qualidade, a confiança em si mesmo, inclusive se pode parecer uma pessoa tímida e dócil. Terá cuidado de mostrar um bom comportamento, uma escrupulosa cortesia e uma acalma dignidade.

O articulista é Aquariano e Macaco,

sexta-feira, fevereiro 25

PORTUGUESES, O PRIMEIRO POVO EUROPEU QUE CONTACTOU COM A TAILÂNDIA

Wednesday, April 30, 2008


PORTUGAL NA TAILÂNDIA - O RESSUSCITAR DO "BAN PORTUGUETE"

1 PARTE
De muito que tenho escrito, em cima das relações históricas entre Portugal e a Tailândia, em realidade, nunca me aprofundei demasiadamente, como sob um "matagal", que foi espaço onde viveu uma comunidade luso/tailandesa por cerca (os meus cálculos) de 240 anos, veio à luz do dia as ruínas a igreja de S. Domingos. O local de nome "Ban Portuguet" (Aldeia dos Portugueses) com dois quilómetros de comprimento e trezentos metros de largura, houveram ali casas; hortas, lameiros de arroz, crianças (produto da mistura de sangue luso e siamês), missionários de batinas pretas com o breviário e terço nas mãos; mulheres siamesas, casadas com homens portugueses, os já caldeados de sangue, ocupando-se, no amanho das terras para o sustento de suas famílias. Os homens, uns ao serviço dos Reis de Ayuthaya; outros estabelecidos com pequenas lojas onde vendiam ou comerciavam os produtos da terra e ainda com forjas onde trabalhavam o ferro para as alfaias, agrícolas, braçais, para a revolver a terra e esta produzir comida. Nas baixas, adjacentes, búfalos submersos na água lamacenta, com a cabeça de fora. Naquela extensão de dois quilómetros foram erigidas três igrejas e, segundo os cálculos de vários historiadores no "Ban Portuguete" viveram mais de duas mil almas. Havia por ali muita paz e amor. É que o português emigrante e porque tenho conhecimento da minha longa caminhada por este mundo adiante é um "pobre diabo"! A assimilação a outras raças é impressionamente. Desde que "faça" filhos, em qualquer parte do globo, raramente, os abandona. Mas a vida a paz do "Ban Portuguete" terminou em Abril de 1767. As disputas políticas entre países por norma terminam em guerras e desgraças para as populações. E sob o infortúnio do destino ficou a comunidade lusa/tailandesa de quando o exército birmanês invadiu e queimou, selváticamente, os templos os palácios de Ayuthaya e matou descriminadamente dentro dos muros da cidade real. O " Ban Portuguete" e porque se distanciava a uma razoável distância da cidade real e vizinho da comunidade chinesa, foram os últimos aceitarem a rendição à soldadesca birmanesa. No "Ban Portuguete" havia armas (bem temos a convicção de tal dado que apareceu uma coronha de uma espingarda de quando as escavações) e homens que sabiam manejá-las, lutar e defender o seu território, sua família e os seus haveres. Não foi fácil aos birmaneses ter conseguido a rendição. Por terra não havia acesso, em Abril, por norma os campos de Ayuthaya estão alagadas e o único caminho, acessível, obrigatoriamente teria que ser o rio Chao Praya (Praiá). A extensão de dois quilómetros, junto à margem estava bem defendida.


Ainda sou do tempo que no canal de envolvia o "Ban Portuguete" havia manadas de búfalos de água. O tempo a vida moderna fê-los desaparecer
A saída só aconteceu depois de um oficial birmanês empunhando uma bandeira branca foi autorizado entrar no "Ban Portuguete", para negociar a rendição e dada a garantia que poderia a comunidade luso/siamesa abandonar o seu território em paz. Já por várias vezes temos escrito que de quando a queda de "Ayuthaya" a capital do Sião, não havia comunidade europeia, residente, significatica. A pouca que existia (alguma holandesa) fugiu apavorada em direcção a Banguecoque em juncos chineses e dali para outros destinos da Ásia. Na queda da capital, está a comunidade portuguesa, a chinesa (mais numerosa) e a malaia. Comunidades que foram transportadas em barcos e recolocadas, pelo General Taksin (o libertador do Sião) em Banguecoque. Mais tarde voltaremos ao assunto sobre o novo destino dos portugueses. As ruínas de Ayuthaya, ainda fumegantes, ficaram por alí abandonadas, o ouro roubado, os seus templos e as estantes com livros que davam conta da história, do Reino do Sião, foram achas queimadas na fogueira. Durante 25 anos visitei dezenas de vezes o "Ban Portuguete" e sob a superstição das pessoas que viviam nas imediações da igreja de S.Domingos, diziam-me que eu séculos atrás tinha ali vivido, voltei a nascer e voltar ao "Ban Portuguete". Evidente que não vivi lá, séculos atrás e não voltei a nascer...Ayuthaya foi sempre um lugar que me agradou visitar e sempre ali encontrei um clima de paz e um retiro espiritual. Há uns 20 anos transportei uma delegação, portuguesa, da INTERPOL, chefiada pelo juiz Vidal (não me recordo o primeiro nome) ao "Ban Portuguete" e depois de visitar as ruínas, o juiz deitado num estrado de madeira colocado sob a sombra de uma árvore tamarindeira e diz: "sinto-me aqui como os portugueses de séculos atrás"! Igual me sinto, no Ban Portuguete" como o Homem de Leis.


Slides de um desenho do mapa do Ban Portuguete que teria sido elaborado pelo cônsul Dr. Joaquim Campos, que nos dá a certeza que depois da queda de Ayuthaya, em 1767, foi o primeiro português a visitar o local. E deseja chamar a posse dos terrenos a Portugal.
(Clicar na foto para aumentar o tamanho)

Vamos descrever a localização do "Ban Portuguete", inserido no desenho e muito bem elaborado que se apresenta como era quando o conheci no princípio da década oitenta do século passado:

1- Um canal que dividia o "Ban Portuguete" ou a fronteira a demarcar o terreno. Esse canal mais tarde foi encurtado para dar lugar a uma estrada de "terra", hoje alcatroada. O canal foi uma via importante de comunicação entre o aldeamento e a capital. Os moradores deslocavam-se em almadias até ao rio "Chao Praya", para se deslocar à cidade real;

2- O rio Chao Praya e a via principal de comunicação de Ayuthaya. A estrada fluvial para a movimentação chegada e escoamento dos produtos que produzia o Reino do Sião.;

3- Ruínas da igreja de S.Paulo dos Jesuitas. Tudo leva a crer que muito em breve as escavações vão ter início, sob o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian;

4- Igreja de S.Domingos, escavadas as ruínas e ali construído um edifício museu, inaugurado em 2 de Abril de 1995;

5- Igreja de S.Francisco soterrada e penso que perdida dado que o terreno passou a uma entidade particular;

6- O mapa assinala, apenas, dentro da área do "Ban Portuguete" 6 casas. Duas assinaladas no campo da igreja de S. Domingos ainda as conheci, que seria depois deslocadas e construidas a expensas do "Fine Arts Departmente", na área do campo e ao lado esquerdo da margem do rio junto a outras habitações de outros descendentes de várias gerações de católicos;

7- Assinala um cemitério um pouco distante da parte de trás da igreja de S.Domingos. Ouvi, no princípio que conheci o Ban Portuguete, pelo director do Fines Arts Department em Ayuthaya (o velho amigo Patipat) a indicação dessas ruínas, mas que nunca as cheguei a conhecer. Despareceram;

8-São terrenos, descritos, pertencendo a siameses, que serviam para cultivo de arroz o cereal principal e de grande produção e cultivado em toda a área de Ayuthaya. A região era o principal celeiro de abastecimento à cidade de Banguecoque. Porém e como designação curiosa é que o Dr. Joaquim Campos já assianala, no mapa/rascunho que os terrenos onde foram eregidas as igrejas: de S. Francisco, S. Domingos e S. Paulo, já estão na posse da Missão Francesa! Insólito é certo e teremos que aceitar que mais tarde os "missionários" franceses de volta a Ayuthaya, tomam conta daqueles espaços de que até eles professando e divulgando a mesma fé aos siameses nunca os missionários da Missão Francesa tiveram bom relacionamento com os missionários do Padroado Português do Oriente. Foram mais de um século de disputas e atritos, silenciosos, entre as duas comunidades cristãs. Os missionários franceses não chegaram a Ayuthaya com o propósito de fazer caridade ou divulgar a religião. Estavam ali como agentes do Rei de França

Foram os portugueses que ensinaram os siameses a arte de malhar e trabalhar o ferro
Mas vamos ao tema a tratar: O "Bang Portuguet" os dois quilómetros de comprimentos depois da comunidade o ter abandonado ficou à mercê de assoreamentos das cheias do rio Chao Praya; a vegetação voltou numa floresta cerrada. As folhas caidas das árvores e a humidade constante foi soterrando, o que restava das três igrejas e todos os outros vestígios que assinalavam a presença humana. Por mais de dois séculos o "Ban Portuguete" ficou completamente abandonado. A abundância de terras no Reino do Sião e a escassa população do reino, para um território tão extenso, não era o "Ban Portuguete" procurado para o fazer voltar à vida. Bem razão nos dão estas afirmações de quando o cônsul dr. Joaquim Campos, pretende fazer reviver a história de Portugal na Tailândia. O Dr. Joaquim Campos, historiador e médico chega a Banguecoque para assumir a gerência do consulado em 1936. Embora não tenha nascido em Portugal, mas em Goa a 11 de Outubro de 1893, possuia um patriotismo invulgar e amor para com a história de Portugal na Ásia. Depois da queda de Ayuthaya, teria sido o Dr. Campos o primeiro português que visitou o "Ban Portuguete". Pensamos que outro cônsul de Portugal, Guilherme Ferreira Viana, teria tido o desejo de o visitar e fazer algo, perante a coroa tailandesa para o recuperar. Porém, o cônsul, que tomou conta da gerência do consulado em 16 de Setembro de 1868, morreu afogado (em condições estranhas) no Rio Chao Praya, na localidade de Sena e a uns 12 quilómetros do "Bang Portuguete". O cônsul, quando foi acreditado como representante de Portugal no reino do Sião era um jovem de 28 anos, dinâmico e, ainda, o primeiro diplomata enviado de Lisboa pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, para gerir a missão diplomática de Banguecoque. Um rapaz na flor de sua juventude e com todo aquele patriotismo (que existia naquela época) que encerrava no seu ser o pretender chamar a Portugal o direito das terras, doadas pelos Reis da Tailândia e que a Igreja Católica se tinha assenhorado, em Banguecoque, em Ayuthaya cuja pertença era da comunidade lusa/tailandesa e Portugal.




O Viana foi convidado para assistir a uma cerimónia da caça ao elefante em Ayuthaya. Levaram-no para os lados do caminho para Supamburi, depois de uma almoçarada (dizem!!!) o jovem deu um mergulho nas águas tépicas do chao Praya e uma congestão acabou-lhe com a vida. E terminaram as pretensões de recuperar as terras ocupadas pela Santa Sé. Nunca aceitamos a versão nem o conteúdo inserido na certidão de óbito pelo médico inglês, Campbell (dado que designa no referido documento, que temos cópia, não lhe ter sido autorizado a fazer a autópsia ao corpo), mas vamos mais para o lado que o infeliz cônsul, ingénuo, acreditou na hospitalidade dos amigos e lhe teriam envenenado a comida e já na agonia e inconsciente o enfiaram na água para despistar a causa da morte. O cônsul Ferreira Viana, estava a bulir em assuntos muitos sérios e com uma carga de interesses (de diferentes ângulos) de tal ordem que para que fosses estagnada a pretensão o melhor caminho seria o eliminá-lo. Bem razão nos dá, hoje, o que afirmamos dado que a Santa Sé, nos últimos anos, em Banguecoque, em nome da cruz e da fé no Santíssimo Sacramento, tomou posse de terrenos e até os cemitérios não escaparam à profanação.

O Dr. Joaquim Campos no dia 25 de Maio de 1937, enviou a Lisboa com o epígrafe: "Relatório sobre as propriedades portuguesas no Sião na posse alheia com documentos anexos". Passo a transcrevê-lo até porque, creio, será de utilidade a todos aqueles que pretendem aprofundar-se, no futuro, no relacionamento histórico entre Portugal a Tailândia. A história dos países é uma parte fundamental para o bom relacionamento com entre eles. Porém os "homens bons" e representantes de Portugal no estrangeiro nem sempre têm levado este assunto no caminho, certo, que deveria ter. Igualmente, também, que muitas vezes existe a indolência e o desinteresse dentro dos meandros dos gabinetes (Lisboa) onde impera a acção da frase: "nem lá vou nem faço nada"! Por isso a história de Portugal, principalmente, a da expansão está em decadência e com um horizonte escuro. Vamos à carta do Dr. Campos:

Exmo Snr. Director Geral da Fazenda Pública

Ministério das Finanças
Lisboa
Tenho a honra de enviar a V.Exa o Relatório sobre as quatro velhas propriedades portuguesas hoje possuídas por outros donos, juntando alguns documentos e mapas referentes as mesmas propriedades.

Como V.Exa verá, a questão de reivindicar os direitos do Estado a estas propriedades estão ligadas diferentes circusntâncias quanto a sua concessão e quanto as entidades portuguesas que as possuiram isto é (I) portugueses vivendo em comunidades (2) El-Rei de Portugal (3) Padroado d´El-Rei de Portugal etc.

Por falta de co-ordenação de documentos tem havido muitas confusões nos espíritos até dos nossos próprios cônsules antigos no Sião como Guilherme Ferreira Viana e o Frederico António Pereira, pois estes documentos em épocas diferentes andaram dispersos uns em Macau e outros em Gôa, e ainda outros em Lisbôa onde foram mandados os documentos do arquivo de Bangkok. Como me viesse dedicando ao estudo dos assuntos desta ordem desde há muitos anos e especialmente desde a publicação em Inglês da minha obra intitulada " Históry of the Portuguese in Bengal", em 1919, e conhecendo também alguns valiosos documentos que este Arquivo histórico de Gôa, eu tenho pedido co-ordenar os factos relativos às propriedades em face dos documentos e destrinçar o que se refere a actual Feitoria e as outras concessões. Não é porisso difícil agora estabelecer legalmente direitos do Estado às propriedades das alienadas havendo porém único receio da prescrição que talvez vá prejudicar a causa sendo levada a tribunais.

Quando a vasta propriedade de Aiuthia que está nas mãos de diversas donos sem mesmo terem títulos de posse, temos de entendermo-nos com o Governo do Sião. Eu farei todas as diligências necessárias logo que tenha instruções dessa direcção. Mas ofereçe-se agora boa oportunidade porque está em projecto o novo Tratado entre Portugal e o Sião, e durante estas negociações seria conveniente tambem abrir a questão da propriedade de Aiuthia. Embora a restituição da propriedade não faça parte integrante do Tratado, pode-se chegar a um acôrdo sobre a mesma. A questão da restituição das outras três propriedades que estão nas mãos da Missão Francesa fica em outro plano de acção. Pois temos de fazer a devida representação de factos em Roma baseando a reclamação e em documentos incontestáveis.
Vou pedir ao Governo de Gôa reproduções fotográficas das cartas originaes do rei do Sião escritas em siamês, como tambem cópias das cartas originaes em Português que as acompanhavam. No caso que o Papa não queira atender o nosso pedido podemos então levar a questão ao Governo do Sião ou aos tribunaes se é que fôr possível evitar a prescrição.
Por, ora, seja no caso da propriedade de Aiuthia ou no das outras propriedades, é conveniente tomar os passos em Lisboa - no primeiro por causa do projecto do Tratado e no segundo porque é uma questão com a Roma. Não sei se poderia eu servir os interesses do Estado melhor indo a Lisboa com todos os elementos e informações para fornecer a essa Direcção e ao Ministério dos Negócios Estrangeiros durante os dias em que o Ministro Plenipotenciário do Sião hade estar lá para discutir as bases do Tratado. Mesmo para formar os processos sobre o Campo do Rosário, o de Santa Cruz e o de Samsem afim de envial-os a Roma e co-ordenar os documentos uns dos quais estão em Goa e outros em Lisbôa e sobre os quaes tem havido já muitas confusões, seria de grande conveniência que se fizesse tudo isto em consulta com essa Direcção.
Além disso desejaria, se essa Direcção concordar, abrir a questão de imposto que o Govêrno do Sião tão injustamente lançou sobre a actual Feitoria. Na ocasião quando correu a longa discussão entre o Govêrno do Sião aconselhado por um inglês chamado Stevens e este Consulado sobre o lançamento deste imposto, não se tomou em devida conta que a Feitoria fôra, concedida livremente pelo rei do Sião exactamente para os fins de negócio e lucros por causa dos quaes foi lançado imposto.
Se V.Exa acha que é conveniente que venha a Lisbôa com a devida licença será necessário que por conta da Feitoria ou da fazenda seja paga a passagem de ida e volta e uma subvenção durante os dias de residência em Lisbôa. Eu pessoalmente não tenho nada que ganhar com a viagem e pelo contrário durante a ausência hei de perder os proventos da minha clínica de médico. O meu único intuito é bem servir a Nação e ver restituídas as propriedades alienadas. V.Exa resolverá melhor se a despeza será justificável.
Em todo o caso, vá ou não vá a Lisbôa, farei tudo o que fôr possível aqui em Bangkok ganhar o fim que temos em vista e para o que aguardo as instruções de V.Exa.
Aproveito desta oportunidade para reiterar a V.Exa os protestos da mais alta consideração.
A Bem da Nação
O Cônsul
Entretanto como observação curiosa o Dr. Joaquim Campos refere-se que iria ser discutido um Tratado entre Portugal e a Tailândia. Como representante deste país, Ministro Plenipotenciário do Sião, em Lisboa. No artigo abaixo (deste blogue) o Prof. Anake Kijjoa na sua tradução numa parte refere-se passagem seguinte:
" A "casa portuguesa", situada na margem do Rio Chao Praya, tinha uma área de 2 quilómetros quadrados, rodeada de canais e, por isso, é muitas vezes designada de "ilha portuguesa".Neste momento apenas restam ruínas das igrejas que existiram em Ayuthaya, na freguesia de Sam-Pau.Lom, conselho de Pranakorn Sri Ayuthaya. O Departmento de Belas Artes considerou estas ruínas como património de Estado através do Decreto lei, livro 55, no dia 27 de Fevereiro de 1938. Os portugueses, podem assim, ser considerados o primeiro povo a difundir o cristianismo em Ayuthaya".
Nota nossa: "não conhecemos o Tratado acima referido e também desconhecemos o conteúdo e se o terreno onde estão localizadas as três igrejas se o decreto as confere a Portugal ou ao Reino do Sião.
(Transcrito, fielmente, na ortografia da época)José Martins
Continua

Sunday, April 27, 2008


HISTÓRIA DE PORTUGAL NA TAILÂNCIA - TRADUÇÃO DE ANAKE KIJJOA


Ao acaso e na nossa continuada "vasculhação" de papeis, encontramos uma cópia de uma tradução da língua tailandesa, para a portuguesa, efectuada por Anake Kijooa, Professor Auxiliar do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto. Não conhecemos o artigo e não sabemos em que data tenha sido publicada e e qual a publicação. A cobertura das 18 páginas do texto insere uma carta escrita pelo punho do professor Anake, datada em 10 de Outubro de 1984 e dirigida ao Senhor Embaixador, que na altura a gerência da Missão Diplomática de Portugal estava ao cuidado do Embaixador Mello-Gouveia. É um documento de certa importância que bem merecia ser editado. Vou transcrever fielmente a tradução. Em 1984 nós já estavamos ligados à embaixada, mas como acima referimos nunca conhecemos na embaixada o tradutor. A carta:

Gondomar, Portugal - 10 de Outubro de 1984 - Caro Senhor Embaixador, Finalmente consegui acabar a tradução do artigo que o senhor embaixador me enviou. Queria pedir desculpa por ter demorado mais tempo do que o previsto. Na realidade, o artigo escrito em tailandês está bastante confuso, pois não está muito claro em alguns aspectos. Tive que escrever muitos rascunhos e tentei ligar os parágrafos que estavam muito descontínuos.Espero que meu manuscrito seja legível. Não tive hipótese de escrever à máquina, pois queria mandar o mais rápido possível.Antes de acabar queria lhe agradecer novamente por me ter dado oportunidade de fazer este trabalho bem interessante. Gostaria que o senhor embaixador me escrevesse para criticar essa tradução. Aproveito para mandar os meus cumprimentos para a senhora embaixatriz e um beijo para Alexandra. Igualmente gostaria de mandar meu abraço para o pessoal da Embaixada.
Um grande abraço



PORTUGUESES, O PRIMEIRO POVO EUROPEU QUE CONTACTOU COM A TAILÂNDIA

No princípio do século XV D. Henrique de Portugal começou a planear uma viagem marítima para a zona do Oceano Índico, com a finalidade de procurar estabelecer contactos comerciais e, também, para difundir o cristianismo. Iniciaram-se os preparativos que incluiram o recrutamento de homens, a reunião de cartas de navegar com indicações das costas rochosas, ilhas e portos onde poderiam acolher no caso de tempestade, assim como a construção de um barco capaz de transportar alimento, água e artigos para comércio. Navegaram depois para oriente, passando África, chegando à Índia. Antes do falecimento do Conde D. Henrique em 1460, houve evidências de que os portugueses conheciam ilhas e arquipélagos no Índico de leste e tinham até planos para conquistar territórios do Oriente. Neste período, Colombo, o grande navegador que era casado com a filha de um capitão de navegação entregou aos governantes portugueses o mapa com a indicação da rota para chegar à Índia, pelo Oeste. Os conselheiros da côrte portuguesa rejeitaram a oferta, pois consideravam-na inviável, confiando mais no plano estabelecido por D.Henrique. Finalmente, em 1498 os portugueses chegaram à Índia.

DIVISÃO DO MUNDO EM DOIS HEMISFÉRIOS

No século xv , Portugal e Espanha competiam entre si para possuirem o domínio da navegação e ao mesmo tempo, estabeleceram colónias. Esta situação traduzia-se em conflitos que tendiam a agravar-se. Entretanto, o Papa Alexandre XV tentou uma conciliação através de assinatura, pelos 2 países, do tratado de Tordesilhas. Este tratado visava dividir o mundo em duas partes, o hemisfério Leste e o Oeste, cabendo à Espanha procurar territórios na parte Leste a Portugal, na parte Oeste, tendo como condição a obrigatoriedade de difundir a fé cristã na sterras que fossem encontradas. Quinze anos depois do acordo referido, Portugal nomeou três cônsules, Vasco da Gama, Francisco de Almeida e Afonso de Albuquerque, com a finalidade de controlarem o comércio nas terras onde se encontravam e onde edificaram fortalezas. Os interesses comerciais centravam-se no negócio de especiarias, porcelanas, sêda, algodão e madeiras, com países europeus. Após a conquista de Goa em 1510, os portugueses utilizavam aquela praça como base importante de comércio com países do Golfo Pérsico, Arábia e Mar Vermelho. esta situação tornou possível e extensão dos contactos de portugueses, por via marítima, o que levou a descoberta da ilha de Ceilão e o território da costa oeste da Índia. Em 1511 com a conquista da Malaca, foi possível a Portugal estabelecer, contactos comerciais com países a Leste e Oeste da Malásia, Sião Anam e Iampa e, finalmente, chegar até à Costa da China e do Japão. Para manterem a sua presença e a sua influência marítima e ainda proteger os seus interesses comerciais, os portugueses construiram centenas de fortalezas nas costas africanas, Sul da Ásia e Oeste da Índia, até mesmo na costa da China, onde conseguiram ocupar Macau, em 1557. Malaca foi uma cidade muito interessante para os portugueses como é referido no relato enviado por Tomé Pires a D.Manuel, rei de Portugal em 1516.




"Não se pode calcular o valor de Malaca. Esta cidade tem tantos artigos comerciais e é muito mais importante que outras cidades do mundo. Quem conseguir ocupar esta cidade é capaz de estrangular rápidamente o poderia de Veneza".

Tomé Pires tinha um plano que consistia em comprar especiarias em Malaca para depois as vender aos venezuanos, em vez de as comprar do Egipto. Os lucros que daí advinham tornariam Portugal um país rico, mesmo no que se refria a previsões futuras. A fortaleza gigantesca que os portugueses construiram em Malaca e que era designada de " A Famosa", evitou que outros países conseguissem conquistas aquela cidade, protegendo assim os interesses comerciais com ela relacionados. O comércio com Sumatra e Java, utilizando como base as Molucas e Makascar permitiu não só negócios com Ternes, Tidor e Celebes como tambem a descoberta de rotas para Borneo, Banda, Bintang, Sundra, Flores, Timor e várias ilhas. Isto fazia supôr que os portugueses poderiam chegar às costas australianas.

CASAMENTO COM MULHERES NATIVAS - UMA POLÍTICA DE HOMOGENIZAÇÃO

Durante aquela época, Portugal que era um país predominantemente agrícola, tinha uma população que não chegava a um milhão de habitantes é, que se debatia com epidemias que arrasavam toda a Europa, além disso, tinha de organizar constantemente a defesa contra Espanha. Apesar de tudo isto, Portugal conseguia manter os territórios colonizados a funcionar como centros comerciais na zona do Oceano Atlântivo, costas sul e Oeste da África e em vários portos da Ásia. Afonso de Albuquerque era capitão que planeava e mantinha o poder nesta zona. Para o conseguir usava a política de encorajar os soldados e tripulantes a casar com raparigas nativas, em todas as terras conquistadas. Na Ásia foi um sucesso este tipo de procedimento pois, as raparigas asiáticas, consideravam interessante casar-se com portugueses pois essa situação além de chamar a atenção conduzia a um estado finaceiro melhorado. A política de homogenização já mencionada foi facultada pelos mestiços, filhos de pais portugueses e mães nativas, pois eram fieis a Portugal que era um país que surgia de novo para se estabelecer no território. Os filhos de pais portugueses viviam privilegiadamente, tanto em conforto com em protecção, no que se refere a tratamento especial em tribunal e outras actividades na sociedade. Afonso de Albuquerque incentivou ainda o treino em carreiras profissionais tais como para pessoal de escritório, trabalhos manuais, construção naval e outras profissões que, naquele tempo, eram solicitadas. Além de tudo isto, fosse onde fosse que os portugueses se estabelecessem, sempre construiam uma igreja e um hospital, um conjunto a que se chamava Santa Casa da Misericórdia e que servia ao mesmo tempo como ponto de difusão da religião e de centro de apoio a doentes. Um exemplo bem notório foi o do hospital para tratamento de lepra, construído em 1569 em Macau, que era um dos poucos hospitais existentes na época com esta finalidade, mesmo na Europa. Os portugueses eram um povo pacífico com grande capacidade e adaptação aos povos asiáticos. Não eram racistas nem se consideravam superiores, pois acreditavam fundamentalmente que o valor humano não depende da cor da pele ou da raça, mas sim da qualidade de cada indivíduo.

INÍCIO DOS CONTACTOS COM AYUTHAYA

Os portugueses foram o primeiro povo europeu que contactou com Ayuthaya em 1511, no reinado do rei Rama Tibodi II, após a conquista de Malaca por Portugal. Malaca era possessão do reino de Ayuthaya mas o Sultão cancelou o envio do tributo para o Rei de Ayuthya. Em 1455, no reinado do rei Pra Boromtrilokanart, em virtude de não ter sido possível subjugar o Sultão de Malaca, esta foi deixada independente até que foi finalmente conquistada pelos portugueses. Como Afonso de Albuquerque, o capitão português não tinha possibilidade de sustentar uma guerra em duas frentes, com Malaca e com Ayuthaya, enviou o embaixador Duarte Fernandes, que era portador de uma mensagem e presentes, para contactar com o Rei Rama Tibodi II. Por resposta este Rei recebeu-o muito bem, expressando a vontade de fazer amizade com Portugal para assim conseguir direitos especiais para negoar com Malaca. Poucos anos depois, em 1518, Portugal enviou seu embaixador Duarte Coelho para fazer um pacto de paz e comércio com Ayuthaya. Este pacto implicava, da parte de Portugal, ajuda militar e, da parte de Ayuthaya, a cedência de facilidades para os portugueses se estabelecerem e liberdade religiosa.


Uma das mais belas imagens da presença dos portugueses em Ayuthya que conheço. Pouca gente sabe onde se encontra. Um mural no templo "Wat Pradu Song Than", onde o pincel de um pintor registou na parede a acção dos soldados lusos na defesa de Ayuthaya
Este foi o primeiro pacto que Ayuthaya estabeleceu com um país europeu. O estabelecimento deste tipo de relações levou a que os portugueses se fixassem cada vez em maior número e a sua influência fez-se sentir em vários áreas: construção de fortalezas, de fábricas de armas e munições. e ainda fazendo parte, como soldados, do exército tailandês em luta com a Birmânia.



Nestas ruínas viveu uma comunidade lusa/tailandesa por cerca de 256 anos. Homens portugueses contribuiram para o desenvolvimento e defesa do Reino do Sião. O silêncio das ruínas voltaram à luz do dia e à glória depois de séculos enterradas. Graças ao embaixador Mello Gouveia, meu mestre , a presença lusa em Ayuthaya está vinculada no Ban Portuguete (Aldeia dos Portugueses).

No reinado do Rei Chairajathurai, em 1536, havia 120 portugueses como soldados da côrte e, alguns, tornaram-se conselheiros. Para corresponder a ajuda prestada pelos portugueses, aquele Rei cedeu uma área de terreno situado na margem Leste do Rio Chao Praya, no Sul de Ayuthaya para que eles aí se estabelecessem. Naquela época o número de portuguese que se encontravam naquela cidade era de cerca de 2000 e o bairro onde habitavam ficou conhecido por "Casa Portuguesa", designação que ainda hoje se mantem. Os portugueses gozavam de liberdade religiosa e construiram três igrejas, a de São Paulo, São Domingos e São Pedro (Nota Nossa: a igreja designada São Pedro é a de São Francisco). Acredita-se que outras igrejas poderiam ter sido construídas. A "Casa Portuguesa", situada na margem do Rio Chao Praya, tinha uma área de 2 quilómetros quadrados, rodeda de canais e, por isso, é muitas vezes designada de "Ilha dos Portugueses". Neste momento apenas restam restam ruínas das igrejas que restam em Ayuthaya na freguesia de Sam Pan Lom, conselho de Pranakorn Sri Ayuthya.


Sua Alteza a Princesa Maha Chakri visita a "casa portuguesa" em Ayuthaya. Pouco depois do embaixador Mello Gouveia dar início ao projecto das escavações da Igreja de São Domingos.

O Departamento de Belas Artes considerou estas ruínas como património de Estado através do Decreto Lei, livro 55, no dia 27 de Fevereiro de 1938. Os portugueses podem, assim, ser considerados o primeiro povo a difundir o cristianismo em Ayuthya. Existe um relato escrito por um europeu em 1544, registando a chegada de um português, António de Paiva, a Ayuthya, no reinado do rei Chai Raja Thiraj e que, após uma troca de impressões tida em audiência com o Rei, este foi baptizado, e tomou o nome de D. João. Este acontecimento foi muito marcante naquela época.Mais tarde, em 1560, dois padres portugueses, o padre Jerónimo da Cruz e o padre Sebastião do Canto, vieram de Malaca até Ayuthaya para difundirem o cristianismo, foram muito bem recebidos pelos comerciantes portugueses e pelos elementos da côrte que providenciaram habitações para os dois padres. Entretanto registaram-se incidentes entre muçulmanos residentes de Ayuthaya e portugueses devido a divergências religiosas, das quais resultaram o assassínio do padre Jerónimo da Cruz e ferimentos no padre Sebastião do Canto. O rei de Ayuthaya pretendia fazer justiça ao assassino do padre português mas, a pedido do padre Sebastião do Canto, foi-lhe perdoado o crime. Esta atitude de clemência teve grande repercursão positiva sobre o conceito que o Rei de Ayuthaya fazia do prelado português.

DIMINUIÇÃO DA INFLUÊNCIA PORTUGUESA

Entre 1566 e 1580. Portugal esteve sob o domínio do Rei Filipe II da Espanha o que provocou um decrescimento da influência marítima e comercial de Portugal no Oriente. Esta situação reflete-se necessáriamente nas relações com Ayuthaya onde, por sua vez, o comércio com os holandeses teve um grande incremento. Embora as relações com Portugal continuassem amistosas, o que prova pelo envio do seu embaixador para Goa em 1607 pelo Rei Eka Tosa Ros, os contactos com os holandeses tinham preferência. Esta influência holandesa preocupava os portugueses pelo que em 1617, no mesmo reinado, surgiram desinteligências entre Portugal e Ayuthaya visto ter sido assinado um acordo com a Holanda, para estabelecimento de negócio de couro.


Igreja de S.Domingos. Ban Portuguete nos anos de 1985

Em represália os portugueses capturaram um barco holandês mesmo após instâncias do Governo de Ayuthaya para que o barco fosse devolvido. Esta situação de litígio foi de pouca duração, pois foi estabelecido um acordo posteriormente. No ano seguinte, o Rei Eka Tosa Ros enviou o seu embaixador para Goa, sendo portador de e presentes para o Rei de Portugal. O novo monarca de Ayuthaya, Rei Thong Tham ocupou o trôno em 1620 e de imediato enviou a Goa um embaixador com a incumbência de agradecer a Portugal a ajuda que este país tinha prestado na luta com a Birmânia, cedendo a Portugal de Mô-ta-Ma para ser utilizada como base da marinha. Em resposta, Portugal enviou um padre como embaixador para tratar dos assuntos relacionados com aquela base e, também para fortalecer as relações de amizade entre os dois países. Embora tivessem sido feitas tentativas para que a amizade entre Ayuthaya e Portugal puderasse,a influência holandesa era cada vez mais forte de tal modo que conseguia controlar as rotas de navios comerciais entre Malaca e Goa. Em 1622, Macau foi capturada pelos holandeses e, as relações com Ayuthaya, intensificaram-se de tal forma que a amizade entre Portugal e aquela cidade se deteriorou um pouco durante algum tempo. Em 1624 os portugueses capturaram um barco holandês no Rio Chao Praya. O Rei Thong Tham mandou capturar o capitão português e exigiu aos portugueses a devolução do barco. Entretanto Portugal e Espanha fizeram tensões de declarar guerra a Ayuthaya e aprisionaram vários comerciantes tailandeses que negociavam na China. O Rei Thong Tham ordenou ao exército de Ayuthaya que lutasse com os portugueses e espanhois e a guerra que daqui resultou estendeu-se até Manila. Mais tarde, no reinado do Rei Prasat Thong, em 1631, foi ordenado o aprisionamento de barcos portugueses assim como a captura de portugueses como reféns. Nesta altura, um grupo de portugueses que chegou a Ayuthya e os seus componentes intitularam-se embaixadores de Portugal, conseguindo assim recuperar os comerciantes presos. Quando o Rei Prasar Thong teve conhecimento que tinha caído num logro, pois os embaixadores do Rei de Portugal eram simples homens de negócios, ficou muito aborrecido com o acontecimento e como represália, mandou capturar todos os barcos portugueses e espanhois que estavam ancorados perto de Ayuthya mas deixando livres os tripulantes, tendo estes por missão o enviar uma carta ao governador portuguÊs em Manila. Esta carta do rei Prasat Thong tinha por objectivo comunicar que se os portugueses e espanhois pretendessem como antigamente, nada teria a opôr. Assim, em 1633, Portugal enviou o seu embaixador para renovar o tratado de amizade com Ayuthaya enquanto um embaixador tailandês se estabelecia em Manial, em 1636, Aquando a conquista do trono do Rei Suthamm Raja pelo rei Narai este foi ajudado militarmente por portugueses, tendo participado na operação cerca de mil portugueses. Quando o Rei Narai enviou os seus embaixadores para França, em 1684, este fizeram uma visita a Portugal para mostrar ao Rei português o seu reconhecimento pela ajuda recebida.


ESTABELECIMENTO DE PORTUGUESES EM THOMBURI E BANGUECOQUE

Quando em 1767 os birmaneses destruiram Ayuthaya, a maior parte dos estrangeiros lá residentes fugiram para seus países de orígem. Mas os portugueses e seus descendentes que já habitavam naquele lugar há longos anos, sendo alguns deles funcionários públicos, militares, médicos ou capitães de navios, decidiram permanecer. Depois do Rei Taksin ter conseguido recuperar a independência e ter mudado a capital para Thomburi, ofereceu aos portugueses em sinal de gratidão, pela ajuda na luta contra os birmaneses, terrenos para que se estabelecessem na nova capital, na margem do Rio Chao Praya, na parte Leste. Ainda há moradores naquela zona cujas famílias usam nomes portugueses, como por exemplo, Jesus e fabricam doces para vender, como sejam ovos moles e fios de ovos, que tem orígem portuguesa. Quando o rei Rama I da dinastia de Ratanokosin mudou a capital para Banguecoque fez oferta de terrenos à então Raínha de Portugal, D. Maria, em 1786, para que os portugueses pudessem montar os seus estaleiros.



Bairro Rosário - Desaparecido . Foto da colecção de José Martins

Os portugueses designaram essa zona "Bairro do Rosário". Este terreno fica situado ao lado da Embaixada de Portugal em Banguecoque. O documento sobre a entrega do terreno para Portugal chegou a Goa em 28 de Dezembro de 1786 e dizia "da consideração pela ajuda que os portugueses deram ao Sião na luta contra os birmaneses". No Reinado do rei Rama II, o governador português em Macau enviou o embaixador Carlos Manuel Silveira para Banguecoque no dia 17 de Outubro de 1817, com a missão de solicitar autorização para que os navios portugueses pudessem negociar com o Sião, com as mesmas facilidades que já tinham tido em épocas anteriores. O Rei do Sião concordou até porque tinha em mente o comprara armas de fogo a Portugal para proteger a capital. O embaixador português ficou em Banguecoque para estabelecer o acordo comercial até o dia 23 de Setembro de 1818. Mais tarde, o Rei de Portugal ordenou ao governador de Goa que fizesse um tratado de paz com o Sião. Essa tarefa foi confiada ao embaixador Carlos Manuel da Silveira. O tratado continha 23 artigos e os conselheiros tailandesese foram convidados a pronunciar-se sobre eles no sentido de sugerirem alterações. Carlos Manuel Manuel da Silveira voltou a Banguecoque a 12 de Abril de 1820 para trazer o tratado e este mencionava ainda a pretensão de que Carlos Manuel da Silveira fosse cônsul geral. Era ainda solitada autorização de residência para o cônsul e a imposição da bandeira portuguesa na respectiva casa. O Rei Rama II acedeu a este pedido e ordenou a entrega do terreno para a construção da casa para Carlos Manuel da Silveira Este lugar foi designado "Ban Ong Chiang Sue". O Rei nomeou Carlos da Silveira "Luan Apai Panich" e deu-lhe a categoria correspondente a conselheiro, na côrte tailandesa. "Ban Ong Chiang Sue" é a actualmente embaixada de Portugal e é a mais antiga embaixada em Banguecoque. Durante o reinado do Rei Rama I o contacto entre o Sião e as colónias portuguesas fortificou-se e a amizade entre os dois países tambem.

UMA AMIZADE MAIS SÓLIDA

O Rei D. Pedro V de Portugal desejava fazer um tratado de amizade mais


Selos e capa (tecida a fio de ouro) do Tratado de 1858 entre Portugal e a Tailândia. Pela parte de Portugal assinou o Embaixador Isidoro Francisco Guimarães que foi recebido no Gran Palace, pelo Rei Mongkut - Rama IV - com as altas honras protocolares

completo com a Tailândia para que as relações fossem tão fortes como o eram entre a Tailândia e outros países da Europa. Para isso, nomeou Isidoro Francisco Guimarães, governador de Macau, como embaixador para que entregasse cartas e presentes para o Rei Rama IV. O navio português chegou ao estuário do Rio Chao Praya em 21 de Janeiro de 1858. Ao Rei Rama IV agradou bastante a proposta do Rei de Portugal e, imediatamente, nomeou um conselho que o representasse para fazer o tratado com o embaixador português. O texto correspondente foi escrito em língua tailandesa e língua portuguesa e continha 39 artigos semelhantes aos existentes no tratado entre Tailândia e Inglaterra. O tratado levou 11 dias a ser elaborado e foi assinado a 10 de Fevereiro de 1858.


VISITA DO REI RAMA V A PORTUGAL
Quando o rei Rama V de Banguecoque subiu ao trono, o monarca português enviou o seu embaixador com cartas e presentes para o novo

Rei Chulalongkorn - Rama V - de quando visitou países da Europa em 1897 (visita pormenorizada convido a um clique www.aquimaria.com/html/aboutth.html )
rei, como era habitual, no dia 21 de Setembro de 1869. O Rei Rama V após a sua segunda coroação foi visitar pela primeira vez vários países da Europa que tinham relações com a Tailândia, entre os quais Portugal. Chegou a Lisboa a 21 de Outubro de 1897, onde permaneceu três dias. Durante a estadia em Portugal foi recebido calorosamente pelo rei D. Carlos I, o que contribuiu para um estreitamento dos laços de amizade entre os dois países. Aquando a sua visita à Europa para descansar, 1m 1902, o Rei Rama V visitou novamente Portugal.

ALTERAÇÕES DO TRATADO PELO REI RAMA VI

O Rei Rama VI tentou alterar os tratados que tinham sido feitos, desde o Rei Rama IV, com vários países de modo, a não prejudicarem a Tailândia, especialmente no que se refere legislação em tribunal. O Rei Rama VI nomeou para essa missão o Dr. Francis B. Sayre, de nacionalidade americana, como representante da Tailândia. O Dr. Sayre chegou a Lisboa em 1924. De acordo com o novo tratado, os portugueses e os homens sob o seu controlo estavam sujeitos à lei tailandesa, sendo assim submetidos a tribunal tailandês. Uma correcção tambem introduzida deu à Tailândia direito sobre impostos alfandegários. O governo português concordou com as alterações e o tratado foi assinado a 14 de Agosto de 1924. Mais tarde, os dois apíses celebraram novo contrato comercial e de navegação em 2 de Julho de 1938, tratdo esse que vigora até hoje. Pode assim concluir-se que há quase 500 anos de amizade entre Portugal e Tailândia, desde Ayuthaya, o que não sucede com mais nenhum país europeu. Durante todo este espaço de tempo Portugal sempre foi um país que, com a sua influência nas áreas tecnológicas e culturais, ajudou a desenvover a Tailândia.
Artigo: Portugueses, o primeiro povo europeu que contactou com a Tailândia, por Boonyok Tamtai
Tradução da versão original tailandês em versão portuguesa por ANAKE KIJJOA*
* ANAKE KIJJOA - Professor Auxiliar do Instituto de Ciêncais Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto - Portugal