o mar do poeta

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sábado, maio 8

COCA COLA - 8 DE MAIO DE 1886










Coca-Cola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Coca-Cola logo.svg


Coca-Cola, ocasionalmente referida como simplesmente Coca (ou com seu apelido em inglês, Coke) é um refrigerante de noz-de-cola vendido em 136 países. Produzida pela The Coca-Cola Company, é a marca mais conhecida e vendida do mundo. Sua maior concorrente é a Pepsi.

Criada pelo farmacêutico John Pemberton em 1886 e originalmente produzida como um remédio patenteado, a Coca-Cola alterou sua fórmula original e gradualmente conquistou novos mercados. Um dos responsáveis pelo sucesso da Coca-Cola Company foi o empresário Asa Griggs Candler, cujas táticas agressivas de marketing levaram a empresa a conquistar largas fatias do mercado de refrigerantes no mundo, a partir do século XX até os dias actuais.


A Coca-Cola Company enfrenta acusações de que a Coca-Cola traria efeitos colaterais perversos na saúde de consumidores, não havendo comprovação científica ou consenso sobre o assunto. Há também acusações de práticas monopolistas por parte da multinacional.

Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como uma das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil.



História






O museu World of Coca-Cola em Las Vegas (Estados Unidos) mostra memorábilia de várias décadas e oferece amostras de refrigerante de vários lugares do mundo.


A bebida Coca-Cola foi desenvolvida a partir da fórmula de um remédio, tônico para os nervos, dosado pelo farmacêutico John Styth Pemberton em 1886 em Columbus, no estado da Geórgia, EUA. Recebeu originalmente o nome de Pemberton's French Wine Coca. Ele foi inspirado pelo sucesso formidável de um produto similar europeu de Angelo Mariani chamado Vin Mariani.

A bebida recebeu o nome de Coca-Cola porque originalmente o estimulante misturado na bebida era cocaína, que vem das folhas de coca, originalmente da Colômbia. A bebida também recebeu seu sabor de noz de cola. Hoje, o estimulante foi alterado para cafeína, mas o sabor ainda é feito através de noz de cola. A cocaína foi removida das folhas e a bebida não contém traços da droga. Era vendida originalmente como remédio por cinco cents o copo. Depois foi relançada como bebida leve. As primeiras vendas foram feitas na Farmácia de Jacob na cidade de Atlanta, em 8 de Maio de 1886, e pelos primeiros oito meses apenas nove bebidas eram vendidas durante o dia todo. Pemberton anunciou a bebida pela primeira vez em 29 de Maio do mesmo ano no Atlanta Journal.






Anúncio publicitário da Coca-Cola (1900).


A princípio, o concentrado era embalado em pequenos barris de madeira, na cor vermelha. Por isso, o vermelho foi adotado como cor oficial da bebida. Até 1915, uma pequena quantidade de cocaína estava entre os ingredientes do refrigerante.

Asa Griggs Candler comprou Pemberton e seus parceiros em 1887 e começou a realizar uma campanha agressiva de marketing do produto. A eficiência destes anúncios não seria percebida até muito tempo depois. Pela época de seu 50º aniversário, a bebida já tinha alcançado status de ícone nacional americano.


A Coca-Cola foi vendida em garrafas pela primeira vez em 12 de Março de 1894 e as primeiras latas de alumínio da Coca apareceram em 1955. O primeiro engarrafamento da Coca-Cola ocorreu em Vicksburg, Mississippi na Biedenharn Candy Company em 1891. Seu proprietário era Joseph A. Biedenharn. As garrafas originais eram garrafas Biedenharn, muito diferentes do visual atual de silhueta que as garrafas possuem. Asa Candler estava em dúvidas quanto ao engarrafamento da bebida, mas os dois empreendedores que propuseram a idéia foram tão persuasivos que Candler assinou um contrato dando-lhes controle total do procedimento. Porém o contrato tornar-se-ia ainda um problema por décadas para a companhia, devido aos seus termos um tanto falhos.






Um copo com Coca-Cola e gelo.



Quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos enviaram cartas para a Coca-Cola Company, pedindo que a bebida lhes fosse fornecida. Motivada com as cartas, a Coca-Cola desenvolveu "fábricas" móveis que foram enviadas para as frentes de batalha junto com técnicos da empresa, que garantiam a produção e a distribuição da bebida para os soldados. Apesar dos custos de produção na frente de batalha serem elevados, a companhia decidiu arcar com os mesmos, numa tática de marketing, vendendo o refrigerante pelo mesmo preço praticado nos EUA. Tendo em vista a sua associação com os produtos americanos e os Estados Unidos, ela acabou exercendo o papel de um símbolo patriótico. A popularidade da bebida aumentou bastante após a guerra, quando os soldados voltaram fazendo propaganda do refrigerante. Então foi lançado um tipo de embalagem que vendia 6 garrafas de coca-cola (sixposts), a qual se tornou preferida das donas de casa americanas.

Hoje em dia, são vendidas cerca de 40 mil latinhas e garrafas de Coca-Cola por segundo nos Estados Unidos. O produto é vendido em mais de 140 países.


Coca-Cola no Brasil


Em 1979 incorpora a empresa de refrigerantes Minuano, do Rio Grande do Sul;


Em 2001 incorporou o Guaraná Jesus, no Maranhão.





Fórmula da Coca-Cola "normal"

A fórmula exata da Coca-Cola é um segredo industrial protegido por várias patentes, e nem sequer são conhecidas quais as matérias-primas usadas. A cópia da fórmula é guardada no cofre principal do SunTrust Bank em Atlanta. Seu predecessor, a Trust Company, supervisionou a oferta pública inicial em 1919 da Coca-Cola Company. Uma lenda urbana diz que apenas dois executivos têm acesso à fórmula, com cada um deles tendo acesso a apenas metade da fórmula. De fato, a Coca-Cola possui uma regra restringindo o acesso a apenas dois executivos, cada um sabendo a fórmula completa e outros, além da dupla descrita, conhecem o processo de formulação.


Controvérsia sobre o uso de folha de coca







Apesar de a Coca-Cola Company negar há muito tempo, a agência antidrogas peruana, DEVIDA, disse que a companhia compra 115 toneladas de folha de coca do Peru e 105 toneladas da Bolívia por ano, para usar como ingrediente em sua fórmula secreta. Em 2005, na Bolívia, o presidente Evo Morales afirmou que a Coca-Cola usa a produção de coca na fabricação do refrigerante.

No Brasil, já há alguns anos a fabricante de refrigerantes Dolly vem brigando na justiça pela cassação do registro da Coca-Cola junto ao Ministério da Agricultura e recentemente um laudo do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal brasileira concluiu que a Coca-Cola usa folhas de coca como matéria-prima na fabricação do extrato vegetal (também chamado de mercadoria nº 05). O referido laudo diz o seguinte: …segundo os dados publicados na literatura científica […] as folhas de coca provenientes do vegetal cientificamente denominado Erytroxylum novagranatense, variedade truxillensi, cultivada no Peru, são utilizadas como matéria-prima na fabricação do extrato vegetal a partir do qual é fabricado o refrigerante Coca-Cola.


Publicidade e a Coca-Cola




Tipos de embalagens da Coca-Cola.

A The Coca-Cola Company é uma das empresas estrangeiras mais inovadoras em anúncios. Além dos vários já conhecidos "slogans" em seus anúncios na sua longa história, incluindo "A pausa que refresca", "Gostaria de comprar uma Coca para o mundo", "Isso é que é", "Coca-Cola é isso aí", "Coca-Cola dá mais vida a tudo…", "Tudo vai melhor com Coca-Cola", "Emoção pra valer", além das mais recentes: "Essa é a real", "Tudo de vibe" e as últimas lançadas "Viva o que é bom." e "Viva o lado Coca-Cola da Vida". Também é sobejamente conhecida a frase "Sempre Coca-Cola", assim como, em Portugal, o famoso slogan criado pelo poeta Fernando Pessoa: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se!" dessa última frase foi inspirada no modelo de propaganda direta com o consumidor elaborado pela empresa, quando distribuiu direta e gratuitamente, conforme o número de pessoas de cada lar brasileiro, unidades do refrigerante Coca-Cola.


Onipresença dos anúncios





Trem na Alemanha completamente anunciado pela Coca-Cola.


Os anúncios da Coca foram sempre muito penetrantes e influentes, já que um dos objetivos de Woodruff era assegurar que todo mundo na Terra bebesse Coca-Cola como sua bebida preferida. Em alguns lugares, anúncios da Coca-Cola são quase onipresentes, especialmente em áreas mais ao sul da América do Norte, como em Atlanta, onde a Coca surgiu. Os Jogos Olímpicos de Verão de 1996 foram em Atlanta, e como resultado, a Coca-Cola recebeu publicidade gratuita. A Coca-Cola também foi a primeira patrocinadora dos Jogos Olímpicos, nos Jogos de 1928 em Amsterdã.


Compra da Columbia Picture
Numa tentativa de aumentar seu portfólio, a Coca-Cola comprou a Columbia Pictures em 1982. A Columbia ofereceu publicidade para produtos da Coca em seus filmes enquanto esteve sob comando da empresa, mas depois de alguns sucessos, a Columbia começou a ir mal nas finanças, e foi largada pela companhia em 1989.

Coca-Cola e o Papai Noel





Desfile em Avaré, Brasil, 2006.


A publicidade da Coca-Cola tem tido um impacto significativo na divulgação da cultura norte-americana, sendo frequentemente creditada à bebida a "invenção" da imagem moderna do Papai Noel (português brasileiro) ou Pai Natal (português europeu) como um homem idoso em roupas vermelhas e brancas, justamente as cores da Coca-Cola. Apesar disso, a companhia começou a promover esta imagem de Papai Noel somente na década de 1930, nas suas campanhas de inverno; mas usar esta imagem de Papai Noel já era comum antes disso. Na década de 1970, uma canção de um comercial da Coca-Cola chamado "I'd Like to Teach the World to Sing (eu gostaria de ensinar o mundo a cantar)", produzida por Billy Davis, tornou-se uma música popular de sucesso, mas não há evidências de que tenha, de fato, ajudado a aumentar as vendas do produto.

Uso de crianças em propagandas
A Coca-Cola tem a política de evitar usar crianças menores de 12 anos de idade em suas propagandas, como resultado de um processo no início do século XX que alegou que a cafeína da Coca era perigosa para crianças. Apesar disso, mais recentemente, isto não fez a companhia parar de ter como público-alvo jovens consumidores. Além disso, não ficou claro que a Coca-cola é segura para o consumo de jovens e crianças ou até mesmo para mães grávidas.


Guerra das colas

Durante a década de 1980, a Pepsi-Cola realizou uma série de anúncios televisivos mostrando pessoas que participaram em testes de gosto na qual expressaram sua preferência pela Pepsi em relação à Coca. A Coca-Cola também exibiu anúncios para combater os da Pepsi, num incidente às vezes chamado, no meio publicitário, de "a guerra da cola". Um dos anúncios da Coca comparou o então chamado "desafio Pepsi" a dois chimpanzés decidindo que bola de tênis tinha mais tecido. Após isso, a Coca-Cola manteve sua liderança no mercado global de refrigerantes, embora a Pepsi tenha conseguido conquistar brevemente alguns mercados regionais.

Slogans





Garrafa de 1 litro de Coca-Cola retornável, que voltou a ser prioridade para a empresa no ano de 2008. O retorno da comercialização em massa no Brasil tem fins de diminuir o consumo do mesmo produto, só que descartável, o plástico


No Brasil



1942: "A pausa que refresca"

1952: "Isto faz um bem"

1957: "Signo de bom gosto"

1960: "Coca-Cola refresca melhor"

1964: "Tudo vai melhor com Coca-Cola"

1970: "Isso é que é"

1976: "Coca-Cola dá mais vida"

1979: "Abra um sorriso. Coca-Cola dá mais vida."

1982: "Coca-Cola é isso aí"

1988: "Emoção pra valer!"

1993: "Sempre Coca-Cola"

2000: "Curta"

2001: "Gostoso é viver"

2003: "Essa é a real"

2004: "Viva o que é bom"

2006: "O lado Coca-Cola da vida"

2007: "Viva o lado Coca-Cola da música"

2008: "Cada gota vale a pena"

2009: "Abra a Felicidade!"


Portugal

1927: "Primeiro Estranha-se, depois Entranha-se"(nunca usado)

1928: "Beba Coca-Cola"

1930: "A pausa que refresca"

1958: "O signo de bom gosto"

1960: "Coca-Cola refresca melhor"

1964: "Tudo vai melhor com Coca-Cola"

1970: "A chispa da vida"

1976: "Coca-Cola dá mais vida"

1982: "Coca-Cola is it!"

1988: "You Can't Beat the Feeling!"

1993: "Always Coca-Cola"

2000: "Enjoy"

2001: "Life tastes good"

2003: "Make it real"

2007: "The Coke side of life"

2009: "Abre a Felicidade"





Polêmicas e controvérsias

Controvérsia sobre acidez


A Coca-Cola vem sendo alvo de acusações, principalmente pelo seu suposto grande nível de ácido (seu valor pH é 2.5, entre vinagre e suco gástrico, resultando em que, devido a essa grande acidez, não seria recomendável ingerir o refrigerante durante as refeições). Alguns fatos pitorescos e não-comprovados são alegados para ilustrar a acusação, como por exemplo, o de que a Coca poderia dissolver um dente de 24 a 48 horas ou desentupir um ralo.

A empresa se defende afirmando que seu produto não é mais perigoso que outros refrigerantes, e que ele contém menos ácido cítrico do que uma laranja, havendo também evidências nesse sentido, apresentadas em inúmeros casos judiciais contra a Coca-Cola Company desde os anos 1920.


Controvérsia sobre danos à saúde a longo prazo






Líquido negro (ou cor de caramelo escuro) semi-transparente característico da bebida em sua garrafa mais famosa.



Muitos nutricionistas afirmam que "refrigerantes e outras comidas ricas em calorias mas pobres em nutrientes podem encaixar-se numa boa dieta", é de senso comum que bebidas como a Coca-Cola podem causar danos à saúde se consumidas em excesso, particularmente em crianças jovens, cujo consumo de refrigerante compromete, ao invés de complementar, uma dieta balanceada. Estudos demonstram que aqueles que bebem refrigerantes regularmente têm menos quantidade de cálcio (o que pode contribuir para a osteoporose), magnésio, ácido ascórbico, vitamina B2 e vitamina A. Não há informações disponíveis sobre a fonte financiadora de tais estudos.


A fórmula da bebida foi criticada por empregar quantidades consideráveis de ácido fosfórico e cafeína. No entanto, muitas destas críticas foram desmentidas pela companhia como mitos urbanos.


Acusações extremas e lendas urbanas

Há ainda acusações mais extremas, sem qualquer embasamento científico, de que o produto causaria "risco à vida" devido à sua água carbonada, além de afirmações curiosas como a de que "alguém morreu uma vez numa competição de quem bebia mais Coca".

Há diversas lendas urbanas ou curiosidades folclóricas sobre a bebida, há a lenda obviamente falsa de que um prego imerso em Coca-Cola seria dissolvido, e outra que diz que a Coca-Cola já teria sido verde. As inúmeras lendas urbanas sobre a Coca-Cola fizeram páginas da Internet terem seções completamente dedicadas a isso.

Acusações da Dolly
A respeito do escândalo da Coca Cola, o presidente da Dolly chegou a ser ameaçado de morte por um ex-funcionário da Coca-Cola, mas que ainda prestava serviços à empresa, uma vez que não queria vender a empresa para a Coca-Cola. Tudo foi filmado e o material está disponível no site da empresa Dolly. Curiosamente, com exceção de uma única chamada na Rede Record e de programas da RedeTV!, onde a Dolly é a patrocinadora, nenhuma outra emissora de televisão noticiou o caso, polêmico, que possui inclusive material em áudio e vídeo como comprovação.

Popularidade conforme o país
A Coca-Cola é a bebida mais vendida na maioria dos países, mas não em todos. A Coca-Cola não tem a liderança do mercado local na Escócia – onde a bebida local Irn Bru é a líder de mercado – e em duas províncias do Canadá: no Quebec e na Ilha do Príncipe Eduardo e na Argentina – aonde a Pepsi é a líder do mercado –, são a exceção fogem dessa regra. A Coca-Cola também é menos popular em países do Oriente Médio e Ásia, como os territórios palestinos e a Índia — por um lado devido ao sentimento anti-ocidental, por ser extremamente popular em Israel e também por não ter condições de ser fabricada.A Mecca-Cola, uma versão "islamicamente correcta", virou sucesso no Oriente Médio há poucos anos.

Versões

Caffeine-Free Coca-Cola
1983

Coca-Cola Cherry
1985
Estava disponível no Canadá a partir de 1996. Retirada de linha em 2000.

New Coke
1985
2002
Apenas disponível em Yap e na Samoa Americana.

Vanilla Coke
2002
2005
Ainda disponível em:
África do Sul, Áustria, Austrália, China, Alemanha, Hong Kong, Nova Zelândia (600 ml e 350 ml apenas), Malásia, Rússia e Suécia (importado)

2007
Ela foi reintroduzida em Junho de 2007 por procura popular

Coca-Cola C2
2003
2007
Só está disponível no Japão, Canadá e Estados Unidos.

Coca-Cola with Lime
2005
Ainda disponível no Brasil, Bélgica, Países Baixos e Singapura

Coca-Cola Raspberry
Junho de 2005
Final de 2005
Só está disponível na Nova Zelândia.

Coca-Cola Black Cherry Vanilla
2006
Meio de 2007
Foi substituído por Vanilla Coke, em Junho de 2007

Coca-Cola Blāk
2006
Início de 2008
Só disponível na Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Canadá, Eslováquia, Estados Unidos, França, Lituânia e República Checa.

Coca-Cola Light Sango
2006
Apenas disponível na França e Bélgica.

Coca-Cola Orange
2007
Só disponível no Reino Unido e em Gibraltar





sexta-feira, maio 7

7 DE MAIO DE 1945 FIM DA 2a. GUERRA MUNDIAL NA EUROPA








Apesar da evidente superioridade militar aliada, as tropas alemãs resistiram tenazmente, até porque Hitler alimentava a esperança de que as contradições internas entre os aliados, especialmente a perspectiva de ocupação da Europa Oriental pelos soviéticos, levaria os anglo-americanos a firmarem uma paz em separado com a Alemanha. Afinal, como ele disse aos seus generais: "Jamais houve, em toda a história, uma coalizão composta por parceiros tão heterogêneos quanto essa de nossos inimigos. Estados ultra-capitalistas de um lado e um estado marxista do outro".

Foi dentro desse objetivo estratégico de ganhar tempo até que ocorresse a "reviravolta política", que Hitler ordenou, em Dezembro de 1944, uma inesperada investida na Bélgica - a contra-ofensiva das Ardenas -, cujo objetivo tático era tomar Liège e Antuérpia, para se apropriar dos enorme depósitos de suprimentos dos aliados ocidentais, sobretudo petróleo, do qual a Wehrmacht e a Luftwaffe já careciam seriamente.

Apanhadas de surpresa, as forças anglo-americanas sofreram pesadas baixas. Além disso, a infiltração de soldados alemães, disfarçados de soldados americanos, em áreas controladas pelos aliados, causou sérios transtornos, como mudança de caminhos de divisões inteiras, mudanças de placas, implantações de minas, emboscadas.

Estes soldados alemães, os primeiros comandos, estavam sob o comando do Oberst (Coronel) Otto Skorzeny, que já libertara Mussolini, entretanto aprisionado em Itália. Finalmente, a ofensiva fracassou, por falta de combustível e de reservas. Na Itália, embora contando com tropas de qualidade inferior, a habilidade do general alemão, Kesselring, tornou lento e penoso o avanço dos ingleses e norte-americanos (aos quais agregou-se a Força Expedicionária Brasileira) ao longo da península. Apenas em Abril de 1945 é que as forças alemãs se renderam.

Antes mesmo de findar a guerra, as grandes potências firmaram acordos sobre seu encerramento.O primeiro dos acordos foi a Conferência de Teerã, no Irã, em 1943.

Em Janeiro de 1945, Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt e Josef Stalin reúnem-se novamente em Ialta, Ucrânia, já sabendo da inevitabilidade da derrota alemã, para decidir sobre o futuro da Europa pós-guerra. Nesta conferência, definiu-se a partilha da Europa, cabendo à União Soviética o predomínio sobre a Europa Oriental, enquanto as potências capitalistas prevaleceriam na Europa Ocidental.

Acertou-se também a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), a participação da URSS na guerra contra o Japão, e a divisão da Coreia em bases diferentes das da Liga das Nações. Definiu-se, ademais, a partilha mundial, cabendo incorporando os territórios alemães a leste e definindo a participação da URSS na rendição do Japão, com a divisão da Coreia em áreas de influência soviética e norte-americana. Assim, lançavam-se as bases para a Guerra Fria.

Entretanto, o avanço das tropas aliadas e soviéticas chegou ao território alemão. Previamente, havia já sido estabelecido o avanço dos dois exércitos, ficando a tomada de Berlim a cargo do Exército Vermelho.

Esta decisão, tomada pelas esferas militares, foi encarada com apreensão pela população, pois era conhecido o rasto de pilhagens, execuções e violações (estupro), que os soldados soviéticos deixavam atrás de si, em grande parte como retaliação pela mortes causadas pelos soldados alemães na União Soviética (o país com o maior número de baixas civis e militares de toda a guerra, cerca de 20 milhões).


A 30 de Abril de 1945, Adolf Hitler suicidou-se, quando as tropas soviéticas estavam a exatamente dois quarteirões de seu bunker.

O 4 de Maio de 1945, o marechal britânico Montgomery aceitou a rendición militar de todas as forças alemãs em Holanda, Alemanha Noroccidental e Dinamarca em Lüneburg, uma área entre as cidades de Hamburgo, Hanover e Bremen. Enquanto o comandante operacional de algumas destas forças era Dönitz, este assinalou que a guerra européia tinha terminado.

A 5 de Maio, Dönitz ordenou a todos os Ou-boots deixar as operações ofensivas e regressar a suas bases.




Às 02:41 da manhã do 7 de maio de 1945, nos quartéis da SHAEF em Reims, França, o Chefe do Estado Maior do Alto Comando das forças armadas alemãs, o general Alfred Jodl, assinou a acta de rendição incondicional para todas as forças alemãs ante os Aliados. Esta incluía a frase "todas as forças baixo o comando alemão cessarão as operações activas às 23:01 horas, hora da Europa Central, o 8 de maio de 1945". Ao dia seguinte, poucas horas dantes da meia-noite, servidores públicos alemães em Berlim liderados por Wilhelm Keitel assinaram um documento similar, rindíendose explicitamente ante as forças soviéticas, em presença do general Georgi Zhúkov.









7 DE MAIO DE 1954 - BATALHA DE DIEN BIEN PHU


Dien Bien Phu é um cidade localizada no noroeste do Vietnam e capital da província do mesmo nome, conhecida na história por ser o local da mais famosa batalha na luta do povo vietnamita pela independência do colonialismo francês.


A cidade tem uma população atual calculada entre 70 mil e 125 mil habitantes (não há um censo exacto) e cresce rapidamente, com as projeções demográficas lhe dando uma população de 150 mil habitantes para o ano de 2020. A maioria dos habitantes não é de etnia vietnamita, mas de grupos étnicos tailandeses.


Dien Bien se espalha pelo vale Muong Thanh, com uma área urbana de 20 kms de comprimento por 6 kms de largura, no limite ocidental da província e a pequena distância da fronteira com o Laos. Situada numa região rica na produção de arroz, foi a principal fonte de recursos alimentícios para abastecimento do Việt Minh, o movimento de independência do país, em sua luta contra os ocupantes franceses.


Passado de conflitos militares


Nos anos 50, a cidade ficou conhecida não apenas por ser um grande centro de tráfico de ópio no Sudeste Asiático, mas também pela batalha que leva seu nome, que resultou num grande realinhamento geopolítico mundial.



Em novembro de 1953 ela foi fortificada pelos franceses na maior operação de transporte aéreo de suprimentos e tropas da Guerra da Indochina (1946-1954) de maneira a bloquear as rotas de transporte dos vietnamitas e preparar o lugar para o enfrentamento e vitória contra os nacionalistas do Vietminh. No ano seguinte, o lugar viu o desenrolar da famosa Batalha de Dien Bien Phu, onde as forças francesas cercadas pelos vietnamitas, apoiados pela China, resistiram por 57 dias até sua rendição, negociada numa conferência internacional em Genebra, levada à cabo pela França, Estados Unidos, Grã-Bretanha e União Soviética.


A vitória das tropas do General Giap sobre o exército francês, terminaram com o domínio da França na então Indochina, levando aos acordos que dividiram o país em dois: Vietnam do Norte, comunista, aliado à China, à URSS e ao bloco de países do leste europeu e Vietnam do Sul, capitalista e alinhado à Europa Ocidental e aos Estados Unidos.
O medo ocidental de uma expansão do comunismo pelo Sudeste da Ásia – chamada de
Teoria do Dominó pelo então Presidente Dwight Eisenhower – com a retirada dos franceses da Indochina, do Laos e do Camboja nos anos seguintes, acabaria sendo o fator principal para o posterior envolvimento direto dos norte-americanos na Guerra do Vietnam.






Batalha de Dien Bien Phu
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Batalha de Dien Bien Phu
Guerra da Indochina
Pára-quedistas saltando de um Noratlas
Data
13 de Março a 7 de Maio de 1954
Local
Dien Bien Phu, província de Lai Chau, alto Tonkin, Vietname
Resultado
Vitória do Việt Minh
Combatentes
Việt Minh
França Estado do Vietname
Comandantes
Vo Nguyen Giap
Christian de Castries


Forças


13 de Março de 1954:

48 000 combatentes, apoio logístico de 15 000


7 de Maio de 1954:

80 000 homens incluíndo os serviços e a logística.


13 de Março de 1954:

10 800 homens


7 de Maio de 1954:

14 014 homens (incluíndo serviços logística)


Baixas


Estimativas francesas:entre 23 000 e 25 000 baixas, icluíndo 15 000 feridos.Números vietnamitas:4 020 mortos, 9 118 feridos e 792 desaparecidos.
2 293 mortos e 5 195 feridos na batalha.11 721 soldados feitos prisioneiros dos quais 3 290 foram repatriados vivos: despareceram 7 801 homens.


A Batalha de Dien Bien Phu (em francês Bataille de Diên Biên Phu, em vietnamita Trận Điện Biên Phủ), travada entre o Việt Minh e o corpo expedicionário francês no Extremo Oriente, de 13 de Março a 7 de Maio de 1954, foi a última batalha da Guerra da Indochina.


Após 8 semanas de duros combates as tropas do Vietname do Norte, que numa força de cerca de 80 mil homens sofreram 7900 mortos e 15 000 feridos, venceram as tropas da União Francesa. Dos franceses, que registaram 2293 mortos e 5193 feridos na batalha, 11 721 soldados ficaram prisioneiros e a maioria não sobreviveu ao cativeiro, tendo sido repatriados apenas 3290.


Dien Bien Phu é um pequeno planalto no nordeste do Vietname, na província de Lai Chau, no alto Tonkin, na qual se encontra a localidade de Dien Bien Phu. Encontra-se na proximidade das fronteiras da China e do Laos, em plena região tai. Ðiện significa uma administração, Biên um espaço fronteiriço e Phủ un distrito, ou seja, em termos afrancesados, “chef lieu d'administration préfectorale frontalière” (ou aportuguesados, “sede da circunscrição administrativa fronteiriça”). Em língua tai, a povoação chama-se Muong Tanh. O local apresenta-se como uma grande planície coberta de arrozais e de campos, com a aldeia propriamente dita, e uma ribeira (a Nam Youn) que atravessa a planície.


É o único sítio plano em centenas de quilómetros ao redor, inclui um antigo aeródromo construído pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.
Depois da sua conquista em
Novembro de 1953 durante a operação Castor, foi, no ano seguinte, o teatro de uma violenta batalha entre o corpo expedicionário francês, composto de tropas da Legião Estrangeira, de tropas coloniais pára-quedistas, de artilheiros, de cavaleiros, de tropas aerotransportadas pára-quedistas metropolitanas, regimento de engenharia, saúde, grupos de caça da força aérea. Sem esquecer as tropas de África, bem como o batalhão pára-quedista vietnamita, que compõem os países membros da União Francesa, sob o comando do coronel Castries (nomeado general durante a batalha) e o essencial das tropas Việt Minh sob as ordens do general Giáp.


Esta batalha saldou-se com a vitória do general Giap a 7 de Maio de 1954 e foi a última da Guerra da Indochina, exceptuando a embuscada do Grupo Móvel 100 em An Khé alguns dias antes dos Acordos de Genebra. França abandonou a parte norte do Vietname (o Tonkin), depois dos acordos de Genebra, assinados em Julho de 1954, que instauraram uma divisão do país ao longo do paralelo 17.












O balanço


Esta foi a batalha mais longa, a mais furiosa, a mais mortífera do pós-Segunda Guerra Mundial, e um dos e um dos pontos culminantes da Guerra Fria. Estima-se em cerca de 25 000 o número de vietnamitas mortos durante a batalha. O exército francês conta 2 2 293 mortos nas suas fileiras mas, dos 11 721 prisioneiros da União Francesa, válidos ou feridos, feitos pelo Viet-Minh, mais de 71% faleceram no cativeiro.


A totalidade dos prisioneiros (assim como os feridos) deverá de facto, marchar através da selva e montanhas por 700 km, e de noite para passar desapercebidos aos aviões franceses. Os que estavam muito fracos morriam ou acabavam com eles. Depois foram instalados em aldeias santuários, nos confins da fronteira chinesa, fora do alcance do Corpo Expedicionário.