o mar do poeta

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domingo, maio 16

JANTAR NO TEMPTATIONS

Hotel Casino Galaxy



A aniversariante, estava com bom apetite, e super feliz


A nétinha Lurdes Rosalinha também se portou muito bem, tendo comido de tudo, e declamado um poema em português. o Nétinho Máximo também esteve presente, mas deitadinho sem seu berço, dormindo.



Os avós, esses não podiam de deixar de estar presentes.





Uma sopa de barbatana de tubarão, para a entrada.




Dois pratinhos de ostras, 8 na totalidade, bem fresquinhas e saborosas.







Leitão à moda portuguesa, peixe, e carne de porco à moda tailandesa.






Búzios e camarões









Por fim uns pasteis de nata, morangos com vinho, e os bolinhos de chocolate e de côco










Para finalizar um bica à maneira, a comida estava óptima, a variedade era imensa, porém, era na sua maioria comida chinesa e tailandesa,e, o articulista se ficou somente, mas bem cheio, com alguns dos pratos de comida acima reproduzidos.








Uma vista parcial do enorme e bem composto bufett, num salão ricamente engalanado, isto no 16 andar do Hotel Casino Galxy, no restaurante Temptations






Uma vista parcial do Hotel Casino Galaxy











FELIZ ANIVERSÁRIO NÉTINHA CLÁUDIA


Salvé dia 16 de Maio





3 anitos faz hoje, a nossa querida nétinha Cláudia Gabriela, meus sinceros parabéns com votos que esta linda data se repita por muitos e belos anos.

Bem divertida estava no jantar de seu anivesário, comendo de tudo o que lhe apetecia.

Feliz ficou quando o avô lhe ofertou esta linda bicicleta




Junto com seu paizinho , mas não largando a bicicleta


Com muito apetite e alegria, lá estava ela, junto de toda a família Cambeta em Macau, na festa de aniversário.




 Recados Para Orkut



Parabéns Querida Nétinha
























































sexta-feira, maio 14

CENTRO DE CIÊNCIAS DE MACAU



O Centro de Ciência de Macau abriu ao público no dia 25 de Janeiro

Visando ser o cerne da educação científica, turismo e MICE, o Centro de Ciência de Macau abrir oficialmente ao público no dia 25 de Janeiro e celebrou a inauguração de uma exposição especial, a “Exposição de Ciências e Tecnologias Antigas da China” no Centro de Exibições. Muitos visitantes foram atraídos nesse dia ao Centro de Ciência de Macau, sendo a maioria famílias locais e residentes idosos. O Presidente do Centro de Ciência de Macau S.A., o Sr. Vítor Ng, chegou mesmo a entregar um conjunto de lembranças ao primeiro visitante do Centro.
A maioria dos visitantes está satisfeita com as instalações e programa disponíveis no Centro. Eles acreditam que as exposições podem ajudar a estimular o pensamento das crianças e de promover o interesse dos adolescentes pela aprendizagem da ciência. Alguns visitantes já estão a ponderar em trazer as suas famílias, amigos e crianças quando regressarem ao Centro. Organizada conjuntamente pelo Museu da Ciência e Tecnologia da China e pelo Centro de Ciência de Macau, a “Exposição de Ciências e Tecnologias Antigas da China” está patente na Galeria de Exposições Especiais 2 no Centro de Exibições do Centro de Ciência de Macau desde o dia 25 de Janeiro.
Esta exposição durará até Junho e irá exibir artefactos escolhidos de 10 áreas de invenções científicas e tecnológicas da China Antiga, incluindo a astronomia, a bússola, a pólvora e armas, o bronze, o fabrico de papel, a impressão, a mecânica, a tecelagem, a arquitectura e a cerâmica onde os visitantes poderão apreciar a sabedoria e os feitos magníficos na ciência e tecnologia alcançados pelos antepassados da Nação Chinesa.
Os convidados que presidiram à cerimónia de inauguração da Exposição de Ciências e Tecnologias Antigas da China incluíram o Sr. Qi Rang, Vice-Presidente da Associação da Ciência e Tecnologia da China; o Sr. Liu Xiaohang, Chefe do Departamento da Cultura e Educação do Gabinete de Ligação do Governo Central na Região Administrativa Especial de Macau; o Sr. Tong Chi Kin, Convocador do Grupo para a Promoção da Ciência, Conselho de Ciência e Tecnologia da RAEM; o Sr. Xu Yanhao, Curador do Museu da Ciência e Tecnologia da China; o Sr. Vítor Ng, Presidente da Fundação Macau e Presidente do Centro de Ciência de Macau, S.A. e o Sr. Yip Chee Kuen, Administrador-Delegado e Chefe Curador do Centro de Ciência de Macau S.A.







Foi este Centro de Ciências, que hoje, dia 14 de Maio de 2010, após o almoço, o articulista e sua esposa foi visitar.
O local é maravilhoso, e muita coisa interessante tem para se ver e se ficar com conhecimentos mais profundos sobre a Robática, Maio ambiente e muitas mais informações.
Percorremos todos os andares e salas de exposição disponíveis, algumas delas estavam encerradas, mas tivemos o previlégio, de fazer-mos uma viagem, virtual de metro, sentados, numa das suas carruagens.
O local é bem aprezível, situa-se na zona do NAPE, bem perto da Estátua da Deusa Kun Iam.
As carreiras de autocarros números 8 e 12 tem uma paragens junto à entrada do Centro.
Pena foi o dia estar muito nublado, a paisagem que de lá se avista é fantástica.



Bilhete de entrada gratuito para Seniores.


Um folheto mapa de todo o Centro.



Indicação dos pisos e o que poderemos ver.




Um relógio de sol.





Mapa indicando o circuto do futuro metro de Macau






Uma máquina fotografica, cuja aperência é antiga, porém é uma máquina super digitalizada.








O Farol da Guia e sua explicação de seu funcionamento e das lentes usadas.








Um aparelho usado na lavoura.









Imensos sinos de todas as formas e sons










Uma carroça real, que era utilizada pelo Imperador da China.























Uma peneira, usada na China nos tempos idos.












Um meio de transporte antigo, utilizado na China.














Um aparelho bem esquisito, que já tinha visto, faz muitos anos, no antigo Hotel Lisboa.
Dentro do aparelho existem algumas esferas, e consoante o local onde se deu o terramoto, cai uma esfera que se vai encaixar na boca do sapo.
Um aparelho sismológico que nos indica o ponto cardeal onde se deu o tremor de terra.






Uma habitação antiga da velha China.








Um astronauta chinês





Foguetões da República Popular da China que serviram para levar os astronautas para o espaço.













































quinta-feira, maio 13

FRATERNIDADE


A palavra Fraternidade é uma palavra maravilhosa, linda e bela, porém, para muitas pessoas portuguesas, em Macau, esta bela palavra não faz sentido, e em vez de haver fraternidade, harmonia e compreensão entre os portugueses, usam, sobre o manto da anónimato, para ofenderem com palavrões, a seu belo prazer todos aqueles que se cruzam em seu caminho, embora sejam portugueses, um povo com cultura, esses senhores, por mais cultos que possam ser, desconhecem o significado da palavra Fraternidade.



A fraternidade é um conceito filosófico profundamente ligado às ideias de Liberdade e Igualdade e com os quais forma o tripé que caracterizou grande parte do pensamento revolucionário francês. Vale lembrar que dos três, foi o único que não esteve no lema Iluminista, que era "Liberdade, Igualdade, Progresso".



A idéia de fraternidade estabelece que o homem, como animal político, fez uma escolha consciente pela vida em sociedade e para tal estabelece com seus semelhantes uma relação de igualdade, visto que em essência não há nada que hierarquicamente os diferencie: são como irmãos (fraternos). Este conceito é a peça-chave para a plena configuração da cidadania entre os homens, pois, por princípio, todos os homens são iguais. De uma certa forma, a fraternidade não é independente da liberdade e da igualdade, pois para que cada uma efetivamente se manifeste é preciso que as demais sejam válidas.
A fraternidade é expressa no primeiro artigo da Declaração universal dos direitos do homem quando ela afirma que todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.



A palavra é eventualmente confundida com a expressão caridade e solidariedade, embora elas tenham significados radicalmente diferentes. Enquanto a fraternidade expressa a dignidade de todos os homens, considerados iguais e assegura-lhes plenos direitos (sociais, políticos e individuais), a idéia de caridade cria a desigualdade entre os homens, na medida em que faz crer que alguns deles possuem mais direitos e são superiores e portanto são generosos quando os compartilham com os demais.



Há alusões históricas de que a Maçonaria participou efetivamente da revolução Francesa, Malapert, orador do Supremo Conselho da França, escreveu em 1874, na revista La Chaine d´Union, " Para a prática da vida, procuramos uma formula capaz de reunir todas as condições desejáveis:“Liberté, Egalité, Fraternité” (“Liberdade, Igualdade, Fraternidade”). é a que melhor corresponde às aspirações dos maçons". Que foram aceitas por todas as Lojas e os grandes homens da Revolução, maçons em grande parte, adotaram-na para divisa da República Francesa.



A ideia de afecto, união, carinho ou parentesco entre irmãos estava presente na palavra correspondente no grego comum do primeiro século - adelfótes. Segundo o apóstolo Pedro era o tipo de união que identifica os verdadeiros cristãos. - 1Pedro 2:17

Fraternidade – do latim fraternitate – significa "irmandade" ou "conjunto de irmãos". Em sentido estrito, exprime simplesmente o sentimento de afeição recíproca entre irmãos. O Cristianismo fundamentou-a através do preceito da caridade, inculcando o amor a todos os homens, mesmo aos inimigos, já que todos descendem, pela criação, de um mesmo pai, Deus. Isenta da noção religiosa, os espíritos nunca foram além da idéia de solidariedade social.
Atualmente: parentesco de irmãos; irmandade, amor ao próximo; união ou convivência como irmãos; harmonia, paz, concórdia.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Desde a Antiguidade há a idéia de que todos os homens faziam parte de uma grande família. Sêneca dizia que "A natureza fez de nós uma família" e Marco Aurélio que "O universo é como uma cidade". Houve, contudo, a tendência de limitar tal sentimento aos membros de uma nação e de excluir dele os escravos. Aristóteles e outros filósofos, por exemplo, achavam que os escravos não podiam ser irmãos dos homens livres. Os ideais da Revolução Francesa – Liberdade, Igualdade e Fraternidade – nada mais são do que a laicização de uma idéia-força tipicamente cristã. Na sua pessoa, doutrina e ação, Jesus Cristo veio revelar e tornar possível a fraternidade num grau insustentável: nele foi dado a conhecer aos homens serem eles chamados a uma verdadeira e sublime fraternidade, a de filhos do mesmo Pai celeste.

A REALIDADE ACTUAL
O HOMEM COMO LOBO DO PRÓPRIO HOMEM

A irmandade entre as pessoas é um fato concreto nas vivências religiosas. Ocorre que, diante da realidade, muitas vezes trágica, sempre surge a questão: os homens são lobos ou irmãos em seus relacionamentos? A base do pensamento individualista moderno é constituído pela concepção de que o homem é lobo do homem. Nesse sentido, a vida é regida pela competição em que os mais aptos devem triunfar. Assim sendo, a irmandade fica reduzida a um pequeno grupo de amigos íntimos, unidos por laços de famílias ou interesses comuns. (Idígoras, 1983)

A LUTA DE CLASSES

O pensamento marxista desenvolve-se nessa mesma linha com a diferença de que já não fala dos indivíduos na luta pelos bens sociais, mas sim de classes sociais. Neste caso, uma classe social fica sendo o lobo da outra classe social. Por isso, a luta entre o proletariado e o capitalista. Falar de uma fraternidade que transcende a própria classe constitui uma traição, pois enfraquece o potencial de luta e adia a vitória necessária e definitiva do proletariado. A conseqüência é a inimizade e o ódio entre as pessoas.

OS DESVIOS POLÍTICOS

O ser humano, quando é alçado a um cargo público, deveria praticar a fraternidade universal, que é o devido cuidado do bem público. Mas o que vemos? Boa parcela dos políticos procura cuidar muito mais dos seus interesses particulares ou do seu partido do que os da nação. Daí, a apatia que medra no meio da população, porque esta se sente enganada por aqueles que lá foram enviados.

OS ENSINAMENTOS DE JESUS CRISTO
PREGAÇÃO EVANGÉLICA

Jesus não veio para destruir a Lei de Deus, mas para lhe dar execução. Fala do amor que se deve ter para com todos os homens, inclusive estendendo aos inimigos, porque todos somos filhos de um mesmo Pai. Eis algumas de suas sentenças:
Ninguém acende uma lâmpada para pô-la atrás do armário, mas para pô-la no candelabro, a fim de que todos a vejam.

Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo.
Se vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a.

Amar ao próximo como a si mesmo.
Que aproveita ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
Amai os vossos inimigos; bendizei os que vos maldizem; fazei bem aos que vos odeiam; orai pelos que vos maltratam e vos perseguem. Que vantagem há em amardes os que vos amam?
Ao que pleitear contigo e quiser o teu vestido, larga-lhe também a capa.
Se alguém vos bate na face direita, apresentai-lhe também a outra.

ASSINATURA DA LEI ÁUREA - 13 DE MAIO DE 1888

FIM DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL




FIM DA ESCRAVIDÃO NO Brasil

Em 1850, Eusébio de Queiroz motivou a lei contra o tráfico negreiro, entre outras coisas, pelo medo de o grande número de negros ( 3.500.000 para 1.500.000 brancos ) viesse a perturbar a ordem estabelecida. Queiroz chegou a propor a contratação de um exército de mercenários estrangeiros para manter submissos os escravos, pois os soldados brasileiros se recusavam a cumprir tal oficio. Na verdade, boa parte dos escravos estavam se insubordinando.

Em 1823, cantava-se nas ruas de Pernambuco: Marinheiros e caiados,Todos devem se acabar,Porque só pardos e pretos,O país hão de habilitar!

Em 1821, os pretos ocuparam Vila Rica, após sangrentos combates, declarando sua liberdade e igualdades aos brancos.

Em 1849, em Queimados, Espíritos Santo, 200 escravos tentaram um levante, visando atingir todo o estado.

Lei do Ventre Livre - Em 28 de setembro de 1871 o governo conservador do Visconde do Rio Branco promulga a Lei do Ventre Livre. De poucos efeitos práticos, a lei dá liberdade aos filhos de escravos, mas deixa-os sob tutela dos senhores até 21 anos de idade.

Lei dos Sexagenários - Em 28 de setembro de 1885 o governo imperial promulga a Lei Saraiva-Cotegipe, conhecida como Lei dos Sexagenários, que liberta os escravos com mais de 65 anos. A decisão é considerada de pouco efeito, pois a expectativa de vida do escravo não ultrapassa os 40 anos.

Abolição no Ceará - A campanha abolicionista no Ceará ganha a adesão da população pobre. Os jangadeiros encabeçam as mobilizações, negando-se a transportar escravos aos navios que se dirigem ao sudeste do país. Apoiados pela Sociedade Cearense Libertadora, os "homens do mar" mantêm sua decisão, apesar das fortes pressões governamentais e da ação repressiva da polícia. O movimento é bem-sucedido: a vila de Acarape (CE), atual Redenção, é a primeira a libertar seus escravos, em janeiro de 1883. A escravidão é extinta em todo o território cearense em 25 de março de 1884.

O Brasil foi o último país do continente a abolir formalmente a escravidão mas, a liberdade veio mesmo por motivos econômicos.

Entre estes, os historiadores apontam a necessidade da criação de um mercado consumidor para os produtos industrializados, provenientes da Inglaterra. Os portos brasileiros foram, então, abertos aos imigrantes europeus, tendo sido permitido aos escravos alforriados, ou libertos, que retornassem à África.

Em 1888, a Princesa Isabel assinou a lei que abolia a escravidão. Lei Áurea - Em 13 de maio de 1888, o gabinete conservador de João Alfredo apresenta, e a princesa Isabel assina, a Lei Áurea, extinguindo a escravidão no país. A decisão, porém, não agrada aos latifundiários, que exigem indenização pela perda dos "bens". Como isso não acontece, passam a apoiar a causa republicana.Em 1899 partiu o último navio - " o Aliança " - levando de volta à África um grupo de ex-escravos. Uma criança que seguiu para a África naquele navio, Maria Romana da conceição, chegou a visitar o Brasil em 1963.

A lei Áurea não indenizou os escravos pelo trabalho realizado. Assim, abandonadas a própria sorte, a maioria caiu na miséria da mendicância e vão compor a camada mais miserável das classes populares .


Fonte: www.zbi.vilabol.uol.com.br


FIM DA ESCRAVIDÃO no Brasil


Desde o início do século XIX, a questão da escravatura é uma fonte constante de atrito entre o Brasil e a Inglaterra. No interior do país, a abolição da escravatura é defendida por grupos de liberais, mas não chega a ter repercussão na elite agrária, dependente do trabalho escravo. O fim efetivo do tráfico negreiro é o primeiro grande passo para a transformação real da estrutura das relações de trabalho no Brasil, mantidas praticamente intactas desde a colonização.


Fim do tráfico

Já em 1810, ao assinar o Tratado de Comércio e Navegação com a Inglaterra, dom João VI compromete-se com o fim do comércio de escravos. As negociações arrastam-se por 15 anos, devido à ferrenha oposição dos grandes proprietários de terras. Em 1825 os ingleses exigem que o Brasil marque uma data para a extinção do tráfico. Um decreto imperial de 1827 garante a interrupção do comércio negreiro no prazo de quatro anos. Em 7 de novembro de 1831 é votada a lei que determina o fim do tráfico. Nunca posta em prática, o episódio dá origem à expressão "para inglês ver".

Lei Eusébio de Queiroz

Em 8 de agosto de 1845 o Parlamento inglês promulga a Lei Bill Aberdeen, que proíbe o tráfico em todo o mundo e arroga ao Reino Unido o dever e o direito de aprisionar qualquer navio suspeito de carregar escravos. No Brasil, o fim do tráfico negreiro é definido pela Lei Eusébio de Queiroz, aprovada em 4 de setembro de 1850 e complementada pela Lei Nabuco de Araújo, de 1854. Os últimos 209 escravos trazidos para o Brasil desembarcam em Serinhaém (PE), em 1855.

Conseqüências do fim do tráfico

Em 1856 já não há entradas de escravos no Brasil. Logo aparecem as primeiras reclamações sobre a falta de "braços" para a lavoura e a carestia das "peças" negras. Alguns fazendeiros chegam a tentar a reprodução "racionalizada" da população escrava, num sistema semelhante ao utilizado nas plantations norte-americanas. Mas a experiência não vinga por exigir grandes gastos com a manutenção dos "reprodutores". O fim do tráfico negreiro estimula a imigração de europeus, inclusive de operários qualificados, e libera grandes quantidades de capitais, até então empregados no comércio de escravos – cerca de 1,9 milhão de libras esterlinas por ano. Esses dois fatores são determinantes para a diversificação econômica do país.

Campanha abolicionista

O Partido Liberal compromete-se publicamente com a causa abolicionista. A campanha cresce após a Guerra do Paraguai com a adesão dos militares. No início da década de 80 é criada a Sociedade Brasileira contra a Escravidão e a Associação Central Abolicionista, no Rio de Janeiro, agremiações políticas que reúnem figuras proeminentes do Império, como José do Patrocínio, Joaquim Nabuco, Rui Barbosa, Luís Gama e André Rebouças. Em 1887, nas fazendas, começam as fugas em massa de escravos. São apoiadas pelos abolicionistas e o Exército recusa-se a perseguir os fugitivos.

Lei do Ventre Livre

Em 28 de setembro de 1871 o governo conservador do visconde do Rio Branco promulga a Lei do Ventre Livre. De poucos efeitos práticos, a lei dá liberdade aos filhos de escravos, mas deixa-os sob tutela dos senhores até 21 anos de idade.

Abolição no Ceará

A campanha abolicionista no Ceará ganha a adesão da população pobre. Os jangadeiros encabeçam as mobilizações, negando-se a transportar escravos aos navios que se dirigem ao sudeste do país. Apoiados pela Sociedade Cearense Libertadora, os "homens do mar" mantêm sua decisão, apesar das fortes pressões governamentais e da ação repressiva da polícia. O movimento é bem-sucedido: a vila de Acarape (CE), atual Redenção, é a primeira a libertar seus escravos, em janeiro de 1883. A escravidão é extinta em todo o território cearense em 25 de março de 1884.

Lei dos Sexagenários

Em 28 de setembro de 1885 o governo imperial promulga a Lei Saraiva-Cotegipe, conhecida como Lei dos Sexagenários, que liberta os escravos com mais de 65 anos. A decisão é considerada de pouco efeito, pois a expectativa de vida do escravo não ultrapassa os 40 anos.

Lei Áurea

Em 13 de maio de 1888, o gabinete conservador de João Alfredo apresenta, e a princesa Isabel assina, a Lei Áurea, extinguindo a escravidão no país. A decisão, porém, não agrada aos latifundiários, que exigem indenização pela perda dos "bens". Como isso não acontece, passam a apoiar a causa republicana. Os escravos, por seu lado, ficam abandonados à própria sorte. Marginalizados pela sociedade, vão compor a camada mais miserável das classes populares.

Fonte: www.conhecimentosgerais.com.br

42 ANOS DE CASADO

Igreja de S. Lázaro, onde o articulista contraiu matrimónio, no dia 12 de Maio de 1968.

Igreja de São Lázaro (Macau)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O primeiro edifício erguido neste local foi a Ermida de Nossa Senhora de Esperança, mais popularmente chamada de Igreja de São Lázaro, e esta foi construída entre 1557 e 1560. É uma das três igrejas mais antigas de Macau. D. Belchior Carneiro Leitão estabeleceu uma leprosaria perto desta igreja católica para atender os leprosos. A este hospício foi dado o nome de São Lázaro, o protector dos leprosos (foi transferido em 1882 para a ilha de D. João e em 1947, para Coloane, onde hoje permanece).
Quando a Diocese de Macau foi fundada em 1576, a Igreja de S. Lázaro era então a Catedral da Diocese, mas devido ao desenvolvimento da cidade, cujo centro passou para a Avenida Almeida Ribeiro, a Igreja da Sé passou a ser, em 1623, a nova Catedral. Apesar de ter deixado de ser a Catedral da Diocese, os católicos chineses viviam naquela área, sendo por isso um importante centro de evangelização cristã.
A actual Igreja de S. Lázaro, construída em pedra, foi edificada em 1895. Em 1956, a fachada principal neoclássica e assimétrica encimada por um frontão foi revestida com o denominado "shanghai plaster". No frontão estão gravadas as 3 virtudes teologais: , esperança e caridade. No ano de 1970 foi renovado o altar-mor, sobressaindo 2 colunas salomónicas. O interior da igreja é composto por duas naves. Nesta igreja existe uma estátua do santo protector das epidemias - São Roque - cuja festa, celebrada mais de 200 anos, é celebrada anualmente no segundo Domingo de Julho. No adro, à entrada, ergue-se a Cruz da Esperança da capela original.
Ela é a igreja matriz da Paróquia de São Lázaro, uma das 6 paróquias da Diocese de Macau. Esta paróquia, fundada em 1923, foi destinada a servir uma boa parte da comunidade católica chinesa de Macau, que era já mais numerosa que a comunidade católica portuguesa.


O articulista e sua esposa, após a cerimónia de casamento.




À entrada da Igreja com alguns dos seus amigos.




Volvidos 42 anos, denovo, e como vem sendo hábito, o articulista e sua esposa, se deslocam à Igreja de S. Lázaro, para agradecer a Deus, a nossa união.




Quis Deus e o destino que o articulista fica-se por terras de Macau, e ao longo deste longos anos, só terei que dar a Deus pela Santa esposa que me concedeu.




O interior da Igreja







Calçada da Igreja de S. Lázaro, nos dias de hoje, mais bem composta e totalmente remodelada, com calçada à portuguesa, um local lindo, onde os prédios das redondezas foram perservados, pela sua arquitectura colonial.







A Calçada em si. Que Deus me vá dando saúde para continuar a dar todo o amor a esta Santa esposa, pois ela me tem aturado ao longo de todos estes anos, sem um queixume, e me tratando como se fosse uma zelosa mãe, Obrigado meus Deus.

















terça-feira, maio 11

TELEGRAFO NO BRASIL - 11 DE MAIO DE 1852






A telegrafia foi inventada por Samuel Finley Breese Morse, nascido em 27 de abril de 1791, em Charlestown, Massachusetts, Estados Unidos.



Estudou no Yale College, onde se interessou por eletricidade. Em 1832, durante uma viagem de navio, participou de uma conversa sobre o eletroímã, dispositivo ainda pouco conhecido. Em 1835 construiu finalmente seu primeiro protótipo funcional de um telégrafo, pesquisando-o até 1837, quando finalmente passou a dedicar-se inteiramente ao seu invento. Em meados de 1838 finalmente estava com um código de sinais realmente funcional chamado Código Morse.



Conseguindo em 1843 recursos financeiros para seu invento através do Congresso norte-americano, em 1844 foi terminada a primeira linha telegráfica ligando Baltimore a Washington, DC, quando se deu a primeira transmissão oficial cuja mensagem foi: "What hath God wrought!" (Que obra fez Deus!)



A telegrafia foi muito utilizada pelas corporações militares. A partir da Segunda Guerra Mundial passou a ser usada em paralelo com outras modalidades de transmissão como o SSB Single Side Band, atualmente utiliza-se o rádio pacote para comunicações criptografadas mas o código morse ainda continua sendo usado em NDB que são uma espécie de rádio-farol utilizado na navegação aérea e marítima.



Tambem alguns satélites utilizam o código morse para seu sinal de identificação e localização por telemetria.



Samuel Morse faleceu em 2 de abril de 1872, em Nova York.



Ainda hoje o Código Morse é amplamente utilizado no mundo inteiro pelo radioamadorismo todos os dias milhares de "pontos e traços" cruzam os ares através das transmissões de milhares de entusiastas deste modo de emissão.



Na internet podemos encontrar softwares de treinamento de código morse como o LCWO por exemplo.



História do Telégrafo no Brasil



No Brasil, o telégrafo foi inaugurado em 11 de maio de 1852, visando, além da modernização do Brasil, à facilitação da comunicação entre o Palácio Imperial, e o Quartel do Campo, no Rio de Janeiro. Segundo o Alencar (2005) as primeiras linhas telegráficas instaladas no Brasil relacionaram-se com necessidades políticas. Alencar afirma que



As primeiras linhas telegráficas do País datam de 1852, poucos anos após a introdução do telégrafo nos Estados Unidos por Samuel Morse. A instalação dessas linhas foi devida aos esforços do então Ministro da Justiça, Eusébio de Queiroz Coutinho Mattoso Câmara, com o auxílio de um proficiente e dedicado professor de física da Escola Central, Dr. Guilherme Schuch de Capanema (Alencar, 2001a). (ALENCAR, 2005, p.2)