o mar do poeta

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quarta-feira, novembro 25

FUNDAÇÃO DO ORIENTE







A Fundação Oriente é uma fundação portuguesa constituída em 18 de Março de 1988 e instituída pela Sociedade de Turismo e Diversões de Macau (STDM), como uma das contrapartidas impostas pela Administração de Macau à concessão em regime de exclusivo da exploração do jogo naquele território até 31 de Dezembro de 2001.



A fundação é responsável pelo Museu do Oriente.



A sua sede é na Rua do Salitre em Lisboa.










Estatutos

CAPÍTULO I


Natureza e Fins


ARTIGO 1º


Natureza



A Fundação Oriente, adiante designada simplesmente por Fundação, é uma pessoa colectiva de direito privado dotada de personalidade jurídica, que se regerá pelos presentes estatutos e, em tudo o que neles for omisso, pelas leis portuguesas aplicáveis.




ARTIGO 2º


Duração e Sede


1. A Fundação é portuguesa, de duração indeterminada e tem a sua sede em Lisboa, na Rua do Salitre, números 66 e 68, podendo criar delegações ou quaisquer formas de representação onde for considerado necessário ou conveniente para a prossecução dos seus fins.

2. A Fundação manterá uma delegação em Macau.


ARTIGO 3º


Fins

1. A Fundação tem por fim a prossecução de acções de carácter cultural, educativo, artístico, científico, social e filantrópico, a desenvolver designadamente em Portugal e em Macau, e que visem a valorização e a continuidade das relações históricas e culturais entre Portugal e o Oriente, nomeadamente com a China.


2. A Fundação promoverá, de modo especial em Macau, todas as acções que visem a valorização do seu património cultural e artístico, bem como o desenvolvimento científico e educativo do Território.




CAPÍTULO II


Regime Patrimonial e Financiamento


ARTIGO 4º


Património


1. A Fundação é instituída pela STDM (Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, SARL.) com um fundo inicial próprio de 212 milhões de patacas, acrescido de uma contribuição, de proveniência idêntica, de 100 milhões de patacas, a ser repartida por três prestações anuais:


a) A primeira, de 15 milhões de patacas, a ser entregue até 30 de Junho de 1988;


b) A segunda, de 25 milhões de patacas, a ser entregue até 30 de Junho de 1989;


c) A terceira, de 60 milhões de patacas, a ser entregue até 30 de Junho de 1990;


2. Constituem ainda património da Fundação os rendimentos de proveniência idêntica à referida no número anterior que lhe venham a ser atribuídos numa base regular, nos termos da cláusula 21ª, nº 1, alínea d), do aditamento ao contrato para a concessão do exclusivo da exploração de jogos de fortuna ou azar, celebrado em 31 de Dezembro de 1986, entre o Governo de Macau e a STDM, SARL.


3. O fundo, a contribuição e os rendimentos a que se referem os números anteriores, bem como os bens ou valores previstos no nº 4, alínea a), deste artigo, poderão ser convertidos em escudos portugueses ou qualquer outra divisa aquando da sua afectação à Fundação.


4. Além dos fundos e rendimentos referidos nos números anteriores, o património da Fundação é constituído por:


a) Quaisquer subsídios, donativos, heranças, legados ou doações de entidades públicas ou privadas, portuguesas ou estrangeiras, e todos os bens que à Fundação advierem a título gratuito ou oneroso, devendo,
nestes casos, a aceitação depender da compatibilização da condição e do encargo com os fins da Fundação;


b) Todos os bens, móveis e imóveis, adquiridos para o seu funcionamento e instalação ou pelos rendimentos provenientes da alienação ou locação daqueles mesmos bens ou ainda pelos rendimentos provenientes do
investimento dos seus bens próprios.




ARTIGO 5º


Autonomia Financeira


1. A Fundação goza de plena autonomia financeira.


2. Na prossecução dos seus fins, a Fundação pode:


a) Adquirir, alienar ou onerar, a qualquer título, bens móveis ou imóveis;


b) Aceitar quaisquer doações, heranças ou legados, sem prejuízo do disposto no artigo 4º, nº 4, alínea a);


c) Contratar empréstimos e conceder garantias, no quadro de optimização da valorização do seu património e da concretização dos seus fins;


d) Realizar investimentos em Portugal ou em Macau ou em países estrangeiros, bem como dispor de fundos em bancos estrangeiros.



CAPÍTULO III


Administração e Fiscalização


ARTIGO 6º


Órgãos da Fundação


São órgãos da Fundação:


a) O Conselho de Curadores;
b) O Conselho de Administração;
c) O Conselho Consultivo;
d) O Conselho Fiscal.


ARTIGO 7º


Conselho de Curadores


1. O Conselho de Curadores é composto por um número mínimo de cinco e máximo de sete membros designados de entre personalidades de reconhecido mérito, integridade moral e competência em qualquer dos campos de actividade da Fundação.


2. O mandato dos membros do Conselho de Curadores não tem duração definida mas cessa automaticamente no fim do ano em que completem setenta anos de idade, sem prejuízo do disposto no número 13 deste artigo. A exclusão de qualquer membro só pode efectuar-se mediante deliberação do Conselho tomada por escrutínio secreto pelo menos por dois terços dos votos favoráveis, com fundamento em indignidade, falta grave ou desinteresse manifesto no exercício das suas funções.


3. O Conselho de Curadores designará de entre os seus membros um Presidente.


4. As vagas que ocorram no Conselho de Curadores, por morte, impedimento, suspensão de mandato, exclusão ou renúncia de um dos seus membros, serão preenchidas por personalidades consensuais de reconhecido mérito, integridade moral e competência em qualquer dos campos de actividade da Fundação, a eleger mediante deliberação, por maioria, em reunião dos restantes membros do Conselho de Curadores e do Presidente do Conselho de Administração quando originário do Conselho de Curadores.


5. Quando qualquer membro do Conselho de Curadores se encontrar impedido de exercer as suas funções por exercício de cargo político ou por qualquer outro motivo, o seu mandato será suspenso até que cesse a situação de incompatibilidade ou impedimento.


6. As vagas que ocorram no Conselho de Curadores, em virtude de suspensão de mandato, poderão ser preenchidas temporariamente por personalidade designada para exercer funções em regime de substituição até que cesse a situação que deu origem à suspensão, mediante deliberação tomada nos termos do n.º 4 do presente artigo.


7. Os membros do Conselho de Curadores designados em regime de substituição exercem as suas funções nos termos e com as limitações previstas nos presentes estatutos, não podendo participar nas deliberações relativas a actos previstos nos n.ºs 4 e 6 do presente artigo e no artigo 16º.


8. O Conselho de Curadores reunirá ordinariamente uma vez por semestre e extraordinariamente sempre que convocado pelo seu Presidente, de sua iniciativa, ou a pedido de dois dos seus membros ou do Conselho de Administração.


9. Os membros do Conselho de Curadores poderão fazer-se representar por outro membro, mediante comunicação escrita dirigida ao Presidente.


10. As funções de membro do Conselho de Curadores não são remuneradas, podendo, no entanto, ser-lhe atribuídas subvenções de presença e ajudas de custo, de montante a fixar pelo Conselho.


11. As deliberações do Conselho de Curadores são tomadas por maioria, tendo o seu Presidente voto de qualidade.


12. O Conselho de Curadores poderá solicitar a presença de membros do Conselho de Administração às suas reuniões, os quais, no entanto, não terão direito de voto.


13. A primeira composição do Conselho de Curadores (curadores fundadores) é a constante do artigo 17º, sendo o mandato destes membros temporalmente indefinido, mas se qualquer deles optar renunciar ao mandato após os 70 anos de idade poderá integrar o Conselho Consultivo como curador fundador jubilado.


ARTIGO 8º


Competência do Conselho de Curadores


Compete ao Conselho de Curadores:


a) Garantir a manutenção dos princípios inspiradores da Fundação e definir orientações gerais sobre o seu funcionamento, política de investimentos e concretização dos fins da Fundação;


b) Designar os membros do Conselho de Administração;


c) Designar os membros do Conselho Consultivo;


d) Designar os membros do Conselho Fiscal;


e) Emitir orientações gerais sobre o Projecto de Plano de Actividades e Orçamento para o ano seguinte, elaborados pelo Conselho de Administração;


f) Aprovar conjuntamente com o Conselho de Administração o Relatório, Balanço e Contas do exercício, elaborados pelo Conselho de Administração e submetidos à sua apreciação em conjunto com o parecer do Conselho Fiscal;


g) Aprovar investimentos ou outras operações e iniciativas relevantes, propostas pelo Conselho de Administração e que não constem do Plano de Actividades e Orçamento aprovado para o respectivo ano;


h) Aprovar a criação de delegações da Fundação, sob proposta do Conselho de Administração;


i) Deliberar sobre a modificação dos estatutos e extinção da Fundação, nos termos dos Artigo 16º.

ARTIGO 9º


Conselho de Administração


1. O Conselho de Administração é composto por três membros designados pelo Conselho de Curadores (ou por este e pelo Presidente do Conselho de Administração se este for originário do Conselho de Curadores), de entre individualidades consensuais que dêem garantias de realizar os objectivos da Fundação. O seu mandato é de quatros anos, sucessivamente renovável, salvo o disposto no número seguinte.


2. O Presidente do Conselho de Administração pode ser designado de entre os membros do Conselho de Curadores. Nesse caso, são igualmente aplicáveis ao Presidente do Conselho de Administração as disposições relativas à duração do mandato do Conselho de Curadores, referidas no número 2 do Artigo 7º, atendendo às competências pressupostas pelo Artigo 10º.


3. Se o Presidente do Conselho de Administração, designado nos termos do número anterior, for membro do Conselho de Curadores com mandato temporalmente indefinido, suspende o respectivo mandato enquanto exercer essas funções.


4. Os membros do Conselho de Administração exercerão as suas funções em regime de exclusividade e mediante remuneração a estabelecer pelo Conselho de Curadores, podendo no entanto o Conselho de Curadores autorizar o exercício de funções em outras instituições quando tal seja considerado de interesse para a Fundação, definindo os termos e condições do respectivo exercício.


5. O mandato dos membros do Conselho de Administração caduca automaticamente no final do exercício do ano em que perfaçam sessenta e cinco anos de idade.


6. As deliberações do Conselho de Administração são tomadas por maioria, tendo o Presidente voto de qualidade.


7. O Conselho de Administração reúne mensalmente e sempre que convocado pelo seu Presidente.


ARTIGO 10º


Competência do Conselho de Administração


Compete ao Conselho de Administração gerir a Fundação e, em especial:


a) Definir a organização interna da Fundação, aprovando os regulamentos e criando os órgãos que entender necessários e preenchendo os respectivos cargos;


b) Administrar o património da Fundação, praticando todos os actos necessários a esse objectivo e tendo os mais amplos poderes para o efeito;


c) Aprovar o Plano de Actividades e o Orçamento, tendo em conta as orientações gerais do Conselho de Curadores;


d) Elaborar e aprovar, em conjunto com o Conselho de Curadores nos termos previstos no artigo 8º alínea f), o Relatório, Balanço e Contas do exercício;


e) Representar a Fundação quer em juízo, activa e passivamente, quer perante terceiros;


f) Contratar, despedir e dirigir o pessoal;


g) Negociar e contratar empréstimos e emitir garantias, nos termos da alínea c) do artigo 5º;


h) Instituir e manter sistemas internos de controlo contabilístico, de forma a reflectirem, precisa e totalmente em cada momento, a situação patrimonial e financeira da Fundação;


i) Promover, pelo menos uma vez por ano, uma auditoria pormenorizada dos livros e registos, por empresa independente de auditoria de reputação internacional.


ARTIGO 11º


Vinculação da Fundação


1. A Fundação obriga-se pela assinatura conjunta de dois membros do Conselho de Administração, um dos quais será obrigatoriamente o Presidente.


2. O Conselho de Administração poderá constituir mandatários, delegandolhes competência, podendo, nesse caso, a Fundação ficar obrigada pela assinatura conjunta de um membro do Conselho de Administração e de um mandatário.


3. O Conselho de Administração poderá, em casos devidamente justificados, constituir mandatários atribuindo-lhes competência para actos específicos previamente aprovados pelo Conselho de Administração, podendo, nesse caso, a Fundação ficar obrigada pela assinatura conjunta de dois mandatários.


ARTIGO 12º


Conselho Consultivo


1. O Conselho Consultivo é composto por um número máximo de oito membros designados pelo Conselho de Curadores de entre personalidades de reconhecido mérito e competência em qualquer dos campos de actividade da Fundação, sem prejuízo do disposto no nº 13 do artigo 7º.


2. O mandato dos membros do Conselho Consultivo é de três anos.


3. As funções dos membros do Conselho Consultivo não serão remuneradas, podendo, no entanto, ser estabelecidas subvenções de presença e ajudas de custo, cujo montante será fixado pelo Conselho de Administração.


4. O Conselho Consultivo reunirá a pedido do Presidente do Conselho de Administração ou do Presidente do Conselho de Curadores, sendo presidido pela pessoa que o tiver convocado.


ARTIGO 13º


Competência do Conselho Consultivo


Compete ao Conselho Consultivo:


a) Sempre que solicitado pelo Conselho de Administração ou pelo Conselho de Curadores, apresentar sugestões e recomendações quanto ao melhor cumprimento dos fins da Fundação;


b) Sempre que solicitado pelo Conselho de Administração ou pelo Conselho de Curadores, emitir pareceres sobre as actividades e projectos da Fundação.


ARTIGO 14º


Conselho Fiscal


1. O Conselho Fiscal é composto por três membros designados pelo Conselho de Curadores, com o mandato de quatro anos.


2. O Conselho Fiscal designará de entre os seus membros o Presidente, que terá voto de qualidade.



ARTIGO 15º


Competência do Conselho Fiscal


Compete ao Conselho Fiscal:


a) Examinar e emitir parecer, anualmente, sobre o balanço e contas do exercício a submeter à aprovação do Conselho de Administração e do Conselho de Curadores;


b) Verificar periodicamente a regularidade da escrituração da Fundação, tendo em conta os relatórios da auditoria prevista no artigo 10º, alínea i).


Capítulo IV


Modificação dos estatutos e extinção da Fundação


ARTIGO 16º

Modificação dos estatutos e extinção da Fundação


1. A modificação dos presentes estatutos só pode ser deliberada, sem prejuízo das disposições legais em vigor sobre a matéria, mediante aprovação em reunião conjunta do Conselho de Curadores e do Presidente do Conselho de Administração, quando originário do Conselho de Curadores, tomada :


a) Por unanimidade nos primeiros cinco anos da entrada em vigor da presente alteração aos estatutos;


b) Por 4/5 de votos favoráveis a partir do fim do prazo previsto na alínea a).


2. A extinção da Fundação só pode ser deliberada, sem prejuízo das disposições legais em vigor sobre a matéria, mediante deliberação por unanimidade do Conselho de Curadores e do Presidente do Conselho de Administração se for originário do Conselho de Curadores, devendo ser fixado para o respectivo património o destino que for julgado mais conveniente para a prossecução dos fins para que foi instituída.



CAPÍTULO V


Disposições finais e transitórias


ARTIGO 17º


Disposições finais e transitórias


1. O Conselho de Curadores da Fundação fica desde já constituído pelas seguintes sete individualidades, que serão consideradas curadores fundadores: Prof. Doutor João José Fraústo da Silva, Prof. Doutor Adriano José Alves Moreira, Engenheiro Pedro José Rodrigues Pires de Miranda, Engenheiro Eduardo Ribeiro Pereira, Dr. Carlos Augusto Pulido Valente Monjardino, Dr. Stanley Ho e Sr. Edmund Ho, que também usa Ho Hau Wa.


2. No prazo de trinta dias, contados do reconhecimento da Fundação, o Conselho de Curadores deverá designar os membros do Conselho de Administração, do Conselho Consultivo e do Conselho Fiscal.


3. Até à entrada em funções dos membros do Conselho de Administração, a que se refere o número 2 deste artigo, a Fundação é dirigida pelo Conselho de Curadores.




Objectivos e Áreas de Actividade


A Fundação Oriente tem por fim a prossecução de acções de carácter cultural, educativo, artístico, científico, social e filantrópico, a desenvolver designadamente em Portugal e em Macau, e que visem a valorização e a continuidade das relações históricas e culturais entre Portugal e o Oriente, nomeadamente com a China.

De acordo com os estatutos, a Fundação promoverá, de modo especial em Macau, todas as acções que visem a valorização do seu património cultural e artístico.

A República Popular da China, de um modo especial, mas também a Índia, Timor-Leste, o Japão, a Coreia, a Tailândia e a Malásia têm sido os outros países em que a actuação da Fundação mais se tem feito sentir. Na América, sobretudo no Brasil, Canadá e Estados Unidos, mas também na Austrália, a Fundação desempenha uma actividade permanente junto das comunidades de emigrantes macaenses ali radicadas.


Se do ponto de vista geográfico, a acção da Fundação Oriente se estende da Europa à Ásia, em matéria de actividade são as seguintes as grandes áreas de intervenção:


Cultura


Educação e Ciência


Filantropia


Comunidades Macaenses




No papel as coisas até parecem estar 100% correctíssimas, porém na prática não é isso que acontece, no que se concerta ao Território de Macau, de onde provém o dinheiro que deu origem a esta Fundação, e cujo presidente parece ser vitalício.


O Jornal Tribuna de Macau na sua edição de hoje, revela que a Fundação Oriente aplicará na RAEM até 15% do orçamento de 2010.


"Tendo em conta o esforço para equilibrar nas finanças, a Fundação Oriente vai recuar no apoio à Escola Portuguesa de Macau, mas quer "fazer mais na área da saúde e cuidados para idosos", continuando a investir na cultura. Quinze por cento é a fatia do orçamento que deve estar reservada a Macau no próximo ano, revelou Carlos Monjardino ao JTM".


Bem, para conhecer a maneira de trabalhar desta Fundação, a qual devia ter mais carinho para com Macau, não estranha as palavras proferidas pelo presidente, visto que pouco ou nada tem feito por Macau.


Vem agora falar que irá fazer mais na áera da saúde e cuidados a idosos, felizmente o governo de Macau tem e continua a acarinhar os idosos, dando-lhes imensas regalias, tanto na áerea da saúde como em outras áreas, não necessitando os idosos de Macau do dinheiro da Fundação Oriente para nada.


Sobre a cultura, a Fundação Oriente irá cortar as ajudas à Escola Portuguesa de Macau, para investir na cultura, perguntarei que tipo de cultura, não será o ensino de português a aérea mais importante?


Como se sabe o ano transacto foi inaugurado em Lisboa o Museu do Oriente, à sua inuaguração presente estiveram altas personalidades do governo, mas nem uma única referência sobre o dinheiro que proporcionou a constração do mesmo.



Se ler-mos com atenção os regulamento da Fundação, o Território de Macau seria o mais benificiado, já que foi com o dinheiro de Macau que teve origem Fundação Oriente, mas na realidade é o menos preveligiado, veja o relatórioi de contas da Fundação referente aos anos anteriores e ao escandalo causado com a Livraria Portuguesa em Macau.


No meu modesto ver, a população de Macau não precisa de esmolas da Fundação do Oriente, tem o direito sim, de ser apoiada no ensino da língua de Camões através da Escola Portuguesa de Macau, quanto à cultura, se os curadores da Fundação vêm por bem ajudar nesse campo, então que sejam realista e dêem oportunidades aos portugueses residentes em Macau e aos naturais de Macau, e não fazendo o mesmo que fizeram ao articulista, que, solicitou apoio da Fundação para a publicação de um livro, e nem resposta lhe deram, ficando com eles uma cópia do CD com a escrita.


A Fundação está quase falida, a galinha que ponha os oiros de oiro, morreu em 1996, e agora o galo que canta é outro, já diz o ditado, quem não é para elas não se meta nelas, vejamos se o seu Presidente Carlos Bonjardino abandono o barco ou não, as despesas com as viagens à custa da Fundação Oriente bem podia servir para ajudar em aéreas que bem necessitam de ajuda.


Tenho dito.







sábado, novembro 21

DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO

Televisão (do grego tele - distante e do latim visione - visão) é um sistema eletrônico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho - o televisor - que recebe também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão . O televisor ou aparelho de televisão capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.

História



Em 1923 Vladimir Zworykin regista a patente do tubo iconoscópico para camaras de televisão, o que tornou possivel a televisão electrónica. O primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em Fevereiro de 1924 em Londres, e, posteriormente, imagens em movimento em 30 de outubro de 1925. Um sistema eletrônico completo foi demonstrado por John Logie Baird, Philo Farnsworth e Philo Taylor Farnsworth em 1927. O primeiro serviço analógico foi a WGY em Schenectady, Nova Iorque, inaugurado em 11 de maio de 1928.


Os primeiros aparelhos de televisão eram rádios com um dispositivo que consistia num tubo de néon com um disco giratório mecânico (disco de Nipkow) que produzia uma imagem vermelha do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de alta definição apareceu na Alemanha em março de 1935, mas estava disponível apenas em 22 salas públicas. Uma das primeiras grandes transmissões de televisão foi a dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. O uso da televisão aumentou enormemente depois da Segunda Guerra Mundial devido aos avanços tecnológicos surgidos com as necessidades da guerra e à renda adicional disponível (televisores na década de 1930 custavam o equivalente a 7000 dólares atuais (2001) e havia pouca programação disponível).



A televisão em cores surgiu em 1954, na rede norte-americana NBC. Um ano antes o governo dos Estados Unidos da América aprovou o sistema de transmissão em cores proposto pela rede CBS, mas quando a RCA apresentou um novo sistema que não exigia alterações nos aparelhos antigos em preto e branco, a CBS abandonou sua proposta em favor da nova.


Em 1960 a japonesa SONY introduz no mercado os receptores de televisão con transistores. O satélite Telstar transmite sinais de televisão através do Oceano Atlantico em 1962. A miniaturização chegou em 1979 quando a Matsushita registou a patente da televisão de bolso con ecrã plano.


Tipos de televisores


A televisão em sua forma original e até hoje mais popular, envolve a transmissão de som e imagens em movimento por ondas de radiofrequência (RF), que são captadas por um receptor (o televisor). Neste sentido, é uma extensão do rádio.


Tendo início na década de 1920, a televisão moderna se divide em três tendências distintas:
Aparelhos de televisões somente.


Sistemas integrados com aparelhos de DVD e/ou vídeo-game montados no próprio televisor (geralmente modelos menores com telas até 17 polegadas, pois a idéia é ter um sistema portátil completo);


Sistemas independentes com tela grande (monitor de vídeo, rádio, sistema de som) para o usuário montar as peças como um home theater. Este sistema interessa aos videófilos e cinéfilos que preferem componentes que podem ser trocados separadamente.


Há vários tipos de monitores ou ecrãs de vídeo usados em equipamentos de televisão modernos. O mais comum são os CRTs para até 40 polegadas diagonais. A maior parte das televisões de tela grande ou ecrã grande (até mais de 100 polegadas) usa tecnologia de projeção. Três tipos de sistemas de projeção são usados em televisão : Tubos de raios catódicos (CRT), LCD (cristal líquido) e circuitos integrados (chips ) de imagem refletida. Avanços recentes trouxeram telas planas ou ecrãs planos aos televisores que usam tecnologia de cristal líquido LCD de matriz ativa ou displays de plasma. Televisores de tela ou ecrã grande e plano têm apenas 4 polegadas de espessura e podem ser pendurados na parede como um quadro. Os televisores de LCD e Plasma de hoje possuem em média 7,5cm de expessura e telas que variam de 3,5 a 65 polegadas. Em 2008 foi lançada a DTV Portátil, com tela de 3,5 polegadas e sintonizador de TV Digital. Muitas marcas atualmente já implantaram decodificador digital nas TVs e utilizam de resoluções Full HD.


Modelo TV ECCO da Lumines.


Novas tecnologias estão aparecendo, algumas delas são:
LED TV, da Samsung - Televisores com 3cm de espessura e ecologicamente corretas.
USB In, da Philips - Televisores com entrada USB para filmes, músicas e fotos sem precisar de DVD Player.
DTV BuiltIn, da LG - Conversor digital integrado na TV.
Scarlet Series, da LG (Black piano e Vermelho em diversas combinações)
Pixel Plus, da Philips (Aumenta o número de pixels na tela.)
Touch of Color, da Samsung (Bordas coloridas para envolver.)
Ambilight, da Philips (Lâmpadas atrás da televisão que aumenta o campo de visão da tela.)
Invisible Screen, da Lumines (TV em que a tela só aparece depois de ligada.)
Design Collection, da Philips (Acabamento em acrílico nas bordas.)
Touch Interface, da Lumines (TV com todas as partes sensíveis ao toque.)
Bravia Engine, da SONY (Imagens mais realistas, pricipalmente em movimento.)
Full HD 1080p (1920 x 1080 linhas progressivas), a mais alta resolução disponível em TVs, (Normalmente LCD ou plasma.)
Entradas HDMI e DVI (Para conexão de equipamentos de vídeo de alta definição.)





UM DOS PRIMEIROS APARELHOS DE TELEVISÃO NO ANO DE 1958



História da Radiotelevisão Portuguesa

Centro de Produção da RTP em Chelas, inaugurado em 2007.Por iniciativa do Governo, a constituição da RTP - Radiotelevisão Portuguesa, SARL é feita a 15 de Dezembro de 1955. Tratava-se, portanto de uma sociedade anónima, com capital tripartido entre o Estado, emissoras de radiodifusão privadas e particulares.

As emissões experimentais da RTP (posteriormente, conhecida como RTP1) iniciaram-se em 1956, a partir da Feira popular, em Lisboa.

No entanto, as emissões regulares, só se iniciariam a partir de 7 de Março de 1957.

No dia 20 de Outubro de 1959, a RTP tornou-se membro da UER - União Europeia de Radiodifusão - e em meados dos anos 60 do século XX passou a ser transmitida para todo o país.

No dia 25 de Dezembro de 1968 comemorou-se o Natal com a criação de um segundo canal, a RTP2.

Mais tarde, dois canais regionais iniciaram a sua actividade nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, na década de 70:

RTP Madeira, em 6 de Agosto de 1972;
RTP Açores, em 10 de Agosto de 1975.
Após o 25 de Abril de 1974, o estatuto da empresa concessionária da radiotelevisão foi alterado. Em 1975, a RTP foi nacionalizada, transformando-se na empresa pública Radiotelevisão Portuguesa, pelo Decreto-Lei n.º 674-D/75, de 2 de Dezembro.

Em 1976 a RTP inaugura novas instalações situadas na Avenida 05 de Outubro, em Lisboa.

A RTP iniciou as emissões regulares a cores no 7 de Março de 1980, depois de algumas experiências técnicas, contudo grande parte da população ainda não dispunha de equipamentos a cores.

No dia 10 de Junho de 1992, iniciaram-se as transmissões da RTP Internacional.

Em 14 de Agosto de 1992, a RTP transformou-se em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos - a Radiotelevisão Portuguesa, S.A..

No dia 7 de Janeiro de 1998, iniciaram-se as emissões regulares da RTP África, destinada aos habitantes dos lusófonos, como: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O 11 de Maio de 2000, a RTP - juntamente com a Radiodifusão Portuguesa (RDP) e a Agência LUSA - passa a fazer parte da sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos denominada Portugal Global, SGPS, S.A..

A Portugal Global foi extinta em 22 de Agosto de 2003, tendo sido feita a reestruturação do sector empresarial do Estado na área do audiovisual. Entre outras alterações,transformou-se a antiga Radiotelevisão Portuguesa, S. A., sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, numa nova sociedade gestora de participações sociais, denominada Rádio e Televisão de Portugal, SGPS, S. A.. Foi ainda criada uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos designada Radiotelevisão Portuguesa - Serviço Público de Televisão, S. A..

Em 5 de Janeiro de 2004, a RTP2 deu lugar a um novo canal denominado 2:.

Em 2007, a RTP comemora os seus 50 anos de emissões em Portugal.

O novo Complexo de estúdios de Chelas possui meios técnicos actuais e modernos prontos para o arranque da emissão da TDT (Televisão Digital Terrestre) e também um enorme carro de exteriores totalmente equipado para emissão em HDTV High Devinition Television (Televisão de Alta Definição). Este complexo tem 4 estúdios de 800, 400, 200 e 100 metros quadrados devidamente equipados.

No dia 19 de Março de 2007, a 2: retomou a designação original, RTP2, com nova identidade.

Primeira emissão da RTP em alta definição no canal RTP HD durante os jogos Olímpicos de Pequim.

Canais de televisão


RTP1, o canal principal, fundado a 7 de Março de 1957.
RTP2, o canal dedicado à cultura, ao conhecimento, aos conteúdos europeus e à programação para crianças.
RTP Memória, o canal dedicado a programas antigos.
RTP Madeira, o canal generalista da Madeira.
RTP Açores, o canal generalista dos Açores.
RTP Internacional, o canal dedicado às comunidades portuguesas fora de Portugal.
RTP África, o canal dedicado às comunidades africanas.l dedicado às comunidades africanas.
RTP Mobile, o canal especifico da RTP para os telemóveis.
RTPN, o canal de informação e de magazines.
RTP HD, o canal da RTP em alta definição que acompanhou o jogos Olimpicos de Pequim.





A RTP i, só é possível sintonizala em Macau através de tv cabo, o que para além de ser muito dispondioso, pouco se justifiva ver os seus programas, visto não estarem direcionados para o estrangeiro, nem apresentar programas que valha a pena verem-se, isto na sua maioria, pois ^tem alguns, tais como o Portugal no Coração e outros que ainda vale a pena perder algum tempo defronte do televisor.


Foi em tempos um telespectador assiduo da RTPi, quando em Bangkok se encontrava, tendo para tal comprado uma antena parabolica e um recepctor, que ainda custou um bom dinheiro. Por essa altura a RTPi transmitia em sistema analogico, mas, passado uns meses do articulista ter adquirido oaparelho de recepção, eis que a RTPi, passa a transmitir em sistema digital, ficando assim o articulista impossibilitado de sintonizar a estação portuguesa, que muito gostava de ver,mas enfim!..

A partir dessa data não mais comprou aparelhagem nem assinou qualquer tv cabo com a finalidade de sintonizar a RTPi, e nem precisa, fazia-o por amor a seu país e dar a conhecer a sua família o nosso belo Portugal, na Ásia onde vive o articulista, estações de tv é o que não faltam e com programas excelentes, como tal e como diz o velho ditado, ser viveres em Roma ser Romano, e é esse ditado que o articulista vai usando, sem contudo descurar a 100% a RTPi.




A CNN é um dos canais preferidos do articulista, visto ser um canal televisivo com as notícias mundiais sempre actualizadas.






Depois da CNN o articulista vê igualmente alguns programas da BBC, na parte noticiosa, assim, vendo este dois canais internacionais, ficam sabendo o que se passa no mundo, quase em simultâneo com os acontecimentos.






Television Broadcasts Limited (normalmente conhecida como TVB) foi a primeira estação de televisão aberta comercial de Hong Kong. Fundada em 19 de novembro de 1967 com em torno de duzentos funcionários, actualmente rivaliza com a única outra estação aberta de Hong Kong, a ATV.

Quanto a TVB começou a transmitir, para distingui-la da emissora de televisão a cabo Rediffusion Television, foi chamada "Televisão Sem Fio". Apesar de atualmente existir outra emissora sem fio (a ATV, sucessora da Rediffusion Television), ainda hoje a TVB é conhecida como "Televisão Sem Fio". A emissora é atualmente a maior produtora chinesa de programas comerciais do mundo, com cerca de 4,5 mil funcionários, incluindo artistas contratados e funcionários em outros países em empresas subsidiárias.


Esta belissima estação de televisão o articulista a viu nascer, e até trabalhou em seus estudios, durante o campeonato do mundo de futebol realizado no México.


Fez este ano 42 anos de existência e, ao longo deste longos anos tem apresentado e continua a apresentar programas televisivos do agrado das populações de Hong Kong, Macau e Sul da China, sempre em cima dos acontecimentos mundiais, cujas notícias são transmitidas em cima da hora. Assim sim, profissionais de alto nível que se dedicam a 100% à sua profissão dando o melhor de si.


A TVB tem vários canais, mais os mais populares sãos os dois canais normais, um transmitindo na língua inglesa e outro no dialecto cantonese.






Esta estação de Hong Kong é a seguidora de outros canais de televisão que tiveram o seu início nos anos 60'. Transmitide em dois canais, um em língua inglesa e outro no dialecto cantonense, e rivaliza com a TVB.








Teledifusão de Macau S.A.R.L. (TDM) é a companhia responsável pela prestação do serviço público de radiodifusão sonora e televisiva em sinal aberto na Região Administrativa Especial de Macau. Foi fundada no dia 1 de Janeiro de 1982 com o nome de Companhia de Televisão e Radiodifusão de Macau e era uma empresa estatal portuguesa com administração independente. Porém, em Agosto de 1988, após de ter transferido 49,5% das suas acções a um grupo privado, passou a ser uma empresa pública de economia mista e a chamar-se de Teledifusão de Macau. Actualmente trata-se de uma empresa privada de capitais públicos.


A TDM é a única empresa responsável pela prestação do serviço público de radiodifusão sonora e televisiva, gerando canais em línguas chinesa e portuguesa de TV e rádio em sinal aberto na RAEM. Mas, os residentes de Macau recebem também difusões electrónicas de outras empresas, nomeadamente as de Hong-Kong e as da China. Por isso, a TDM sofre grande competição, pedindo por isso anualmente ajuda, principalmente subsídios, ao Governo da RAEM para continuar com o seu grau de qualidade. Em 2007, estes subsídios atingiram o valor de 73 milhões de patacas, enquanto que as receitas da TDM foram valorizados aproximadamente em 36 milhões de patacas. As despesas da empresa é grande, por isso a TDM apresentou em 2007 somente um resultado positivo de 45 mil patacas. No final de 2007, esta empresa de Macau contava com 371 trabalhadores .


Após a transição de Macau para a China (1999), a grande maioria dos seus veículos de comunicação são produzidos em Cantonês e Mandarim. Actualmente, a TDM subordina a "Televisão de Macau" (fundado em Maio de 1984) e a "Rádio Macau" (fundado em 1930).


Apenas um canal de TV (Canal 1) do grupo TDM exibe programas em português oriundas da retransmissão da RTP Internacional, acrescido de alguns telejornais locais diários cuja duração é normalmente de 15 minutos, da transmissão em directo da missa dominical que se realiza na Igreja da Sé e de algumas reuniões da Assembleia Legislativa.


A TDM também mantém um canal de rádio em português, a "Rádio Macau", com uma emissão de produção própria das 7h às 20h. A partir dessa hora, a Rádio transmite em cadeia a programação da RDP-Antena 1. A Rádio Macau emite doze noticiários locais, além de ter programas de música e de informação ao longo das 13 horas de emissão própria.


Em 2008, foi confirmada que a TDM irá transmitir em directo os Jogos Olímpicos de Pequim e irá apostar mais na produção própria .


Sem dúvida alguma que a TDM veio contribuir em muito na divulgação da língua e cultura portuguesa em Macau. Óptimos profissionais de Portugal já trabalham na TDM e deram uma imagem excelente, embora tenham sido muitas as dificultades para poderem apresentar programas de alto nível.


Nos dias de hoje,talvez por falta de técnicos ou de verbas, o canal 1 da TDM, é um canal pouco visto, nada atraente, transmitindo pouco ou quase nada do interesse do grande público. Os cortes nos programas são já uma rotina, as ligações à RTPi é outra das questões, cujos programas quase sempre são cortados, as telenovelas portuguesas e brasileiras ocupam horas de antena e penso que terão pouco audiência.


Os jogos de futebol italianos esses tem prioridade, os jogos da loiga Sagres passam, mas como o fuso horário de 8 horas njo inverno e 7 durante a época de verão, ninguém vai ficar acordado até às 03 horas da manhã para assistir a esses jogos, pois que no dia seguinte é dia de trabalho, mas os senhores da TDM, passam em deferido no dia seguinte esses mesmo jogos, mas a horas pouco adequadas, mas tudo bem, eles é sabem!...


O articulista já teve imensos aborrecimentos com a programação da TDM o que o levou a escrever para o programa do Preço Certo e para os responsáveis da TDM, no Preço Certo o ilustre locutor Fernando Mendes leu a mensagem enviado pelo articulista.


Em Macau a resposta que teve do responsável do canal 1, foi que a culpa era da RTPi, pois a TDM cumpria a rigor os horários, bem eles é que sabedm, eu como telespectador é que não concordo em nada com a situação, e para não se aborrecer o articulista deixou de sintonizar o canal 1 da TDM, em virtude de os telespectadores nunca terem razão, mas sim eles que fazedm e defazem a seu belo prazer. É pena, pois possuem alguns óptimos profissionais.


Quanto à rádio é bem diferente, com óptimos programas e ligações à Antena 1, a esses óptimos profissionais votos faço para que continuem nesse rumo de profissionalismo e dedicação, tento sempre em mente que os programas são direcionados à populaçãoportuguesa residente no território de Macau.









Um aparelho de televisão, Plasma.












Um aparelho de televisão super fino de LCD.









sexta-feira, novembro 20

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA




O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de Novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país.











Uma criança é um ser humano no início de seu desenvolvimento. São chamadas recém-nascidas do nascimento até um mês de idade; bebê, entre o segundo e o décimo-oitavo mês, e criança quando têm entre dezoito meses até oito anos de idade. O ramo da medicina que cuida do desenvolvimento físico e das doenças e/ou traumas físicos nas crianças é a pediatria. Os aspectos psicológicos do desenvolvimento da personalidade, com presença ou não de transtornos do comportamento, de transtornos emocionais, e/ou presença de neurose infantil - incluídos toda ordem de carências, negligências, violências e abusos, que não os deixa "funcionar" saudavelmente, com a alegria e interesses que lhes são natural - recebem a atenção da Psicologia Clínica Infantil (Psicólogos), através da Psicoterapia Lúdica. Os aspectos cognitivos (intelectual e social) é realizada pela Pedagogia (Professores), nas formalidades da vida escolar, desde a pré-escola, aos cinco anos de idade, ou até antes, aos 3 anos de idade.















A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo-primeiro ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade. Mais do que isto, é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na adquisição das bases de sua personalidade.





Estágios da infância



A infância é um período no qual a criança cresce fisicamente e matura-se psicologicamente. Após isto, vem a adolescência. Embora em várias crianças ocorra o que se chama de puberdade precoce, deve-se esclarecer que tais crianças ainda não têm maturidade psicológica suficiente para serem consideradas adolescentes, mesmo tendo o porte físico de um.

Do nascimento até o início da adolescência, os pais são os principais modelos da criança, com quem elas aprendem, principalmente por imitação. Filhos de pais que os abusam ou negligenciam tendem a sofrer de vários problemas psicológicos, inclusive, depressão.

A principal atividade das crianças são as brincadeiras, as quais são responsáveis por estimular o desenvolvimento do intelecto infantil, a coordenação motora e diversos outros aspectos importantes ao desenvolvimento pleno da criança.[1]

0 - 18 meses
Neste estágio, o bebê é totalmente dependente de terceiros (geralmente, dos pais) para quaisquer coisas como locomoção, alimentação ou higiene. Neste período, o bebê aprende atos básicos de locomoção como sentar, engatinhar, andar. Recomenda-se o aleitamento materno exclusivo até que o sexto mês de vida; isso porque o leite materno tem uma composição mais adequada e exige cuidados mais simples em relação a outros tipos de leite, bem como possui anticorpos e outros fatores para proteger o lactente de infecções, e ainda fortalece a relação entre a mãe e seu filho. Caso haja empecilho ou, raramente, contra-indicação, ao aleitamento materno, leites substitutos como de vaca, cabra ou soja podem ser usados, além de leites de vaca modificados para ter composição mais semelhante ao humano. Esses leites, porém, têm maior risco de induzir alergias na criança (especialmente os leites animais in natura), e exigem suplementação de nutrientes como ferro ou ácido fólico, exceto aqueles que têm adição de vitaminas. Após o sexto mês de vida, a dieta alimentar de um bebê começa a variar, com a introdução lenta e gradual de novos alimentos.

Neste estágio da vida, a criança cresce muito rapidamente. Os primeiros cabelos, bem como os primeiros dentes, aparecem neste estágio. Aos 18 meses de vida, a maioria dos bebês já soltaram suas primeiras palavras. Este período é caracterizado pelo egocentrismo, pois o bebê não compreende que faz parte de uma sociedade, e o mundo para ele gira em torno de si mesmo.

18 meses - 3 anos

A pequena criança neste estágio cresce menos do que durante os primeiros 18 meses de vida. A criança, então, pode correr uma curta distância por si mesma, comer sem a ajuda de terceiros, e falar algumas palavras que têm significado (por exemplo, mamãe, papai, bola, etc), e a expectativa é que a criança continue a melhorar estas habilidades.

O principal aspecto desta faixa etária é o desenvolvimento gradual da fala e da linguagem. Aos três anos de idade, a criança já pode formar algumas frases completas (e corretas gramaticalmente) usando palavras já aprendidas, e possui um vocabulário de aproximadamente 800 a mil palavras.

A criança lentamente passa a compreender melhor o mundo à sua volta, e a aprender que neste mundo há regras que precisam ser obedecidas, embora ainda seja bastante egocêntrica - comumente vendo outras pessoas mais como objetos do que pessoas, não sabendo que estas possuem sentimentos próprios. Assim sendo, a criança muitas vezes prefere brincar sozinha a brincar com outras crianças da mesma faixa etária. No final desta faixa etária, uma criança geralmente já sabe diferenciar pessoas do sexo masculino e pessoas do sexo feminino, e também já começa a ter suas próprias preferências, como roupas e entretenimentos, por exemplo. Pode também ser capaz de se vestir sem a ajuda de terceiros, e de antecipar acontecimentos.

3 a 4 anos

Crianças desta faixa etária começam a desenvolver os aspectos básicos de responsabilidade e de independência, preparando a criança para o próximo estágio da infância e os anos iniciais de escola. As crianças desta faixa etária são altamente ativas em geral, constantemente explorando o mundo à sua volta. As crianças passam também a aprender que na sociedade existem coisas que eles podem ou não fazer.

Nesta faixa etária, a criança já compreende melhor o mundo à sua volta - tornando-se gradualmente menos egocêntrica - e melhor compreendendo que suas ações podem afetar as pessoas à sua volta. Também passam a compreender que outras pessoas também possuem seus próprios sentimentos. Assim sendo, as crianças gradualmente aprendem sobre a existência de padrões de comportamentos - ações que podem ou devem ser feitas, e ações que não devem ser feitas. Os pais da criança - os principais modelos da criança, nesta faixa etária - geralmente determinam se uma dada ação da criança foi boa ou má, muitas vezes recompensando a criança pelas suas boas ações e castigando a criança pelas suas más ações.

Crianças, a partir dos três anos de idade, também passam a aprender padrões de comportamento de um processo chamado identificação. As crianças passam a se identificar com outra pessoa por causa de vários motivos, incluindo laços de amizade (um amigo ou uma pessoa próxima como outro parente ou uma babá, por exemplo) e semelhanças físicas e psicológicas. Também a partir dos três anos de idade que as crianças passam a ver diferenças entre pessoas do sexo masculino e feminino, tanto nos aspectos físicos quanto nos aspectos psicológicos, como os estereótipos dados a ambos os sexos pela sociedade (exemplos: menino brinca com bola, menina brinca com boneca).

A grande maioria das crianças abandona as fraldas nesta faixa etária. A partir dos três anos de idade, a criança cresce lentamente, em contraste com o crescimento acelerado ocorrido desde o nascimento até os dezoito meses de vida. Meninos e meninas têm peso e altura semelhantes.

5 - 9 anos

A partir do quinto ano de vida, crianças passam a dar um crescente valor à amizade.O período entre cinco a nove anos de idade é marcado pelo desenvolvimento psicológico da criança. Esta continua a se desenvolver fisicamente, lenta e gradualmente, mas acima de tudo elas se desenvolvem e amadurecem socialmente, emocionalmente e mentalmente.

Na maioria das sociedades, as crianças já aprenderam regras e padrões de comportamento básicos da sociedade por volta do quinto ano de vida. Elas aprendem então a discernir se uma dada ação é certa ou errada. A vida social da criança passa a ser cada vez mais importante, e é comum nesta faixa etária o que se chama de o(a) melhor amigo(a).

Na maioria dos países, crianças precisam ir à escola, geralmente a partir do sexto ou do sétimo ano de vida. Actualmente, no Brasil o governo aderir obrigação dos pais levarem as crianças na escola a partir dos cinco anos de idade. Nesta faixa etária, regras básicas da sociedade são mais bem compreendidas. Aqui, é dada ênfase à capacidade de resolução de problemas, uma habilidade que é aperfeiçoada com o passar do tempo. A racionalização também é uma habilidade que é aprendida e constantemente melhorada. Até o quinto ou sexto ano de vida, as crianças muitas vezes procuram resolver problemas através da primeira solução - certa ou não, racional ou não - que vem à sua mente. Após o quinto ou o sexto ano de vida, a criança passa procurar por diversas soluções, e a reconhecer a solução correta ou aquela que mais se aplica ao solucionamento do problema.

Por volta dos sete ou oito anos de idade, as crianças passam a racionalizar seus pensamentos e suas crenças, procurando as razões, os porquês por trás de um problema ou de um fato. Assim, as próprias crianças passam a analisar os padrões de comportamento ensinados pela família e sociedade. Além disso, a partir dos seis anos de idade, as crianças passam a se comparar com outras crianças da mesma faixa etária. Estes dois fatos, aliados ao crescimento da vida social da criança, diminuem a importância dos pais e da família como modelos de comportamento da criança, e aumentam a importância dos amigos e dos professores.







CRIANÇAS FAMINTAS



dada criança faz de si mesma à outra também afeta a auto-imagem e a auto-estima da criança - a opinião que uma pessoa tem de si mesma. O tipo de auto-imagem formada durante a infância pode influenciar o comportamento desta pessoa na adolescência e na vida adulta. As crianças passam a desenvolver a auto-imagem após os três anos de idade, à medida que as crianças se identificam com seus pais, parentes, e posteriormente, pessoas próximas. Esta auto-imagem pode ser positiva ou negativa, dependendo das atitudes e das emoções das pessoas com as quais a criança se identifica. Crianças com auto-imagens positivas geralmente possuem boas impressões de seus pais e uma ativa vida social; por outro lado, auto-imagens negativas costumam ser fruto de famílias disfuncionais, onde o relacionamento entre seus membros seja problemático. A comparação que uma criança faz em relação a outras crianças pode alterar esta auto-imagem. Além disso, vários outros fatores podem influenciar o comportamento de uma criança, como abuso infantil, problemas sócio-psicológicos (vítima de agressão na escola, por exemplo) e eventos marcantes (perda de um parente ou amigo, por exemplo).

Os dentes de leite começam a cair no sexto ano de vida, um por um, até a adolescência. O crescimento de peso e altura é pequeno e semelhante entre meninos e meninas, que continuam a ter peso e altura semelhantes. Quanto à força física, em teoria, meninos e meninas desta faixa etária têm força física semelhante, mas meninos, por geralmente serem mais incentivados pela sociedade a participar de atividades físico-esportistas, tendem a ter um pouco mais de força física do que as meninas.

10 Pré-adolescência

A partir dos 10 anos de idade, crianças passam a dar mais importância a um grupo de amigos que possuem gostos semelhantes.faixa etária que vai desde o décimo ano de vida é época de intensas mudanças físicas e psicológicas: é a chamada pré-adolescência. Nesse período da vida as crianças passam a ter mais responsabilidades (deveres), ao mesmo tempo em que passam a querer e exigir mais respeito de outras pessoas - particularmente dos adultos. A criança nesta faixa etária passa a compreender mais a sociedade, ordens sociais e grupos, o que torna esta faixa etária uma área instável de desenvolvimento psicológico.

A participação num grupo de amigos que possuem gostos em comum passa a ser de maior importância para a criança, onde o modelo dado pelos amigos começa a obscurecer o modelo dado pelos pais. Começam as preocupações como a expectativa de ser aceito por um grupo, ou certas diferenças em relação a outras crianças da mesma faixa etária se agravam aqui, e são um aspecto de maior importância na adolescência. Muitas vezes, pré-adolescentes sentem-se rejeitados pela sociedade, podendo desencadear problemas psicológicos tais como depressão ou anorexia, por exemplo.

A pré-adolescência é marcada pelo início das intensas transformações físicas que transformam a criança em um adulto; é o início da puberdade, marcada principalmente pelo aumento do ritmo de crescimento corporal e pelo amadurecimento dos órgãos sexuais.

A puberdade para as meninas chega entre o 10º e o 12º ano de vida, onde os primeiros pelos pubianos e nas axilas aparecem, vem a primeira menstruação, os seios começam a crescer. Neste período, as meninas passam, em média, a ser mais altas e mais pesadas que os meninos, onde a puberdade ainda não começou. A maturação dos órgãos sexuais inicia-se geralmente depois, no 11º ao 14º ano de vida. Somente mais tarde, no 12º ao 14º anos de vida, a puberdade começa para os meninos, começo de um alto crescimento físico (em altura, peso e força muscular), crescimento de pelos pubianos e nas axilas e engrossamento do timbre de voz. Com o pico do crescimento físico da maioria das meninas já havendo terminado, os meninos passam à frente das meninas, definitivamente, em peso, altura e força muscular. A maturação dos órgãos sexuais dá-se geralmente depois, no 14º ao 15º ano de vida.







CRIANÇAS NA PALESTINA



eminino são chamadas de meninas, e crianças do sexo masculinos são chamados de meninos. Uma pequena percentagem dos humanos são hermafroditas - embora o hermafroditismo seja apenas uma distinção biológica, e não necessariamente social ou psicológica. Fora as diferenças existentes no sistema reprodutor, meninos e meninas não diferem muito fisicamente entre si até o início da puberdade, com crianças de ambos os sexos, com a mesma idade, possuindo aproximadamente a mesma altura e o mesmo peso.

As crianças de ambos os sexos crescem em altura por igual até os nove - dez anos de idade, quando o início da puberdade nas meninas faz com que elas se tornem, na média, mais altas do que os meninos, até os doze anos de idade, quando a puberdade tem início nos meninos, com a altura e o peso médio dos meninos superando os das meninas. Uma criança de nove anos possui em média entre 130 a 140 centímetros de altura, nos Estados Unidos da América. Quanto à massa corporal, o peso médio dos meninos é entre 25 a 37 quilogramas, enquanto o peso médio das meninas é geralmente um pouco menor - possivelmente por causa de estereótipos impostos pela sociedade, embora alguns especialistas crêem que diferenças genéticas estejam por trás desta diferença. Uma criança não é necessariamente anormal se seu peso e/ou altura são maiores ou menores do que a média.


Um assunto muito discutido são as diferenças psicológicas entre meninos e meninas no que se refere à identidade sexual das crianças. Enquanto a maioria dos psicólogos acreditam que as diferenças psicológicas entre ambos os sexos seja determinada primariamente pelo ambiente onde a criança vive e pelos estereótipos impostos à criança pela sociedade, alguns especialistas, primariamente geneticistas, consideram que a genética possui maior peso nestas diferenças.

Diferenças de inteligência


As diferenças de inteligência entre diferentes crianças são feitas através de testes de quociente de inteligência. Tais testes servem para indicar a habilidade mental no geral de uma criança em relação à média de outras crianças da mesma idade. A média é igual a 100. A perfomance da criança no teste é pontuada. Cerca de dois terços das crianças são consideradas normais (pontuação entre 84 a 116). Um sexto pontuam mais do que 116, e são consideradas super-dotadas. Um sexto das crianças pontuam menos de que 84, neste caso, a presença de uma deficiência mental (e muitas vezes permanente - com vários graus de severidade) é considerada - embora várias crianças pontuem menos do que a média por causa de problemas psicológicos.

Os testes de quociente de inteligência são usados especialmente para o auxílio do diagnóstico de problemas neurológicos ou psicológicos, e também em testes que visam ao estudo da genética, seu papel no desenvolvimento de uma pessoa e no seu papel do desenvolvimento das diferenças entre diferenças psicológicas entre diversas pessoas. A pontuação de pessoas relacionadas geneticamente (ou seja, possuem laços de família) que fizeram pelo quociente de inteligência geralmente diferem menos do que as diferenças entre a pontuação de pessoas não relacionadas geneticamente, o que sugere que a genética tem um peso considerável - se não majoritário - na habilidade mental de uma pessoa. Porém, outros especialistas acreditam que é o ambiente no qual a criança vive que é o fator primário na formação psicológica e da habilidade mental. Estes especialistas fazem uso de estudos entre crianças culturalmente deprivadas - crianças que são criadas sem os estímulos necessários que as ajudam na educação escolar e/ou que sofrem de abuso infantil, e que possuem no geral um quociente de inteligência menor do que a média. O quociente de inteligência destas crianças, nos estudos realizados, aumentou muito após receberem cuidados especiais.

Já outros especialistas questionam o uso destes testes, e que tais testes não são eficientes para medir a habilidade mental e a inteligência como um todo de uma criança. Estes especialistas alegam que a inteligência envolve vários fatores - memória, lógica e originalidade, por exemplo, e que uma criança pode destacar-se em uma ou mais áreas enquanto sofre dificuldades em outras.

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O papel dos pais

Alice Liddell fotografada por Lewis Carroll.Os pais de uma criança possuem um papel fundamental no desenvolvimento psicológico da criança, além de serem os responsáveis pela sustentação dela. Uma das principais preocupações dos pais é ajudar a criança em desenvolvimento a crescer normalmente. A palavra normal possui dois sentidos, quando relacionada com o desenvolvimento infantil. A primeira delas é a ausência de anormalidades físicas e/ou psicológicas, que são consideradas anormais em toda sociedade e cultura. Estas anormalidades incluem epilepsia, esquizofrenia e doenças genéticas. A maioria destas doenças surgem por motivos que não relacionados com a forma com o qual os pais criaram a criança.

A segunda definição - onde os pais possuem grande influência - é se a criança possui certas habilidades ou traços, algumas delas valorizadas pelos pais, outras valorizadas pela sociedade onde a criança vive. Uma criança é considerada normal se ela possui estas características. Algumas destas características valorizadas internacionalmente incluem viver amigavelmente com outras pessoas, agir inteligentemente e de maneira responsável, e a comunicação. Estas últimas habilidades são essenciais para a vida de uma pessoa dentro de uma sociedade, e os pais possuem grande influência no desenvolvimento destas características. Crianças vítimas de negligência ou de abuso infantil (por parte dos pais), por exemplo, muitas vezes se comportam de maneira agressiva ou muito retraída com outras pessoas, por exemplo.

Já outras habilidades e traços são valorizados apenas por certas culturas. Por exemplo, nos países desenvolvidos e em vários países em desenvolvimento, espera-se da criança que ela aprenda eventualmente a ler e a escrever. Uma criança incapaz de adquirir esta habilidade pode ser vista como anormal. Porém, em vários países em desenvolvimento, espera-se muitas vezes que uma criança ajude seus pais a sustentar sua família. Tais crianças são consideradas muitas vezes normais - na sociedade onde elas vivem - se elas adquirem as habilidades necessárias para trabalhar e sustentar a sua família, bem como não são vistas como anormais se não sabem ler e escrever. Certas culturas como a "cultura ocidental" vêm o sexo masculino e o sexo feminino como iguais - ambos possuem os mesmos direitos - e meninos e meninas são criados igualmente. Já em outras culturas, traços considerados masculinos - como independência e competitividade - são considerados anormais entre mulheres, e, portanto, meninos muitas vezes são incentivados pelos pais a ter tais traços, enquanto tais traços entre meninas são reprimidos.

Os pais são especialmente responsáveis em cuidar da criança e de suas necessidades físico-psicológicas, do uso de recompensas e punições, e como modelos de comportamento. Em muitos casos onde há omissão dos pais em termos de afeto e relacionamento as crianças podem desenvolver sérios problemas emocionais. A chamada "terceirização da infância", termo usado pelo pesquisador José Martins Filho em seu livro "A criança terceirizada: os descaminhos das relações familiares no mundo contemporâneo", é uma realidade em várias partes do mundo e, principalmente, no Brasil.

Necessidades físicopsicológicas

Todas as crianças possuem algumas necessidades físicopsicológicas que precisam ser cumpridas e atendidas para que a criança cresça normalmente.

A principal necessidade física da criança é a alimentação, da qual as crianças são totalmente dependentes dos adultos nos primeiros anos de vida. Outras necessidades físicas importantes são limpeza e higiene, vestuário adequado e um abrigo. Espaço também é importante - para o exercício de jogos e brincadeiras. Além disso, a criança também depende dos adultos quanto ao aprendizado de bons hábitos de comportamento, tanto à sociedade que o cerca quanto a si mesma - mantendo uma higiene adequada, por exemplo, lavando as mãos antes de comer, não comer nada que tenha caído no chão, escovar os dentes diariamente, etc.

O desenvolvimento das vacinas diminuiu bastante as taxas de mortalidade infantil em muitos países - especialmente em doenças como sarampo, paralisia infantil e varíola (esta última já extinta). Em muitos países, os pais são obrigados a vacinar a criança, pelo menos contra certas doenças como sarampo, paralisia infantil, tuberculose, tétano e difteria, por exemplo. Caso os pais não levem as crianças a postos de vacinação, as crianças poderão ser suspensas da escola, e em casos mais graves, os pais podem perder a guarda da criança. Algumas destas vacinas requerem reimunização - a aplicação de uma nova dose da vacina - regularmente.

As necessidades psicológicas da criança são determinadas pelas habilidades e pelos traços de personalidade que os pais esperam que seu filho desenvolva. Algumas destas são incentivadas em toda sociedade, outras apenas em certas culturas. Todas as crianças possuem certas necessidades psicológicas - como sentir-se amadas e queridas pelos pais.

Espera-se mais responsabilidade e maturidade da criança quando esta passa a ir à escola regularmente - a partir dos seis ou sete anos de idade. As crianças passam a frequentar regularmente um lugar onde regras existem, que devem ser cumpridas - e onde os padrões de comportamento não mudam de um dia para o outro.

Problemas sócio-econômicos




Muitas crianças (principalmente em países subdesenvolvidos) experimentam diversos problemas como alimentação reduzida ou desequilibrada (desnutrição), trabalho infantil, ausência de habitação, AIDS, entre outros. Com o objectivo de solucionar estes problemas a UNICEF promove diversas campanhas de recolhimento de fundos monetários para poder apoiá-las nesses países.

Significado do choro



O choro é o meio mais eficaz para manifestar uma necessidade ou um mal-estar. Os psicólogos têm procurado identificar os vários tipos de choro com as situações que o motivam. Assim, distinguem-se geralmente quatro padrões de choro: choro básico de fome, choro de raiva, choro de frustração e choro de dor, e/ou ainda de cansaço e desconforto.

O sorriso de um bebê



O sorriso é uma das formas de comunicação que desencadeia confiança e afeto reforçando os esforços dos adultos em satisfazer o bebê. O primeiro sorriso pode ocorrer após o nascimento, de modo espontâneo, efeito da atividade do sistema nervoso central.

Depois da alimentação e ao adormecer, é frequente esboçar um sorriso que pode ser também desencadeado pelos sons emitidos pelos progenitores. Estes sorrisos são automáticos, reflexos e involuntários.

O sorriso é um sinal que reforça as relações positivas do adulto favorecendo a sua repetição. É um comportamento intencional que visa manter a comunicação com aqueles que tratam do bebê.

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A criança de hoje será o homem de amanhã, como tal deve ser acarinhada, amada, educada, ter alimentação adequada, ser livre, possuir os bens essênciais ao seu desenvolvido, só assim poderemos ter crianças felizes, e isso se irá reverter no dia de amanhã, com pessoas saudáveis, pessoas bem formadas, pessoas que guiarão seus povos, sem rancor, sem ódio.




Se cada um de nós contribuir, com pouco que sejam será muito para ajudar os milhões de crianças carenciadas, basta um pequeno contributo monetário ou ofertas de livros ou vestuário para aliviar o sofrimento dessas crianças.




Existem muitas organizações mundias de ajuda às crianças, a UNICEF muito está fazendo nesse campo, devemos pois unir esforços, dando as mãos ajudando essas crianças, para que possamos ver no seu rosto o riso e a alegria.




O articulista e seus filhos contribuem através da World Vision, na educação de algumas crianças em Africa, e como e bom recebermos noticias, escritas por elas, e saber-se que elas, como nosso pequeno apoio, muito se tem desenvolvido a todos os níveis.
Sejamos pois solidários para quem precisa, fazendo o bem sem olhar a quem.



NOVO COMPUTADOR

Durante cerca de 3 anos o signatário usou um computador caseiro, daqueles cuja caixa é grande e pesada, esse pc, montado num vão de escada, aqui em Macau, porém ao qual o articulista se adaptou a 100%.
Porém, as avarias ou entrada de virus eram constantes, as tais entradas automáticas de Up-date eram frequentes e uma delas deu o aviso, dizendo que o pc do articulista se encontrava em risco, o solfwarew que continha não era original, e coisas assim!...

Para tentar dar a volta a este problemas, no passado dia 19 de Outubro, o articulista aventureou-se a comprar um note book da SAMSUNG modelo R 470, tal como se pode ver na foto acima inserida.

O velho pc, foi hoje de novo até à oficina, veremos se terá arranjo, o que obrigou o articulista a usar o note book desde ontem, e como não está ainda familiarizado com ele, a escrita e as fotos que eram usuais nos seus modestos artigos, estão agora difícies de serem postados.

Falta ainda o calo, o teclado é diferente, as letras são mais miudinhas, o que dificulta imenso o seu trabalho, a falta de programas e a não ligação ao scanar são outros motivos, que estão a desmotivar o articulista, veremos como as coisas irão decorrer.

Como bem diz o ditado, carroça nova para burro velho é dificil de conduzir rsrsrsr.

Peço desculpas da falta de assiduidade e das notícias quase em directo, que eram seu apanágio, mas irá o articulista tentar ir aprendendo e dentro dos possíveis ir postando algo de interesse.

RESTAURANTE SANTOS - TAIPA - MACAU


O meu estimado amigo e compadre Santos que tive o prazer de conhecer nos Serviços de Marinha e apreciar a óptima comida que confeccionava, após terminar a sua comissão de serviço em Macau, passou à reserva e aventurou-se a abrir um restaurante na Rua do Cunha no. 20 na ilha da Taipa.
Faz hoje 20 anos que, com muito trabalho, inteligência e sacrifício abriu as portas ao público.
Está pois de parabéns este grande alentejano, que com sua simpatia e óptima comida que confeciona nos tem cativado.




Não estive presente na festa de aniversário, é certo, mas passei por lá para desejar os meus sinceros parabéns e dar-lhe um forte abraço muito sentido.




Aqui estão os dois alentejanos, por sinal até vizinhos, em Portugal, ele de Arraiolos e eu de Évora, e como ele muito bem disse, passou 20 anos no Alentejo, o articulista ainda menos, depois, ele alistou-se na Marinha onde permaceu durante 20 anos. À 20 anos que se encontra em Macau, e à 20 anos que é proprietário do famoso Restaurante Santos, sito na Rua do Cunha no. 20 na Ilha da Taipa.

Pelos visto o número 20 é um número de sorte e tem sido esse que têm marcado a sua vida.

Tal como o Mestre Santos o articulista veio para Macau em comissão de serviço militar, ele na Marinha e o articulista no Exército, depois, tal como Mestre Santos, ficou em Macau, mas a diferença entre ambos é enorme, 45 anos de estada em Macau tem o articulista e o Mestre Santos 20, mas ambos nos cruzámos na Marinha.

Ele, o Mestre Santos por Macau quis ficar e continuar a fazer aquilo que mais gosta, servir o público com suas maravilhosas comidas, tem sido um sucesso e oxalá assim continue por muitos e belos anos.

O articulista, esse, assim que se aposentou, nada mais quis fazer, senão gozar a vida e correr os quatros cantos do mundo e ir escrevendo, a seu modo as suas vivências.






O Mestre Santos com o seu prestigiado restaurante, vão dando a conhecer aos povos orientais, a boa comida portuguesa, já não falando dos seus habituais freguezes, que muito apreciam e não dispensam a nossa boa comida. É desta forma que ao longo dos anos tem cativado a freguesia, a sua amabilidade, a sua gentileza alianada à óptima comida que apresenta, muito tem prestegiado Portugal.


Meus sinceros parabéns e muitos anos de vida e de boa comida, são os votos cá do compadre.
















quinta-feira, novembro 19

56 GRANDE PRÉMIO DE MACAU














O barulho dos motores já se fizeram ouvir em Macau, os treinos, começaram esta manhã.





Programa
56º GRANDE PRÉMIO DE MACAU - WINDSOR ARCH
PROGRAMA PROVISÓRIO
(19 a 22 de NOVEMBRO de 2009)

19 DE NOVEMBRO (QUINTA-FEIRA)
06:00

Fecho do Circuito
06:30
07:00
Inspecção do Circuito
07:30
08:15


Treinos livres do Grande Prémio de Motos de Macau – 43a Edição
08:40
09:20


Treinos livres da Corrida Hotel Fortuna de Macau e Interport de Hong Kong
09:40
10:10


Treinos livres da Macau Road Sport Challenge
10:30
11:00


Treinos livres do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3
11:20
12:00


Treinos livres da Corrida de Carros de Turismo CTM Macau
12:20
12:50


Teste do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo Marriott da FIA - Corrida da Guia de Macau – apoio SJM
13:10
13:40


Treinos livres da Fórmula BMW Pacific
14:00
14:45


Treinos do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 (cronometrados)
15:25
16:10


Treinos do Grande Prémio de Motos de Macau – 43a Edição (cronometrados)
18:30
**
Abertura do Circuito



20 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA)
06:00

Fecho do Circuito
06:30
07:00


Inspecção do Circuito
07:30
08:30


Treinos do Grande Prémio de Motos de Macau – 43a Edição (cronometrados)
08:45
09:15


Treinos livres do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo Marriott da FIA –Corrida da Guia de Macau – apoio SJM
09:35
10:05


Treinos da Corrida Hotel Fortuna de Macau e Interport de Hong Kong (cronometrados)
10:25
10:55


Treinos da Macau Road Sport Challenge (cronometrados)
11:15
11:45


Treinos livres do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3
12:15
12:45


Treinos livres do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo Marriott da FIA – Corrida da Guia de Macau– apoio SJM
13:05
13:35


Treinos da Corrida de Carros de Turismo CTM Macau (cronometrados)
13:55
14:25


Treinos da Taça GT Macau (cronometrados)
14:45
15:30


Treinos do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 (cronometrados)
15:50
16:40


Treinos do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo Marriott da FIA – Corrida da Guia de Macau – apoio SJM (cronometrados)
18:30
**
Abertura do Circuito



21 DE NOVEMBRO (SÁBADO)
06:00

Fecho do Circuito
06:30
07:00


Inspecção do Circuito
07:30
07:50


Treinos livres do Grande Prémio de Motos de Macau - 43a Edição
08:15
08:45


Treinos da Taça GT Macau - (cronometrados)
09:15
10:05


Corrida Hotel Fortuna de Macau e Interport de Hong Kong - 10 voltas
10:30
11:20


Macau Road Sport Challenge - 10 voltas
11:50
12:50


Corrida de Carros de Turismo CTM Macau - 12 voltas
12:55
13:25


Evento Especial
13:45
14:35


Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 - (Prova Classificativa) - 10 voltas
15:15
16:15


Grande Prémio de Motos de Macau - 43a Edição – 15 voltas
16:30
17:00


Treinos da Fórmula BMW Pacific - (cronometrados)
18:30
**
Abertura do Circuito



22 DE NOVEMBRO (DOMINGO)
06:00

Fecho do Circuito
06:30
07:00


Inspecção do Circuito
07:50
08:05


Treinos livres do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo Marriott da FIA – Corrida da Guia de Macau – apoio SJM
08:20
08:40


Treinos livres do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3
09:10
10:00


Fórmula BMW Pacific - 10 voltas
10:30
11:20


Taça GT Macau – 10 voltas
11:55
14:05


Campeonato do Mundo de Carros de Turismo Marriott da FIA – Corrida da Guia de Macau – apoio SJM2 corridas de 9 voltas com 15 minutos de intervalo
14:15
14:45


Evento Especial
15:00
15:15


Dança do Leão
15:30
16:30


Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 – 15 voltas
18:30
**
Abertura do Circuito

* O programa está sujeito a alterações sem aviso prévio.
(**) Se as condições permitirem a abertura do circuito, antes da hora marcada, será anunciado.














quarta-feira, novembro 18

HAMMERFEST - NORUEGA







Noruega Hammerfest


Condado Finnmark

Número 2004

Sede Hammerfest

Área 847 km²


Densidade 9 157 hab.

10 hab/km²

Idioma Neutral




Hammerfest é uma comuna, cidade-porto da Noruega, no condado de Finnmark, com 847 km² de área e 9 157 habitantes (censo de 2004), situada na ilha de Kvalo, a 480 km do Círculo Polar Ártico. É a cidade com mais de 6.000 habitantes mais a norte no mundo.

O seu magnífico porto é uma base de pesca baleeira das ilhas Svalbard.

Nesta cidade, o Sol não se põe de Maio a Setembro e não aparece de 18 de Novembro a 1 de Fevereiro.

Esta cidade foi destruída pelas tropas alemãs em 1940.