Entraram já em funcionamento as duas lanchas, construídas nas Oficinas Navais de Macau e adquiridas pela nova Companhia Concessionária do Exclusivo do Transporte de passageiros entre Macau e as Ilhas da Taipa e Coloane, para as referidas carreiras.
Com a inauguração, feitas à dias, da nova companhia, cessou as suas actividades a antiga companhia concessionária.
Fonte - Jornal Notícias de Macau - 02/09/1964
===========================================================
As referidas lanchas, Hoi Veng e Hoi Heng, tinha como base a ponte 3 do Porto Interior e faziam os seguintes horários:
PARA A ILHA DA TAIPA
06.30 horas, 09.00, 11.15, 17,45, 20.30 e 23.45 horas
PARA A ILHA DE COLOANE
07.30 horas, 10.00, 12.15, 20.00 e 23.15 horas
Estas carreiras estavam condicionadas com as marés e com o estado do mar, muitas das vezes esses horários não eram cumpridos.
===============================================================
Já o senhor Antunes Lourenço, em seu blog se referia ao seguinte:
Da Oficina de Carpintaria é justo referir, para além da construção de três novas vedetas em madeira de teca para a Polícia Marítima, trabalhos de carpintaria de moldes para fundição de peças de que é de destacar o molde da cabeça para um dos motores da MELCO, trabalho a todos os títulos extremamente complexo. E ainda!- Um dos legados mais incómodos do camarada anterior, o “ferry” para Coloane.
O Eng. N. desenhou o “ferry”, mas este teria de passar em águas muito baixas e logo o calado não poderia ultrapassar uns 50 ou 60 cms, já não estou bem certo. Dois motores Magirus, as hélices em túnel, uma ponte mesmo quase na proa e depois de tudo isto, governar não era com ele. Como o que não tem remédio remediado está, só melhorou quando se lhe aplicaram uns lemes tipo esparrela..Nunca navegou como deve ser. Mais tarde vi uma fotografia em que apareceu o dito ferry com o nome de “Hoi Heng”, fazendo a ligação Macau- Taipa Coloane.
Ferry para Coloane
Nenhum comentário:
Postar um comentário