BOMBEIRO PORTUGUÊS
Hoje, dia 4 de Maio comemora-se, em vários países da Europa, o Dia Internacional do Bombeiro.
Podem ser militares, no caso da grande maioria dos estados Brasileiros, ou então civis e voluntários, como ocorre em alguns países europeus e nos EUA.
Bombeiros em Portugal
Bombeiros Municipais (Sapadores e Municipais);
Bombeiros Privativos (de empresas industriais, florestais, etc.);
Bombeiros Voluntários;
Bombeiros Militares.
Bombeiros Marítimos (Brasil)
Os Corpos de Bombeiros Sapadores e Municipais existem nos municípios mais importantes, constituindo um departamento dependente da respectiva Câmara Municipal. Enquanto que os Corpos de Bombeiros Sapadores são inteiramente constituídos por profissionais, os municipais englobam tanto profissionais como voluntários em tempo parcial.
Actualmente existem apenas os seguintes corpos de Bombeiros Sapadores:
- Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto;
Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra; - Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga;
Companhia de Bombeiros Sapadores de Gaia; - Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal.
São bombeiros privativos de grandes empresas industriais, portuárias, aeroportuárias, ou florestais; os quais são vocacionados para a actuação especializada no seu ramo de actividade. Exemplos disso são: ANA Aeroportos; Auto Europa; Hotel Meridien Lisboa; TAP;dentre outros.
Bombeiros Militares
O Exército, a Marinha e a Força Aérea,dispõem de Corpos de Bombeiros para combate a incêndios e operações de socorro em algumas das suas unidades. Os Bombeiros das bases da Força Aérea são chamados Operadores de Sistemas de Assistência e Socorro (OPSAS). Os Bombeiros das unidades da Marinha são chamados Especialistas de Limitação de Avarias. Na Guarda Nacional Republicana foi criada em 2006 uma unidade especializada em operações de combate a incêndios florestais e Protecção Civil, denominada Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS). O GIPS funciona como uma força de primeira intervenção cujas equipas actuam rapidamente, transportadas por helicópteros ou veículos ligeiros, em áreas de risco, realizando uma primeira intervenção até à chegada de reforços com equipamento mais pesado.
Bombeiros Maritimos
O GBMAR surgiu em 1995 e hoje, com uma nova sede, tem condições para oferecer uma maior segurança aos banhistas. Além dos ganhos para a Corporação, que conseguiu aliar a parte administrativa à operacional e agilizar a comunicação interna, os bombeiros marítimos agora contam com um centro telefônico, alojamento e refeitório, conquistando melhorias nas condições de trabalho.
Dentre os serviços prestados à população, podem ser destacados ainda o resgate de embarcações à deriva, de pessoas ilhadas e de objetos de valor, como automóveis, a prevenção aquática e o socorro em situações de acidentes causados por animal marinho. No estado de São Paulo este serviço é efetuado pelo Salvamar-Paulista, que é a Unidade do Corpo de Bombeiros responsável pelo salvamento marítimo e serviço de prevenção à afogamentos (Guarda-Vidas). O Salvamar-Paulista é dividido em três sub-grupamentos de Guarda-Vidas (litoral sul, centro e norte do estado) e um sub-grupamento naval, composto por dois navios de busca e salvamento e por lanchas off-shore.
As embarcações leves (moto aquáticas e botes infláveis de salvamento) são vinculadas aos sub-grupamentos de guarda-vidas, sendo que cada Posto Marítimo (cada cidade) possui uma frota de embarcações rápidas de salvamento (moto aquáticas e botes infláveis de salvamento), além do efetivo de Guarda-Vidas espalhados pelas praias, na prevenção e salvamento de afogados.
Bombeiros no Brasil
No Brasil o serviço de bombeiro mais conhecido é o mililtarizado. Porém também existe o bombeiro civil; o qual é empregado nas empresas (normalmente nas brigadas de incêndio) ou participa de atendimento público como voluntário ou contratado, ou ainda como funcionário municipal.
No Brasil existem mais de 5.500 municípios e, destes, menos de 350 possuem bombeiros militares. A solução, principalmente na região sul do país, tem sido os bombeiros civis, que atuam como voluntários em ONGs. No Estado do Paraná existe o Projeto Bombeiro Comunitário, que é uma parceria entre o Estado do Paraná e os municípios, onde o governo estadual fornece viaturas, o financiamento para a construção dos Postos de Bombeiros e coloca à disposição um bombeiro militar (sargento), pertencente ao Corpo de Bombeiros, que será o responsável pelo treinamento do efetivo, realização de vistorias técnicas e organização geral do posto; e as prefeituras municipais colocam à disposição funcionários municipais, denominados Agentes de Defesa Civil. O projeto se destina aos municípios que possuem um índice menor de ocorrências, para dar uma primeira resposta no combate a incêndios à população destes municípios.
O Bombeiro Civil existe como profissional nos grandes centros desde os idos anos de 1960, principalmente nas grandes montadoras automobilísticas e metalúrgicas.Como voluntário desde 1835. Para ser um Bombeiro Civil a pessoa precisa ser aprovada em um curso de formação regido preferencialmente pela NBR 14608 da ABNT e recentemente pela Lei 11.901 de 12 de Janeiro de 2009.
Existem várias escolas em todo pais e poucas sérias, mas ainda não existe regulamentação aprovada (alguns projetos de lei são expressivos), dando margem a ilegalidades pouco ou nada combatidas. Certo é que o Bommbeiro Profissional Civil, já conquistou muitos avanços, entre eles a NBR 14608 da ABNT e sua Menção na IT 17 Item 5 do Decreto Estadual 46076 de 2001 que culminou com a Lei 11.901 acima mencionada. Um dos grandes desafíos do bombeiro profissional civil no Brasil é a união, bem como ser dotado de aparelhamento e especializações como o bombeiro militar, uma vez que ao contrário daquele, este tem que pagar por sua especialização.
Não a obtem às custas do estado. Há ações isoladas como a do Grupamento Organizado de Bombeiros Civís de São Paulo, outra grande referência no apoio ao Bombeiro Civil, está no trabalho feito pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, que passou a avaliar e credenciar o Bombeiro Civil em atuação naquele estado.
Combate a incêndios urbanos;
Combate a incêndios industriais;
Resgate em grande ângulo;
Emergência médica pré-hospitalar;
Salvamento aquático.
Desencarceramento em acidentes rodoviários e ferroviários;
Intervenção em incidentes eléctricos;
Intervenção em incidentes hidráulicos;
Intervenção em incidentes com matérias perigosas;
Intervenção em incidentes com redes de gás;
Corte de Árvores em risco iminente de queda;
Captura de animais correndo ou oferecendo risco.
Resgate de corpos ou bens submersos.
Prevenção contra Incêndio e Pânico.
Veículos de socorro e luta contra incêndios
Veículos tanque tácticos (urbanos, rurais e florestais);
Veículos tanque de grande capacidade;
Veículos com equipamento técnico de apoio;
Veículos de apoio alimentar;
Veículos de apoio a mergulhadores;
Veículos com escada giratória;
Veículos com plataforma giratória;
Veículos de socorro e assistência (tácticos e especiais);
Veículos de protecção multiriscos (tácticos e especiais);
Veículos de comando táctico;
Veículos de comando e comunicações;
Veículos de gestão estratégica e operações;
Veículos de transporte de pessoal (táctico e geral);
Veículos para operações específicas.
Ambulâncias de transporte múltiplo;
Ambulâncias de socorro;
Ambulâncias de cuidados intensivos;
Veículos de socorro e assistência médica.
Botes de socorro e resgate (pneumáticos e semi-rígidos);
Lanchas de transporte geral;
Motos de reconhecimento e salvamento aquático.
Helicópteros de avaliação e coordenação;
Helicópteros bombardeiros (ligeiros, médios e pesados);
Aviões de reconhecimento e coordenação;
Aerotanques (ligeiros, médios e pesados).
Os Soldados da Paz como é vurgar chamarem-se aos Bombeiros, cuja lema e VIDA POR VIDA, esse nobres homens e mulheres, na sua grande maioria voluntários, prestam um humanitário serviço à população portuguesa.
Em Macau o Corpo de Bombeiro está integrado nas Forças de Segurança de Macau e são funcionários públicos.
A esses bravos homens o meu muito obrigado pela sua dedicação e empenho.
Um comentário:
Grande amigo! Justa e bela homenagem! Grande abraço!
Postar um comentário