No ano de AD 1835 o Bispo Courvesy foi nomeado pelo Santo Padre em Roma como o primeiro bispo do Sião, região asiática, incluindo Tailândia, China, Laos, Camboja, Malásia e Singapura. Ele convidou Padre. Albrand que dominava o idioma chinês, a partir de Cingapura para ajudar com o trabalho pastoral no Calvário ou Igreja do Rosário em Talad Noi, em Banguecoque, Tailândia.
Numa viagem missionária o padre. Albrand passou pelo Vale do Rio Maeklong. Ao chegar a um vilarejo sito no canal de Simuen, encontrou oito famílias chineses católicas que tinham saído da igreja do Calvário e se estabeleceram nesta plantação de terra fértil.
Quando o Padre. Albrand foi ordenado bispo da China, o Padre. Dupond sucedeu-lhe de acordo com a delegação do Bispo Paluegua.
No ano de 1847 havia cerca de 200 católicos e eles construíram uma igreja de madeira com telhado de palha em terras do Sr. Francisco Ngai, dando'lhe o nome de Igreja Sala Daeng (salão vermelho) ou Igreja de Raung Yao (Branch Canal Long), porque a igreja estava situada perto da canal de irrigação.
Em 1850, Padre. Marin adquiriu um pedaço de terra perto do canal Saduak Damnern que ligava os rios Tajeen e Maeklong. Ele dedicou esta boa terra em honra de Nossa Senhora da Natividade.
Agora, passamos a ver como a igreja de hoje foi construído. No ano de 1890, o Padre Paulo Salmon, cuja estátua está na frente da residência paroquial, orou e iniciou o trabalho da colocação do cimento. Ele comprometeu-se supervisionar a construção, bem como a captação de recursos a partir de lugares tão distantes como Bangkok, Paris e Roma.
Depois de seis anos com a providência de Deus, ele foi capaz de celebrar a inauguração no dia 11 de fevereiro de 1896. Todo o material velho tinha sido removido para construir uma sala polivalente que se tornou a Capela Maria Helpy .
Depois de seis anos com a providência de Deus, ele foi capaz de celebrar a inauguração no dia 11 de fevereiro de 1896. Todo o material velho tinha sido removido para construir uma sala polivalente que se tornou a Capela Maria Helpy .
Que visão maravilhosa esta igreja possui, construída século atrás, em um belo estilo gótico. As paredes foram construidas com tijolos de barro altamente aquecidos e revestidos com melaço de cana misturado no cal.
A cor das paredes exteriores foi criada pela mistura de pó de carvão. Os vitrais feitos pelo Co. Hector de França, revelam passagens biblicas e a vida de Nossa Senhora.
A cor das paredes exteriores foi criada pela mistura de pó de carvão. Os vitrais feitos pelo Co. Hector de França, revelam passagens biblicas e a vida de Nossa Senhora.
Durante a Segunda Guerra Mundial algumas partes da igreja e os vitrais ficaram arruinados. Após a guerra o pároco iníciou sua reparação e melhorando o aspecto, trabalho este que durou até ao ano de 1993.
Em 1994, a Diocese de Ratchaburi, supervisionou a renovação da igreja durante quase cinco anos, preparando a mesma para a festevidade de seu centenário.
Esta Catedral em uma das mais belas igrejas em estilo gótico na Tailândia.
Depois de visitada esta maravilhosa igreja, podendo assistir à missa de domingo, seguimos para a Igreja de Santo António, localizada no distrito de Damnoen Saduak
Os vestígios do Catolicismo na Ásia são de um beleza ímpar, Amigo Cambeta.
ResponderExcluirE comovem.
Aquele abraço!!
Parabéns por estas fotos e pela história do catolicismo na Ásia.
ResponderExcluirMaravilhosas construções materiais e humanas.
Estimado Amigo Pedro Coimbra,
ResponderExcluirÉ impressionante a fé dos tailandeses, num país onde 90% da população é budista.
Existem imensas igrejas católicas na Tailândia e o nímero de fiéis continua a subir.
Eu fico sempte imperssionado quando visito igrejas católicas aqui no reino, vendo a fé desses fiéis, e junto às igrejas existem escolas, que são muito frequentadas por alunos tailandeses.
Abraço amigo
Estimado Amigo e Ilustre Romancista Luís Coelho,
ResponderExcluirNada tem que agradecer estimado amigo, da minha parte tenho sempre o empenho de dar a conhecer algo que vós ai por Portugal desconhecem.
A igreja visitada é linda, mas mais lindo é a fé dos tailandeses que sempre me admira imenso.
Foi depois visitar a Igreja de Santo António, e é impressionate que num local daqueles existam tantos fiéis.
Abraço amigo