
Quatro foram as moradias em Macau em que o articulista viveu, mas desde o ano de 1997 passou a habitar o Edifçio Fortuna sito na Praça de Lobo de Ávila.
Segundo a Toponímia de Macau, do Padre Manuel Teixeira, esta Praça começa na Rua do Chunambeiro e na Rua da Praia do Bom Parto e termina na Rua da Praia Grande, à entrada da Calçada do Bom Jesus.

José Maria Lobo de Ávila nasceu a a 29 de Fevereiro de 1817 em Lisboa e ali faleceu a 7 de Agosto de 1889, sendo filho do Coronel de Infantaria Joaquim Anastácio Lobo de Ávila e de Mariana Vitória de Mendonça Pessanha Mascarenhas.
Assentou praça como voluntário no 2 Batalhão de Artilharia a 9 de Agosto de 1833, distinguindo-se na defesa das linhas de Lisboa contra os miguelistas em 1834. No ano seguinte, seguiu para África como Alferes, regressando a Portugal no ano de 1869, como Coronel, sendo promovido a General de Brigada em 1882.
Foi Governador de Macau e ministro plenipotenciário na China, no Sião e no Japão (7-12-1874 a 30-12-1876); sendo condecorado com a Legião de Honra pelos serviços prestados à França em Macau.
Foi deputado em várias legislaturas, par do reino pela Guarda e vogal do Supremo Tribunal Militar.
Era Oficial das ordens da Conceição e de Avis.
================================================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário