Tuk-tuk (tailandês: ตุ๊กตุ๊ก or ตุ๊กๆ, IPA: /ˈðʊkˈðʊk/) é um triciclo com cabine para transporte de dois, três ou seis passageiros muito utilizado em grandes cidades da Tailândia, Índia e do sudeste asiático, nas quais o trânsito é muito congestionado.
Recentemente, alguns países europeus adoptaram também este meio de transporte.
Em Portugal, a primeira cidade a acolher o Tuk Tuk foi Coimbra e, é utilizado para fazer passeios turísticos pela alta e baixa da cidade e, Santa Clara, passando por vinte e quatro pontos de interesse turístico, cultural, desportivo e religioso.
A iniciativa levada a cabo pela empresa OdaBarca - Animação Turística do Mondego, S.A., teve como mentor deste projecto o seu director comercial, Renato Ladeiro, que descobriu as potencialidades deste meio de transporte numa viagem à Tailândia.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Os simpáticos táxis de três rodas, comuns na Tailândia, ganharam uma versão europeia mais moderna e ecológica. Uma empresa holandesa anunciou o lançamento de tuk tuks elétricos para transporte público.
A Tuk Tuk Factory decidiu apostar na fabricação local de tuk tuks elétricos por causa das rígidas leis europeias para a homologação de veículos importados. Seria mais trabalhoso para a empresa adequar os tuk tuks importados às regras de segurança e de controle de emissão de poluentes do que fabricar um do zero.
Assim, a partir do desenvolvimento de uma bateria de 400 kg, a Tuk Tuk Factory elaborou o projeto do veículo elétrico ao redor dela. De acordo com a empresa, a bateria de solução ácida de 15 kWh, quando totalmente carregada, oferece autonomia de 70 a 80 km, dependendo das condições de uso. O veículo usa um motor de 72V. O tempo de recarga da bateria é de 10 a 12 horas.
A versão do tuk tuk elétrico para três ocupantes e a para carga atingem 50 km/h de velocidade máxima. Por outro lado, a limotuck — versão para seis pessoas — não passa dos 35 km/h.
Segundo informações da fabricante, em breve três novos modelos chegarão ao mercado europeu com a opção de baterias de íons de lítio, mais rápidas para recarregar. Os tuk tuks elétricos custam entre US$ 15.110 e US$19.231, de acordo com a versão escolhida.
Fonte - O táxi em destaque
Os tuk tuks na tailândia utilizam o gás como combustível, são incriveis, andam muito rápido e fazem um barulho bem característico, fazem as curvas a alta velocidade o que deixa alguns dos passageiros com os cabelos em pé.
O preço de cada corrida varia da distância, porém não fazem longas viagens.
Este meio de transporte é utilizado para o transporte de pessoas e de materiais.
O jeitão que eles dão no trânsito caótico de Banguecoque, Amigo Cambeta.
ResponderExcluirOs Tuk Tuks são giros, eheheheh.
ResponderExcluirEstimado Amigo Pedro Coimbra,
ResponderExcluirE verdade que dao um jeitao, mas tambem ajudam ainda a polouir ainda mais.
Um abraco amigo
Estimada Comadre Carlota,
ResponderExcluirOs Tuk tuks sao lindos e bem verdade, mas eu e que nao condiziria algum, embora esteja na foto junto de um, no 85 andar do Baiyoke Sky Hotel em Bangkok
Abraco amigo
Estimado confrade e amigo António Cambeta!
ResponderExcluirEste meio de transporte seria uma alternativa viável para o insuportável trânsito paulistano.
Caloroso abraço! Saudações transitáveis!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP