o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, setembro 28

JANTAR NO SUKISHI



O Jantar da noite de 28 de Setembro, uma comida maravilhosa, que foi papada, pela família Cambeta num restaurante Japonês, No Centro Comercial Aveneu, bem perto da casa onde reside o articulista, em Bangkok.




Uma salada de salmão


Tao Fu

Arroz frito à moda coreana


Arroz com alho

Carnes variadas para grelhar




Sopa, salada e um pratinho com tao fu


Lula recheada




Alho, piri piri e limao para temperar as comidas a gosto


 
Molho com sementes de sesamo


A bica da ordem

Fruta para a sobermesa



O restaurante, seus extractores e a familia sentada à mesa




Uma borboleta feita de manga.

AQUI TAILÂNDIA: TAILÂNDIA - SOMOS POUCOS MAS BOA GENTE LUSA

AQUI TAILÂNDIA: TAILÂNDIA - SOMOS POUCOS MAS BOA GENTE LUSA

domingo, setembro 26

BANGKOK

DIA MUNDIAL DA CONTRACEPÇÃO



Este ano vai ser comemorado, pela primeira vez, o Dia Mundial da Contracepção, que terá como tema genérico a educação sexual de jovens adultos.

A data escolhida para promover a qualidade do planeamento familiar a nível internacional e aumentar a consciência pública sobre a contracepção é o dia 26 de Setembro.

Em Portugal, a Associação para o Planeamento da Família (APF) vai comemorar a data com o colóquio “O Uso dos Contraceptivos em Portugal - Situação Actual / Perspectivas de Intervenção”, em que serão apresentados os dados do inquérito nacional sobre a utilização de contraceptivos entre os portugueses.

O evento, que decorre hoje, 25 de Setembro, pelas 17h30, no Hotel Sheraton em Lisboa, tem entrada gratuita. A iniciativa conta com a participação de médicos especialistas do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, da Direcção Geral da Saúde, da APF e da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia.

O novo Dia Mundial da Contracepção foi ontem, 25 de Setembro, oficialmente lançado em Berlim, Alemanha, com uma reunião de organizações não governamentais, associações de planeamento familiar e empresas farmacêuticas.

Para saber mais, consulte:

Colóquio “O Uso dos Contraceptivos em Portugal - Situação Actual / Perspectivas de Intervenção” – Adobe Acrobat – 107 Kb

Associação para o Planeamento da Família

Portal da Saúde



ICE MONSTER



About Us

Um novo método, salutar e gostoso, de comer gelo.

Carregue no link About Us e poderá ver as imagens e saber a história deste gelado, original das Filipinas, que, nos dias de hoje se pode comprar em quase todos os países asiáticos.
É bom, bonito e barato

Dia Europeu das Línguas 2010


Portugal celebra hoje o Dia Europeu das Línguas, uma iniciativa europeia que "tem em vista valorizar a diversidade linguística e cultural, bem como insistir na aprendizagem de línguas ao longo da vida".

(DR (arquivo))

Em Portugal, a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação associa-se à data, organizando uma sessão comemorativa na qual serão entregues menções honrosas aos alunos e professores que participaram no concurso As Línguas abrem caminhos.

Na mesma sessão comemorativa, que decorrerá a partir das 14h30 na DGIDC, em Lisboa, será lançado o CD-Rom "Histórias para que vos quero" e apresentado o "Portefólio Europeu das Línguas" para o 1º ciclo de escolaridade.

A comemoração do Dia Europeu das Línguas é uma iniciativa do Conselho da Europa assinalada nos 46 Estados membros, que já vai no seu 6º ano consecutivo.

Exposições, sessões de contos, aulas e conferências são algumas das iniciativas que vão decorrer nos 46 Estados que este ano assinalam a data e que visam "promover a aprendizagem de línguas e celebrar a diversidade cultural e linguística".

A esta iniciativa europeia de valorização das línguas associaram-se recentemente outros continentes, através da organização de um Ano Especial nos Estados Unidos da América (2005) e na África (2006).

Fonte - O Publico



Anualmente são gastos mil milhões de euros com tradutores e intérpretes, mas o resultado é o inglês que reina. Setenta e dois por cento dos documentos são redigidos primeiro em inglês. Os restantes são em francês e alemão, as outras duas línguas de trabalho.

Mas para marcar o Dia Europeu das Línguas, celebrado este domingo 26 de Setembro, o Eurostat publicou dados sobre o estudo de línguas na União. Trinta por cento dos adultos europeus dizem saber uma língua estrangeira número que sobe para 49% anualmente em Portugal.  

Fonte - Euro News



Este ano, o Dia Europeu das Línguas terá como temas centrais as empresas e o emprego e será assinalado com a realização de uma série de eventos relacionados com as línguas por volta do dia 26 de Setembro.

As línguas são boas para os negócios. Esta é a principal mensagem da edição deste ano do Dia Europeu das Línguas. Ter trabalhadores que conhecem outras línguas é um trunfo valioso para qualquer empregador, visto que facilita a entrada nos mercados externos. E quem anda à procura de trabalho e aprende uma língua estrangeira pode melhorar as suas perspectivas de emprego.

O Dia Europeu das Línguas promove a aprendizagem de línguas em qualquer idade. Além disso, pretende chamar a atenção para as diferentes línguas faladas na Europa e celebrar as línguas em todas as suas formas.

Este ano, os principais eventos em Bruxelas terão lugar a 23 e 24 de Setembro. Os países da UE também estão a organizar eventos por volta do dia 26 de Setembro: conferências sobre o multilinguismo, tradução e interpretação; programas de rádio; concursos e passatempos em linha sobre línguas; recitais de poesia e sessões com contadores de estórias; projecção de filmes na língua original; feiras de línguas; aulas de iniciação às línguas e seminários.

Em Portugal, o Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho, por exemplo, organiza a 27 de Setembro, das 9h30 às 17h, uma jornada inteira dedicada ao Dia Europeu das Línguas

Fonte   União Europeia

 

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO


O coração humano é o órgão responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundos em repouso. Bate cerca de 100 000 vezes por dia, bombeando aproximadamente 7 500 L de sangue.



Neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas.


Circulação, localização e posição

O coração é o órgão central da circulação, localizado na caixa torácica, levemente inclinado para esquerda e para baixo (mediastino médio), sendo constituído por uma massa contráctil, o miocárdio, revestido interiormente por uma membrana fina, o endocárdio, é envolvido por um saco fibro-seroso, o pericárdio.





Coração Humano vista posterior

O coração é constituído por duas porções: a metade direita ou coração direito, onde circula o sangue venoso e a metade esquerda, onde circula sangue arterial. Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior - a aurícula - e uma inferior - o ventrículo. Estas cavidades comunicam entre si pelos orifícios auriculo-ventriculares. As duas aurículas encontram-se separadas pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.

Na cavidade atrioventricular esquerda encontra-se a valva mitral, e no orifício atrioventricular direito a valva tricúspide (são valvas que se abrem em direção ao ventrículo e se fecham para evitar o refluxo do sangue).

A circulação sanguínea é assegurada pelo batimento cardíaco, ou seja, o batimento do coração, que lança o sangue nas artérias. O coração é um órgão musculoso que, no Homem, tem o tamanho aproximado de um punho.

Constituição

A parte musculosa do coração tem o nome de miocárdio ou músculo cardíaco.





Algumas artérias coronárias do coração Humano

O coração humano apresenta quatro partes ou cavidades: na parte superior estão as aurículas, divididas entre a direita e a esquerda, na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo.

Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial. A circulação do sangue nestas quatro cavidades está controlada pelas válvulas. As válvulas também servem de meio de comunicação entre as aurículas e os ventrículos.

A parte direita do coração está separada da parte esquerda por um septo.

O pericárdio é a membrana que reveste todo o coração. O endocárdio é a membrana que reveste o interior do coração.

Externamente, encontramos a circulação coronariana, formada pelas artérias e veias coronárias, sendo estas primeiras originárias da aorta, levam o sangue oxigenado para toda a musculatura do coração.

 Funcionamento

1. Átrio direito

2. Átrio esquerdo

3. Veia cava superior

4. Aorta

5. Artéria pulmonar

6. Veia pulmonar

7. Valva mitral (aurículo-ventricular)

8. Valva aórtica

9. Ventrículo esquerdo

10. Ventrículo direito

11. Veia cava inferior

12. Valva tricúspide (aurículo-ventricular)

13. Valva aorta (pulmonar)





O coração está constantemente a contrair e a relaxar, para bombear todo o sangue do nosso corpo.

É uma bomba hidráulica, em que os tubos de saída são as artérias e os tubos de entrada as veias; o líquido que anda a circular é o sangue. Seu sincronismo atua como se fossem duas bombas trabalhando simultaneamente. Uma das bombas engloba a aurícula e o ventrículo direitos e a outra a aurícula e o ventrículo esquerdos.

 A função da aurícula e do ventrículo direitos é arrastar o sangue para os pulmões, onde se liberta o dióxido de carbono e se fornece de oxigênio. Por outro lado, a aurícula e o ventrículo esquerdos têm o trabalho de arrastar o sangue enriquecido de oxigênio para todas as partes do corpo.





Rabat:


Domingo, 26 de setembro, é o Dia Mundial do Coração, acredito que seria interessante publicar o texto que estou anexando.

Carlos da Silva Mascarenhas





Peito firme



Conheça os dez mandamentos para manter o seu coração saudável

Um dia inteiro para pensar – e planejar – no que você faz durante todo o ano. Com o lema “Trabalhe com o coração”, a Federação Mundial do Coração e a Organização Mundial de Saúde pretendem estimular práticas saudáveis no ambiente de trabalho. No domingo 26, Dia Mundial do Coração, as ações vão se espalhar por todos os continentes.

A pressão por novos hábitos vem dos números. Segundo a OMS, os problemas cardiovasculares são responsáveis por 29% de todas as mortes no planeta. O peito de quem vive em países em desenvolvimento, como o Brasil, anda ainda mais apertado. O índice de morte por doenças no coração pode chegar a assustadores 82%.

O objetivo da campanha é fixar a importância das atividades físicas regulares e de uma vida menos estressante. Os especialistas lembram que uma boa caminhada, por exemplo, além de ajudar a manter a boa forma, contribui, e muito, para a saúde.

 “Apenas 30 minutos de caminhada por dia podem prevenir ataques e problemas cardíacos, controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol, dar força aos ossos e tonificar os músculos”, afirma o cardiologista Newton César. Também entram no rol dos benefícios da caminhada o controle o peso, maior qualidade do sono e aumento do bem estar tanto físico quanto mental.

O alerta geral é para o cuidado urgente. Localizado levemente ao lado esquerdo do peito, o coração é responsável por fazer o sangue circular (aproximadamente 7.500 litros por dia), e levar oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo. “Sem ele nada vai funcionar direito,” diz Newton César.

Para funcionar bem, além dos exercícios o coração precisa de uma dieta balanceada e sem excessos de gordura, o que pode entupir os vasos sangüíneos e aumentar radicalmente a chance de problemas cardíacos.

 Também é importante manter a tranquilidade. Toda harmonia é bem vinda. “Temos que ser felizes, eliminar quadros depressivos e o mais importante: amar a vida e a nós mesmos”, defende o cardiologista.

No Brasil, as ações pelo Dia Mundial do Coração vão ocorrer em escolas públicas (distribuição de panfletos, conversas, consultoria, etc.), conferências e seminários sobre cuidados com a saúde, caminhadas, atividades de imprensa, competições e eventos esportivos, distribuição de camisas, leitura pública sobre hipertensão, simpósios científicos para cardiologistas, etc.

 Segundo a Federação Mundial do Coração, as principais cidades a realizar essas atividades no Brasil serão Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Salvador.

Se você não tem o costume de exercitar o coração caminhando, comece devagar: olhe o que está ao seu redor, conheça o lugar onde vai caminhar... Faça isso e estabeleça ao menos 30 minutos de caminhada por dia.

Confira essas dicas: use roupas e tênis que te façam sentir confortável, beba um copo d’água antes e depois de caminhar, não faça trajetos longos após refeições, dê passadas moderadas no começo e no fim das caminhadas, chame alguém para caminhar com você (isso tornará o exercício mais agradável).

Se você já teve problemas de coração ou outra doença grave, sente dores no peito, tonturas ou náuseas ao caminhar, converse com seu médico imediatamente. Mude seus hábitos: faça parte do trajeto para o trabalho andando e prefira escadas e rampas a elevadores. Seu coração agradecerá.

Você já conhece os 10 Mandamentos do Coração?

1.Evite fumar

2.Diga não à obesidade

3.Faça exercícios regularmente

4.Controle a pressão arterial

5.Escolha bem os alimentos

6.Controle o colesterol

7.Reduza o stress do dia a dia

8.Saiba se é diabético

9.Não descuide do lazer

10.Consulte seu médico periodicamente

Previna-se sempre. Acesse:

http://prevencao.cardiol.br/testes/riscocoronariano/default.asp , para fazer um teste da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) que vai calcular seu risco de ter complicações nas coronárias (artérias que alimentam o coração entupidas).

Mantenha o principal órgão de seu corpo saudável.


Ao ilustre senhor Dr.Lima
que vê e ouve meu coração
lhe dedico esta rima
com amizade e gratidão.

Excelente cardiologista,
é uma pessoa cativante
simples, nada bairrista
muita fina e elegante.

Minhas palpitações tem escutado,
meu coração analisando,
medicamentos tem receitado
por isso estou melhorando.

Grato sempre ficarei
pela sua dedicação
que jamais esquecerei
e guardo no coração.

Esta minha arritmia
já faz parte do Pdi.
foi esta minha mania
dos cigarros que consumi.

Do coração se falando
muito cuidado devemos ter,
andamos sempre abusando
daí o meu padecer.

A Deus e a si agradeço
por me terem ajudado,
bem sei que não mereço
mas sou um pobre coitado.

Que a juventude já levou
tendo sido endiabrado,
agora a terceira idade chegou
por isso ando derriado.

Esta minha arritmia
com falhas de pulsação
é como a minha poesia
provêm do coração.

Estas coisas do coração
são como os amores perdidos,
quer a gente queira ou não
jamais serão revividos.

Mas meu coração não parou
por isso amando vou vivendo
e com cuidado agora estou
com a vida que Deus vai querendo.

 


sábado, setembro 25

AMULETO PENIS



http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2010/01/exotismo-com-penis.html

Carregue no link para ler artigo e videos.

Bomb threat forces emergency landing in Stockholm



Bomb threat forces emergency landing in Stockholm

O CAJADO DO ARCEBISPO D. JOÃO PELICULAR



Que cajado é este, Senhor?

Que cajado é este,
Senhor,
que Tu me dás para caminhar?
Ampara-me quando caio,
e ajuda-me a levantar.
Mas não torna o caminho mais fácil,
não endireita as curvas,
não afasta as pedras,
não remove os obstáculos,
nem aplana as subidas,
mas torna muito mais fácil,
seguir a direito e curvar,
caminhar sobre as pedras,
sem sequer me magoar,
ultrapassar os obstáculos,
sem neles ficar retido,
escalar o monte mais íngreme,
com vontade de continuar.

E mesmo que esteja ferido,
porque alguém me quis ferir,




o Teu cajado conforta,
cura e faz sarar,
dá ânimo e nova força,
para que a alegria retorne,
e eu volte de novo a sorrir.




Que cajado é este,
Senhor,
que Tu me dás para caminhar?
Coloca-lo na minha mão,
mas dizes muito baixinho,
cheio de ternura e carinho:
«olha que este cajado,
que te dou para toda a vida,
pode estar na tua mão,
mas é extensão do coração.»
Agarro-me a ele com força,
sem ele já não sei viver,
faz parte de mim,
do meu todo,
só com ele eu posso ser.
É ele que me dá sentido,
ao caminho a percorrer,
é ele que faz em mim,
tudo o que eu não sei fazer,
é ele que me transforma,
numa vontade que é Tua,
é ele que me faz falar,
de Ti,
aos outros,
a todos,
na rua.



Que cajado é este,
Senhor
que Tu me dás para caminhar?
Um cajado que não tem fim,
que não se esgota no uso,
e não se esgota no tempo,
que pode ser frio e calor,
quer de noite, quer de dia,
a dormir ou acordado,
que transmite confiança,
e faz viver a esperança,
de saber que o tenho comigo,
sempre que eu quiser.



Que cajado é este,
Senhor,
que Tu me dás para caminhar?
Este cajado tão forte,
tão eterno e tão presente,
sei-o agora,
Senhor
porque Tu mo queres mostrar.
Vem do Teu Coração,
como fonte a jorrar!
Este cajado,
Senhor,
que a mim e a todos dás,
é a vida,
é a paz,
é o Teu eterno Amor.





Fonte - Spedeus


A original estátua, na qual o Arcebispo D. João Pelicular, empunha um cajado especial, encontra-se defronte da igreja de S.Paulo, em Braga, e foi inaugurada em Dezembro de 2003.

Se o cajado que empunham os Bipos e Arcebispos da Igreja Católica, representa a guarda de seus rebanhos, será para perguntar que rebanho guardava o D. Joâo Pelicular com este semblante Cajado!...

============================================

O TROFÉU DOM HÉLDER CÂMARA DE IMPRENSA


O troféu Dom Hélder Câmara de Imprensa é simbolizado por um cajado, significando a missão do Bispo.



O cajado liga-se à sua origem, ou seja, à árvore, portadora da vida.

O bastão, portanto, é símbolo de defesa e valorização da vida . É a referência da CNBB quanto ao jornalismo cidadão.

O bastão encurvado sempre teve o significado de reger.

Moisés mandou os israelitas comerem a refeição pascal com rins cingidos, sandálias nos pés e bastão nas mãos (Ex 12,11). O bastão significa peregrinação , e também esperança nas promessas de Deus.

No Salmo 145, o bastão é “cetro de justiça'.

Quando Jesus enviou seus discípulos, deu-lhes a ordem de que “não levassem pelo caminho nada, a não ser, um cajado” (Mc 6,8), símbolo da peregrinação na fé e pela fé.

O pastor é, ao mesmo tempo, chefe e companheiro, homem forte, capaz de defender o seu rebanho (Mt 10,16), com autoridade baseada na misericórdia e no amor. Neste sentido, na Igreja, o bispo é denominado Pastor e o cajado se tornou um símbolo de sua missão, ou seja, símbolo de pastoreio.

Dom Hélder foi um bom pastor que lutou e defendeu a causa dos mais fracos. Queria um novo milênio sem fome. E ao falar de fome, dom Hélder utiliza expressões que traduzem sua comunicação, como quando diz: “Melhor do que o pão é a sua partilha” . E diz mais:

"Não sejamos somente crentes... Sejamos ACREDITÁVEIS!"

Fonte - Católica

sexta-feira, setembro 24

A RAÇA DO ALENTEJANO

A RAÇA DO ALENTEJANO




Como é um alentejano?

 É, assim, a modos que atravessado.

 Nem é bem branco, nem preto, nem castanho, nem amarelo, nem vermelho....
 E também não é bem judeu, nem bem cigano.

Como é que hei-de explicar?

É uma mistura disto tudo com uma pinga de azeite e uma côdea de pão.

 Dos amarelos, herdámos a filosofia oriental, a paciência de chinês e aquela paz interior do tipo "não há nada que me chateie";

 dos pretos, o gosto pela savana, por não fazer nada e pelos prazeres da vida;

 dos judeus, o humor cáustico e refinado e as anedotas curtas e autobiográficas;

 dos árabes, a pele curtida pelo sol do deserto e esse jeito especial de nos escarrancharmos nos camelos;

dos ciganos, a esperteza de enganar os outros, convencendo-os de que são
 eles que nos estão a enganar a nós;




dos brancos, o olhar intelectual de carneiro mal morto;

 e dos vermelhos, essa grande maluqueira de sermos todos iguais.

O alentejano, como se vê, mais do que uma raça pura, é uma raça apurada.

Ou melhor, uma caldeirada feita com os melhores ingredientes de cada uma
das raças.

Não é fácil fazer um alentejano. Por isso, há tão poucos.

 É certo que os judeus são o povo eleito de Deus.



 Mas os alentejanos têm uma enorme vantagem sobre os judeus:

 nunca foram eleitos por ninguém, o que é o melhor certificado da sua
qualidade.

Conhecem, por acaso, alguém que preste que já tenha sido eleito para
alguma coisa?

Até o próprio Milton Friedman reconhece isso quando afirma que «as qualidades necessárias para ser eleito são quase sempre o contrário  das que se exigem para bem governar».



E já imaginaram o que seria o mundo governado por um alentejano?

 Era um descanso..